PROVAS DE:
► CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS • LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS • CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS • CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
► REDAÇÃO
DADOS DO CANDIDATO: NOME:
INSCRIÇÃO:
SALA:
CADEIRA:
Universidade Católica do Salvador - UCSAL
PROCESSO SELETIVO DE PROVA ESCRITA 2014.2
Este
Caderno de Provas contém uma Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos com 45 questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas cada, numeradas por 1, 2, 3, 4, 5, e uma Prova de Redação.
Antes de iniciar as Provas, confira a sequência das páginas e da numeração das questões do seu Caderno de Provas. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de provas.
Para responder corretamente às questões, utilize caneta esferográfica transparente de tinta preta e leia cuidadosamente as orientações constantes neste Caderno de Provas e em cada questão.
As respostas das questões objetivas deverão ser registradas na Folha de Respostas própria, preenchendo integralmente o círculo correspondente à alternativa correta, conforme o exemplo:
Só existe uma alternativa correta.
Assine no espaço próprio da Folha de Respostas (questões objetivas) e da Folha de Redação. Folha de Respostas ou Folha de Redação identificadas fora desse espaço, implicará na anulação das questões ou da Redação. Marcação de questão ou registro de resposta rasurados não serão considerados.
O tempo total para realização das Provas é de quatro horas, sendo o tempo mínimo de permanência do candidato em sala de prova de uma hora e trinta minutos. A saída da sala com o Caderno de Provas só será permitida ao final do horário estabelecido para a realização das provas, ou seja, depois de decorridas as quatro horas do início efetivo das provas.
Ao concluir suas Provas, sinalize para o aplicador da prova, aguarde para entregar as duas folhas de respostas: a das questões objetivas e a da redação, e cumprir os procedimentos por ele recomendados.
PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS
Questões de 1 a 45 Instrução
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Questões de 1 a 13 Língua Portuguesa – Questões de 1 a 8 Questões de 1 a 3 Hoje se propala pomposamente que vivemos sob a sociedade do conhecimento, uma espécie de nova era das luzes. Efetivamente assim é. Conhecemos cada vez mais sobre cada vez menos. O conhecimento 5 especializado colonizou todas as áreas do saber. O saber de um ano é maior que todo saber acumulado dos últimos 40 mil anos. Se, por um lado, isso traz inegáveis benefícios, por outro, nos faz ignorantes sobre tantas dimensões, colocando-nos escamas sobre os olhos e, 10 assim, impedindo-nos de ver a totalidade. O que está em jogo hoje é a totalidade do destino humano e o futuro da biosfera. Objetivamente estamos pavimentando uma estrada que nos poderá conduzir ao abismo. Por que esse fato brutal não está sendo 15 visto pela maioria dos especialistas nem dos chefes de Estado nem da grande mídia, que pretende projetar os cenários possíveis do futuro? Simplesmente porque, majoritariamente, se encontram enclausurados em seus saberes específicos nos quais são muito competentes, 20 mas que, por isso mesmo, se fazem cegos para os gritantes problemas globais. Temos que desenvolver urgentemente a capacidade de somar, de interagir, de religar, de repensar, de refazer o que foi desfeito e de inovar. Esse desafio se dirige a 25 todos os especialistas para que se convençam de que a parte sem o todo não é parte. Da articulação de todos esses cacos de saber, redesenharemos o painel global da realidade a ser compreendida, amada e cuidada. Essa totalidade é o conteúdo principal da consciência 30 planetária, essa sim, a era da luz maior que nos liberta da cegueira que nos aflige. BOFF, Leonardo. A sociedade mundial da cegueira. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2014. Adaptado.
QUESTÃO 1 De acordo com os aspectos temáticos do texto, é correto afirmar: 1) A atualidade caracteriza-se pela consolidação de valores que ratificam um mundo cujos saberes estão conectados para a consolidação do bem comum. 2) O mundo contemporâneo é marcado por desigualdades sociais e conflitos entre nações, de forma que é impossível redesenhar um espaço em que todos os indivíduos se vejam corresponsáveis pela existência humana. 3) O discurso contemporâneo vai de encontro à ideologia do articulista, que discorda dos benefícios gerados pelo contexto de desenvolvimento técnico-científico. 4) A sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que valoriza o conhecimento específico, torna-se limitada em sua capacidade de compreender a existência humana em sua totalidade.
5) O projeto proposto pelo articulista, voltado para a integração dos saberes e a reconexão das partes que compõem a vida em todas as suas dimensões, só se tornará concreto no momento em que a humanidade prescindir do conhecimento específico.
QUESTÃO 2 A análise dos aspectos linguísticos presentes no texto e de seus efeitos de sentido está correta em 1) A oração “que vivemos sob a sociedade do conhecimento” (l. 1-2) completa o sentido da forma verbal “se propala” (l. 1), classificando-se como objeto direto e apresentando a principal característica da sociedade contemporânea. 2) O modificador verbal “Efetivamente” (l. 3) explicita um comportamento do articulista, na medida em que traz uma dúvida quanto à importância do conhecimento específico na atualidade. 3) A marca linguística “saber”, em “todo saber” (l. 6) é uma forma verbal que é modificada pelo advérbio “todo” (l. 6), ao contrário de “saberes” (l. 19), que, por derivação imprópria, se torna substantivo modificado pelo pronome “seus” (l. 18) e pelo adjetivo “específicos” (l. 19), destacando o comportamento dos especialistas em relação ao conhecimento adquirido. 4) O adjetivo “gritantes” (l. 21), que traduz a visão do articulista sobre a urgência de solução para os problemas do planeta, se for deslocado para depois do substantivo que modifica, apresentará mudança de sentido. 5) As orações “de religar, de repensar, de refazer” (l. 23), que explicitam ações voltadas para a construção de um novo modo de agir em função do destino humano e do futuro da biosfera, complementam o sentido do nome “capacidade” (l. 22) e trazem, como núcleo, verbos derivados, cujos prefixos se equivalem semanticamente.
