Tecnologia e meio ambiente - websites.setrem.com.br

2 Texto-base: Tecnologia e meio ambiente 1 2 acessível e configurada para monitorar e 3 4 5 ainda não é opção urgente de governos, empresas, nem...

6 downloads 634 Views 1MB Size
1

2

Texto-base:

Tecnologia e meio ambiente 1 2 3 4 5 6

No horizonte atual da evolução humana, a tecnologia gerada está pronta, acessível e configurada para monitorar e proteger o meio ambiente e boa parte da vida contida nele com eficiência. Porém, a aplicação de todo esse conhecimento produzido, ao longo de décadas, em universidades, centros de pesquisa, laboratórios ainda não é opção urgente de governos, empresas, nem da parte mais importante: a sociedade, que assiste à assustadora popularização de enfermidades fatais.

7 8 9 10 11 12 13 14

E se a maioria soubesse sobre a água que bebe e sobre o ar que respira? Por exemplo, as concessionárias dos serviços de água, tanto públicas quanto privadas, filtram por meio do cloro, no Brasil, ou ozônio, no Exterior, somente a carga orgânica presente, como os micro-organismos. Não removem as temíveis “partículas por milhão”, os quase invisíveis metais chumbo, zinco, cromo, além dos agrotóxicos, cumulativos no organismo e capazes de produzir moléstias graves, destaca o biólogo arquiteto e ex-presidente da Associação Gaúcha de Produção Ambiental Natural (Agapan), Francisco Milanez.

15 16 17 18 19 20 21

Então, provoca ele, e se a maioria soubesse que as toneladas de diesel diariamente queimadas por frotas de ônibus e caminhões nas grandes cidades produzem micropartículas que “agridem e ferem alvéolos do pulmão” justamente nas horas de recomposição do organismo, no sono? Milanez acredita que o conhecimento dessa ameaça mudaria destinos. Talvez poucos escolhessem residir em avenidas, ou teriam esse endereço por um breve período, nunca como espaço definitivo da vida, responde o biólogo.

22 23

Por enquanto, tudo indica, vence ainda a tese do melhor é não saber, não dar importância a rótulos, e comprar sem culpa.

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

Algumas tecnologias, no entanto, mesmo benéficas, são economicamente inviáveis. Refinar a qualidade da água pública com filtros de carvão ativado, por exemplo, dificilmente será agenda das concessionárias desse serviço. O preço do consumidor explodiria ao nível do impagável. Portanto, a mais sensata e barata solução é a tecnologia doméstica. Neste sentido, ajuda muito usar filtro com módulo de carvão, desde que ele seja regularmente trocado. Quanto ao ar, a saída é bem mais cara e difícil. O ideal seria fugir de grandes centros urbanos. Porém, eles concentram empregos e facilidades. É um dilema. Na água, leis em várias cidades dos EUA obrigam companhias a enviar relatório anual aos clientes com análise minuciosa de todos os elementos, inclusive os metais. “Não resolve, mas aumenta com consciência”, avalia Milanez. Fonte: Heron Vidal, publicado no Jornal Correio do Povo de 12/06/2016.

