Culto de Ano Novo Celebramos este culto de Ano Novo em

Culto de Ano Novo → Material necessário: Providenciar pedaços de folha em branco, lápis ou canetas para anotação de preces no momento da mensagem...

564 downloads 657 Views 164KB Size
Culto de Ano Novo → Material necessário: Providenciar pedaços de folha em branco, lápis ou canetas para anotação de preces no momento da mensagem. Providenciar também quatro manchetes de jornal que mostram a violência e o pecado humano, para serem queimadas no momento da confissão de pecados. 1) Acolhida: D. Queridos amigos e amigas! Estamos começando mais um ano. E com ele a esperança da presença e da companhia de Deus nos passos que iremos dar. Vamos nos acolher desejando um feliz ano novo com cumprimentos e abraços. 2) Hino: ♫ Eis, num Ano Novo entramos (HPD – 36). 1. Eis, num ano novo entramos; vem, Jesus, nos acudir! Dá que em fé e amor vivamos, sem temermos o porvir! Nova graça, nova vida seja a todos concedida. 2. Em meus planos e afazeres, Deus, me queiras orientar! Dá que cumpra os meus deveres, obediente e sem tardar! Se eu sair, sai tu comigo, e, ao voltar, sê meu abrigo. 3. Dá-me um ano abençoado, dá que eu possa em paz servir; E perdoa-me o pecado: que não volte a me iludir! Só por ti a minha vida poderá ser redimida. 4. Cristo, atende o meu pedido e concede em teu amor Que eu não seja entristecido por angústias e temor. Vem nas dores confortar-me e da morte libertar-me 5. Que eu termine alegremente o ano que ora comecei; Guia-me com mão clemente; sempre a ti me apegarei. Quando ao fim chegar a vida, teu amor me dê guarida! 3) Voto Inicial:

D. Celebramos este culto de Ano Novo em nome e na presença de Deus Pai Criador, Deus Filho Salvador e Deus Espírito Santo Santificador. T. Amém. D. Nosso socorro vem do Senhor, T. que fez o céu e a terra. 4) Confissão de Pecados: D. Começamos mais um ano onde queremos renovar a nossa força e a nossa fé. Mas, em meio a tantas festas e celebrações de passagem de ano, não podemos nos esquecer de como somos imperfeitos no nosso agir. Na página do ano que viramos, muita coisa não foi resolvida como deveria. É a nossa culpa que pesa diante de Deus. Assim, vamos colocar nas mãos de Deus nosso pedido de perdão: (Depois de cada prece, enquanto canta-se o refrão, leva-se as manchetes para queimar num vasilhame diante do altar). D. (apresentar notícia de violência) Pedimos perdão pela violência familiar. Nos lares, crianças e idosos, mulheres e homens são desrespeitados em seus direitos. A violência física e verbal tira a vontade de viver de muitas dessas pessoas. Por isso, pedimos a Deus: C. ♫ Ouve, Senhor, eu estou clamando, tem piedade de mim e me responde. D. (apresentar notícia de corrupção) A cada ano que passa somos surpreendidos com notícias de corrupção. São notícias de descaso com o dinheiro público em geral. Pecamos quando nos calamos diante dessa situação. Também pecamos quando não fazemos o uso correto do dinheiro e bens que não são nossos. Por isso, pedimos a Deus: C. ♫ Ouve, Senhor, eu estou clamando, tem piedade de mim e me responde. D. (apresentar notícia de agressão ao meio ambiente) Ó Deus, tu nos confiaste a tua criação. Mas, infelizmente, temos visto tantos exemplos de desrespeito para com a natureza. É o mau uso da terra, da água e de todas as demais partes da tua criação. Muitas vezes o desrespeito começa em nossa casa, quando não damos o destino certo para o lixo que produzimos, no mau trato com os animais e vegetais. Por isso, pedimos a Deus: C. ♫ Ouve, Senhor, eu estou clamando, tem piedade de mim e me responde.

