REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL - Prof. Flaverlei

Regência Verbal •A relação de ... Regência Nominal É a relação de dependência entre o nome e o termo regido. Há nomes que admitem apenas uma preposiçã...

59 downloads 604 Views 1MB Size
Prof. Flaverlei A. Silva

REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL

Prof. Flaverlei A. Silva

Preposição É a palavra relacional, ou seja, que liga duas outras palavras entre si, de modo que o sentido da primeira é completada pela segunda. As preposições subdividem-se em dois grupos: Essenciais

Acidentais

A, ante, após até, com, contra, de, desde, Como, conforme, durante, fora, mediante, em, entre, para, perante, por (per),sem, segundo, senão, visto sob, sobre, trás

Às vezes, a relação entre duas palavras é estabelecida por uma expressão, e não por uma única palavra. Quando isso ocorre, a expressão é denominada locução prepositiva. Algumas locuções prepositivas Abaixo de, a fim de, acerca de, acima de, além de, antes de, por causa de, ao lado de, a par de, a partir de, apesar de, através de, defronte a, de acordo com, dentro de, em favor de, em frente de, em lugar de, em vez de, para com, até a, perto de...

Prof. Flaverlei A. Silva

Atenção! Não confunda locução prepositiva com locução adverbial. A locução adverbial nunca tem preposição no final, e sim no início da locução. Viam de perto o fenômeno da pororoca. (Loc. Adv. Modo) O fato ocorreu perto de sua casa. (Loc. Prep.)

Valores das preposições: Prep. Relação de sentido

Exemplos

A

Lugar Modo Distância Tempo Direção

Roupas coloridas secavam ao sol. Ali as coisas eram ditas a meia voz. Moro a dez quilômetros da cidade. À chegada do promotor, fez-se silêncio. Vou a Brasília, amanhã.

Com

Causa Companhia Instrumento Modo Oposição

Com a seca, o gado começou a morrer. Ele foi à Europa com alguns amigos. O lenhador cortou a árvore com o machado. Todos o tratavam com respeito. Logo, o Brasil jogará com a Holanda.

Prof. Flaverlei A. Silva Prep.

Relação de sentido Exemplos

De

Lugar Causa Tempo Assunto Posse

Meus amigos voltaram ontem do Pantanal. Todo o rebanho morreu de fome e sede. De madrugada, começou um temporal. Em nossas conversas, falamos de futebol. Reformaram a casa de Fernando.

Em

Lugar Tempo Modo

Ele sempre quis morar em uma praia. Em meia hora terei terminado o trabalho. Ela exigiu que ficássemos em silêncio.

Para

Finalidade Lugar (de destino) Direção

Toda a cidade foi enfeitada para a festa. Você deseja voltar para sua terra natal? Vou para a praia.

Por

Lugar (por onde) Tempo Causa

A caravanaApassava por trilhas perigosas. Ele trabalhou por dois anos como garçom. Por ser jovem, julgavam-no irresponsável.

Sobre

Assunto Lugar

Raras vezes conversamos sobre política. A velha árvore caiu sobre a pequena casa.

Prof. Flaverlei A. Silva

Combinação – Ocorre quando a preposição se liga a outra palavra sem sofrer redução:

Prof. Flaverlei A. Silva

Contração – Ocorre quando a preposição se une a outra palavra sofrendo redução:

Prof. Flaverlei A. Silva

Atenção! 1. A preposição per, que equivalia a por no português antigo, hoje só é usada na contração com os artigos ou pronomes a, o, as, os, resultando em pela, pelo, pelas, pelos. 2. Na união da preposição a com o artigo a, ou com os pronomes demonstrativo a, aquele, aquela, aquilo, ocorre um tipo de contração chamada crase, que é indicado, na escrita, pelo acento grave.

Prof. Flaverlei A. Silva

Regência Verbal • A relação de dependência entre os termos e seus

complementos é chamada regência. Há termos que completam verbos, nesse caso temos regência verbal. Existem termos regentes(ou subordinantes) – que são aqueles que exigem complemento; e termos regidos(ou subordinados) – que completam sua significação. Um termo pode ser, ao mesmo tempo, regente e regido.

Prof. Flaverlei A. Silva

• Veja estes exemplos:

• Em cada uma das frases anteriores, o verbo ensinar apresenta uma regência

diferente ligando-o aos seus complementos. Na última frase ele não pede complemento porque é intransitivo.

Prof. Flaverlei A. Silva

Muito importante!!!

Dependendo da regência, os verbos podem ter até significado (semântica) diferente.

Alguns deles:

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva

Regência Nominal É a relação de dependência entre o nome e o termo regido. Há nomes que admitem apenas uma preposição na regência. Outros, mais de uma. * Acessível a Este cargo não é acessível a todos. * Acesso a, para Este caminho dá acesso à rodovia. O acesso para a Região dos Lagos está difícil. * Acostumado a, com O pai estava acostumado a ouvi-lo. Ficou acostumado com o barulho da rua.