3

1) A partir da leitura do texto base, é possível inferir que: a) a tecnologia pode sempre auxiliar na melhoria social, mas nem todos têm acesso a ela. b) a tecnologia doméstica é uma opção barata, que permite aumentar empregos e facilidades. c) conhecer as ameaças dos centros urbanos conduz a investimentos em tecnologia. d) as enfermidades fatais podem ser evitadas e equivalem ao preço de muitas tecnologias. e) a tecnologia é benéfica à sociedade, mas nem sempre é escolha de quem governa. 2) Os vários argumentos presentes no texto base: a) evidenciam a importância da conscientização e da ação diante da realidade tecnológica e ambiental. b) enfatizam a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços inviabilizando-os. c) criticam os governantes e as empresas por estarem a par da situação e buscando soluções. d) demonstram que é necessário discutir e implementar os projetos relacionados à tecnologia e ao meio ambiente. e) comprovam o descaso que sempre esteve presente nas ações dos governos e das empresas. 3) A palavra em negrito no trecho: “Portanto, a mais sensata solução é a tecnologia doméstica”, pode ser substituída, desde que não haja alteração de sentido, por: a) discreta. b) prudente. c) emotiva. d) estável. e) seleta. 4) No seguinte período: “...a aplicação de todo esse conhecimento produzido (...) em universidades, centros de pesquisa, laboratórios ainda não é opção urgente de governos, empresas, nem da parte mais importante: a sociedade.”, o emprego das vírgulas tem a função de: a) enfatizar expressões. b) evitar ambiguidade. c) separar sujeitos e verbos. d) separar termos de mesmo valor sintático. e) assinalar o vocativo. 5) Na sentença: “Porém, a aplicação de todo esse conhecimento produzido, ao longo de décadas, (...)”, a conjunção pode ser substituída, sem alteração de sentido, por: a) por isso. b) dessa forma. c) contudo. d) bem como. e) porque.

4

6) Em relação à poesia de Castro Alves, somente não se pode afirmar que: (Fonte:http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-castro-alves.htm

a) conciliando ideias de reforma social com os procedimentos específicos da poesia, pode ser considerada a primeira grande poesia social da literatura brasileira. b) classificada como panfletária por muitos críticos, teve como principal objetivo interferir no processo social, mostrando assim que a arte pode ser engajada e conectada com o mundo exterior. c) assume duas facetas distintas: a feição lírico-amorosa, distante da proposta dos poetas ultrarromânticos, por ser permeada por forte sensualidade, e a feição social e humanitária. d) por ter utilizado a literatura como instrumento de denúncia, colocando-a a serviço de uma causa político-ideológica, é considerada como primeira poesia engajada. e) aliava elementos do Simbolismo, tais como o pessimismo, a morte, a poesia metafísica; e elementos do Parnasianismo, como a forma lapidar, o gosto pelo soneto, o verbalismo requintado e a força das imagens. 7) Considerem-se as informações sobre “O Continente” de Érico Veríssimo. I - A obra faz parte da trilogia “O Tempo e o Vento”, em que o autor reconstrói historicamente o passado do Rio Grande do Sul através das sucessivas gerações da família Terra Cambará. II - Apresenta algumas das personagens de maior força da literatura rio-grandense, como é o caso de Ana Terra, Pedro Missioneiro, Bibiana e Capitão Rodrigo. III - No episódio intitulado “A Teiniaguá”, o autor narra a história da terrível Princesa Moura, lenda que Simões Lopes Neto já cantara anos antes e que fora colhida no folclore gaúcho. IV - O passado da família Terra Cambará surge através de uma sucessão de “flashbacks”, abrangendo cerca de 150 anos de história. Está(ão) correta(s): a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 8) O romance de Clarice Lispector: (Fonte: http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/quest.esde81a1204.htm)

a) filia-se à ficção romântica do século XIX, ao criar heroínas idealizadas e mortificar a figura da mulher. b) renova, define e intensifica a tendência introspectiva de determinada corrente de ficção da segunda geração Moderna. c) define-se como literatura feminista por excelência, ao propor uma visão da mulher oprimida num universo masculino. d) prende-se à crítica de costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade urbana em transformação. e) explora até as últimas consequências, utilizando embora a temática urbana, a linha do romance neonaturalista da geração de 30.

5

9) Uma concessionária de serviço de água de uma determinada cidade foi multada, pois nesta água continham índices maiores de micro organismos do que é permitido por lei. A multa aplicada à concessionária foi em proteger uma área próxima de onde acontece a captação desta água. Deve-se cercar totalmente com tela e 3 fios de arame sobre esta tela os lados do terreno, exceto o lado em que faz margem com o rio, conforme figura abaixo. Cada rolo de tela que será comprado possui 1,2 metros de altura e 52 metros de comprimento. Cada rolo de fio de arame possui a mesma quantidade de metros que o rolo de tela.

