IVROS Por Tiaraju Brockstedt L Os grandes clássicos em

Wayne W. Dyer é uma presença constante na lista dos bestsellersda Publisher’s Weekly ... “Seus pontos fracos”, “Sabedoria para todos os dias” e “A ver...

9 downloads 322 Views 469KB Size
2

CORREIO DO POVO Sábado, 13 de dezembro de 2003

LIVROS

LANÇAMENTOS

Tudo pode ser explicado pelo jeito ocidental de matar G UERRAS — Victor Davis Hanson escreveu “Por que o Ocidente venceu – Massacre e cultura da Grécia antiga ao Vietnã” (Bertrand Brasil), projeto abrangente e ambicioso de história militar e cultural. Argumenta que tudo pode ser explicado pelo jeito ocidental de matar. O autor recriou nove confrontos importantes entre exércitos ocidentais e não-ocidentais para explicar a hegemonia ocidental e enumera as características dos exércitos bem-sucedidos.

P OEMAS — “Poemas preferidos pelo autor e seus leitores...” (Bertrand Brasil) é uma edição comemorativa dos 75 anos de Thiago de Mello. O poeta amazonense brinda os leitores com os inéditos “A boca da noite”, “O animal da floresta”, “O vento e a canoa” e “Na manhã do milênio”, além de seus poemas preferidos e os de seus leitores.

E L E I T O R E S — “Direito eleitoral” (Forense), de José da Cunha Nogueira, especifica com objetividade todo o instrumental a ser utilizado no âmbito da Justiça Eleitoral. O livro tem ainda modelos de prática processual no âmbito do direito eleitoral, extraídos do trabalho do autor.

Por Tiaraju Brockstedt

Os grandes clássicos em pequenos volumes Sófocles, Aristófanes, Oscar Wilde. D. T. Bienville e George Woodcock estão entre os grandes autores lançados no Brasil nos pequenos volumes da coleção L&PM Pocket. Donaldo Schüler traduziu diretamente do grego “Édipo em Colono”, de Sófocles. O livro enfoca a figura de Édipo depois que fura seus olhos e sai, cego, de Tebas, ao descobrir que matara o pai e deitara-se com sua mãe. Encenada pela primeira vez em 401 a.C., após a morte de Sófocles, “Édipo em Colono” coloca em cena o desgraçado Édipo e sua filha (e irmã por parte de mãe). Na Antigüidade grega, as comédias eram vistas pelas classes mais cultas como um gênero popular menor, que nada acrescentava ao espírito. Entretanto, a genialidade do poeta ateniense Aristófanes conseguiu suplantar o descaso com que as peças cômicas eram vistas pelos eruditos e várias de suas comédias chegaram até os dias de hoje. “Lisístrata – A greve do sexo” é uma delas. O texto ganhou lançamento pela editora L&PM com tradução de Millôr Fernandes. Na trama, em meio a uma guerra que se prolonga, ceifando a vida de vários dos homens e filhos de Atenas e esvaziando os cofres públicos, as mulheres gregas, lideradas por Lisístrata, decidem fazer o que está a seu alcance, negar os deveres matrimoniais aos seus maridos até que estes assinem um acordo de paz.

S

SABEDORIA DE DIFERENTES ÉPOCAS PARA A SUA VIDA DIÁRIA

L EIS — O enfoque nos aspectos

Escritos, poemas e provérbios dos grandes pensadores dos últimos 25 séculos foram reunidos pelo doutor em Psicologia Wayne W. Dyer no livro “Muitos mestres”, uma publicação do selo Nova Era, da editora Record. Por meio de ensaios breves e originais, o autor norte-americano esclarece o significado e o contexto de cada tema escolhido, aplicando os ensinamentos dos grandes mestres à realidade do mundo moderno. Wayne W. Dyer é uma presença constante na lista dos bestsellers da Publisher’s Weekly e do New York Times. Ele é um dos escritores mais lidos e reconhecidos internacionalmente

processuais da Lei de Improbidade Administrativa e a sistematização de todas as diversas vertentes doutrinárias existentes acerca de todos os pontos polêmicos da lei 8.429/92 são os temas básicos de “Improbidade administrativa” (ed. Forense), de Carlos Frederico Brito dos Santos. O livro apresenta ainda a posição crítica do autor.

E RVAS — Em 1960, o estudante de Antropologia Carlos Castañeda foi pegar um ônibus, numa cidadezinha mexicana, na fronteira com os EUA, e encontrou um índio velho que se apresentou com o nome de Juan Matus. Castañeda fazia pesquisa de campo para o seu mestrado na Universidade de Los Angeles e queria que o índio lhe desse informações sobre plantas medicinais. Esse encontro ganhou uma aura mítica nas últimas décadas, pois dele surgiu, para todos, aquela que é provavelmente a doutrina esotérica mais densa e convincente do século XX. Os fãs do gênero podem aprender mais sobre o tema em “A erva do diabo” (editora Record), de Carlos Castañeda, edição revista e com comentários do autor, em comemoração ao 30O aniversário da edição norte-americana.

