Manuseio de Compressor - Embraco

6 - Empilhar o palete ... 10 - Palete com compressores em caixas individuais ... agressivos, tais como: nØvoa salina, umidade e poeira...

1 downloads 579 Views 625KB Size
Manuseio de Compressor

Índice

Item .................................................................................... Página 1 - Introdução .......................................................................... 02 2 - Remover o palete ................................................................ 03 3 - Deslocar o palete ................................................................ 04 4 - Erguer o palete.................................................................... 05 5 - Movimentar o palete ............................................................ 06 6 - Empilhar o palete ................................................................ 06 7 - Carregamento de caminhão................................................. 07 8 - Transporte de compressores ................................................. 07 9 - Complemento de carga ....................................................... 08 10 - Palete com compressores em caixas individuais...................... 08 11 - Descarga da mercadoria...................................................... 09 12 - Descarregar caminhão jogando as caixas.............................. 09 13 - Devolução para o estoque ................................................... 10 14 - Posição correta para manuseio, transporte e armazenagem .... 10 15 - Armazenagem ..................................................................... 12 16 - Tempo de armazenagem ...................................................... 12

Manuseio de Compressores 01

1 - Introdução O compressor Embraco é um produto resistente tanto no aspecto funcional quanto físico. Mesmo assim, durante as operações de manuseio, transporte e armazenagem, os compressores requerem um tratamento adequado. Os procedimentos adotados na Embraco garantem que os produtos deixam a expedição em perfeitas condições de uso. Por outro lado, quando as operações citadas forem inadequadas, podem resultar em danos irreversíveis ou até inutilização do compressor. Os componentes externos mais comumente danificados estão destacados na figura abaixo. Suporte da Tampa do Relé

Tubos Passadores

Etiqueta de Identificação

Terminal Hermético

Placa Base

• Em qualquer circunstância os compressores devem sempre ficar protegidos contra intempéries, tais como névoa salina, umidade excessiva, poeira e principalmente chuva. 02 Manuseio de Compressores

2 - Remover o palete Recomendamos que a remoção dos paletes do container seja feita da direita para a esquerda sucessivamente, evitando o contato entre as grades intermediárias, conforme indicado na figura abaixo:









Advertência dvertência: O transporte dos containers (marítimo/terrestre/aéreo) pode causar o desalinhamento das embalagens (paletes), ocasionando o risco de queda das mesmas na abertura de suas portas. Manuseio de Compressores 03

3 - Deslocar o palete Por questão de segurança e integridade do produto cada palete deverá ser removido e deslocado individualmente.

Nota: O palete não deve ser arrastado pois esta operação pode causar a quebra ou comprometer a estrutura da base. 04 Manuseio de Compressores

4 - Erguer o palete Ao posicionar os garfos da empilhadeira sob o palete, assegurarse que os mesmos não encostem nos compressores, evitando danificações nos pontos citados na figura da página 2.

• Nunca erguer o palete pela extremidade do estrado com a ponta do garfo da empilhadeira, evitando com isto danos na placa base.

Manuseio de Compressores 05

5 - Movimentar o palete Evitar choque lateral entre os paletes. Estes choques geralmente provocam danificações nos passadores, suporte da tampa do relé, terminal hermético e etiqueta.

6 - Empilhar o palete Assegurar-se que a ponta do garfo da empilhadeira não ultrapasse os limites do pallet. Este cuidado, evitará danos nos compressores que se encontram nos outros pallets. (Profundidade do pallet = 800 mm ou 31,5" (polegadas)).

06 Manuseio de Compressores

7 - Carregamento de caminhão Não pode ocorrer choque entre os paletes durante a operação de carregamento. O posicionamento dos paletes sobre a carroceria do caminhão deve ser feita de forma que não haja contato entre os compressores durante o transporte.

8 - Transporte de compressores No percurso da Embraco até o cliente, a transportadora deve certificar-se que a carga esteja devidamente protegida e amarrada para evitar que os paletes deslizem sobre o assoalho do caminhão ou sofram impactos entre si. No ato da amarração da carga sobre o caminhão, evitar que as cordas tenham contato com as áreas externas do compressor.

Manuseio de Compressores 07

9 - Complemento de carga Quando da necessidade de complementação de carga com outros produtos, a transportadora deve garantir que não haja contato entre estes produtos e os compressores, principalmente se os produtos forem corrosivos.

10 - Palete com compressores em caixas individuais O palete de compressores em caixas individuais deve ser transportado devidamente fixado à carroceria do caminhão, protegido da chuva e umidade. Por menor que seja a distância, as caixas não podem ser transportadas em pilhas sem amarração segura ou soltas no assoalho da carroceria. Ao mesmo tempo deve-se garantir que as cordas de amarração não amassem as caixas de papelão. 08 Manuseio de Compressores

11 - Descarga da mercadoria Os paletes de compressores devem ser descarregados com equipamentos adequados tais como empilhadeira ou paleteira manual.