A quantidade mínima de rolos de tela e de fios de arame que deve ser comprada para cercar esta área é de: a) 8 rolos de tela e 23 rolos de fio de arame. b) 8 rolos de tela e 22 rolos de fio de arame. c) 7 rolos de tela e 23 rolos de fio de arame. d) 7 rolos de tela e 22 rolos de fio de arame. e) 12 rolos de tela e 44 rolos de fio de arame. 10) A concessionária de água do município de Giruípe possui um reservatório de água com capacidade de 900.000 litros para distribuição no município. Uma vez por semana o mesmo precisa ser limpo, toda a água precisa ser retirada. Este escoamento, cujo tempo é de 360 minutos, é feito por seis ralos. A concessionária participou de uma licitação para distribuição de água em um novo município, para isto a mesma necessita construir um reservatório novo com capacidade de 600 m3 para atender a nova demanda. O mesmo precisa ser limpo uma vez por semana também, porém isso precisa acontecer em 240 minutos. Sabe-se que os reservatórios serão limpos sempre quando estiverem completamente cheios, sendo que ambos possuem a mesma capacidade de escoamento. O número de ralos que este novo reservatório deverá ter para escoar toda água é de: a) 8 ralos. b) 9 ralos. c) 6 ralos. d) 5 ralos. e) 4 ralos. 11) Uma empresa de transporte urbano possui um reservatório de diesel, liberado pela FEPAM e demais órgãos responsáveis em seu pátio, localizado a 2.859 metros do centro da cidade. Este reservatório dura aproximadamente uma semana suprindo todos os coletivos da referida empresa, que possui, trabalhando semanalmente (segunda a segunda), em média 28 coletivos; estes funcionam 24 horas por dia, em diferentes rotas e horários, suprindo toda a demanda populacional do município. Sabe-se que, diariamente, cada coletivo consome dois tanques, cada um com 180 litros de diesel. Considere-se que o tanque tem forma cilíndrica, cujo diâmetro é de 8 metros e cuja altura é de 6 metros (3,14 para π), nunca pode ser esvaziado completamente, pois pode estragar a bomba de sucção (no tanque sempre deverá ser mantida 15% de sua capacidade). Dessa forma, o combustível existente no mesmo dura aproximadamente o período de:

6

a) 20 semanas. b) 22 semanas. c) 30 semanas. d) 27 semanas. e) 25 semanas. 12) O texto base traz nas linhas 15 a 18 a seguinte informação: “Então, provoca ele, e se a maioria soubesse que as toneladas de diesel diariamente queimadas por frotas de ônibus e caminhões nas grandes cidades produzem micropartículas que ‘agridem e ferem alvéolos do pulmão’ justamente nas horas de recomposição do organismo, no sono.” Para tentar diminuir um pouco a ação prejudicial que acontece ao se exalar esta poluição, uma empresa da região central do RS produz, em um certo ano, oito mil unidades de um ônibus ecologicamente correto. A mesma empresa projeta um aumento anual de produção deste ônibus de 50%. Considerando estas informações, a produção anual da empresa será de 40.500 unidades no período de: a) 3 anos. b) 5 anos. c) 6 anos. d) 4 anos. e) 2 anos. 13) No intuito de economizar energia elétrica, uma pessoa resolve trocar as suas lâmpadas fluorescentes compactas de 15 W por lâmpadas de LED de 10 W que iluminam igualmente o ambiente. Fazendo um comparativo mensal entre as diferentes lâmpadas, utilizando durante o mesmo tempo, 120 horas no mês, a pessoa constatou que: a) a lâmpada de LED consome 1,2 kWh de energia ao mês. b) a lâmpada fluorescente compacta consome 18 kWh de energia ao mês. c) a lâmpada de LED consome a metade da energia consumida por uma lâmpada fluorescente compacta. d) a lâmpada fluorescente compacta consome um terço a mais de energia se comparada com a lâmpada de LED. e) ambas as lâmpadas consomem a mesma quantidade de energia, visto que ficam ligadas durante o mesmo tempo. 14) A inversão térmica é um fenômeno natural em que camadas de ar frio, próximas à superfície, não conseguem transpor e ascender através das camadas de ar quente. Nos grandes centros urbanos, o fenômeno da inversão térmica traz um complicador que é o fato da poluição ficar mais próxima à superfície, misturada ao ar frio, causando doenças respiratórias, intoxicações e irritações nos olhos, entre outros problemas. A dificuldade da convecção do ar entre as camadas de ar quente e frio, na inversão térmica, é devida: a) à menor densidade do ar frio em relação ao ar quente. b) à igualdade entre as densidades das camadas de ar quente e frio. c) à maior densidade do ar frio em relação ao ar quente. d) aos poluentes que, misturados ao ar, fazem com que a camada de ar frio fique menos densa. e) ao bloqueio que os poluentes produzem entre as camadas de ar impedindo a mistura entre elas.

