13
PROVA DE GEOGRAFIA
OBSERVE A FIGURA ABAIXO E RESPONDA À QUESTÃO 16.
Escala: 1:160 000
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
QUESTÃO 16 O mapa representa Belo Horizonte e sua divisão administrativa regional. Considerando-se que o ponto A está representado a 5 cm de distância do ponto B, para uma escala de 1:160 000, então a distância real entre esses pontos é de: a) b) c) d)
8 km 0,8 km 16 km 1,6 km
14 QUESTÃO 17 Observe com atenção a fotografia a seguir para responder a esta questão.
OCEANO
LAGUNA
Fonte: http://www.panoramio.com
O litoral brasileiro apresenta uma grande diversidade de paisagens. Dentre essas paisagens sucedem-se ilhas, falésias e restingas dentre outras. Sobre a classificação da paisagem entre as unidades de relevo brasileiras e seu processo de formação, é CORRETO afirmar: a)
b)
c) d)
Sua morfologia ondulada indica a predominância de processos erosivos em sua formação, compondo uma paisagem do planalto atlântico brasileiro. Sua localização entre o oceano e a laguna indica que os processos de deposição formaram uma restinga, compondo uma paisagem da planície litorânea. Sua posição litorânea indica a predominância de processos erosivos compondo uma depressão periférica litorânea. Sua morfologia plana e a presença de praias arenosas indicam a predominância de processos orogenéticos na esculturação do relevo.
15 QUESTÃO 18 Supondo-se que na figura abaixo esteja representada a distribuição altitudinal de tipos vegetacionais em uma área de clima temperado do Hemisfério Norte e tomando-a como referência para interpretação e análise dos deslocamentos espaciais dos ecossistemas e das atividades produtivas, é INCORRETO afirmar:
a) b) c) d)
A floresta mista tenderá a deslocar-se em altitude e posicionar-se em níveis superiores, dado o aumento generalizado de temperatura. A floresta de coníferas deverá deslocar-se para posições mais setentrionais para adequar-se às novas condições climáticas. Os campos e altas pastagens deverão deslocar-se para posições mais meridionais, dado o esperado aumento de precipitação. Os campos de cultivo poderão ocupar áreas maiores ocupadas hoje por grandes extensões florais das florestas de coníferas.
16 QUESTÃO 19 Nos últimos meses, os brasileiros puderam observar a ocorrência de diversos fenômenos meteorológicos que causaram prejuízos de ordem material, perdas de vidas e severos impactos sobre o ambiente em geral. Dentre esses eventos podem-se destacar as enchentes em Santa Catarina e os deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro. Sobre as causas das tragédias e de suas consequências, é INCORRETO afirmar que: a) b)
c) d)
atingem mais severamente populações vulneráveis do ponto de vista social, o que remete a conexões com injustiças ambientais. constituem convergência de fatores socioeconômicos, culturais, geológicos, dentre outros, e geralmente são apenas disparados por fenômenos ambientais. são consequência direta das mudanças climáticas globais que alteram o ritmo, a sazonalidade e o volume de chuva precipitado. possuem conexões políticas, uma vez que o poder do Estado deixa de cumprir parte do seu papel, ora de legislador, ora de fiscalizador do processo de produção do espaço.
QUESTÃO 20 Com o avanço da urbanização no Brasil, houve uma significativa redução do ritmo de crescimento populacional. Tudo indica que organização social e econômica urbana parece não combinar com uma taxa de fecundidade — número médio de filhos por mulher — muito elevada. São fatores que levaram a essa redução em nosso país, EXCETO: a) b) c) d)
as políticas oficiais de controle da natalidade. o acesso mais facilitado aos métodos contraceptivos. a entrada da mulher no mercado de trabalho. o maior custo de criação dos filhos na cidade.
17 QUESTÃO 21 A figura representa os regimes pluviométricos do Nordeste brasileiro. Sobre sua interpretação, é INCORRETO afirmar:
Fonte: Nimer, 1979.
a)
b)
c)
d)
O Nordeste possui grande homogeneidade do ponto de vista do comportamento pluviométrico, sendo caracterizado pela predominância de regime semiárido. O litoral oriental nordestino possui originalidade do seu sistema de chuva em relação a outras regiões tropicais do Brasil, pela sua ocorrência concentrada no período de outono-inverno. O nordeste setentrional possui regime pluviométrico caracterizado pela concentração de precipitação entre os meses de janeiro a maio, relacionados ao equinócio de outono do hemisfério sul. Existe uma zona de transição entre os vários regimes pluviométricos que constitui uma das áreas mais secas da região.