D. (apresentar notícia de uso indevido da fé) Pedimos perdão quando a tua Igreja não vive verdadeiramente os teus ensinamentos. Tantos são os exemplos de pessoas que usam a fé para explorar o seu semelhante. Sabemos que um dia teremos que prestar contas de nossos atos. Mas já agora queremos pedir perdão quando nós mesmos não vivemos e praticamos a tua palavra. Por isso, pedimos a Deus: C. ♫ Ouve, Senhor, eu estou clamando, tem piedade de mim e me responde. 5) Absolvição: (Distribuir uma folha branca para cada participante) D. Assim nos diz a carta aos Hebreus no capítulo 8, versículo 12: Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Através deste papel em branco, queremos reconhecer o amor de Deus que supera toda a nossa culpa a ponto de não mais se lembrar do que fizemos. Vamos ficar com este papel em branco nas mãos para simbolizar o perdão de Deus. Adiante usaremos novamente este papel para estabelecer um compromisso neste ano com as pessoas de nossa comunidade. Pelo amor que Deus tem por nós, louvemos o seu nome: 6) Canto: Reunidos aqui (HPD – 337). ♫ Reunidos aqui, só p’ra louvar ao Senhor. Novamente aqui em união. Algo novo há de acontecer, algo bom Deus tem p’ra nós. Reunidos aqui, só p’ra louvar ao Senhor.

2. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: 1. Tu que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós. 2. Tu que tiras o pecado do mundo, acolhe a nossa súplica. 1. Tu que estás à direita do Pai, tem piedade de nós. 2. Só tu és o Santo; 1. Só tu, o Senhor; 2. Só tu, o Altíssimo, 1. Jesus Cristo, com o Espírito Santo, 2. na glória de Deus Pai. Amém. T. ♫ Glória, glória, glória a Deus nas alturas... 8) Oração do dia: T. Querido Deus! Nós te agradecemos porque nos reúnes aqui, como tua comunidade, para nos anunciar a tua palavra. Obrigado por mais esse ano que acrescentaste às nossas vidas, por tristezas que ajudaste a carregar e por alegrias que conosco partilhaste. Em tuas mãos bondosas estão nossos dias e confiamos que tu não nos abandonarás neste novo ano. Vem andar conosco, Senhor, na estrada da vida, para que te sirvamos com fé, esperança e amor. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, teu Filho, que, contigo e com o Espírito Santo, vive e será Senhor de nossas vidas no ano novo. Amém.

7) Glória: D. Glorificamos e exaltamos o Deus que nos perdoa e nos acolhe e não se esquece da sua criação. Cantemos glórias a Deus: T. ♫ Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.

9) Canto: ♫ Senhor, meu Deus (HPD – 254). 1. Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado, contemplo a tua imensa criação, a terra e o mar e o céu todo estrelado me vêm falar da tua perfeição.

1. Senhor Deus, Rei dos céus, 1. Nós te louvamos, 1. nós te adoramos, 1. nós te damos graças,

2. E quando penso quanto Deus me ama que em meu lugar na cruz Jesus sofreu, a gratidão meu coração inflama, pois foi por mim que ele padeceu.

2. Deus Pai, todo-poderoso: 2. nós te bendizemos, 2. nós te glorificamos, 2. por tua imensa glória

T. ♫ Glória, glória, glória a Deus nas alturas... 1. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito;

/: Então minh’alma canta a ti, Senhor: “grandioso és tu, grandioso és tu”. :/

3. Tua palavra veio revelar-me o eterno alvo que devo alcançar. Com tantas bênçãos vens presentear-me: eternamente hei de te louvar. 10) Leitura do Antigo Testamento: Salmo 8.1-9.

D. Por meio de sua palavra, Deus vem a nós e quer, neste novo ano, nos fortalecer na fé. Por isso cantamos: “Pela palavra de Deus” (HPD - 381). T. ♫ Pela palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade,precisamos acreditar. D. Ouçamos as palavras do Salmo 8.1-9 : 1. Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu 2. e é cantado pelas crianças e pelas criancinhas de colo. Tu construíste uma fortaleza para te proteger dos teus inimigos, para acabar com todos os que te desafiam. 3. Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares, 4. que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? 5. No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. 6. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: 7. as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; 8. os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. 9. Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. T. ♫ Pela palavra de Deus .... 11) Leitura da Epístola: Tiago 4.13-17. D. Ouçamos as palavras de Tiago 4.13-17: 13. Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” 14. Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. 15. O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”. 16. Porém, vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. 17. Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