7

15) A telefonia celular, tecnologia amplamente difundida, faz uso de ondas que podem se propagar, inclusive na ausência de meio material, na sua transmissão. Este tipo de onda é: a) de natureza mecânica. b) do tipo longitudinal e pode ser polarizada. c) do tipo longitudinal e não pode ser polarizada. d) do tipo transversal e não pode ser polarizada. e) de natureza eletromagnética. 16) Um automóvel do tipo “zero quilômetro” contém a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) mostrada a seguir:

Os valores do litro da gasolina e etanol são, respectivamente, R$ 3,40 e R$ 2,50 e são feitas as afirmações a seguir. I - Nas condições abordadas é mais vantajoso financeiramente utilizar a gasolina como combustível, seja o veículo utilizado na cidade ou na estrada. II - O etanol é uma substância polar possuindo um grupo hidroxila. III - A gasolina é constituída, em sua maioria, por hidrocarbonetos. IV - Em termos de poluição ambiental por CO2, o etanol (produzido a partir da cana-deaçúcar) é mais poluente que a gasolina. Estão corretas: a) II e III. b) I e IV. c) I, II, III e IV. d) I, II e III. e) III e IV.

8

17) O efeito estufa tem causado grande preocupação para os ambientalistas. O aumento da temperatura global apresenta consequências bastante desastrosas para a natureza (fauna e flora) e mesmo para o ser humano. Os combustíveis apresentam uma parcela de contribuição para o aumento da concentração do gás CO 2, que é um dos principais gases causadores do efeito estufa. Os principais combustíveis utilizados na indústria automobilística são a gasolina (C8H18), o óleo diesel (C16H34 predominantemente) e o gás natural (CH4), que são de origem fóssil, e o etanol (C2H5OH), que tem como uma das suas fontes a cana-de-açúcar. O querosene (origem fóssil, predominantemente C12H26) é utilizado como combustível em aeronaves. A seguir estão as reações de combustão desses combustíveis; observe-as. Gasolina  C8H18(ℓ) + O2(g)  CO2(g) + H2O(v) Óleo Diesel  C16H34 (ℓ) + O2(g)  CO2(g) + H2O(v) Gás Natural  CH4 (g) + O2(g)  CO2(g) + H2O(v) Etanol  C2H5OH (ℓ) + O2(g)  CO2(g) + H2O(v) Querosene  C12H26 (ℓ) + O2(g)  CO2(g) + H2O(v) Considerando uma massa de 1Kg de cada combustível, o maior contribuinte para o efeito estufa é (Dados: massas molares: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol.): a) gasolina. b) óleo diesel. c) gás natural. d) etanol. e) querosene. 18) Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E, ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”. O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores. Esses efeitos podem ser causados por: I - liberação desenfreada de gases estufa. II - destruição da camada de ozônio. III - uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas. IV - desmatamento e queimadas. Os fatores que contribuem para o agravamento dos problemas estão citados em: a) I, II e III. b) II e III. c) I e IV. d) II e IV. e) I, II, III e IV.