18 QUESTÃO 22 A Autoridade Nacional Palestina solicitou, no dia 23 de setembro, na 66ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o reconhecimento do Estado Palestino com as fronteiras anteriores a 1967, situando a capital na parte oriental de Jerusalém. Na prática, a inclusão da Palestina como membro da ONU dará mais poder político aos árabes nas negociações com Israel, paralisadas há mais de um ano.
Fonte: BBC
Com base na afirmativa, assinale a opção INCORRETA. a)
b)
c)
d)
Há décadas palestinos e israelenses disputam as mesmas terras no Oriente Médio. Em 1947, a ONU propôs a divisão da Palestina entre árabes e judeus, formando dois Estados: Israel e a Palestina. Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel anexou territórios árabes, assumindo o controle da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental, então pertencentes à Jordânia e da Faixa de Gaza, além da Península do Sinai (pertencente ao Egito) e das Colinas de Golan, da Síria. Israel não aceita a proposta apresentada pela Autoridade Palestina, pois ela significaria o fim dos assentamentos da Cisjordânia, onde vivem cerca de 300 mil judeus, além de abrir mão de Jerusalém Oriental, que passaria a ser a capital palestina. A proposta apresentada pela Autoridade Palestina provavelmente será aprovada pela Assembleia Geral, já que tem o apoio de todos os membros do Conselho de Segurança da ONU, em especial dos Estados Unidos da América.
19 QUESTÃO 23 A análise do gráfico ilustra de forma clara alguns aspectos da ordem econômica mundial na atualidade. A afirmativa que melhor expressa o processo representado é:
G-7 BRIC
www.cartanaescola.com.br
a)
b)
c)
d)
O crescimento econômico surpreendente observado nas economias da China e da Índia, a retomada econômica do Brasil e as reformas econômicas na Rússia constituem na atualidade um fator de crise na economia mundial. Uma nova guerra fria se anuncia no cenário geopolítico mundial, tendo como protagonistas os países mais desenvolvidos do mundo em oposição às novas potências econômicas globais: China, Índia, Brasil e Rússia. A economia mundial passa por uma mudança substancial, com a perda do poder relativo das maiores economias do mundo e a ascensão de nações que vêm apresentando rápido crescimento econômico como China, Índia, Brasil e Rússia. Os países subdesenvolvidos caminham para a posição de maiores economias mundiais do século XXI, diante da decadência irreversível das economias mais avançadas do planeta, como os Estados Unidos, Japão e as nações que integram a União Europeia.
20 QUESTÃO 24 Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir dos acordos estabelecidos entre eles e podem ser agrupados em zonas de preferência tarifária, zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercado comum ou união econômica e monetária. O MERCOSUL é atualmente considerado como uma união aduaneira, porque: a)
b)
c)
d)
reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os paísesmembros do bloco. além de reduzir as tarifas aduaneiras entre si, procura estabelecer as mesmas tarifas de exportação e importação, a TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco. além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais e todo tipo de serviços entre os países-membros. além de garantir a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e força de trabalho, promove a unificação econômica e monetária.
QUESTÃO 25 Enquanto o mundo assiste ao crescimento econômico dos BRIC’s, a Europa enfrenta a maior crise econômica do período do Pós 2ª Guerra Mundial. A crise, que tem sua motivação no elevado nível de endividamento de alguns países, coloca em risco o sistema bancário europeu. A saída, segundo os especialistas, reside no socorro financeiro aos governos e instituições financeiras, aliado a uma política de contenção de gastos públicos, com a redução de investimentos sociais e de infraestrutura e privatização de empresas estatais. Enquanto a sigla BRIC foi criada para identificar as economias mundiais com elevado crescimento, forjou-se agora a sigla PIIGS, no idioma inglês, para identificar o grupo de países europeus mais afetados pela crise. Fazem parte do grupo dos PIIGS: a) b) c) d)
Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha Portugal, Inglaterra, Itália, Grécia e Suíça Polônia, Inglaterra, Irlanda, Grécia e Suécia Polônia, Irlanda, Itália, Grécia e Suécia