Deus cura feridas escondidas Jó 11.13-19

aqui que têm marcas de memórias feridas, emocionais. Há ... que tentam escapar de suas feridas tomando ... um caminho para curar as feridas do...

5 downloads 240 Views 231KB Size
1

Deus cura feridas escondidas Jó 11.13-19 Todos nós temos, em nosso corpo, marcas. Eu, por exemplo, tenho marcas nas minhas pernas, nas mãos, na testa. Há outros que têm marcas de cortes que fizeram cozinhando, ou por um golpe. São marcas! Outros têm arranhões, outros têm feridas porque esbarraram, bateram, quebrou-se um osso. Todos nós temos algum tipo de marca. Marcas exteriores que todos olham e podem ver. Alguns têm no rosto, outros nas mãos, no pescoço, na cabeça, enfim. Mas, existem marcas resultantes de feridas que os olhos não podem ver, não são feridas externas, eu as chamo de feridas escondidas. Talvez, alguém pergunte: Mas o que são feridas escondidas? Há muitas pessoas que estão aqui que têm memórias que as ferem muito, machucam, coisas que fazem doer; há pessoas que têm memórias que lhes ferem porque foram abandonadas. Um certo tempo, uma senhora me disse: Eu fui abandonada, traída pelo meu marido! Lá está uma memória ferida. Outros passaram por abusos; outros, desde crianças, trazem na memória feridas, porque sempre foram criticadas severamente.

2

Nós temos aqui, esta manhã, alguém que foi ridicularizado quando era jovem, quando o Pai dizia: você é burro, você não é igual ao seu irmão que é inteligente! Outros, têm memórias feridas porque foram odiados; outros porque a mãe dizia: você foi o filho que eu não desejei, eu tentei abortar várias vezes. Essas pessoas têm memórias feridas. Há pessoas que passaram por abusos sexuais. Outras passaram por abusos espirituais. Pessoas que trazem memórias feridas porque passaram por ritos espiritualistas, ou entraram em lugares chamados Igreja e foram abusados espiritualmente. Pessoas aqui que têm marcas de memórias feridas, emocionais. Há alguém que pensou em suicídio várias vezes, porque as suas memórias feriram, machucaram. Eu vou te dizer uma coisa, amado do Senhor! Eu tenho aconselhado centenas de pessoas ao longo do meu ministério e descobri uma coisa: Todos! Todos têm alguma ferida escondida. Todos têm feridas emocionais. Você sabe que uma ferida física é curada em uma semana, mas uma ferida emocional, às vezes, demora anos. Há pessoas que são curadas no corpo, mas as suas emoções têm feridas, às vezes, irreparáveis. Eu trago boas novas. Aleluia! Eu trago boas novas para dizer-te que Jesus pode curar todas as feridas escondidas. E hoje, nós vamos começar um processo de cura e de milagres.

3

Em Êxodo 15:26, diz a palavra: e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara. Ele é o Jeová Rafá! Então, graças a Deus, que neste Ministério recebemos a unção e a inspiração de Deus para tratar de um assunto que as igrejas, geralmente, não querem tratar porque ninguém gosta deste tema. Eu sou o Senhor que te sara! Salmos 147:3 diz: sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas. Não se consegue ver um coração ferido, quebrado. Sabes o que é uma pessoa amar, amar o seu marido, a sua esposa e ser traído? Isto faz uma ferida, isto abre um rombo. Mas, a bíblia diz que o Senhor sara o coração quebrantado. Ele pensa as feridas, Ele trata as feridas. É isto que eu quero tratar nesta manhã, porque há pessoas que têm feridas para serem pensadas, são as suas memórias feridas. Jesus, no seu ministério de três anos, curou muitas pessoas. Curou de lepra, curou de problemas espirituais, curou toda sorte de doenças, porque Ele é o curador!