9

19) Na linha 15 do texto base o autor afirma que "as toneladas de diesel diariamente queimadas por frotas de ônibus e caminhões nas grandes cidades produzem micropartículas que agridem e ferem os alvéolos do pulmão". Sabe-se que os alvéolos pulmonares são importantes, pois desempenham a função de promover: a) trocas gasosas com o sangue, absorvendo O2 do sangue venoso e disponibilizando CO2 para o sangue arterial, através do fenômeno conhecido como Hematose. b) trocas gasosas com o sangue, absorvendo CO2 do sangue venoso e disponibilizando O2 para o sangue arterial, através do fenômeno conhecido como Hematose. c) a silicose, doença causada pelos ribossomos devido à agressão nos alvéolos pulmonares. d) trocas gasosas com o sangue, absorvendo CO2 do sangue venoso e disponibilizando O2 para o sangue arterial, através do fenômeno conhecido como Apoptose celular. e) o transporte de O2 para as células. 20) Sabe-se que a cada ano as pesquisas envolvendo vegetais apontam para a importância sobre o conhecimento e preservação das espécies. Citando três exemplos: um grupo de pesquisadores extraiu um princípio ativo, extremamente eficiente no combate a um determinado tipo de câncer, do androceu de um vegetal. Outro grupo de cientistas obteve, de um grupo de vegetais avasculares, uma fragrância para perfumes. Já um terceiro grupo identificou, nos soros de uma planta, enzimas muito úteis para estudos biotecnológicos. A alternativa que contém, respectivamente, os grupos vegetais com as características é: a) Angiosperma, Briófita e Pteridófita. b) Monocotiledôneas, Talófitas e Briófitas. c) Pteridófitas, Talófitas e Gimnospermas. d) Gimnospermas, Pteridófitas e Talófitas. e) Dicotiledôneas, Gimnospermas e Pteridófitas. 21) "O declínio dos polinizadores é, provavelmente, um dos temas que mais intriga a comunidade científica no mundo, por não haver uma razão única. É certo, entretanto, que as múltiplas causas têm, comprovadamente, grande interdependência entre elas. Agrotóxicos, desmatamento, queimadas, doenças, ácaros, mudanças climáticas, déficit nutricional estão entre as inúmeras causas do desaparecimento ou morte das abelhas." (http://www.semabelhasemalimentos.com.br). É correto afirmar que: a) o desaparecimento das abelhas não afetaria em nada a produção de alimentos, bem como a polinização. b) as abelhas são mortas única e exclusivamente pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. c) sem abelhas, tanto a renovação das matas e florestas, como a produção mundial de frutas e grão ficariam comprometidas. d) nas cadeias alimentares, as abelhas são muito importantes pois podem ocupar diferentes níveis tróficos, podendo inclusive ser consideradas como produtores. e) o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade não sofreriam nenhum impacto, o que não afetaria os seres humanos.

