Apostila RegianeGiacomin - SENAI EDIFICAÇÕES NOTURNO

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações 3 Índice Introdução...

20 downloads 385 Views 1005KB Size
2009

[APOSTILA DE TOPOGRAFIA] Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações - SENAI-DR/ES CEP HRD

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

APOSTILA DE TOPOGRAFIA

Apostila montada e revisada pela Doc. Regiane F. Giacomin em março de 2009. Tal material foi baseado, e recortado em alguns momentos (referenciados), conforme bibliografia.

2

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

Índice Introdução....................................................................................................................................04 Levantamentos Topográficos: objetivos e a sua importância para as obras de engenharia civil........................................................................................................04 Conceitos Fundamentais da Topografia......................................................................................06 Geodésia e Topografia................................................................................................................10 Erros de esfericidade ou limite da topografia..............................................................................15 Erros em Topografia....................................................................................................................16 Unidades de medidas usadas em Topografia.............................................................................17 Escalas, Classificação das Cartas e Convenções de desenho topográfico................................24 Medição de distâncias horizontais e seus instrumentos.............................................................40 Principais instrumentos e equipamentos utilizados nos serviços topográficos. Conceitos de Levantamento cadastral, Loteamento de áreas e Plantas para Projetos Fundiários e memorial descritivo. Introdução ao Levantamento Topográfico Planimétrico. Norte Magnético, Norte Verdadeiro, Rumos e Azimutes. Levantamento Topográfico Planimétrico: Métodos e Cálculos. Nivelamento Geométrico e Trigonométrico. Elementos do relevo; Curvas de nível; Representação gráfica do relevo e leitura de projetos. Breve conceito sobre Topografia Automatizada e Sistemas Integrados. Glossário Bibliografia

3

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

Introdução: A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979). Tem por finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979).

Importância da Topografia e suas aplicações: A Topografia se faz necessária em vários trabalhos das Engenharias, Arquitetura e Agronomia. Na construção civil, de um modo geral, é indispensável correto estudo e conhecimento do terreno onde será implantada a futura obra. Deste conhecimento e de seu bom aproveitamento decorrerão conseqüências econômicas, técnicas e estéticas da obra. Mesmo durante a fase de execução são indispensáveis os conhecimentos topográficos no seu acompanhamento. Vejamos alguns exemplos: • Na Engenharia da Eletricidade utiliza-se, por exemplo, em levantamento da faixa de domínio, locação das linhas de transmissão e instalação dos equipamentos das casas de força.

www.escelsa.com.br



www.promonengenharia.com.br

Na Engenharia Mecânica: instalação das maquinarias e controle periódico.

• Na Engenharia de Minas: levantamento e locação das jazidas, galerias e poços. • Geologia: levantamento e demarcação de jazidas, na prospecção de galerias, na fotogeologia (interpretação geológica baseada em aerofotogrametria). • Na Engenharia Sanitária e Urbanismo: levantamentos para execução de redes de água e esgotos, drenagens e retificações de cursos d'água, levantamento de uma área para urbanização, cadastro de cidades.

4

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações



Na Engenharia Civil e Arquitetura:

- Portos: estudo do potencial hidráulico (batimetria), bacias de acumulação, adutoras, canais de irrigação, controle das cheias, locação e controle do nível na construção de barragens, levantamentos hidrográficos, locações das obras portuárias, controle das marés, estudo dos canais.

http://www.uniagua.org.br

- Estradas: reconhecimento, exploração e locação da futura, controle de execução e medições, escavações de túneis.

www.jornaloregional.com.br/fotos/trindade.gif

www.jdantas.com.br

- Aeroportos: controle permanente das pistas sob o tráfego. - Edificações: Levantamento do terreno, demarcação da obra, verificações durante a construção, nivelamentos de obras construídas, cálculos dos volumes de terra a escavar, etc. www.henriquecoelho.eng.br/portfolio.htm

5

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

Conceitos Fundamentais da Topografia: Como vimos, Topografia é a descrição da superfície de um lugar, conhecendo os instrumentos e os métodos que se destinam a representar esse terreno sobre uma superfície plana denominada plano topográfico. O Plano Topográfico é uma projeção ortogonal da porção da superfície terrestre em questão. Serão projetados sobre um plano horizontal os limites desse terreno e todas as suas particularidades naturais e artificiais. Observe na figura abaixo (ESPARTEL, 1987) a relação da superfície terrestre e de sua projeção sobre o papel, Plano Topográfico.