4

Diz em Isaías 53:4: Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Fomos! Diga comigo: Já fomos sarados! Nós vamos ver como viver esta verdade para liberar, definitivamente, essa ferida do coração, essa memória que, dia e noite, está lá, machucando e que cabe à Igreja de Cristo trazer a solução para o teu corpo. Qual é o caminho para a cura de memórias feridas? 1. ABRA O TEU CORAÇÃO. Salmos 39:2 e 3 diz assim: v.2 Emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou. Então, todas as vezes que tu fechas o teu coração, todas as vezes que fechas a tua confissão, a dor se agrava. Portanto, o primeiro passo, que nós temos que aprender para o milagre da cura, é abrir o coração, porque quando eu não abro o coração, a dor se agrava e vejamos o que acontece com o coração: v.3 Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo; Dói o peito.

5

Há memórias que doem. É como brasa aqui dentro. É como um ardor, dá uma vontade de vomitar. Há um mal-estar. E a pessoa sofre muito. Ela diz: Aleluia! Senhor! Graça e Paz, mas o coração está ferido, está doído. É preciso que a Igreja abra um caminho para o povo de Deus, porque quando você tem uma ferida escondida, e a escondes, ela não se cura. Os médicos são a favor, hoje em dia, quando há um corte, que não se tape, que se deixe aberto porque ele cicatriza mais rápido. Nós estamos ensinando aqui que você precisa abrir teu coração porque uma pessoa que passa por ressentimentos, que passa por vergonha, que sente sentimento de culpa por causa do seu passado, isto cansa a vida, isto gasta. Há muitas pessoas que tentam escapar de suas feridas tomando álcool, bebida, cerveja, whisky, outros se drogam, outros se tornam alcoólicos, outros trabalham e trabalham, outros explodem os seus nervos, morrem prematuramente. Então, eu venho te ensinar o seguinte: Se eu não abrir o meu coração, se eu não for honesto comigo mesmo, enquanto eu não me calar acerca da cura do bem, a minha dor se agrava, piora. Você precisa ser honesto consigo mesmo e com Deus. Em nome de Jesus, por causa da seriedade com que eu trato a causa pública da vida das pessoas, eu te digo: Seja honesto com seus pastores, abra teu coração.

6

O nosso Ministério é de confiabilidade, ninguém ouve um coração que se rasga, que conta uma miséria do seu passado e depois traz à tona, em público, como eu conheço ministérios que fazem isto. A pessoa vai ao gabinete pastoral, conta um drama, e no dia seguinte, o pregador usa este drama para atacar as pessoas da igreja, causando vergonha. Portanto, a primeira coisa que eu tenho que fazer é abrir o coração porque toda vez que eu me calo, emudeço, a dor se agrava e piora. Abra teu coração. Bota pra fora! Senão, tu não vais segurar essa situação. Há pessoas que dão um tiro na cabeça porque não suportam a situação. Eu sei que Deus trouxe alguém aqui, nesta manhã, que não está suportando mais a situação e está piorando a cada dia, por isso eu digo: Abre o teu coração. Nós temos pessoas, aqui na igreja, capacitadas para te ajudar. No caminho da cura dessas feridas, que não foram provocadas por faca, nem por tiro, não é corte, não é arranhão, mas que são feridas escondidas: 2. LIBERE, FERIRAM.

HOJE,

AQUELES

QUE

TE

Se continuares com ressentimentos, vais piorar. Então, ainda hoje, você vai ficar bom. Podes ficar bem porque só há um caminho para curar as feridas do coração; sabes qual é? O Perdão. Mesmo que as pessoas que te feriram não mereçam perdão, perdoeas, porque será para o teu próprio bem.

