com base nas reda ções sobre Homofobia

com base nas reda ções sobre Homofobia. Ideia relativa a algo que se repete com tanta frequência que acaba se tornando previs ível dentro de tal conte...

3 downloads 242 Views 2MB Size
com base nas redações sobre Homofobia



Ideia relativa a algo que se repete com tanta frequência que acaba se tornando previsível dentro de tal contexto. É uma ideia já conhecida, que não acrescenta ao texto.



Ex.: o herói sempre derrota o vilão no final.



“É um assunto bastante polêmico.”



“A homofobia cada vez mais está fazendo parte do nosso cotidiano.”



“Os homossexuais são seres humanos como todos os outros.”



“Há muito preconceito em nossa sociedade.”





Ex. inadequado: “Essas pessoas não têm que ter medo porque são pessoas como as outras demais. As pessoas têm que entender o lado das pessoas que são homossexuais.” 4x a palavra “pessoas”



Ex. adequado: “Os homossexuais não têm que ter medo porque são pessoas como as outras/demais. A sociedade têm que entender o lado deles.”



Texto agradável, não repetitivo e coerente



Marcas de oralidade: termos ou expressões comumente usados na fala do dia-a-dia.



Tais marcas devem ser evitadas no texto dissertativo. Um texto requer a linguagem da escrita e não da fala.



Fala: “Então a gente foi lá no banco e acabô com as muié do caixa... Ninguém mandô elas dar o troco errado pra gente!”



Escrita: “Então nós fomos ao banco e reclamamos com as mulheres que ficam no caixa. Afinal, elas nos deram o troco errado.”



“Outro dia encontrei um bando de viados na rua.”



“As pessoas precisam se tocar.”



“Eles ficam soltando a franga.”



“Eles têm que criar vergonha na cara.”



“Esse preconceito é simplesmente ridículo.”



Grupo de ideias similares que se completam ou reunião de uma ideia principal seguida de outras que desenvolvem a central.



O espaçamento de 2 a 3cm designa o parágrafo de um texto.



Não é regra, mas se recomenda que uma redação deve ter, no mínimo, 3 parágrafos (de tamanho razoável, nem muito curto, nem muito extenso, já que o texto tem um mínimo e um máximo de linhas).

Jornais televisivos noticiam frequentemente ataques repentinos à homossexuais – muitas vezes, as vítimas nem pertencem a tal grupo, mas são julgadas e sofrem fisicamente e psicologicamente o preconceito. (...) Independente disso, a homofobia é hoje muito mais do que um medo: é tida como uma doença psicológica que tem causado injúrias e injustiças entre a sociedade. (...) O homossexual é ainda encarado por muitos como algo fora da natureza humana: o Frankenstein do século 21. Porém, a única diferença entre ser homo e hetero é a atração sexual. Homossexuais comem, dormem, sorriam, choram, amam, assim como os heterossexuais. (...) Acredita-se que há muitas maneiras de se evitar que alguém crie essa aversão pelas pessoas homossexuais, tais como: esclarecimento dentro de casa pelos pais, discussão nas salas de aula, palestras, etc. (...)