QUESTÃO 3 Considerando-se os elementos que permitem a progressão temática do texto, é correto afirmar: 1) A preposição “sob”, em “sob a sociedade do conhecimento” (l. 1-2), pode ser substituída por “diante de”, sem alteração de sentido do contexto, acrescentando um dado a mais à ideia a ser trabalhada. 2) A expressão “por outro” (l. 8) traz implícita a palavra “lado” e dá continuidade ao discurso, explicitando outra realidade, distinta da que, até então, foi apresentada. 3) A conjunção “mas” (l. 20) introduz uma ação que invalida a competência cognitiva dos especialistas e dos chefes de Estado, ampliando, assim, a argumentação em defesa da tese em estudo. 4) A preposição “para” (l. 20) denota uma finalidade, sugerindo o principal objetivo do descaso dos especialistas no que se refere aos problemas globais e, desse modo, sequenciando o raciocínio em desenvolvimento. 5) O pronome relativo “que”, em “que nos liberta da cegueira” (l. 30-31), introduz uma oração que completa o sentido do nome “maior” (l. 30) e conclui, com a ideia posterior, a opinião explicitada sobre o assunto de que trata.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
1
QUESTÃO 4
Questões 6 e 7
5
23 de Setembro DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS
10
CONSELHO FEDERAL DE
SERVIÇO SOCIAL
ESTÃO tratando o ser humano como mercadoria. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2014.
15
A campanha publicitária institucional tem como principal objetivo 1) criticar as pessoas que desrespeitam e violam os direitos humanos. 2) orientar os interlocutores a não se deixar levar por discursos suspeitos. 3) conscientizar a sociedade sobre os problemas de exploração sexual e tráfico humano.
20
Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Ao operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. Não ouve, na Câmara dos Deputados, o líder oposicionista vociferando. Caminha no campo e apenas repara que ali corre água, que mais adiante faz calor. Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos. Tenho vergonha e vontade de encará-lo: uma fascinação quase me obriga a pular a janela, a cair em frente dele, sustar-lhe a marcha, pelo menos implorar-lhe que suste a marcha. Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio do mar. Único e precário agente de ligação entre nós, seu sorriso cada vez mais frio atravessa as grandes massas líquidas, choca-se contra as formações salinas, as fortalezas da costa, as medusas, atravessa tudo e vem beijar-me o rosto, trazer-me uma esperança de compreensão. Sim, quem sabe se um dia o compreenderei?
4) convencer o interlocutor a denunciar qualquer situação relativa à exploração humana.
25
5) preservar a vida de pessoas que são vítimas da exploração sexual e do tráfico humano.
ANDRADE. Carlos Drummond de. O operário no mar. Sentimento do mundo. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973. p. 103-104.
QUESTÃO 5
QUESTÃO 6
Carregado de mim ando no mundo, E o grande peso embarga-me as passadas, Que como ando por vias desusadas, Faço o peso crescer, e vou-me ao fundo.
O sujeito narrador retrata o operário como um indivíduo que
O remédio será seguir o imundo Caminho, onde dos mais vejo as pisadas, Que as bestas andam juntas mais ousadas, Do que anda só o engenho mais profundo. Não é fácil viver entre os insanos, Erra, quem presumir que sabe tudo, Se o atalho não soube dos seus danos. O prudente varão há de ser mudo, Que é melhor neste mundo, mar de enganos, Ser louco c’os demais, que só, sisudo. MATOS, Gregório de. Carregado de mim ando no mundo. Disponível em . Acesso em: 10 abr. 2014.
De acordo com a perspectiva do eu poético, “neste mundo”, é mais prudente aquele que 1) se cala diante dos valores insensatos do ser humano. 2) se nega a seguir o caminho ignóbil das vaidades humanas. 3) aceita o mundo do jeito que é, reproduzindo os seus valores. 4) aprende a ser louco como os demais e aproveita-se da situação. 5) se indigna diante das mazelas humanas e denuncia os problemas sociais. 2
1) é representado de forma idealizada a partir de sua força e coragem diante das adversidades da vida. 2) se identifica com o próprio narrador, que também é excluído socialmente, por sua condição de escritor. 3) não apresenta consciência crítica social nem compreende os problemas em seu entorno, de tão absorvido com seu trabalho braçal. 4) simboliza uma classe que se mobiliza diante das desigualdades sociais e da exploração da mão de obra barata, embora sem qualificação. 5) apresenta indícios de consciência coletiva e atitudes cidadãs, permitindo que o narrador ainda encontre esperança na iminente transformação social.
QUESTÃO 7 A afirmativa sobre a linguagem do texto de Carlos Drummond de Andrade está correta em 1) Aparece carregada de subjetivismo e explicita uma visão pessoal e parcial do trabalhador. 2) Apresenta o uso de metáforas e comparações, o que permite afirmar que se trata de uma narrativa de ficção com traços poéticos. 3) Destaca o uso redundante da ironia e da ambiguidade como forma de deixar bem claro que se trata de uma produção literária.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
4) Evidencia riqueza de perguntas em função do tom impessoal e realista do texto, que apresenta uma tese em relação aos valores da classe proletária. 5) Mostra uma descrição pormenorizada do operário e dos fatos que o envolvem, garantindo a esses a verossimilhança e também a imparcialidade do sujeito narrador.
QUESTÃO 8
PENNAC, Daniel. Educar para crescer. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2014.
money-laundering, drug-running gang that smuggled heroin, cocaine, and heavy-duty weapons throughout 20 southern Europe, while engaging in a bloody mafia war that, in the course of six years, cost the lives of 700 people. For years, she ran the family business in conjunction with her father, visiting him in jail to plan their next moves. Being a mother, she says, turned out to be useful: she could 25 hide money for corrupt police officers in her daughter’s stroller – just like her parents had done when she was a child. Eventually, though, it was family that undid her. After her aunt Rita was arrested trying to sell ecstasy pills in 1993, Rita turned state witness and testified against her 30 relatives. About 100 people were subsequently arrested, and Marisa, vowing vengeance, fled to Britain where she hid out at her mother’s house in Blackpool. BORROMEO, Beatrice. The Woman behind the mob – the real-life story of how a daughter inherited a kingdom of drugs, guns, and money. Newsweek Magazine, 11 fev. 2013, p. 38. Adaptado.
QUESTÃO 9
Quanto aos elementos linguísticos do texto e seus efeitos de sentido, é correto afirmar:
The sentence “She has been unable to return to Italy, as Italian authorities were seeking her arrest.”(l. 8-10) means that
1) A oração “porque está vivo” evidencia uma consequência, sugerindo que a dignidade do ser humano exige alguma conquista material.
1) Marisa can go back to Italy because she has been forgiven for her crimes.
