Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros
Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a “receita” do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam.
Qual das opções de configuração abaixo me dará melhor desempenho? A) PENTIUM III 800 MHz; 128MB RAM; 40GB HD; Vídeo 8MB; fonte 500w B) ATLHON 2 1800 MHz; 256MB RAM; 20GB HD; Vídeo 4MB; fonte 300w C) CELEROM 500 MHz; 256MB RAM; 50GB HD; Vídeo 12MB; fonte 200w
A
B
C
Processador É o "cérebro" do computador. Ele também é chamado de microprocessador ou CPU e é responsável por processar as informações do PC. Eles são chips de silício responsáveis pela execução dos processos computacionais e são dotados de capacidade de cálculo em alta velocidade.
Processador A velocidade de um processador de computador costuma ser medida pela sua frequência de processamento, que é velocidade medida em hertz. Por exemplo, um processador de 2,4 GHz (gigahertz), é capaz de processar cerca de 2.400.000 operações por segundo.
Processador Os processadores são classificados de acordo com suas famílias. Essas famílias são definidas basicamente de acordo com a quantidade de núcleos de cada processador de computador. Por exemplo: Dual core, Core 2 duo, i3, i5 e i7
Processador Um aspecto a ser considerado na escolha do processador é a memória cache. A memória cache L2/L3 tem como objetivo acelerar o processamento dos dados mais utilizados pelo processador, quanto maior a memória cache, melhor. Se a cache de um processador atual for desabilitada, o computador pode ter queda de desempenho de mais de 30%
Processador Um processador é composto por uma ou várias C.P.Us, cada C.P.U é composta pela Unidade Lógica e Aritmética, Unidade de Controle e Registradores.
Unidade Lógica e Aritmética - ALU Responsável pela realização de cálculos aritméticos, relacionais e lógicos.
Unidade de Controle Coordena e supervisiona as operações. Diz à unidade de entrada quando as informações devem ser lidas e transferidas para a unidade de memória.
Socket Devemos prestar atenção ao soquete da sua placa-mãe, que deve ser o mesmo que o do processador que você comprou. Ele é a interface dos dois componentes, nem todo processador encaixa em qualquer placa.
Socket Intel • Socket 775 (Core 2 Duo e Pentium Dual Core); • Socket 1156 (Core i3, i5 , i7, Pentium G); • Socket 1150 (Core i3, i5, i7 quarta geração); • Socket 1151 (Processadores da sexta geração). • Socket 1366 (Xeon, i7).
Socket AMD
• Socket AM2 (Athlons 64, X2, FX e Semprons); • Socket AM2+ (Phenoms de núcleo quádruplo e Triplo); • Socket AM3 (Phenom II)
Cooler Os processadores são dispositivos que emitem grande quantidade de calor, havendo, portanto, a necessidade de um sistema de resfriamento eficiente, para evitar a queima do componente. É o Cooler o responsável pela dissipação do calor emitido pelo processador.
Cooler O Cooler consiste em um pequeno ventilador, também chamado de ventoinha, com uma base feita de cobre ou alumínio que é a parte responsável pela dissipação do calor. Através de travas ou conectores, o Cooler é pressionado sobre o processador, auxiliando na dissipação do calor, e para ajudar nessa dissipação, é utilizada também uma pasta térmica entre o processador e o cooler.
RAM Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório). É a memória principal do computador, responsável pelo armazenamento temporário de informações.
RAM Em muitos computadores ela pode ser composta por dois, três ou mais módulos. Muitas pessoas têm o costume de usar a palavra “pente” para se referir ao módulo, isso ocorre porque, de certa forma, o formato lembra um pouco.
RAM É composta por milhões de transistores e capacitores. O capacitor é uma peça capaz de armazenar elétrons. Quando ele está carregado, o sistema faz uma leitura com base no famoso código binário de “zeros e uns”. Cada leitura dessa em zero ou um significa um bit de informação.
RAM A capacidade da memória é medida em Gigabytes (GB) a velocidade da memória é medida em Megahertz por segundo (Mhz)
Alguns tipos de memória RAM:
Hierarquia de memória
,
Funcionamento Para acessar um determinado endereço de memória, o controlador primeiro gera o valor RAS (Row Address Strobe), ou o número da linha da qual o endereço faz parte, gerando em seguida o valor CAS (Column Address Strobe), que corresponde à coluna.
HD O disco rígido, é um dispositivo de armazenamento de alta capacidade que permite armazenar arquivos e programas. Ao contrário da memória RAM, os dados gravados não são perdidos quando se desliga o micro, assim, todos os dados e programas ficam gravados no disco rígido.
HD Alguns tipos de disco rígido: • • • •
ATA/IDE SATA SAS SSD
ATA (Advanced Technology Attachment) também conhecido por IDE (Integrated Drive Eletronic) é o tipo de interface mais antigo e é utilizado quando não se exige muito desempenho, pois sua taxa de transferência é muito baixa, de no máximo 100 MB/s.
SATA O HD SATA (Serial AT Attachement) substituto do ATA, possui transferência de dados em série, e não mais de forma paralela. O SATA é o HD mais usado em computadores domésticos, ele faz ligação direta entre o controlador e o dispositivo de armazenamento. Podendo chegar a uma taxa de transferência de 600 MB/s.
SAS O SAS (Serial Attached SCSI), ou SCSI de modo geral é usado em servidores, O diferencial é que a tecnologia permite a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS e taxa de transmissão de 3 Gbps.
SSD Os SSDs (Solid State Drive) no português (Unidade de Estado Sólido) é formado por circuitos integrados e em seu interior não há partes móveis, o que o torna absolutamente silencioso, mais rápido e menos propenso a danos físicos do que o HD.
Fonte A função da fonte é receber a tensão fornecida pela rede elétrica (110 ou 220 volts) e converter essa tensão em uma voltagem que atenda as necessidades de cada dispositivo do computador, ou seja, em 3,3V, 5V ou 12V. São também chamadas de fontes chaveadas por fazerem a conversão de tensão alternada (AC) para tensão contínua (DC).
Fonte Capacidade da Fonte: Cada dispositivo conectado ao computador consome uma determinada voltagem. Portanto, antes de adquirirmos uma fonte, devemos fazer um levantamento do consumo total do computador e adquirir uma fonte com uma capacidade superior.
Fonte Tipos de Fontes: Os tipos mais comuns são: AT (Advanced Technology) e ATX (Advanced Technology Extended).
Fonte A fonte ATX possui várias vantagens em relação ao padrão AT: • Possibilitam desligar o computador através de Hardware; • O conector consistem em uma única peça; • Componentes internos menores, possibilita redução no seu peso.
Placa de Vídeo É um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.
Placa Mãe É a placa principal do computador, é a responsável pela comunicação entre todos os demais componentes do computador, por exemplo, é através de seus barramentos que o processador envia e recebe informações para a memória RAM, assim como entre todos os outros componentes.
Placa Mãe Há uma grande quantidade de fabricantes, e cada fabricante possui uma grande variedade de modelos. Cada modelo é projetado para dar suporte a um determinado tipo de processador e memória RAM.