PROJETO FOTOGRÁFICO AUTORAL - mypage.siu.edu

A fotografia e as relações com outras linguagens da ... Realidades e ficções na trama fotográfica. 3ª Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002...

4 downloads 285 Views 117KB Size
PROJETO FOTOGRÁFICO AUTORAL Ministrante: Renata Voss Chagas Carga horária: 20h/a.

EMENTA Fotográfo x artista. A fotografia como base para um projeto autoral. A fotografia e as relações com outras linguagens da construção de um trabalho. A fotografia na arte contemporânea. Desenvolvimento de um projeto: planejamento do projeto, execução das fotografias, edição e escolha do modo de apresentação.

OBJETIVOS Objetivo geral: •

Oferecer um panorama geral da história da fotografia, com ênfase nas práticas artísticas realizadas nesse contexto.

Objetivos específicos: •

Refletir sobre o desenvolvimento de uma linguagem e de uma poética fotográfica, pensando-as, sobretudo, em seu caráter expressivo;



Percorrer os principais movimentos da história da fotografia, para delinear, a partir do conhecimento de algumas correntes, autores, obras e estratégias, seus campos de forças e linhas de fugas;



Oferecer os subsídios necessários para uma sensibilização do olhar capaz de refletir-se na melhoria das condições de apreciação e de produção de novas imagens fotográficas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) A fotografia nas artes visuais: 1.1) Aspectos da fotografia na arte contemporânea: a multiplicidade da linguagem; 1.2) Traços de fotografia em projetos autorais artísticos: as relações entre fotógrafo e artista.

ciclodefotografia.wordpress.com

2) O processo criativo em artes visuais: 2.1) O entendimento dos modos de fazer; 2.2) O projeto autoral como processo: desdobramento de questões, procedimentos e intenções.

3) A edição e a apresentação dos projetos: 3.1) A escolha dos suportes e formatos de apresentação como força expressiva; 3.2) Análise da produção do grupo.

BIBLIOGRAFIA BRITES, Blanca, TESSLER, Elida (organizadoras). O meio como ponto zero. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo, Martins Fontes, 2005. COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Tradução Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3ª Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Ed. Horizonte, 2006. SANTAELLA, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. WANNER, Maria Celeste de Almeida; SANTOS, Eriel de Araújo; WALKER, Michael; RUIZ, Maria; et al. “Território híbrido: experiência artística e a pesquisa em artes”. In: 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Cachoeira: UFRB, 2010.

ciclodefotografia.wordpress.com