2) O conectivo “mas”, em “mas escreve livros”, introduz uma oração que destaca uma contradição quanto ao discurso apresentado anteriormente. 3) Os dois conectores “porque”, em “porque está vivo” e “porque se sabe mortal”, explicitam uma causa de fatos que se excluem, sugerindo que o ser humano só valoriza a vida quando a perde. 4) Os adjetivos “vivo” e “mortal” apresentam qualidades humanas que, no contexto analisado, são consideradas permanentes. 5) Os qualificadores “gregário” e “só” são atributos do sujeito “Ele” a partir de uma explicação pautada em uma antítese.
2) Marisa can’t go back to Italy but she has been forgiven by the police. 3) If Marisa goes back to Italy she may be arrested. 4) Even though Marisa is not allowed to go back to Italy she is innocent. 5) Despite her innocence, Marisa can’t go back to Italy.
QUESTÃO 10 According to the text, fill in the parentheses with T (True) or F (False). ( ) Marisa was her aunt’s successor in her illegal business. ( ) Marisa used to live in Italy.
Língua Estrangeira Inglês – Questões de 9 a 13 Essas questões deverão ser respondidadas apenas pelos candidatos que optaram por Língua Estrangeira Inglês.
Questões de 9 a 11
( ) Marisa’s arrest warrant lasted ten years. ( ) Marisa had to run away from Italy because of her father’s denunciation. ( ) Marisa joined her mother in Britain. The correct sequence, from top to bottom, is
Marisa Merico was 22 years old when she took over as the boss of a powerful Italian mafia clan. Her father had just been sent to prison for murder, and the clan was rudderless. Someone had to “step up,” and Marisa decided 5 she had to do it. She felt it was her moral obligation. Today, almost two decades later, Marisa lives with her children and grandchild in Blackpool, a faded seaside resort town in northwestern England. She has been unable to return to Italy, as Italian authorities were 10 seeking her arrest. But this spring, after a decade, the arrest warrant will expire, allowing Marisa to visit family and friends. Now retired from mafia, she presents herself as a respectable, middle-class, stay at home mom. For a while, 15 the British government even supported her financially as she took care of her ailing mother, who recently passed away. But Marisa used to be deeply involved with a
1) T T F F F 2) T T F F T 3) F F T T F 4) F T T F T 5) F F T F T
QUESTÃO 11 The words “took over” (l. 1), “murder” (l. 3), “fled” (l. 31) can be respectively replaced for 1) run, assassination, flew. 2) run, homicide, escaped. 3) got control of, homicide, returned. 4) got control of, killing, escaped. 5) controlled, theft, escaped.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
3
Questões 12 e 13
Los resultados del análisis arrojaron que las 20 actualizaciones de estado negativas tenían mucho menos influencia en el estado de ánimo de los demás que las positivas. Los mensajes que expresaban tristeza o infelicidad provocaban 1,19 mensajes negativos; los mensajes de felicidad incitaban a 1,79 mensajes positivos 25 nuevos. Según uno de los autores del estudio, “Si un cambio emocional en una persona se propaga y causa un cambio en muchos de ellos, entonces es probable que estemos subestimando considerablemente sus posibilidades. 30 Deberíamos estar haciendo todo lo posible para medir los efectos de las redes sociales y aprender a magnificarlos para intentar crear una epidemia de bienestar”.
Disponível em: < http://www.martybucella.com/law11.html>. Accesso em: 13 abr. 2014.
Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2014.
QUESTÃO 9
QUESTÃO 12 The sentence that doesn’t explain the idea of the cartoon is
El título del texto hace referencia
1) The man is wondering what he will say to the judge.
1) a los estados de ánimo de los jóvenes.
2) The man is convinced that he won’t be guilty. 3) The man had problems with a family company. 4) The man will be at a trial.
QUESTÃO 13 The expression “go easy on me” means 1) don’t punish me very severely.
4) a lo malo de exponerse en las redes sociales.
QUESTÃO 10 De acuerdo con el texto, las actualizaciones del estado de ánimo 1) negativas influyen más que las positivas.
2) make it all hard.
2) tristes son más contagiosas.
3) make things clear to me.
3) infelices causan un sentimiento de protesta.
4) treat me in a tough way.
4) felices y alegres provocan otras actualizaciones de alegría.
5) be strict.
5) positivas tienen poca repercusión.
Língua Estrangeira Espanhol – Questões de 9 a 13 Essas questões deverão ser respondidadas apenas pelos candidatos que optaram por Língua Estrangeira Espanhol..
Questões de 9 a 12 La felicidad se vuelve viral en las redes sociales Al parecer las actualizaciones de estado positivas, que transmiten alegría y felicidad, provocan en los demás exactamente lo mismo, lo que convierte a la felicidad en viral gracias a las redes sociales. 5 El estudio, publicado en la revista Plos One y dirigido por un equipo de investigadores de la Universidad de California en San Diego (EEUU), sugiere que las actualizaciones de estado que evocan emociones positivas y felicidad provocan nuevas actualizaciones de 10 júbilo entre los demás usuarios de la red, ya sean amigos, conocidos o incluso desconocidos. Los investigadores realizaron un estudio de más de 1 billón de actualizaciones de estado anónimas entre cerca de 100 millones de usuarios de la red social Facebook 15 durante los meses de enero y marzo de 2012. Todos los mensajes fueron analizados con una herramienta de software que evaluaba el contenido emocional de cada uno de ellos. 4
3) a la propagación de la felicidad en las redes sociales. 5) a las enfermedades causadas por la utilización excesiva de las redes sociales.
5) The man is talking to his lawyer.
2) al estado de ánimo de los ancianos en las redes sociales.
QUESTÃO 11 El autor del texto 1) señala la importancia de la red para los jóvenes. 2) presenta los datos de una investigación hecha por profesores de bachillerato. 3) muestra la influencia de las redes sociales en la vida de los ancianos. 4) expone un estudio realizado en Estados Unidos con usuarios de Facebook. 5) protesta contra el uso excesivo de las redes sociales.