12 - Descarregar caminhão jogando as caixas Em hipótese alguma os compressores devem ser arremessados durante o descarregamento. O sistema de suspensão do compressor foi projetado para absorver as solicitações de transporte (do compressor e refrigerador) e as vibrações que surgem quando o compressor está em funcionamento. Qualquer outro tipo de impacto, por menor que seja, pode danificar de forma definitiva o sistema de suspensão, inutilizando o compressor.

Manuseio de Compressores 09

13 - Devolução para o estoque Quando ocorrem sobras na linha de montagem, os compressores são geralmente reagrupados para devolução ao estoque. Durante o reagrupamento, deve-se tomar o máximo cuidado para evitar contato/impacto nos pontos frágeis do compressor. Observar ainda que o correto posicionamento sobre o palete evitará o tombamento ou a queda do mesmo durante o deslocamento.

14 - Posição correta para manuseio, transporte e armazenagem Para as operações citadas, a posição correta para o compressor é em pé, apoiado em sua placa base. Isto evita danos possíveis nas partes internas do compressor e mantém o óleo afastado da câmara de sucção.

10 Manuseio de Compressores

• A tabela abaixo indica outras posições aceitáveis para manusear, transportar e armazenar o compressor. A posição marcada com um 'X' não pode ser usada. Esta orientação é válida para o compressor avulso ou após instalado ao sistema de refrigeração.

Compressor

Posição Etiqueta para cima Terminal hermético Etiqueta para baixo Terminal hermético para cima para baixo

Placa base para cima

PW

FF FG

FFI FGI FGV FGS FGT Posição aprovada somente para compressores R 134a e R 600a.

EM EMI

EG

Manuseio de Compressores 11

15 - Armazenagem A distância mínima entre as pilhas deve ser de aproximadamente 40 cm. Assegurar-se que o piso seja regular e resistente suficiente para a armazenagem. (Peso do palete completo @ 950 kg). Observar também que o empilhamento máximo permitido é de 4 paletes.

40 cm

40 cm

16 - Tempo de Armazenagem 16.1 - Compressor 16.1.1- Aspectos Internos: Internamente, o compressor não está sujeito a qualquer tipo de degradação, desde que não haja a violação dos lacres, através da remoção dos tampões de borracha. Se preservados da luz solar, os tampões de borracha apresentam uma vida útil média de 5 anos. Durante este período eles mantêm as características que asseguram o lacre do compressor. 12 Manuseio de Compressores

16.1.2 - Aspectos Externos: Externamente, os compressores reagem de acordo com as condições do ambiente em que estão armazenados. Os compressores devem ser transportados e armazenados em local coberto com proteção lateral, protegidos de agentes agressivos, tais como: névoa salina, umidade e poeira. Obs: A poeira absorve e retém a umidade, acelerando o processo de oxidação. Em ambientes cobertos e não agressivos, espera-se que o compressor não apresente qualquer sinal de oxidação ou outras avarias externas, dentro de um período de 18 (dezoito) meses. Recomenda-se que o compressor seja aplicado antes de completar 18 (dezoito) meses, a partir da data de sua fabricação. 16.2 - Embalagem 16.2.1 - Madeira A embalagem de madeira mantém suas características normais para armazenamento de compressores, por 18(dezoito) meses, a partir da data de fabricação dos compressores que ela contém, desde que mantidas em local coberto, protegido lateralmente e ventilado. 16.2.2 - FFita ita de arqueação O comportamento da fita de arqueação segue os mesmos princípios descritos no ítem 16.1.2, acima. Após o período de 18 meses de armazenamento, sugerimos que se proceda a uma verificação periódica (mensal) para avaliar a integridade dos ítens críticos, tais como a madeira, fita de arqueação e aspectos externos do compressor. Obs: Os compressores e respectiva embalagem que permaneceram por algum tempo no estoque da Embraco, recebem uma inspeção detalhada antes de serem embarcados. Este procedimento assegura que os compressores e embalagem liberados estejam em perfeitas condições. Manuseio de Compressores 13

Soluções/00

Rua Rui Barbosa, 1020 - Caixa Postal 91 89219-901 - Joinville - Santa Catarina - Brasil Fone: 47 441-2121 - Fax: 47 441-2766 http://www.embraco.com.br

Data Agosto/04 - Código 97880 - Revisão 03 - Sujeito a alteração sem aviso prévio prévio..

A Embraco não assumirá qualquer ônus e não concederá garantia àqueles compressores que comprovadamente sofrerem danificações motivadas por manuseio, transporte ou armazenagem indevida.