Exercícios complementares - escolalasalle.com.br

(ADH) regula o teor de água no corpo humano, ... o que reduz a reabsorção de água b) pouco ADH, o que aumenta a reabsorção de água c) nenhum ADH,...

61 downloads 288 Views 386KB Size
Estudante:

8º Ano/Turma:

Educador: Lílian Ribeiro

C. Curricular: Ciências

Exercícios complementares 1) Nossas células podem ser imaginadas como pequenos seres vivos que se agruparam e se diferenciaram para formar um indivíduo. Assim sendo, elas deverão absorver e digerir alimentos para assimilar seus nutrientes. Deverão também sintetizar proteínas, digerir e excretar. Associe corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira. I. Membrana celular II. Lisossomo III. Núcleo IV. Citoplasma V. ribossomo ( ) Faz a seleção do que entra e do que sai da célula. ( ) Sintetiza de proteína. ( ) Faz a digestão celular ( ) Armazena as organelas ( ) Controla as atividades da célula. 2) No citoplasma das células encontram-se as organelas que interagem fisiologicamente, executando diferentes funções na manutenção da vida dos diversos órgãos. Em uma célula eucariótica, a síntese de proteínas, a síntese de lipídios e a respiração celular estão relacionadas, respectivamente:

a) Ao Complexo golgiense, às mitocôndrias, aos ribossomos. b) Ao retículo endoplasmático liso, ao retículo endoplasmático rugoso, ao Complexo de golgiense. c) Aos ribossomos, ao retículo endoplasmático liso, às mitocôndrias; d) Ao retículo endoplasmático rugoso, às mitocôndrias, ao Complexo de golgiense; e) Ao retículo endoplasmático liso, ao Complexo de Golgi, às mitocôndrias.

3) A cirrose hepática é uma séria enfermidade que frequentemente surge do hábito de ingerir bebida alcoólica. O álcool pode alterar várias estruturas do fígado, como ductos biliares e as células produtoras de bile, além de causar acúmulo de glóbulos de gordura.

a) Qual a importância da bile para o processo de digestão e em que parte do tubo digestório a bile é lançada? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

b) Outra função realizada pelo fígado é a produção e armazenamento de glicogênio. Espera-se que esse processo ocorra depois de uma refeição ou após um longo período de jejum? Qual a importância do armazenamento do glicogênio? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 4) “Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua efetividade metabólica. Essa energia é extraída dos alimentos, que podem ser produzidos pelos próprios organismos, no caso dos autótrofos, ou obtidos a partir de uma fonte orgânica externa, no caso dos heterótrofos. As substâncias orgânicas, tais como proteínas, carboidratos e lipídios, devem ser desdobradas em compostos mais simples e mais solúveis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transformação dos alimentos em compostos relativamente mais simples, absorvíveis e utilizáveis denominamos digestão.” Com relação a esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s). a) A mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos constituem a digestão química. b) A água e os sais minerais são absorvidos, pelo tubo digestivo, sem transformação química. c) A digestão do amido é rápida e ocorre em dois momentos: na boca, pela ação da amilase salivar e no estômago, sob a ação das peptidases. d) A bile não tem enzimas, mas apresenta sais biliares, que “amolecem” os lipídios, transformando-os em gotículas menores que facilitam a digestão das gorduras. e) Os nutrientes digeridos são absorvidos principalmente no intestino delgado, onde as células epiteliais das vilosidades apresentam as microvilosidade, que aumentam, consideravelmente, a superfície de absorção dos nutrientes.

5) Relacione as funções digestivas da coluna da direita com os respectivos órgãos da coluna da esquerda. 1. Estômago

( ) Absorve moléculas de nutrientes.

2. Pâncreas

( ) Produção de suco gástrico.

3. Esôfago

(

) Produção de enzima que participa da quebra de

açúcares. 4. Intestino delgado

( ) Secreção de bile.

5. Fígado

(

) Embora não produza nenhum suco digestivo é

importante pelo seu movimento peristáltico.

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é: a) 5 – 4 –1 – 2 - 3 b) 4 - 2 – 1 – 5 – 3 c) 1 – 4 – 3 – 5 -2 d) 5 – 3 – 1 – 4 - 2 e) 4 – 1 – 2 – 5 – 3

6) A figura abaixo mostra um esquema do tubo digestivo. Marque a opção que apresenta a indicação e a função correta do órgão representado.

a) 5 é o intestino grosso responsável pela absorção de amido. b) 1 é o estômago, responsável pela produção de suco gástrico, que foi produzido na boca e lançado nele. c) 2 é o intestino delgado, formado por micro vilosidades que ajudam na absorção de nutrientes. d) 1 é o pâncreas, que produz enzimas responsáveis pela quebra de açúcar.

7) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros inicias do (I) ou a remoção de igual porção do início do (II). I

__________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

II

8) Quando falamos em respiração, lembramos, principalmente, da entrada e saída de ar. Com relação à respiração dos mamíferos, considere as seguintes condições:

1- contração do diafragma e dos músculos intercostais; 2- passagem do ar pelas narinas, faringe e laringe; 3- aumento do volume da caixa torácica; 4- passagem do ar pela traqueia, brônquios e bronquíolos; 5- diminuição do volume da caixa torácica; 6- relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.

A sequência que mostra as condições necessárias, para que haja inspiração, e o caminho que o ar faz é: a. (

) 1, 3, 2, 4.

b. ( ) 6, 5, 4, 2. c. (

) 2, 3, 4, 1.

d. ( ) 4, 2, 6, 5.

9) O sangue que deixa o ventrículo direito e o que deixa o ventrículo esquerdo seguirão, respectivamente, para (assinale a única afirmativa correta):

a. (

) Átrio direito e átrio esquerdo.

b. ( ) Veia cava e artéria pulmonar. c. (

) Ventrículo esquerdo e pulmões.

d. ( ) Pulmões e artéria aorta. e. (

) Pulmões e ventrículo direito.

10) Em uma cirurgia de ponte de safena, retira-se um pedaço da veia safena (situada na perna), com o objetivo de restabelecer a oxigenação do coração. Considere I, II e III, abaixo.

I. A falta de oxigenação no coração provoca morte das células do miocárdio, condição conhecida como infarto. II. A oxigenação do coração é feita pela circulação coronária. III. O sangue que é desviado para as pontes é proveniente da artéria pulmonar.

Dessa forma assinale a única alternativa correta:

a. (

) Somente II está correta.

b. ( ) Somente I e II estão corretas. c. (

) Somente I está correta.

d. ( ) I, II e III estão corretas. e. (

) Somente II e III estão corretas.

11) Na circulação sanguínea humana, a taxa de oxigênio do sangue é maior no interior (assinale a única afirmativa correta):

a. (

) Das artérias pulmonares do que nas veias cavas.

b. ( ) Do ventrículo direito do que nas veias pulmonares. c. (

) Do ventrículo esquerdo do que no átrio esquerdo.

d. ( ) No ventrículo esquerdo do que no ventrículo direito. e. (

) Do átrio direito do que nas artérias pulmonares.

12) Todos nós possuímos uma combinação fantástica de células, que, para sobreviverem, necessitam respirar. Considerando que a função respiratória é desempenhada, em diferentes níveis, pelos pulmões e por todas as células. Esclareça como a respiração pulmonar e a celular se relacionam entre si e como cada uma delas, por sua vez, se relaciona com o sistema respiratório. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

13) Os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) são órgãos em forma de tubos por onde circula o sangue e que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos animais, como o ser humano,. Esses vasos, em conjunto, têm o comprimento de aproximadamente 100.000 km. Sobre os vasos sanguíneos e suas peculiaridades julgue as afirmativas abaixo em certo (C) ou errado (E):

a.

As veias possuem parede espessa com alto calibre que suporta altas pressões do sangue

bombeado pelos ventrículos contra suas paredes. b.

O sangue pobre em O2 passa pelas cavidades do lado direito do coração, enquanto o sangue rico

em O2 passa pelo átrio e ventrículo esquerdo. c.

A válvula tricúspide impede o retorno sanguíneo do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo.

d.

As artérias são vasos de diâmetro muito pequeno, que possuem apenas uma camada de células

na sua parede.

14) A respeito do desenho acima, que representa o coração de um mamífero, julgue as afirmativas abaixo em certo (C) ou errado (E):

a.

3 é artéria pulmonar que leva o sangue do coração para o pulmão.

b.

1 é a veia cava inferior que traz o sangue do corpo para o coração.

c.

2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.

d.

4 é artéria aorta que leva o sangue do coração para o corpo.

e.

5 são veias pulmonares que trazem o sangue dos pulmões para o coração.

15) Assinale a única alternativa que apresenta uma situação em que esse exame de tipagem sanguínea assegura a exclusão da paternidade:

a. (

) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.

b. ( ) O filho é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto pai do tipo O. c. (

) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o suposto pai do tipo O.

d. (

) O filho é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.

16) Assinale a única afirmativa correta que representa como ocorre a digestão de um lanche composto de pão e carne: a.(

) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do

duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile. b.(

) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco

gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina. c.(

) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino

delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado. d.(

) a digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina,

respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão. e.(

) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no

estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.