10

22) No dia 31 de outubro de 2017, a Reforma Protestante, que mudou a religiosidade e a sociedade europeia a partir do século XVI, estará completando 500 anos. O principal líder e o marco que faz o início da Reforma é: a) Antônio de Anchieta, e sua morte na fogueira pela inquisição espanhola. b) Martinho Lutero e a divulgação das 95 teses. c) Papa Bento XII e o início da cobrança das indulgências. d) Leonardo Boff e a divulgação da Teologia da Libertação. e) Ignácio de Loyola e o início da Guerra dos Protestantes. 23) A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em 1760, teve um grande impacto na sociedade e no meio ambiente em que ela se desenvolveu devido às novas tecnologias utilizadas para a produção. É característica da Primeira Revolução Industrial o uso de: a) eletricidade, como matriz energética, e aço, como matéria prima. b) carvão vegetal, como matriz energética, e cobre, como matéria-prima. c) derivados do petróleo, como matriz energética, e aço, como matéria prima. d) carvão mineral, como matriz energética, e ferro, como matéria-prima. e) força eólica, como matriz energética, e estanho, como matéria-prima. 24) A industrialização no Brasil tomou força durante governo do presidente Juscelino Kubitschek, em que houve um grande estímulo às indústrias: a) multinacionais de bens de consumo durável (automóveis, eletrodomésticos). b) leves de bens de consumos não duráveis (alimentos, têxteis). c) de base (aço, mecânica). d) de beneficiamento de commodities (soja, açúcar). e) nacionais, barrando a entrada de empresas estrangeiras. 25) Sobre o cuidado com o ambiente, pode-se afirmar que: a) as intervenções humanas no clima do Polo Sul são mais intensas do que em qualquer outra parte da Terra. b) o desmatamento e as queimadas são fatores que reduzem a absorção e aumentam a emissão de gás carbônico na atmosfera. c) os diferentes climas da Terra não possuem caracterização própria, por isso não têm inferência no ambiente. d) quando as queimadas serão eliminadas, o processo de aquecimento global será detido. e) as modificações ambientais provocadas pelo homem não afetam o planeta todo, apenas a sua região. 26) Sobre a qualidade e disponibilidade de água na Terra, pode-se afirmar que: a) as águas subterrâneas são sempre potáveis e livres de contaminação proveniente da superfície. b) o rompimento de tanques combustíveis de postos não contamina as águas, pois são construídos em profundidades adequadas. c) o crescimento da população mundial não tem aumentado o consumo de água, como se previa. d) as fontes de água doce, as mais vitais para os humanos, são as que mais recebem poluentes. e) a distribuição das reservas de água no planeta não é significativamente desigual, pois o índice de chuvas é bem regular, inclusive podendo ocorrer nos desertos.

11

27) Sobre o consumo mundial, considerem-se as seguintes proposições. I – Os países desenvolvidos industrializados respondem por um consumo cada vez menor de matéria prima, energia e alimentos, por abrigar uma pequena parcela da população. II – Se os dois terços da população da humanidade que vivem em condições de pobreza ou miséria tivessem o mesmo padrão de consumo dos países ricos, em breve haveria a regeneração ambiental. III – Caso os padrões de consumo fossem estendidos com igualdade a toda a humanidade, a demanda por matérias-primas e energia e a produção de lixo levariam a agressões ambientais insustentáveis. Está (ão) correta (s): a) I, II e III. b) I e III. c) I e II. d) II e III. e) apenas a III. Língua Inglesa 28) The text can be classified, according to its discourse, as: a) narrative. b) informative. c) descriptive. d) argumentative. e) scientific. 29) According to the text, it can be understood by the author that: a) technology is good to society, but it’s not always chosen by them who is in charge. b) technology can help in social benefits, but it’s not accessed by everyone. c) home technology is a cheap option, which allows increasing jobs and facilities. d) knowing threats in urban areas lets to investments in technology. e) fatal diseases can be avoided and they are worth as some technology. 30) The opposite of the adjective “useful” (line 24) as it is used in the text is: a) heavy. b) useless. c) beneficial. d) wasteful. e) deep.

12

Língua Espanhola 28) La alternativa que presenta tres palabras acentuadas por la misma regla de “sofá” es: a) médico - como - policía. b) indagación - almacén - exponía. c) trágico - creó - expresó. d) café - cajón - canapés. e) irritación - plasmó - niña. 29) La manera CORRECTA de separar las palabras DESPRECIO y CACHORROS es: a) des-pre-cio/ca-cho-rro. b) des-pre-ci-o/ca-cho-rro. c) des-pre-cio/ca-chor-ro. d) des-pre-ci-o/ca-chor-ro. e) des-precio/ca-chor-ro. 30) Las palabras “pronta” (línea 1), “sono” (línea 18) y “qualidade” (línea 25) pueden ser traducidas sin cambiar el sentido, respectivamente, por a) pruenta - sueño - calidad. b) pruenta - soño - calidad. c) lista - sueño - calidad. d) lista - soño - cualidad. e) pruenta - sueño - cualidad. Língua Alemã 28) Haben Sie schon mit dem Vermieter gesprochen? Ja, ich habe ihn gestern _______________ a) angeruft. b) geangeruft. c) geangerufen. d) angerufen. e) geruft. 29) Wo ist mein Buch? Das liegt auf ______ Tisch. a) dem b) der c) die d) den e) das 30) Was machst du morgen Abend? Ich gehe _____ meiner Freundin ins Kino. a) für b) um c) mit d) ein e) ohne