7

Estou tratando disso, com muita seriedade, com temor e tremor. O meu coração está batendo forte no meu peito. E eu sei quantas pessoas passaram no meu ministério, que estão sofrendo porque não conseguiram perdoar. Há pessoas que começam a somatizar a doença: Ele me traiu! Ele me fez mal! Ele me tirou! Ele me roubou! Não podia, eu o amei, eu dei o melhor de mim! Há pessoas que morrem. Sabes quantas pessoas se suicidam? Estatísticas conhecidas dizem que Um milhão de pessoas se suicidam, anualmente, no mundo. Paulo disse em Romanos 12:17: Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos… Se eu não perdoar, eu estou vingando a mim mesmo. É contra mim que vem o mal. E ele disse: …amados, mas dai lugar à ira… Se tiveres que gritar, dá um soco na parede, …porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Amado, isto é verdade. É Deus quem retribui. É Deus quem vinga. Não queiras retribuir: porque eu vou fazer! Eu vou matar! Eu vou apertar o pescoço! Vou puxar a gravata! Libera! Ama-te! Queira-te bem! Porque, senão, piora! E Deus disse: Eu sou a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

8

Olha, amado! Deixa Deus retribuir porque é Ele quem sabe retribuir. Ele sabe retribuir, nós não sabemos. Nós fazemos olho por olho e dente por dente! A Lei de Talião! Só Deus sabe retribuir! Não há dor maior para um pastor, pelo menos com a minha personalidade, não há dor maior para mim do que quando uma pessoa me abandona na obra de Deus. Sabe por quê? Porque eu tenho consciência do que eu sou com as coisas de Deus, íntegro, não me meto em nada de confusão, a minha vida está, aí, um livro aberto. E quando a pessoa me troca, troca o ministério, troca a graça, isso me faz um mal tão grande. Às vezes, eu consigo sorrir, mas lá dentro, faz um mal muito grande. Amado! Libera quem te feriu. Deus sabe retribuir. Deus sabe a hora, o momento exato da retribuição. E quando Deus vinga, horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! Não desejes retribuir o mal com o mal. Isto não é a posição cristã. A hora chega: Semeou, colheu! Salmo 56:8, ele diz assim: Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro? Você acha que Deus não vê cada lágrima que nós vertemos? Ou tu pensas que a pessoa humilha o outro, pisa e passa e está tudo bem? Tem vingança de Deus. Tem retribuição de Deus. Então, diga: “tu recolheste cada uma de minhas lágrimas…”. Deus viu os meus dramas que passei, os dramas que tu

9

passaste. Cada lágrima que verteste quando foste abusado, quando sofreste injustiça, quando foste rejeitado, quando apanhaste. Deus é o Deus da vingança. Ele diz: Eu retribuirei! Tu não tens que aceitar estas feridas nas tuas emoções, nos teus sentimentos. Jesus foi ferido na cabeça, no rosto, nas costas, nas mãos, nos pés, ao lado. Ele foi traído, ele foi rejeitado, ele foi abusado, ele foi odiado, ele foi injustiçado. Sabes qual foi a reação dele? Lucas 23:34: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Jesus podia ter dito: Pai, manda um raio de fogo do céu e mata logo essa gente toda. Mas, Ele disse: Pai, eu vou ficar bem. Esses caras não sabem o que estão fazendo! Perdoa-lhes, não sabem o que fazem… – Pastor, por que é que eu devo perdoar quem me feriu? Porque Jesus, também, já te perdoou. Porque tu podes precisar de perdão no futuro. Porque é a única forma de ficares bem. Não há outro caminho; senão, olha o que acontece quando a pessoa não libera, não perdoa? Hebreus 12:15: atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus. Então, como é que uma pessoa pode se separar da graça de Deus? Quando há raiz de amargura. …nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados. Raiz de amargura que contamina, às vezes, passa de geração para geração.

10

Há famílias todas contaminadas com raiz de amargura, com perturbação. Vemos, às vezes, que aquela família é muito perturbada! Estão contaminados com raiz de amargura. O Pai contaminou o filho, o filho contaminou o neto, o neto contaminou o bisneto e são famílias amarguradas. São famílias que não conseguem ser felizes. Então, não passes para os teus filhos nenhuma contaminação. Isto adoece. Porque a nossa mente grava coisas incríveis. Ela grava o bem e o mal. O certo e o errado. Mas, sabe qual é o que a mente mais grava? O que é errado e o que é mau. Há pessoas aqui que ouviram coisas quando tinham cinco anos de idade, hoje têm 65 anos e ainda se lembram. Passaram por tanta coisa boa e não se lembram de nada, mas aquilo, lá embaixo, ficou sessenta anos. Então, Romanos 12:2 mostra como deve ser a posição do cristão, na Graça, porque na lei, isso se mantém: as pessoas amarguradas, e isso contamina. Vão para a reunião de oração e contaminam os outros: o meu Pai, a minha mãe, a minha avó… vivem contaminando com raiz de amargura. Mas, Paulo ensinou: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Com valores novos. Pela renovação da mente, com valores novos. E diz mais: …para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