QUESTÃO 12 Del fragmento “Si un cambio emocional en una persona se propaga y causa un cambio en muchos de ellos, entonces es probable que estemos subestimando considerablemente sus posibilidades.” (l. 26-29), se puede concluir: 1) Somos conscientes de la importancia de la red para los jóvenes. 2) No conocemos las posibilidades reales del uso de las redes sociales. 3) Hay mucho peligro al exponer el estado de ánimo en las redes sociales. 4) Sobrestimamos las redes sociales. 5) Propagamos negativamente las emociones.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
QUESTÃO 13 antes, “ordenar el escritorio” era... ESTO
antes, “etiquetar” era... ESTO
Sabendo-se que o valor da primeira parcela é igual a R$180,00 e que, a cada parcela subsequente, serão acrescidos R$40,00, pode-se afirmar que a taxa média de juros simples aplicada a V, em dez meses, será igual a
antes, “subir un archivo” era... ESTO
antes, “guardar un documento” era... ESTO
1) 1,5%
3) 2,5%
2) 2,0%
4) 3,0%
5) 3,5%
QUESTÃO 16
Pero lo que más, más, más me duele...
altura 20 16
Es que antes un “contacto” era... ESTO 0
Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2014. Adaptado.
De la lectura de la viñeta se puede concluir que 1) las personas están sustituyendo el contacto físico por los contactos virtuales. 2) las tecnologías tienen poca interferencia en la vida de las personas. 3) los jóvenes están cada vez menos adictos a los teléfonos móviles. 4) las personas actualmente están más organizadas con el uso del Tablet. 5) los individuos están menos amorosos.
Ciências da Naturaza, Matemática e suas Tecnologias – Questões de 14 a 35
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Número de famílias
1200
800
1000
Renda média (em reais)
600
850
580
Estudos feitos para a implementação de um programa social em determinada região de uma cidade incluiu uma pesquisa sobre a renda média familiar M de sua população. Para tanto, o total de famílias foi dividido em três grupos, e a tabela apresenta os resultados referentes à renda média de cada grupo pesquisado. Com base na informação, é correto afirmar que M é igual, em reais, a 2) 630
4) 690
5) 720
QUESTÃO 15 Uma pessoa fez um empréstimo no valor V = R$3 000,00 a ser pago em dez parcelas mensais consecutivas, com data de vencimento da primeira para um mês após o recebimento de V. +
número de dias
Em uma experiência com duas substâncias A e B, cada uma delas é colocada em um frasco. O gráfico – fora de escala – representa as medidas das alturas, em centímetros, que essas substâncias alcaçam nos recipientes. Sabendo-se que as substâncias são reduzidas no decorrer dos dias, devido à evaporação, e que no dia D a altura H das substâncias remanescentes nos dois frascos é a mesma, pode-se concluir que o valor de D + H é igual a 1) 20
3) 18
2) 19
4) 17
5) 16
QUESTÃO 17
Se a soma dos coeficientes do polinômio P(x) = (ax2 + 4bx + c – 3) 3 é igual a 8 e x1 = –1 e x2 = 0 são suas raízes, então 1) a = 3 4) a + b + c = 4 2) b = 4
5) 4abc = 3
QUESTÃO 18
QUESTÃO 14
3) 660
18
3) c = – 3
Matemática – Questões de 14 a 20
1) 600
15
O departamento de limpeza de uma prefeitura disponibilizou 65 lixeiras para serem afixadas ao longo de uma rua na qual todas as casas são identificadas por um número natural de 10 até 350. Na tentativa de estabelecer um critério para essa distribuição, pensou-se em colocar uma lixeira em frente a cada casa cuja numeração contivesse o algarismo 4. De acordo com o critério estabelecido, é correto afirmar, em relação à quantidade de lixeiras, que 1) faltarão 5
4) sobrarão 8
2) faltarão 8
5) é o número exato necessário
3) sobrarão 5
QUESTÃO 19 Se as dimensões internas de um recipiente na forma de um cilindro circular reto são raio r = 20cm e altura h = 50cm, então a capacidade máxima C, em litros, desse recipiente é tal que 1) 50 < C < 54
4) 65 < C < 69
2) 55< C < 59
5) 70 < C < 74
3) 60< C < 64
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
5
QUESTÃO 20
Questões 23 e 24
Sendo α = 30º, β = 60º e Ɣ as medidas dos ângulos internos de um triângulo, cujo perímetro é igual a 12 u.c., pode-se afirmar que o menor lado desse triângulo mede, em unidades de comprimento, 1) 2 (3 – √3
_____
)
“A varíola pode ter desaparecido, mas seus parentes virais – varíola do macaco e varíola bovina – estão de volta à cena.”
4) 5 _____
2) 3
5) 4 √3
Roedores de árvore
3) 6 (√3 – 1) _____
Biologia – Questões de 21 a 25 Questões 21 e 22
Seres Humanos
A figura ilustra uma cadeia trófica simplificada em uma comunidade aquática.
Varíola
Outros consumidores Plâncton herbívoro
Plâncton carnívoro
Bactérias
absorvido por Matéria orgânica solúvel
Protistas
secretam
CAMPBELL, Neil A; REECE, Jane B. Biologia. Porto Alegre: Artmed,2010, p.597. Adaptado.
QUESTÃO 21 A partir da análise da ilustração, fundamentada em conhecimentos básicos de ecologia, é correto afirmar: 1) As relações alimentares indicadas comportam apenas dois níveis de consumidores. 2) Na comunidade, os protistas fotoautótrofos constituem a base da teia alimentar. 3) Em ecossistemas aquáticos, as bactérias decompositoras deixam de realizar a ciclagem da matéria. 4) O plâncton herbívoro e o plâncton carnívoro atendem às suas funções digestivas, utilizando enzimas de mesma especificidade. 5) A redução drástica das populações de protistas diminui a competição pelo alimento entre os demais integrantes da comunidade.
Seres Humanos Roedores terrestres
Varíola do macaco
Primatas não Humanos
Quando a varíola foi erradicada, há 35 anos, as pessoas deixaram de ser vacinadas. Nos anos seguintes, a população em geral perdeu a imunidade não só para a varíola, mas também para outros vírus aparentados que antes eram contidos pela vacina. O número de casos de varíola do macaco e bovina começou a subir, levantando a possibilidade de uma nova epidemia global se difundir no lugar da varíola.
SHAH, Sonia. A nova ameaça de vírus da varíola. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, ano 11, n. 131, abr. 2013, p. 65-69. Adaptado.