12) Canto: ♫ Quando o povo se reúne (HPD – 336). 1. Quando o povo se reúne para Deus juntos louvar, não se fecha em si mesmo, não esquece de amar. Muitos sofrem pelas ruas e não podem mais lutar. /: O louvor a Deus ensina sua graça partilhar :/ 2. Quando o povo se reúne em silêncio para orar, não só pede por si mesmo; aos pequenos quer lembrar. Deus nos deu a sua vida, mas no mundo ela padece. /: Criação que é destruída é trazida em nossa prece :/ 3. Quando o povo se reúne o Evangelho atento a ouvir, se apercebe que no mundo há mil vozes a iludir. A Palavra desafia, não nos deixa acomodar. /: A mensagem que traz vida aos aflitos quer chegar. :/ 13) Mensagem: D. Estamos iniciando mais um ano. E com ele muita esperança de que o ano novo seja melhor do que aquele que passou. Na página de 2009 escrevemos a nossa história, que ficará registrada para sempre. Aquilo que fizemos, está feito. Isso está registrado na página de nossa história. São os momentos bons, onde nos realizamos com nosso trabalho, com as pessoas que convivem conosco diariamente e conosco mesmos quando temos alegria de viver. Mas, na página do ano que passou também ficaram registradas as marcas de momentos não tão bons: decepções, prejuízos, inimizades, enfermidades, entre tantas outras situações que não nos trazem boas lembranças. Mas elas estão registradas. E o que queremos para o ano de 2010? Esta página ainda está em branco. Leitor 1. Na carta de Tiago, no versículo 14, lemos: “vocês não sabem como será sua vida amanhã...” De fato não sabemos disso com tanta segurança. A comunidade cristã para qual a carta de Tiago foi endereçada também experimentava dias difíceis e de incerteza. Tiago tem a intenção de animar as pessoas para a fé em situações difíceis, marcadas por tentações. E ainda mais: deveriam se perguntar qual seria a vontade de Deus. Leitor 2: A carta faz um alerta para que ninguém se ache melhor ou acima dos outros. Provavelmente, havia naquela comunidade pessoas que se deixavam levar

pela atração à riqueza. Eram ricos comerciantes que buscavam altos lucros em seus negócios (v. 13). Viviam como se não precisassem de mais ninguém e nem de Deus. Leitor 4: Tiago nos ensina a dizer: “se Deus quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo...” Isso quer dizer que nós precisamos ter em mente que aquilo que planejamos ou esperamos realmente seja da vontade de Deus. Este é o pedido que fazemos quando oramos na oração do Pai Nosso: “seja feita a tua vontade”. Fazer a vontade de Deus é acolher a Sua vontade em obediência. Leitor 5: Como lemos no Salmo 8, estamos na condição de criaturas de Deus. Somos dependentes do Criador e, ao mesmo tempo, responsáveis por sua criação. Por isso, é tão importante planejar a nossa vida, levando em conta a vontade de Deus na sua palavra. Não conseguimos ser auto-suficientes. Precisamos colocar a nossa confiança naquele que tem em suas mãos a conta de nossos dias e sabe o que nos reserva o dia de amanhã. Leitor 6: Deus sabe daquilo que precisamos e já não mais precisamos andar ansiosos quanto ao futuro como se tudo dependesse apenas daquilo que nós mesmos construímos. Aqui novamente temos que lembrar a promessa de Cristo no sermão da montanha, conforme Mateus 6.30-34: Todos:“É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: ‘onde é que vamos arranjar comida?’ ou “onde é que vamos arranjar bebida?’ ou ‘ onde é que vamos arranjar roupas?’ Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está nos céus, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”. Leitor 7: Não podemos nos esquecer que, como criaturas de Deus, somos amados por Ele, o Criador. Esse amor de Deus por nós nos faz ver que somos queridos. Isso, por sua vez, nos permite fazer planos e projetar o futuro, principalmente quando passamos por momentos e situações difíceis.