13

14

15

PROVA DE REDAÇÃO

Considere o tema focalizado no texto a seguir como proposta a sua redação. Leia os temas propostos a seguir e analise as ideias nele contidas. Com base nessas ideias, faça uma DISSERTAÇÃO em que você exponha seus pontos de vista e conclusões. Estruture sua redação com objetividade, clareza e unidade de pensamento. Será anulada a REDAÇÃO apresentada em forma de verso; que se afaste da proposta do tema e escrita totalmente ilegível. A dissertação deve ter a extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular. - Escolha apenas um dos temas sugeridos. - Não faça transcrições do texto, pois o essencial é o seu próprio posicionamento. - Escreva um título para o texto. - Redija com letra legível. - Evite rasuras, espaços exagerados, letras muito grandes ou pequenas. TEMA 1: “A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandhi

TEMA 2: Em tempos de instabilidade política, econômica e social, segundo Cláudio Lamachia, “O Brasil precisa de menos confronto e mais encontro”.

TEMA 3: Movimentos sociais se referem a ações coletivas de grupos organizados que objetivam mudanças sociais. No entanto, o que se vê hoje é o avanço do comportamento agressivo, impensado e violento em muitas manifestações coletivas.

16

Tolerância 1 2 3 4 5 6

São inúmeros os problemas enfrentados pela sociedade brasileira em momento tão sensível, em especial nos campos político e econômico, causados pelo declínio dos padrões éticos e morais de agentes públicos, que não têm honrado os votos que os elegeram. Em meio a tantas dificuldades, nota-se com cada vez mais frequência o tensionamento das relações entre a sociedade, dividindo um país que precisa neste momento de pacificação e, sobretudo, união.

7 8 9 10 11 12 13 14

São comportamentos cada dia menos tolerantes, carentes sobretudo de equilíbrio e temperança. Não podemos – coletiva ou individualmente – submergir às profundezas da arrogância, do preconceito e dos prejulgamentos. O que se vê com cada vez mais frequência é o avanço do comportamento agressivo, que traz consigo muita indignação com os rumos do país, seja com a sequência de escândalos de corrupção ou com a sensação de impunidade para os envolvidos. No entanto, ainda que a indignação e o clamor por punição sejam sentimentos justos, não podemos permitir que eles sejam contaminados pelo justiçamento e preconceito.

15 16 17 18 19 20

Assim como Georges Burdeau afirmava que “os males da democracia só se curam com mais democracia”, é preciso que se perceba o quanto antes que, para termos justiça e paz, precisamos colocar ambos em prática, respeitando os seus princípios. Um dos pressupostos fundamentais do regime democrático é justamente a divergência de opiniões e a convivência saudável entre os que defendem pontos de vista opostos.

21 22 23 24 25

Tolerância não é concordar com a opinião oposta, mas respeitá-la. Esse equilíbrio evitaria a imensa maioria de atos de verdadeiro linchamento que estamos presenciando, por exemplo, na internet, em que as pessoas parecem ter perdido completamente os limites, distribuindo muitas vezes opiniões que extrapolam os níveis aceitáveis da convivência.

26 27 28 29

São grosserias e muitas vezes mentiras compartilhadas aos milhares, manchando reputações, por pessoas que, movidas pela ignorância e covardia, estão transformando uma ferramenta extraordinária em um ambiente cada vez mais fértil para quem vê na desordem uma forma de diversão.

30 31 32 33

Cada um de nós precisa urgentemente praticar com ainda mais empenho a força da serenidade e da temperança, para que o ódio insano não nos transforme definitivamente em uma sociedade sem esperança e com um futuro nebuloso como destino. O Brasil precisa de menos confronto e mais encontro. Fonte: Claudio Lamachia, advogado e presidente nacional da OAB, publicado na ZH de 19/09/2016).

17

Folha Rascunho da Redação - VESTIBULAR 2017 SETREM