Prof. Flaverlei A. Silva

Adaptado a O empregado não está adaptado a estas mudanças. * Afável com, para com Mostrou-se afável com o inspetor. Tinha um jeito afável para com as visitas.

Aflito com, por Continuo aflito com sua demora. O cliente estava aflito por saber o diagnóstico. * Agradável a, de Sua saída não foi agradável à equipe. Era agradável de ver os dois juntos.

Prof. Flaverlei A. Silva

Alusão a O professor fez alusão à prova final. Amor a, por Tinha grande amor à carreira. Ela demonstrava amor por dança.

Ânsia de, por Sentiu ânsia de sair do local. O jovem revelou ânsia por voltar ao país. * Antipatia a, por Nem todos tinham antipatia à escritora. A moça sentiu antipatia por ele.

Prof. Flaverlei A. Silva

Apto a, para Considero-o apto a ajudá-lo. Tornou-se apto para exercer o cargo. * Atenção a, com, para com Não deu atenção a ninguém. Sua atenção com todos é admirável. Tenha atenção para com os mais velhos. * Atento a, com O motorista continua atento à sinalização. É bom estar atento com questões desse tipo. Aversão a, por Meu filho sempre teve aversão à política. Era evidente sua aversão por lugares altos.

Prof. Flaverlei A. Silva

Benéfico a, para O remédio foi benéfico à sua saúde. A reforma foi benéfica para todos. * Capacidade de, para O advogado tinha capacidade de defender o réu. Sua capacidade para negociar era notável.

Certeza de, em A certeza de vê-lo animou-a. Havia certeza em sua fala. Constituído de, por O poder era constituído de grande líderes. A população paulista está constituída por vária raças.

Prof. Flaverlei A. Silva

Curioso de, para Este quadro é curioso de ver. Estávamos curiosos para vê-lo. Devoto a, de Meu grupo continua devoto a Pink Floyd. A tia era devota de Nossa Senhora.

* Dúvida em, sobre A dúvida em recebê-lo era bem visível. Anotou as dúvidas sobre a questão Empecilho a, para Não há empecilho a sua permanência. Não encontrou empecilhos para ajudar no caso.

Prof. Flaverlei A. Silva

Favorável a O dirigente foi favorável à convocação do atleta. Generoso com O público foi generoso com o artista. * Gosto de, em Sempre teve gosto de participar. Não fazia gosto em casá-la cedo. * Grato a Continua grato a todos os amigos. Guerra a, com, contra, entre Prolonga-se a guerra à Iugoslávia. Não houve mais guerra com armas químicas. Iniciaram a guerra com os inimigos. Houve guerra entre países vizinhos.

Prof. Flaverlei A. Silva

Horror a, de Tinha horror a salada de alface. O horror de ficar na miséria era constante. * Igual a, para Este computador é igual àquele. O tratamento aqui é igual para todos. Imbuído de, em Sentiu-se imbuído de responsabilidade. Parecia imbuído em puros sentimentos. Impróprio para O filme era impróprio para menores de quatorze. Junto a, com, de O recibo segue junto à última remessa de livros. Junto com o material, encontrei este documento. O cão só ficava junto de seu dono.

Prof. Flaverlei A. Silva

Liberal com O chefe era liberal com os empregados. * Necessário a, para Uma pausa é necessária à nossa recuperação. A medida foi necessária para acabar com o conflito. Oportunidade de, para Não houve oportunidade de conhecê-la melhor. A oportunidade para falar já passou.

Passível de O programa é passível de mudanças. * Preferível a Tudo era preferível à sua queixa.

Prof. Flaverlei A. Silva

Propenso a Ele estava propenso a colaborar conosco. Próprio de, para Tal atitude não é própria de pessoa educada. Esse alicate não é próprio para cortar fios. Próximo a, de Vivia próximo ao centro da cidade. Próximo de Amanda estava meu primo.

* Respeito a, entre, para com É necessário o respeito às leis. Existe respeito entre pai e filho. Notava-se seu respeito para com as pessoas carentes.

Prof. Flaverlei A. Silva

Rigoroso com, em Foi sempre rigoroso com a família. Sejamos rigorosos em questões de linguagem.

* Saudade de, por A saudade de casa fê-la voltar logo. Morria de saudade por sua mãe. Segurança de, em Dei-lhe a segurança de minha palavra. Havia segurança em seu andar. * Sito em O apartamento sito em Brasília foi vendido.

Prof. Flaverlei A. Silva

* Situado em A loja está situada na avenida Brasil. Temor a, de Seu temor a Deus era evidente. O temor de atrasar tornou-a ansiosa.

Vizinho a, de O parque fica vizinho ao meu prédio. Sua sala é vizinha da nossa.

Prof. Flaverlei A. Silva

Referência • Gramática em textos – Leila Lauar.