De quebra, elas se apoderam do erário, um recurso fundamental para financiar as incursões guerreiras. De Oscar Wilde, entre outros títulos, confira, na coleção L&PM Pocket, “A alma do homem sob o socialismo”. Esse ensaio é uma obra peculiar no trabalho do escritor irlandês, radicado na Inglaterra. Publicado nos periódicos The Fortnightly Review, trata-se de um texto que veio a público no despontar da carreira do escritor, que logo depois seria processado e condenado a dois anos de encarceramento por crimes de natureza sexual. O livro “A ninfomania”, do médico D. T. Bienville, com tradução de Lúcia Leiria, foi publicado pela primeira vez em italiano, na Veneza de 1786. “A ninfomania ou tratado sobre o furor uterino” foi levado ao público como um tratado médico que visava à informação acerca do corpo da mulher, das causas e dos efeitos do chamado furor uterino, de maneiras de combater o mal e receitas medicamentosas, em uma época em que nem de longe a sexualidade feminina era reconhecida. “Anarquistas”, de George Woodcock, ganhou dois volumes: “A idéia” e “O movimento”. Trata-se de obra completa e esclarecedora sobre as origens e a história do movimento anarquista. O livro expõe o pensamento de Proudhon, Bakunin, Godwin, Stírner e Tolstoi, entre vários outros.

NÃO Um dos mestres dos romances de tribunais, Richard North Patterson está de volta com novo bestseller pela editora Record, “Proteger e defender” (“Protect and defend”), novo volume da coleção “Suspense legal”. A legalização do aborto, uma das questões políticas mais polêmicas de nosso tempo, é o tema principal do livro, em que um presidente fictício dos EUA, o democrata Kerry Kilcannon, é um dos personagens principais . Ao assumir a presidência, Kilcannon nomeia uma mulher para a Suprema Corte, Caroline Masters (personagem de outros livros do autor) no momento em que a filha adolescente de um casal de religiosos ligados ao projeto pró-vida, grávida de um feto defeituo-

por conta de seus livros, como “Não se deixe manipular pelos outros”, “Seus pontos fracos”, “Sabedoria para todos os dias” e “A verdadeira magia”. Em “Grandes mestres”, ele contribui com vários insights que podem ser utilizados na vida diária. Propõe aos leitores um projeto de renovação de sua alma, fazendo do livro uma obra de cabeceira. A seleção inclui passagens de Buda, LaoTsé, Confúcio, Jesus Cristo, São Francisco de Assis, Khalil Gibran, Tagore, Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros que transmitem verdades universais sobre a experiência humana.

DEIXE DE LER

so, decide abortar, mesmo contrariando as ordens dos pais. A jovem Mary Ann Tierney, de apenas 15 anos, se vê no centro de uma luta entre pessoas com princípios muito definidos, mas que acabam perdendo os escrúpulos para provarem que estão certas. Tentando manter sua vontade, apesar da tempestade provocada pela imprensa, Mary Ann contrata exatamente uma advogada que já trabalhou com Caroline Masters, que também enfrenta problemas enfrentando os dois homens que sonham em suceder o presidente, Cage, o líder da maioria, e Palmer, seu rival, um herói de guerra e político independente. Ambições e tensões serão todas resolvidas num processo brutal.

ESTANTE Ecologia e animais são os temas em destaque, com obras de várias editoras. ATOL — Luciano Candisani fotografou um maravilhoso refúgio ecológico do oceano Atlântico para compor o belo painel do livro “Atol das Rocas”, publicação da DBA (Dórea Books and Art). Com textos assinados pelo próprio fotógrafo, este é o primeiro livro publicado sobre o deslumbrante lugar, uma das cinco ilhas oceânicas brasileiras e a única classificada como atol, também o único, em todo o vasto oceano Atlântico, abaixo da linha do Equador. AVES — “Observando aves em Londrina”, publicação da editora UEL, é um burilado trabalho de pesquisa realizado por três autores, Peter Walter Westcott (in memoriam), Hernán Fundiño Mariño e Luiz dos Anjos. O livro cataloga uma série das mais diferentes e variadas espécies de aves que podem ser encontradas no Norte do estado do Paraná. AMOR — Autor de diversos outros livros, Euri-

pedes Kuhl escreveu “Animais – Amor e respeito”. Trata-se de uma obra que tem como objetivo principal ensinar aos leitores como se deve tratar com extremo carinho os melhores amigos do homem. O livro é uma publicação da LEB – Editora e Distribuidora, cujo e-mail é [email protected]) ANIMAIS — A Publifolha lançou dois guias dedicados aos animais: “Cuide bem do seu peixe” e “Cuide bem do seu pássaro”. Com o primeiro volume, o leitor pode aprender desde a montagem do aquário à rotina e aos cuidados diários que os seus peixes devem receber. No outro, a tornar a convivência com o pássaro o mais agradável possível através, também, de cuidados rotineiros que devem ser realizados na gaiola.

ASPECTOS — Após um hiato de mais de 30 anos, a Difel traz de volta ao mercado editorial brasileiro o “Dicionário dos animais do Brasil”, composto de um sem-número de verbetes, que discorrem sobre as mais variadas espécies de animais de nossa fauna e levam quem o consulta a uma viagem pelos quatro cantos do território brasileiro. O autor, Rodolpho von Ihering, é zoólogo com sólidos conhecimentos sobre nossa fauna e nossa flora, a formação geológica e climas constituintes dos ambientes ecológicos, que permitem o desenvolvimento da vida animal. Unindo forma e conteúdo, o dicionário apresenta ainda desenhos a bicode-pena e pranchas coloridas com as figuras dos animais tão bem-feitas que parecem reais.