QUESTÃO 23 A análise das inter-relações, em destaque na ilustração, permite considerar: 1) O vírus da varíola humana é endógeno à espécie, não sendo proveniente de organismos não humanos. 2) A posição central do ser humano na distribuição da varíola do macaco revela sua função de reservatório natural do vírus. 3) A rota de contágio do vírus se restringe a humanos e primatas não humanos em virtude da estreita relação de parentesco entre esses organismos. 4) A presença de seres humanos no ciclo da varíola do macaco deve ser associada ao deslocamento de mosquitos vetores de áreas silvestres para urbanas. 5) A existência de múltiplas cadeias de transmissão da varíola do macaco dificulta a dizimação do vírus.
QUESTÃO 24 Considerando-se o aumento contínuo dos casos de varíola do macaco e de varíola bovina em humanos, é correto afirmar:
QUESTÃO 22
1) A ocorrência da varíola humana restrita às populações rurais revela tratar-se de uma endemia.
Em sua totalidade, os organismos incluídos no grupo “outros consumidores”
2) As condições de vida das populações humanas não interferem no contágio para doenças virais.
1) integram um só reino no sistema taxonômico usual. 2) apresentam o mesmo nicho ecológico na biosfera.
3) A volta à cena dessas infecções, agora em humanos, caracteriza-as como doenças emergentes.
3) mantêm a temperatura corpórea constante independente da condição ambiental.
4) As variantes virais aparentadas são insensíveis aos anticorpos produzidos em resposta à vacina contra a varíola.
4) compartilham sistema de reprodução com fecundação externa. 5) obtêm oxigênio de uma única fonte externa. 6
5) A vacinação em massa diminui a imunidade de seres humanos à varíola e seus parentes virais.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
QUESTÃO 25 Uma análise comparativa de vírus, como os da varíola, com células humanas permite afirmar: 1) Vírus, ao contrário de células eucarióticas, apresentam metabolismo energético anaeróbico. 2) Células humanas disponibilizam as informações genéticas que codificam as proteínas virais. 3) Vírus, ao infectarem as células, desviam nutrientes celulares para a realização de suas atividades catabólicas. 4) Vírus da varíola e células humanas apresentam como material genético o DNA, molécula constituída por duas cadeias polinucleotídicas complementares. 5) Células eucarióticas, em geral, sofrem mudanças herdáveis diferentemente dos vírus que são anucleados.
Física – Questões de 26 a 30 QUESTÃO 26 Com base no conjunto de leis formuladas por Isaac Newton, no século XVII, conhecidas como as leis de Newton, utilizado para descrever os movimentos dos corpos na Terra ou no espaço, é correto afirmar: 1) Um corpo de massa m e outro de massa 2m, de mesma densidade, ao serem abandonados da mesma altura no vácuo, atingem o solo com velocidades de módulos v e 2v, respectivamente. 2) A reação da força-peso de um corpo que se encontra em equilíbrio sobre uma superfície horizontal é a força normal que o apoio exerce sobre o corpo.
Com base nessa informação, pode-se afirmar que a temperatura do forno, suposta constante, é igual, em 102 °C, a 1) 9,0
4) 4,0
2) 7,0
5) 3,0
3) 6,0
QUESTÃO 29 Sobre a natureza das imagens conjugadas e a utilização dos espelhos esféricos gaussiano, é correto afirmar: 1) Os raios solares paralelos que incidem sobre um captador esférico de um fogão solar convergem para o centro de curvatura onde é colocada uma panela com alimentos para serem cozidos rapidamente. 2) Os espelhos esféricos convexos são utilizados como espelhos retrovisores de veículos porque conjugam imagens com mais nitidez. 3) O espelho utilizado na odontologia é um espelho côncavo que fornece uma imagem virtual, direita e maior do que o objeto observado. 4) Os holofotes e os refletores que emitem feixes luminosos cilíndricos são construídos com os espelhos convexos. 5) Imagens reais, invertidas e menores do que objetos podem ser produzidas por um espelho convexo.
QUESTÃO 30 Considere um circuito constituído por um gerador ideal de força eletromotriz igual a 12,0V, duas lâmpadas idênticas com especificação (6,0V e 3,0W), um amperímetro ideal e uma chave interruptora, associados em série, e um voltímetro ideal associado em paralelo com uma das lâmpadas.
3) Um ponto material descreve movimento retilíneo uniforme sob a ação exclusiva de uma força constante de intensidade não nula.
Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e fechando-se a chave interruptora, é correto afirmar:
4) Uma força magnética que atua sobre uma partícula eletrizada e em movimento é descrita pela segunda lei de Newton.
2) A leitura do amperímetro é igual a 0,5A.
5) O módulo da variação da velocidade pode ser expresso por Nkg-2, no Sistema Internacional de Unidades.
1) A resistência equivalente do circuito é igual a 12,0Ω. 3) A leitura do voltímetro é igual a 12,0V. 4) A energia dissipada pelas lâmpadas acesas durante 10,0h, é igual a 30kWh. 5) Se as lâmpadas estivessem associadas em paralelo, a resistência equivalente da associação seria igual a 3,0Ω.
QUESTÃO 27 Um estudante pretende armazenar água da chuva em uma caixa d’água, com formato de um paralelepípedo, de dimensões 1,0m, 2,0m e 5,0m. Sendo o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10m/s2 e a densidade da água, 1g/cm3, a pressão máxima que atua na base interna da caixa d’água, quando completamente cheia e fechada, é igual, em Pa, a 1) 2,0.102
4) 3,0.104
2) 5,0.102
5) 5,0.104
3) 2,0.103
Química – Questões de 31 a 35 QUESTÃO 31 O polônio, elemento químico radioativo, está
associado ao minério de urânio e, também, à fumaça do cigarro, porque é originário de elementos radioativos presentes nas folhas de tabaco. Dentre os isótopos conhecidos desse elemento químico, o mais comum é o polônio 210, altamente tóxico,_ e a contaminação, mesmo com uma pequena porção, pode ser fatal.
QUESTÃO 28
BELEZA perigosa. Scientific American do Brasil, especial saúde. São Paulo: Duetto, e.55, 2013, p.82. Adaptado.
Considere um fio metálico com 10,0cm de comprimento a 0°C e coeficiente de dilatação linear igual a 1,2.10-5 °C-1 que, ao ser colocado em um forno, sofre dilatação atingindo 101,08mm.
Considerando-se as informações do texto, a estrutura atômica e a posição do polônio e a do urânio na Tabela Periódica, é correto afirmar:
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
7
1)
O urânio e o polônio são elementos químicos localizados no mesmo período da Tabela Periódica.