A Topografia divide-se em: 1. Topometria 2. Topologia 1. Topometria: “A topometria estuda os processos clássicos de medida de distância, ângulos e diferença de nível. Encarrega-se, portanto, da medida das grandezas lineares e angulares, quer seja no plano horizontal ou no plano vertical, objetivando definir o posicionamento relativo dos pontos topográficos [ponto topográfico é qualquer ponto do terreno que contribui para a definição das medidas lineares ou angulares]. Por sua vez, a topometria se divide em: planimetria e altimetria” (Jucilei Cordini ).

6

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

1.1 Planimetria ou Placometria: “A planimetria estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida, no plano horizontal, de distâncias e ângulos, e a conseqüente determinação de coordenadas planas (X,Y) de pontos de interesse.”(Jucilei Cordini ). “Consiste em obter os ângulos azimutais e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para a representação do plano topográfico. Atua no plano horizontal (plano topográfico) e não leva em consideração o relevo. Os trabalhos provenientes da planimetria dão origem às plantas planimétricas” (Mauro Silva). Recorte de um levantamento topográfico planimétrico feito por Dimas Spinassé, em Agosto de 2006.

1.2 Altimetria ou Hipsometria: “A altimetria estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida de distâncias verticais ou diferenças de nível, incluindo-se a medida de ângulos verticais. A operação topográfica que visa o levantamento de dados altimétricos é o nivelamento.” (Jucilei Cordini ). “As medidas são efetuadas num plano vertical, onde se obtém os ângulos horizontais e verticais, as distâncias horizontais e as diferenças de nível. Os trabalhos de altimetria conjugado a planemetria dão origem às plantas planialtimétricas. A Altimetria isoladamente, dá origem ao perfil do terreno.” (Mauro Silva). Recorte de um levantamento topográfico planialtimétrico feito por Márcio Costa, em Janeiro de 2005.

7

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

Perfis do terreno feitos por Márcio Costa, em Janeiro de 2005.

Maquete esquemática do terreno confeccionada por Regiane Giacomin em 2005.

A planimetria e a altimetria utilizam para seu desenvolvimento: 1.a Goniologia 1.b Taqueometria 1.a Goniologia: É a parte da Topografia que trata dos ângulos. É dividida em: 1.a.1 Goniometria: tem como objetivo a medição do ângulo horizontal (plano horizontal) e do ângulo vertical (plano vertical). 1.a.2 Goniografia: Trata do transporte do ângulo para o desenho (planta).

8

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações

Ângulo horizontal: É o ângulo medido no plano horizontal (Plano Topográfico). Ângulo vertical: É o ângulo medido no plano vertical (plano perpendicular ao plano topográfico). O ângulo vertical pode ser: - Zenital: origem no Zênite (direção contrária ao fio de prumo); - Nadiral: origem no Nadir (direção do fio de prumo) - Horizontal: origem no horizonte. “Atualmente os fabricantes de teodolitos estão produzindo somente teodolitos com ângulo vertical zenital, isto é, a origem do ângulo vertical é o Zênite. Nos teodolitos eletrônicos e estações totais pode-se configurar a origem do ângulo vertical.” (Mauro Silva).

http://www.zeniteonline.com.br/zenite.html

1.b Taqueometria: “É a parte da Topografia que trata da medida indireta da distância horizontal e diferença de nível. Os aparelhos usados na Taqueometria chamam-se taqueômetros e são classificados em óticos e eletrônicos. Um bom exemplo de taqueômetro ótico é o teodolito que possui na luneta fios estadimétricos. Com relação aos taqueômetros eletrônicos podemos citar o medidor eletrônico de distância (MED) ou distanciômetro, desenvolvido na década de 50 e atualmente muito empregado nas medições topográficas.”(Mauro Silva) Veremos no capítulo sobre aparelhos exemplos de taqueômetros. 2. Topologia: “É a parte da Topografia que estuda as formas exteriores da superfície terrestre e as leis que devem obedecer ao seu modelado.” (Mauro Silva) Ela trata da interpretação dos dados colhidos através da topometria, assim fica mais fácil identificar possíveis erros do levantamento e facilita a execução do levantamento e do desenho topográfico.

9