11

Então, meu amado! As verdades de Deus têm que estar nos nossos corações. Por isso, é que nós dizemos: Una-te aos grupos da Igreja. Participe de ministérios; participe dos cultos. Una-te! Participe eventos da tua igreja. Queremos ter nesta paróquia: escola de música, atividades especiais, cursos profissionalizantes, tanta coisa. Você precisa estar unido. Precisas abrir o coração. Não guardes nada, porque se guardares, vais piorar! Esta igreja é uma igreja com compaixão. Certo dia, um médico dizia na televisão que as pessoas precisam entender o que é ter compaixão uma das outras. Já tem gente demais se vingando um dos outros, querendo matar, querendo destruir. Vejamos como está a nossa sociedade? Tenha compaixão! Nós, aqui, temos compaixão das pessoas. – Mas, Pastor! O que é que Jesus pode fazer por mim? Aos olhos de Deus, Efésios 1:4 diz: assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele. Então, Deus não te chamou para viver com culpa ou com vergonha, com feridas. Deus apaga tudo isso, hoje, porque em 2ª Coríntios 5 diz: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

12

Então, amados, nós fomos chamados. E Ele diz: As coisas antigas já passaram. Agora, tu tens que, na Graça de Deus, fazer com que isto passe mesmo; faça tudo novo, abra o coração, libere quem te feriu. Pensa no teu futuro, não adianta fazer uma terapia de regressão. Eu vou te dizer uma coisa: Não busques conselheiros que não sejam cristãos. Se o conselheiro não tem base bíblica, foge dele! Se a terapia não for baseada na palavra, que é o que nós estamos fazendo aqui, vai piorar. O conselheiro secular traz o foco da tua vida no passado. Ele te leva sempre para o passado; mas se estás ferido no passado, como é que vais voltar ao passado? O passado ficou para trás. Na igreja, focalizamos a tua vida no dia de hoje e no futuro. Esta é a verdadeira terapia, baseada na palavra, na unção do Espírito Santo, focalizando sempre o teu futuro para que o teu futuro seja bom e tenha paz. Voltando ao texto-base deste sermão, que linda esta palavra! Jó 11: 13 ao 19. Vamos analisar com calma porque é importante, é cura. A palavra é eterna. A palavra de Deus é medicina. Cada palavra dessa é medicina, vai curando, vai limpando o que está aí para trás. v.13 - Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus. Se abrires teu coração para Deus e não fecha-lo, porque fechar piora. Se você abrir o coração e se voltar para Deus: v. 14 - se lançares para longe a iniquidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, v. 15 -

13

então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. V. 16 - Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. Meu amado, o Pastor que vos fala teria motivos para quebrar o mundo todo. Sabe o que me lembra o meu passado? Águas que passaram! E é isso que tu tens que fazer: esquecer dos teus sofrimentos. Pois esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembranças como águas passadas. – E aquela situação, pastor? Meu amado, isso foram águas que passaram. Há pessoas que estão sempre ruminando. Os Versos 17 a 19 dizem para mim e para você: A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo (Não precisarás de calmantes). Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor. Então, nós vamos concentrar a nossa vida não nas feridas, mas naquele que cura as feridas. Jesus cura as feridas. Tu não és mais vítima! Nunca mais serás vítima! O teu passado não é o teu futuro. São águas que passaram.