2)
O polônio é um ametal representativo do grupo 16 e o urânio um metal artificial da série dos actinídeos.
3)
O núcleo do átomo de polônio representado por 84 Po é constituído por 84 prótons e 126 nêutrons.
4)
A distribuição eletrônica do polônio indica que o átomo desse elemento químico apresenta quatro elétrons na camada de valência.
5)
210
A existência de isótopos do polônio é justificada porque átomos do mesmo elemento químico podem apresentar diferentes números atômicos.
QUESTÃO 32 O avanço tecnológico, que permite a produção de novos equipamentos eletrônicos cada vez mais rápidos e eficientes, traz como consequência o descarte inadequado desse tipo de material – fonte de substâncias tóxicas e de poluentes orgânicos – no lixo urbano. Com base nessa informação e nos conhecimentos de Química, é correto afirmar: 1) O vazamento de pilhas níquel-cádmio, utilizadas em aparelhos portáteis, é inócuo ao ambiente e à saúde dos indivíduos. 2) A incineração de peças fabricadas com policloreto de vinila, PVC, diminui o volume do lixo em aterros sem causar danos ambientais. 3) O efeito contaminante do chumbo, presente em equipamentos eletrônicos, está restrito aos lixões onde os equipamentos foram descartados. 4) A queima do plástico – a céu aberto – que recobre fios de cobre para a sua remoção é um procedimento adequado para o reaproveitamento do metal. 5) O resíduo formado durante a retirada de metais presentes em placas eletrônicas, pela dissolução com ácido nítrico, HNO3(aq), contribui para a contaminação ambiental.
QUESTÃO 33 Todos os materiais existentes no planeta são constituídos por substâncias químicas, e o conhecimento das propriedades dessas substâncias permitem a identificação e o uso adequado de alguns desses materiais no dia a dia. Considerando-se as propriedades das substâncias químicas encontradas na composição de alimentos e de materiais de higiene e limpeza, é correto afirmar: 1) A massa de iodo presente em determinada quantidade de sal de cozinha ao qual foi adicionado 26mg de KIO3(s) é de, aproximadamente, 15mg. 2) As gorduras saturadas, constituintes do óleo de milho, apresentam ligações duplas entre os átomos de carbono presentes na estrutura molecular. 3) Os detergentes biodegradáveis são utilizados na limpeza de ambientes porque favorecem a decomposição de substâncias orgânicas, a exemplo dos lipídios. 4) O aumento da solubilidade do sabão, em água, é diretamente proporcional ao tamanho da cadeia carbônica dos sais de ácidos graxos que constituem esse material. 8
5) A dissolução e a dissociação completas de 0,2mol de hipoclorito de sódio, NaClO(s), em 1,0l de água leva à formação de uma solução constituída por 0,1mol de íons Na+(aq) e 0,1mol de íons ClO –(aq).
Questões 34 e 35 I. C(s) + O2(g) → CO2(g)
II. CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l)
∆H° = - 394kJ mol-1 ∆H° = - 891kJ mol-1
III. C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l) ∆H° = - 1368kJ mol-1 Os processos de combustão do carvão, do metano e do etanol, representados, respectivamente, pelas equações termoquímicas I, II e III são exemplos de reações químicas voltadas para o aproveitamento de energia. Um dos problemas observados no uso dessas fontes de energia é a produção do dióxido de carbono, CO2(g), apontado como um dos responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta.
QUESTÃO 34 Considerando-se as informações do texto, as equações termoquímicas I, II e III e os fundamentos da termoquímica, é correto concluir: 1) O poder calorífico, em kJ g-1, do etanol é maior do que o do metano. 2) A combustão completa de 1,0kg de carvão libera, aproximadamente, 3,3.104 kJ de energia. 3) As equações termoquímicas I, II e III representam transformações químicas endotérmicas. 4) A queima de 1,2.1024 moléculas de etanol libera 44,8l de dióxido de carbono, medidos nas CNTP. 5) O valor da entalpia de combustão do metano, com formação de água no estado gasoso, é maior do que 891kJmol-1.
QUESTÃO 35 Com relação à obtenção e aos aspectos ambientais envolvidos na utilização de carvão, metano e etanol, como combustíveis, é correto afirmar: 1) A destilação fracionada utilizada para a purificação do etanol, obtido a partir da fermentação da glicose, envolve processos químicos de separação dos componentes de uma mistura. 2) A utilização de filtros nas chaminés de termelétricas que utilizam o carvão como combustível impede a liberação do dióxido de carbono para a atmosfera. 3) O metano, CH4(g), é um gás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos na presença de bactérias aeróbicas e de oxigênio. 4) O dióxido de carbono, CO2(g), é absorvido pela cana-deaçúcar – matéria-prima para a obtenção do etanol – no processo de fotossíntese. 5) O carvão mineral, C(s), é um combustível natural de origem renovável, ambientalmente sustentável.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
Ciências Humanas e suas Tecnologias Questões de 36 a 45 História – Questões de 36 a 40 QUESTÃO 36 Em fins do século XVIII, o Antigo Regime na
Europa estava obsoleto e decadente. Os velhos privilégios de origem feudal da aristocracia e o poder absoluto dos reis encontravam-se sob o fogo cerrado da crítica liberal e democrática. Nessa nova ordem mundial desenhada pela Revolução Industrial e pela revolução liberal burguesa havia pouco espaço para teorias mercantilistas e monopólios coloniais. Como o Antigo Regime, o velho sistema colonial também estava com os dias contados. As tradicionais relações entre colônias e metrópoles enfrentariam, dai por diante, fortes turbulências. Com o Brasil e Portugal não seria diferente. Apesar das estratégias em conciliatórias utilizadas a partir da transferência do governo português para a colônia, em 1808, o rompimento estava à vista.
TEIXEIRA, Francisco M. P. Brasil: história e sociedade. São Paulo: Ática, 2000, p.137. Adaptado.
O rompimento referido no texto caracterizou a passagem do Brasil da condição de colônia para a de nação independente, processo que contou com 1) a oposição das classes populares, temerosas de que o país mergulhasse na anarquia, na desordem e na violência. 2) a parceria da própria coroa portuguesa, que apoiou as atitudes autonomistas tomadas pelo Príncipe Regente D. Pedro. 3) o apoio da classe dominante colonial, interessada na manutenção da grande propriedade, do trabalho escravo e do controle do poder. 4) o combate sistemático das Lojas Maçônicas, comprometidas com as monarquias absolutistas europeias, contrárias aos movimentos de independência. 5) o apoio das Cortes Portuguesas que, sediadas em São Paulo, elaboraram a primeira Constituição do Brasil Monárquico Independente.
