Política Externa do Brasil República - historiadauff

Política Externa do Brasil República ... CERVO, Amado e BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. ... O Brasil e a criação da ONU. Ri...

6 downloads 373 Views 725KB Size
UFF – ICHF - GHT Política Externa do Brasil República Prof. Dezemone - [email protected] Programa Resumido - 2º semestre de 2012 – segundas e quartas 9h-11h

Política Externa do Brasil República I-

Ementa

História da política externa brasileira no período republicano. Paradigmas, modelos explicativos e debates historiográficos sobre a atuação do Brasil no mundo. A construção institucional do Itamaraty. Relações entre política externa e interna. As questões de limites. Influências e possibilidades abertas pelos grandes processos históricos: Guerras Mundiais, Crises internacionais, Guerra Fria, Descolonização e Conflitos no Oriente Médio. Participação brasileira nos organismos multilaterais: Liga das Nações, Sistema ONU e OEA. Relações do Brasil com a América Latina,em especial, com a Argentina, e os desdobramentos da Revolução Cubana.

II- Objetivos: - Introduzir o debate sobre as relações internacionais e a política externa brasileira; - Apresentar as principais perspectivas historiográficas, as categorias nativas e os modelos explicativos sobre a política externa republicana; - Analisar a inserção brasileira no mundo de fins do século XIX ao começo do século XXI; - Relacionar política interna e externa durante a República; - Discutir a influência e o envolvimento brasileiro diante dos grandes processos internacionais no período.

III- Conteúdo programático 1. A Primeira República e a nova inserção do Brasil 1.1.. A consolidação do regime na Era dos Impérios 1.2. A Era Rio Branco 1.3. Da Grande Guerra à Liga das Nações 2. Era Vargas: crise e oportunidades 2.1. A política externa de 1930 a 1937 2.2. O Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial 2.3. A ONU e o Conselho de Segurança 3. A Experiência Democrática e a Guerra Fria 3.1. A Guerra Fria e o sistema interamericano 3.2. A Operação Panamericana 3.3. A Política Externa Independente 4. A política externa dos governos militares 4.1. O binômio segurança e desenvolvimento 4.2. Alinhamento ideológico e ações pragmáticas 4.3. O ‘pragmatismo responsável’ 5. A Nova República e as transformações mundiais 5.1. A democracia brasileira no mundo 5.2. A diplomacia presidencial 5.3. Dois modelos de política externa: FHC x Lula

IV- Avaliação As leituras e demais indicações do curso estão classificadas da seguinte forma: a) Textos obrigatórios: Leituras para as avaliações em grupo.

b) Textos de consulta: Leituras opcionais para aprofundamento das aulas expositivas. c) Filmes sugeridos: Produções cinematográficas (documentários ou obras de ficção). Avaliações em grupo: - A turma será dividida em grupos (a combinar quantidade e número de integrantes de acordo com o total de inscritos no curso). - Cada grupo será submetido, no mínimo, a 4 (quatro) instrumentos de avaliação ao longo do curso (seminário, comentários, fichamento, resenha): Qtd Instrumento Descrição Valor de avaliação Apresentação oral (30-40 minutos) sobre 1 1 Seminário 10,0 pontos texto obrigatório escolhido Apresentação oral e trabalho escrito (2-3 1 Comentários 10,0 pontos laudas) sobre 2º texto obrigatório escolhido Trabalho escrito sobre um 3º texto obrigatório 1 Fichamento 10,0 pontos escolhido Trabalho escrito sobre um 4º texto obrigatório 1 Resenha 10,0 pontos escolhido (3-5 laudas) - Os quatro instrumentos de avaliação (seminário, comentários, fichamento e resenha) serão desenvolvidos a partir da escolha dos textos obrigatórios. Assim cada grupo terá 4 (quatro) textos obrigatórios distintos, um para cada instrumento de avaliação. Dessa maneira, em cada sessão com discussão de texto obrigatório, no mínimo quatro grupos terão efetuado a leitura indicada. Avaliações individuais: Qtd Instrumento de avaliação 1 V.S.

Descrição Prova escrita e sem consulta com cinco questões discursivas para escolha de duas.

Valor 10,0 pontos

O cronograma do curso que será entregue na primeira aula, apresenta a relação dos textos obrigatórios, datas de apresentação, entrega dos trabalhos e da prova escrita. Será aprovado o aluno que: - Obtiver 75% de presença - Alcançar a média aritmética dos instrumentos de avaliação superior ao mínimo exigido.

V- Bibliografia básica ALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon e outros (org.). Sessenta Anos de Política Externa 1930-1990. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006. CERVO, Amado e BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. Brasília: UNB, 2008. FICO, Carlos. O Grande irmão – da operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. GARCIA. Eugenio Vargas. O Brasil e a Liga das Nações (1919-1926). 2ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, FUNAG, 2005. GARCIA, Eugenio Vargas. O sexto membro permanente. O Brasil e a criação da ONU. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. RICUPERO, Rubens. Rio Branco: o Brasil no mundo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

TOPIK, Steven. Comércio e canhoneiras. Brasil e Estados Unidos na Era dos Impérios (1889-97). São Paulo: Companhia das Letras, 2009. MOURA, Gerson. Autonomia na Dependência: A Política Externa Brasileira de 1935 a 1942. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1980. MOURA, Gerson. Sucessos e ilusões. Relações internacionais do Brasil durante e após a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro, 1991. VIZENTINI, Paulo Gilberto Fagundes. A política externa do regime militar brasileiro: multilateralização, desenvolvimento e construção de uma potência média, 1964-1985. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.