14

Nós poderíamos agora começar a chamar aqui à frente algumas pessoas que eu conheço a sua intimidade e todos poderiam dizer: Eu passei, a minha luta foi terrível, mas sabe de uma coisa, pastor, Eu recebi a Graça de Deus e são águas passadas. Agora, eu estou seguro. Hoje, eu estou tranquilo. As pessoas vêm me perguntar e eu digo como Deus fez a obra preciosa na minha vida. O teu passado não é o teu futuro. Tu não tens que perpetuar o teu passado. Provérbios 4:25: Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Não tens que olhar mal. Olha direito. Abra o teu coração, estenda as mãos para Deus, as coisas que te machucaram serão águas que passaram. Olha direito. Tu tens suporte nesta família de Cristo. Eu me preparo, eu estudo para mostrar à igreja como a igreja deve ser amorosa, cheia de compaixão. É aqui que tu tens que progredir. Jesus transforma a vida das pessoas. Ele cura do passado. Ele ajuda a perdoar para que tenhas uma vida com propósitos, mesmo se alguém aqui teve um pai alcoólatra, faltou uma referência, a supervisão de um Pai dentro de casa. Tu que passaste por uma família que sofreu divórcios. Tu que foste abusado sexualmente. Tu que nunca tiveste uma afeição, nunca tiveste um carinho; nunca, nunca uma mão de mãe que passou no teu rosto e disse: Minha filha linda! Meu filho maravilhoso! Nunca!

15

Há alguém aqui conosco que tem lutado para sobreviver no meio das perversões, das compulsões. Alguém que teve uma má reputação, sentimento de vergonha, lágrimas, viveu sem esperança, nunca confiou em ninguém nesta terra. Há alguém aqui, hoje, assim. Agonizando! Sua vida emocional é uma miséria. Feridas e mais feridas. Altos e baixos. Depressão, bebida, cigarro, drogas, relações amorosas destruídas, amargura, lutas com a questão do perdão. Há alguém aqui que nunca soube o que é ser feliz, por isso procurou o espiritismo e lá viu coisas horríveis! Então, se estás enfrentando lutas, guerras interiores, eu queria te dizer que vais te recuperar e isso tudo serão águas passadas e é neste lugar que terás os cuidados de Cristo para vencer na vida. Não mais álcool, não mais pílula, não mais calmante. Jesus é aquele que salva, que cura e que liberta. O que disse Isaías 65:17: Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Isto é que é maravilhoso! Nenhuma terapia pode resolver esta questão. Só Jesus! Não terá memória! Porque tu convives e te lembras. Com Jesus, fico tranquilo, durmo, deito, as pessoas procuram meu favor. Não haverá lembranças de coisas passadas. Isto se chama cura.

16

Portanto, meus amados! Hoje, há uma nova vida para ti! Hoje tu vais te ver livre de feridas. Hoje, vais dizer que o que te fez mal são águas passadas. Hoje, não vais mais trancar o teu coração, porque trancando piora. Hoje, tu vais confiar na tua igreja! Então, tu sabes o que é ser uma moça que viveu a sua juventude e nunca teve uma mão que abraçasse, beijasse e dissesse: Minha filha, eu amo você. Sabes o que é ser um rapaz que passa a juventude toda sem a referência de um Pai. Sabes o que é dares a tua vida por um homem e ele te trair. Sabes o que é dares a tua vida e seres traído por uma mulher e ela te jogar no lixo. Sabes o que é ser um bom companheiro e na tua empresa ter uma pessoa que está te traindo para perderes o emprego. Sabes o que é ter trabalhado muito e o teu sócio de roubar. Sozinho, tu não consegues te livrar disso. Mas, o evangelho tem resposta para tudo! Nós poderíamos ficar aqui aos gritos, hoje, mas não é o caso, não são gritos. O caso agora é a cura interior, porque a graça de Deus faz isso. A palavra é viva, é eficaz, ela vai lá dentro e separa juntas e medulas, até os intentos do coração, ela vai lá e cura. Nesta manhã, creio que Deus não está interessado em seus gritos. Ele está interessado em te curar das feridas escondidas. Oremos