QUESTÃO 37 O que menos sobrevive hoje são valores e atitudes republicanos. Na raiz deste retrocesso talvez esteja uma das falhas do sistema imperial, herdada pela Primeira República: a incapacidade de, depois de garantir a sobrevivência do Estado Nacional, promover a expansão da cidadania política. A elite política se manteve limitada e fechada, e o povo só foi entrar, de fato, no sistema político depois do Estado Novo. O caráter tardio e rápido da absorção do povo e da ampliação da
elite, agravado pelos anos de ditadura, inviabilizou a transmissão de comportamentos e valores. CARVALHO, José Murilo de. D. Pedro II e os valores republicanos. Rio de Janeiro: SABIN (Sociedade de amigos da Biblioteca Nacional). Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 5, n.50, nov. 2009, p. 25. Adaptado.
A referida incapacidade de “promover a expansão da cidadania política” comprovou-se na República Velha 1) pelo controle do poder republicano por parte dos descendentes de monarquistas portugueses que se mantinham muito influentes na política brasileira. 2) pela manutenção da sociedade brasileira fortemente hierarquizada a partir das origens de nascimento e de etnia, como preconizava a primeira Constituição Republicana de 1891. 3) pelas constantes ameaças à integridade das fronteiras brasileiras por parte dos países latino-americanos. 4) pela dificuldade de controlar toda a população brasileira, dispersa num vasto território e desinteressada de assuntos políticos. 5) pelo limitado acesso dos cidadãos à participação política, reservada aos homens alfabetizados civis maiores de 21 anos.
QUESTÃO 38 O sistema político esbelecido na República brasileira entre a Revolução de 1930 e a ditadura do Estado Novo, caracterizou-se por ser 1) constitucional, democrático e federalista, trazendo como novidade a participação feminina na vida política. 2) unitário, autocrático e estamental, em vista da grande desigualdade econômica da população. 3) regalista, centralizador e ligado ao padroado, em vista da submissão da Igreja ao Estado. 4) laico, unitário e federalista, por abrigar ideias socialistas na condução da política nacional. 5) municipalista, confederado e outorgado, por preconizar total autonomia dos estados-membros frente à União.
QUESTÃO 39
Os países ocidentais têm sua parte de responsabilidade, e a crise é, também, de colaboração. Sabemos que as piores torpezas das elites no poder, depois da independência, foram amavelmente avalizadas pelos dois campos, dentro do contexto da Guerra Fria. Que nos anos 1970, marcados pela expansão econômica, foram concedidas facilidades de crédito delirantes, ao mesmo tempo em que a África se tornava um cemitério de elefantes brancos de todos os tipos, dos quais inúmeras empresas do Norte se aproveitaram bastante. Que o ajuste estrutural, imposto a contragolpe no fim dos anos 1980, desenvolveu-se no âmbito da contabilidade e não no da boa administração. O afastamento crescente dos países ocidentais agravou os efeitos combinados, já brutais, da crise e dos ajustes estruturais.
SARDAN, Jean-Pierre Olivier De. Decadência dramática dos Estados africanos. Curitiba: Posigraf, dossiê, ano 1, mai./jun. 2011, p. 12. Adaptado.
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
9
A situação descrita no texto refere-se aos países do continente africano 1) no período pós-descolonização, quando a autonomia local submeteu-se aos interesses do neo-colonialismo. 2) na época da exploração imperialista, quando os países europeus industrializados dominaram o continente para fazê-lo fornecedor de matérias primas e consumidor de produtos industrializados. 3) durante a exploração mercantil-escravistas, quando o comércio triangular aprisionou os estados africanos entre os interesses europeus, norte-americanos e brasileiros. 4) nas suas relações internas, quando programas de cooperação nos campos da saúde e da habitação aproximaram os governos locais em benefício do pan-africanismo. 5) na época da II Guerra Mundial, quando a África do Sul serviu como ponto de apoio estratégico para as operações de guerra dos países aliados.
QUESTÃO 40 Em 31 de março de 2014, completaram-se 50 anos do golpe que implantou a ditadura militar no Brasil.
QUESTÃO 42 O novo Código Florestal definiu normas para o uso e exploração do solo e para a preservação do meio ambiente. Sobre o novo Código Florestal, é correto afirmar: 1) Nas cidades onde existem nascentes não é permitido desmatar em um raio de 5 metros da nascente, enquanto nas zonas rurais não há impedimento. 2) Os manguezais são reservas legais onde apenas a criação de camarões e a exploração de salinas são permitidas. 3) Nas matas ciliares, prevalece o antigo código em que é proibido o desmatamento, conforme a largura do curso d’água. 4) As áreas de proteção permanente, assim como as planícies litorâneas, a preservação é total. 5) As restingas são estações ecológicas que podem ser ocupadas com atividades turísticas, como instalação de hotéis e pousadas.
QUESTÃO 43
O confronto político/ideológico que levou a aquele fato ocorreu entre 1) a alta direção da Igreja Católica no Brasil versus os grupos protestantes e evangélicos, influenciados pelo socialismo. 2) as forças conservadoras constituídas pela burguesia nacional aliada aos militares versus as forças reformistas aliadas aos grupos socialistas. 3) o socialismo instalado entre os soldados subalternos das forças armadas versus o conservadorismo dos intelectuais, seguidores do comunismo stalinista. 4) os representantes dos interesses capitalistas norte-americanos versus os empresários capitalistas brasileiros, temerosos de perderem sua autonomia. 5) as populações rurais, reivindicadoras da reforma agrária versus populações urbanas em processo de favelização.
A imaginação do governo... Segundo as projeções feitas pela equipe econômica em 2011
6% 4,5%
Geografia – Questões de 41 a 45 QUESTÃO 41
23%
Crescimento do PIB
Inflação Investimentos
... e a realidade da economia Segundo os indicadores mais recentes (média anual entre 2011 e 2014, em %) (IPCA) (em 2013, como proporção do PIB)
2% 5,9% 18%
*Inclui as estimativas para 2014
A água é um recurso que não respeita fronteiras, atravessa cidades, estados e nações, portanto é um bem a ser compartilhado, sendo que o uso predatório a torna escassa. Nesse contexto, pode-se inferir: 1) A escassez da água é um fenômeno natural, cíclico, relacionado às alterações que ocorrem no mecanismo do ciclo das águas. 2) Os países periféricos são responsáveis pelo uso inadequado da água já que não existe uma educação ambiental. 3) O mar do Aral, na Ásia Central, constitui um exemplo de como a tecnologia pode recuperar o potencial das águas subterrâneas.