17) Um organismo é uma reunião de sistemas intimamente integrados que interagem de forma harmônica e eficiente. Cada órgão de um sistema contribui para o bom desempenho dos demais, e todos são de igual importância para a manutenção das diferentes funções. Entre os diversos órgãos do sistema excretor os rins são órgãos vitais porque: Eliminam resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos pelo organismo. a) Filtram e excretam, permanentemente, a glicose do sangue. b) Retiram do sangue substâncias tóxicas ou em excesso. c) São estruturas adaptadas para armazenar a urina. d) Produzem células de reposição para o sistema circulatório.

18) O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando aumento da reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, esperase encontrar no sangue: a) pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água b) pouco ADH, o que aumenta a reabsorção de água c) nenhum ADH, o que eleva, ao máximo, a reabsorção de água d) muito ADH, o que reduz a reabsorção de água e) muito ADH, o que aumenta a reabsorção de água

19) A adrenalina é extremamente importante para a sobrevivência de muitos organismos em variadas situações de estresse. Sobre este hormônio, assinale a punica afirmativa correta:

a. (

) É produzido pelas glândulas suprarrenais e intervém na função glicogênica do fígado.

b. ( ) É produzido pela hipófise e produz taquicardia e eriçamento de pelos. c. (

) É produzido pela mesma glândula exócrina que produz a sudorese.

d. ( ) É produzido pela hipófise e intervém na velocidade dos movimentos musculares. e. (

) É produzido pelo timo e provoca uma redução na velocidade dos atos reflexos.

20) Temos a seguir, células do mesmo tecido.

Sobre estas células e seu tecido, julgue as afirmativas abaixo em certas (C) ou erradas (E). a. b. c.

A célula "b" é um leucócito, cuja função principal é a defesa do organismo. São células do tecido sanguíneo e são produzidas em órgãos como o fígado e o baço. A célula "a" é uma hemácia, que apresenta pigmento respiratório, principal responsável pelo

transporte de oxigênio. d.

A anemia e a DHRN são doenças caracterizadas por alterações no funcionamento desse tecido.

21) O que são articulações ou juntas? Quais os dois tipos de articulações existentes no corpo humano? Exemplifique. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

22) Quais são os três tipos de músculos existentes em nosso corpo? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

23) Explique o que ocorre no interior da célula muscular quando se faz atividade física e o musculo se tora mais forte. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

24) Quais são as funções desempenhadas pelos ossos no corpo humano? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 25) Explique quais as consequências futuras da retirada dos dois ovários de uma menina de sete anos de idade?

26) Comente a frase: “Nas mulheres, assim como nos homens, o órgão da cópula é também o principal ponto de secreção hormonal para a concretização das funções sexuais”.

27) O ato de cortarmos as unhas ou o cabelo não provoca dor nem sangramento. No entanto, se cortarmos a pele superficialmente, apesar da dor, não haverá sangramento. Levando em conta as características dos anexos citados e do tecido lesado, explique por quê.

28) A impotência é uma disfunção erétil que incapacita o homem da plena satisfação sexual e cujas causas podem ser de origem orgânica ou psicológica. Diga em qual região do aparelho reprodutor masculino ocorre a ereção e explique, sucintamente, o seu mecanismo.

29) Assinale a única afirmativa correta que representa como ocorre a digestão de um lanche composto de pão e carne: a.(

) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do

duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile. b.(

) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco

gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina. c.(

) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino

delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado. d.(

) a digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina,

respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão. e.(

) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no

estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.

30) Por que nos não diabéticos a glicemia aumenta logo após uma refeição e diminui entre as refeições? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

31) A adrenalina é extremamente importante para a sobrevivência de muitos organismos em variadas situações de estresse. Sobre este hormônio, assinale a punica afirmativa correta:

a. (

) É produzido pelas glândulas suprarrenais e intervém na função glicogênica do fígado.

b. ( ) É produzido pela hipófise e produz taquicardia e eriçamento de pelos. c. (

) É produzido pela mesma glândula exócrina que produz a sudorese.

d. ( ) É produzido pela hipófise e intervém na velocidade dos movimentos musculares. e. (

) É produzido pelo timo e provoca uma redução na velocidade dos atos reflexos.

32) O albinismo, a ausência total de melanina é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se: ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino; ( b ) o homem é um albino, a mulher é normal mas o pai dela é albino; ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações.

As respostas para estas três questões, na sequência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100% b) 25%; 50%; 0% c) 100%; 50%; 0% d) 0%; 25%; 100% e) 25%; 100%; 10%

33) Nas cobaias, o gene B para pelagem preta é dominante sobre b, que condiciona pelagem branca. Duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas. Calcule:

a) a proporção genotípica;

b) a proporção fenotípica

34) A pelagem das cobaias pode ser arrepiada ou lisa, dependendo da presença do gene dominante L e do gene recessivo l. O resultado do cruzamento entre um macho liso com uma fêmea arrepiada heterozigota é: (demonstre seu raciocínio para validar a questão)

a) 50% lisos e 50% arrepiados heterozigotos; b) 50% arrepiados e 50% lisos heterozigotos; c) 100% arrepiados; d) 100% lisos; e) 25% arrepiados, 25% lisos e 50% arrepiados heterozigotos.

35) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem:

a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata. b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testículos para o pênis. c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo. d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa. e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

36) Quando o sangue materno for Rh negativo e o sangue do bebê for contrário ao da mãe, haverá risco para a criança. Nesse caso, o sistema imunológico da mulher reconhece a proteína Rh do bebê como substância estranha e produz anticorpos caso haja contato entre o sangue da mãe e do bebê, fato que ocorre mais comumente no terceiro trimestre de gestação e no momento do parto. Assim, na próxima gravidez, se o bebê for também Rh positivo, os anticorpos anti-Rh maternos poderão passar para a circulação do feto e destruir seus glóbulos vermelhos, causando a doença hemolítica do recém nascido (DHRN).

a) Em um determinado casal foi verificado que existe a possibilidade de acontecer a DHRN com seus filhos porque a mulher é fator Rh negativo e o homem é fator Rh positivo. Sabendo que o referido homem tem um irmão que sofreu de DHRN, calcule a probabilidade desse casal ter um segundo descendente com fator Rh positivo. Dado: Considere que na gestação anterior houve, no momento do parto, mistura dos sangues.

b) Supondo que o filho citado no item anterior tenha realmente nascido, e que seus pais sejam do grupo sanguíneo B, determine a probabilidade de que o esse filho tenha o tipo sanguíneo O.

37) Uma forma usual de representar uma família são os heredogramas (genealogias ou mapas genéticos). Neles, são indicados os cruzamentos e as suas respectivas descendências

Esse hederograma representa uma família estudada com relação aos grupos sanguíneos do sistema ABO e do sistema Rh. Na árvore, cada indivíduo está representado por um símbolo dividido: o lado esquerdo de cada símbolo representa o fenótipo quanto ao sistema ABO, e o lado direito, o fenótipo quanto ao sistema Rh. Sobre a família, pergunta-se:

a) Qual a probabilidade de um filho do casal 5 X 6 vir a ter tipo O? (Valor: 2,0 C)

b) Quando o homem 6 ainda era noivo da mulher 5, uma antiga namorada O/ Rh+ o acusou de ser pai de uma criança A/Rh- . Pelo que se conhece sobre a herança dos grupos sanguíneos, essa acusação tem procedência?

38) Observe a legenda abaixo: 1. tuba uterina; 2. testículo; 3. duto ejaculatório; 4. vagina; 5. duto deferente; 6. epidídimo; 7. uretra; 8. útero. Para que ocorra fecundação, o gameta masculino percorrerá, sequencialmente: a) 2 – 5 – 6 – 3 – 4 – 7 – 1 – 8. b) 2 – 6 – 5 – 3 – 7 – 4 – 8 – 1. c) 5 – 2 – 6 – 3 – 4 – 7 – 1 – 8. d) 6 – 2 – 3 – 5 – 7 – 4 – 8 – 1. e) 6 – 5 – 2 – 7 – 3 – 8 – 1 – 4.

40) O esquema representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y.

a) Tomando-se as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II?

b) Considerando-se que, na sinapse mostrada, não há contato físico entre os dois neurônios, o que permite a transmissão do impulso nervoso entre eles?

41) Explique como está organizado o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

42)

Imagine que você encoste a mão sem querer na chama de uma vela. Imediatamente, de forma

automática, você recolhe o braço. Explique, de forma simplificada, como ocorre a resposta nervosa durante esse evento.

43) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:

I.

Neurotransmissores atingem os dendritos.

II.

Neurotransmissores não liberados pelas extremidades do axônio.

III. O

impulso se propaga pelo axônio.

IV. O

impulso se propaga pelos dendritos.

V.

O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a seqüência temporal correta desses eventos? a) V - III - I - IV – II c) I - IV - V - III – II d) I - IV - III - II – V e) II - I - IV - III – V f) II - III - I - IV – V

44) Dois irmãos se originam de células provenientes de um mesmo zigoto. Logo, eles são gêmeos: a) univitelinos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo. b) univitelinos, podendo ser de sexo diferentes. c) bivitelinos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo d) bivitelinos, podendo ser de sexos diferentes. e) bivitelinos e, obrigatoriamente, de sexos diferentes.

45) Um casal em que ambos os cônjuges possuem tipo sanguíneo AB quer saber: I- quais os possíveis tipos sanguíneos dos seus filhos e II- qual a probabilidade de terem uma criança com sangue tipo AB.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente às duas perguntas acima.

I

II

a) A, B e AB

1/3

b) A e B

1/4

c) A, B e AB

1/4

d) A e B

1/2

e) A, B e AB

1/2