Leitor 8: A nossa fé não pode ficar acomodada, esperando que tudo caia pronto do céu. Como Tiago deixa transparecer em toda sua carta, a fé precisa ser vivida, praticada ou, para usar as palavras de Tiago, precisa manifestar-se em obras (Tiago 2.14s.). Estas precisam ser frutos do amor de Deus por nós que brotam da fé. D. Sendo assim, motivados pelo amor de Deus por nós, quais são os planos e projetos que queremos para 2010? → Sugestão de dinâmica: No início da celebração cada pessoa recebeu um pedaço de papel em branco. Motivar que cada participante escreva neste papel o desejo para o novo ano. As anotações podem ser em forma de preces dirigidas a Deus em oração, considerando a mensagem do texto na carta de Tiago. Quem quiser, pode escrever o seu nome e de sua família. Enquanto as pessoas vão escrevendo, pode-se deixar um fundo musical para motivar à reflexão. Depois, motivar a partilha das preces para as pessoas que se sentirem à vontade para isso. Para encerrar este momento, enquanto canta-se o hino “Os que confiam no Senhor”. Motivar para que cada participante leve o seu pedido junto ao altar, colocando assim este pedido nas mãos de Deus. D. Para encerrar este momento de mensagem, somos fortalecidos com a palavra de Provérbios 3.5 e 6: “Confie no Senhor de todo coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo”. Amém! 14) Confissão de fé: D. Após termos ouvido a palavra de Deus, vamos unidos, confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico: T. Creio em Deus Pai... 15) Hino: ♫ Os que confiam no Senhor (HPD – 229). 1. /: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião. :/ Firmes para sempre permanecem, firmes para sempre no Senhor. Firmes para sempre no evangelho, firmes para sempre no amor:

Os que confiam no Senhor, os que confiam no Senhor! 2. /: Os que esperam no Senhor, suas forças hão de renovar.:/ Sobem como águias para os montes, correm mesmo sem se fatigar, Engajados pelo evangelho, querem suas vidas ofertar: Os que confiam no Senhor, os que esperam no Senhor! 16) Avisos 17) Canto: Ao orarmos, Senhor (HPD – 423). (Enquanto canta-se a música abaixo, cada participante vai até o altar e pega uma folha com os pedidos que foram deixados no momento da reflexão. Observar para não pegar a folha com suas próprias preces). ♫ Ao orarmos, Senhor, vem encher-nos com teu amor, para o mundo agitado esquecer, cada dia tua vida viver. Nossa vida vem, pois, transformar, refrigério p’ra alma nos dar. E agora, com outros irmãos nos unimos aqui em oração. 18) Oração de intercessão: D. Agora, vamos ler em silêncio os pedidos que uma outra pessoa escreveu. Neste momento de silêncio, vamos interceder por esta pessoa e aquilo que foi escrito por ela. Se algum papel estiver em branco, faça a sua prece pedindo pela pessoa que teve o papel na mão. Mesmo não conseguindo escrever, deve ter motivos de intercessão a Deus. Vamos levar esta folha e fazer dela um motivo de oração em nossas casas. Oremos em silêncio. (momento de silêncio) D. Querido Deus: T. Humildemente, chegamos diante de ti neste primeiro dia do ano, reconhecendo que tu és nosso auxílio e socorro bem presente entre nós. E, confiantes em ti, Senhor, clamamos por nosso mundo: • Pela paz de Cristo no novo ano; • Pela superação da violência como meio de resolver conflitos; • Pelas relações entre os povos e nações, para que se fundem no respeito à autonomia e na justiça;

• • • • • • •

Pelo respeito à pluralidade cultural e racial em nosso país; Pelo emprego; Pelas autoridades, para que governem com sabedoria e busquem o melhoramento das condições de vida do povo; Pela saúde das pessoas doentes; Pelas pessoas aflitas quanto ao futuro e aquelas que estão tristes e sós; Pela Igreja em todo o mundo, para que não deixe de anunciar o Evangelho; E tudo mais que temos a pedir e agradecer, incluímos na oração que teu filho Jesus Cristo nos ensinou: Pai Nosso...

19) Bênção: D. Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. Que o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a paz (+). C. Amém. 20) Canto: ♫ Abençoa tu, Senhor. (HPD – 131) Abençoa tu, Senhor, a saída, a nossa entrada, Nosso pão, todo o labor, o descanso na jornada; abençoa-nos na morte, seja o céu a nossa sorte! 21) Envio: D. Certos de que Deus é Senhor de nossas vidas e de nosso futuro, vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. T. Demos graças a Deus!

P. Nivaldo Geik Völz Paróquia em Santa Teresa