SAKATE, Marcelo. O PIB no atoleiro. Veja. São Paulo: Abril, e. 2363, ano 47, n. 10, 5 mar. 2014, p.72-73. Adaptado.
Segundo o IBGE, o crescimento do PIB ficou aquém das expectativas pelo terceiro ano consecutivo. Entre outros fatores, esse fato está associado principalmente 1) ao protecionismo do comércio internacional que impediu as exportações do país. 2) à incapacidade da indústria brasileira em produzir bens de consumo de qualidade. 3) ao aumento das taxas de juros que inviabilizou os investimentos do capital estrangeiro
4) O Brasil possui 20% da água doce do planeta, razão pela qual apenas o Nordeste apresenta escassez.
4) à falta de reformas sólidas capazes de atrair investimentos de longo prazo.
5) A escassez de água está relacionada à distribuição desigual, ao mau gerenciamento e ao aumento do consumo.
5) ao excesso de privatizações que descapitalizaram o país e inviabilizaram sua economia.
10
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
Questões 44 e 45 Filho de imigrantes russos casado na Argentina Com uma pintora judia, Casou-se pela segunda vez Com uma princesa africana no México.
Rascunho
Música hindu contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso No interior da Bolívia zebras africanas E cangurus australianos no zoológico de Londres. Múmias egípcias e artefatos incas no museu de Nova York. Lanternas japonesas e chicletes americanos Nos bazares coreanos de São Paulo. Imagens de um vulcão nas Filipinas Passam na rede de televisão em Moçambique. DISNEYLÂNDIA, composição do Grupo Titãs e Arnaldo Antunes. Em: CD Titanomaquia, WEA, 1993. Adaptado.
QUESTÃO 44 A análise da letra da música e os conhecimentos sobre a globalização e suas implicações possibilitam inferir: 1)
A globalização tornou o mundo uma “Aldeia Global”, diminuiu as diferenças socioeconômicas e provocou maior integração entre as nações.
2)
O acesso à tecnologia foi democratizado, explicando, assim, o aumento do consumo.
3)
A criação dos blocos econômicos foi uma reação dos países centrais por não aceitar a globalização.
4)
A maturidade econômica das nações foi comprovada pela globalização porque os valores e padrões de comportamento não foram alterados.
5)
As corporações transnacionais aprenderam a transformar em lucro as vantagens comparativas geradas pelas diferenças das economias nacionais.
QUESTÃO 45 A maioria da humanidade vive nas cidades, fato que provoca constantes alterações na organização do espaço. Considerando-se essa afirmação e os conhecimentos sobre urbanização e capacidade de organização da população, é correto afirmar: 1) A hipertrofia do setor terciário constitui uma das características das megacidades. 2) A economia informal constitui a característica primordial das metrópoles regionais. 3) Nos países centrais, a criação das cidades inteligentes objetiva a eliminação da estratificação do espaço. 4) Nas megacidades, a facilidade de intercâmbio entre os diversos grupos sociais tem reduzido, significativamente, a especulação imobiliária. 5) As estatísticas comprovam que quanto maior é a metrópole, menos problemas socioeconômicos ela possui em função da absorção da mão de obra no processo produtivo.
*** UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
11
Rascunho
12
PROVA DE REDAÇÃO •
Instrução
• • • •
Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre quinze e trinta linhas, não ultrapassando os limites da Folha de Redação. Redação com menos de sete linhas não será avaliada. Escreva a sua Redação no espaço reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de Redação, usando, preferencialmente, caneta de tinta preta. Se desejar, coloque um título para a sua Redação. Evite utilizar letra de forma, se assim o fizer, destaque as letras maiúsculas. Será anulada a Redação – redigida fora do tema proposto; – apresentada em forma de verso; – assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique; – escrita a lápis, de forma ilegível, ou não articulada verbalmente; – redigida em folha que não seja a de Redação; – pré-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vários candidatos; – redigida, apresentando cópia, parcial ou integral, dos textos desta prova.
Tema da Redação I. Na copa vemos os torcedores exaltando fé e acreditando pra valer na vitória. Vale tudo para dar uma força ao time brasileiro. O que importa é ver gol, fazer bonito e honrar a pátria. O nacionalismo, inevitavelmente, fala mais alto. Mesmo que passageiro. Há quem discorde dessa badalação toda pela seleção brasileira. “As pessoas se esquecem dos problemas políticos, sociais e econômicos para se voltarem só pra copa, bem em ano de eleição. E passam a ser patriotas por 20 dias somente”, afirma o especialista em negócios internacionais, Vinícius Basso. Para qual lado seguir? Esquecer por alguns dias outros propósitos e se dedicar a ser um grande conhecedor da copa é um erro? No âmbito do julgamento do que é certo ou errado, tudo é uma questão de ponto de vista. Será que são alguns dias que mudam uma pessoa? Curtir a copa é um direito e pode servir como um tempo de folga para esquecer tanto problema que enfrentamos no dia-a-dia. Os deveres de cidadão na política, educação, economia, e em todas as questões sociais devem ser construídos e reforçados ao longo da vida. Não são dias que vão mudar isso, mesmo que seja em época de eleição. A copa do mundo é nossa. Mesmo não querendo botar fé, a gente quer ver a seleção jogar bem, marcar gol e trazer o título. CAMPOS, Thaís. A copa do mundo é nossa. Disponível em: . Acesso em 9 de abr. 2014. Adaptado.
II.
Disponível em: . Acesso em 9 de abr. 2014.
Considerando-se a leitura dos textos de apoio e a sua reflexão sobre o nacionalismo temporário no Brasil,
elabore uma dissertação-argumentativa abordando o seguinte tema: Copa do Mundo como elemento mobilizador do nacionalismo brasileiro: fato positivo ou negativo para o fortalecimento da identidade brasileira? UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Redação
13
Rascunho da Redação
14
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Redação
UCSAL – Processo Seletivo de Prova Escrita – 2014.2 – Prova Objetiva
15