Notas de Aula (Resumo) – 6a Série Capítulo 7 – Cuidado com essas doenças
1. Formas de contaminar o solo: ⇒ Através de fezes humanas; ⇒ Organismos que se encontram no lixo ⇒ Através de fezes de cães e gatos que contaminam o solo e podem causar doenças. 2. Doenças transmitidas pelo solo contaminado: 2.1 Tétano: ⇒ Doença causada por bactéria presente no solo. ⇒ É transmitida aos seres humanos através de objetos sujos de terra com a bactéria causadora do tétano. ⇒ Sintomas: dor de cabeça, febre, rigidez nos músculos, como os da nuca, do pescoço e da mandíbula. ⇒ Prevenção: uso da vacina antitetânica; evitar o contato direto com solo contaminado com fezes de animais herbívoros; em caso de suspeita de contaminação, deve-se limpar imediatamente o ferimento com água e sabão e desinfetar com água oxigenada, e tomar soro antitetânico (que tem ação imediata). 2.2 Amebíase: ⇒ Doença causada por um tipo de ameba. ⇒ É transmitida ao ser humano através de alimentos e água contaminada com a ameba. ⇒ Sintomas: dores na região da barriga, diarréias, feridas nas paredes do intestino. ⇒ As amebas são eliminadas com as fezes das pessoas contaminadas. Se não houver instalações sanitárias adequadas, essas fezes acabam contaminado o solo, água e alimentos. ⇒ Prevenção: fazer exames de fezes regularmente; boas instalações sanitárias. 2.3 Toxoplasmose: ⇒ Doença causada por um protozoário. ⇒ É transmitida ao ser humano ingerindo carne crua ou mal-cozida contaminada com o protozoário e através do contato com fezes de gatos. ⇒ Sintomas: ás vezes a pessoa não sente nada, outras vezes chega a ter febre e outros sintomas. Em casos mais graves pode até causar cegueira e atacar o sistema nervoso. ⇒ Prevenção: evitar o consumo de carne mal-cozida; evitar beijar gatos e lavar as mãos depois do contato com animais de estimação. 2.4 Ascaridíase: ⇒ Doença causada pelo verme conhecido como áscaris ou lombriga. ⇒ É transmitida através de ovos que saem do organismo doente com as fezes. Quando não há rede de esgoto ou fossa séptica no local, os ovos chegam ao solo e contaminam a água e os alimentos. ⇒ Sintomas: dores abdominais e emagrecimento. ⇒ Prevenção: usar instalações sanitárias adequadas; manter hábitos básicos de higiene; lavar bem frutas e verduras se forem comidos crus, deixando de molho em solução de cloro ou água sanitária por alguns minutos. 2.5 Ancilostomíase (ou amarelão): ⇒ Doença causada por dois vermes diferentes: necátor e o ancilóstomo. ⇒ É transmitida através de ovos desses vermes que chega ao solo com as fezes da pessoa contaminada formando uma larva que pode penetrar na pele de pessoas.
⇒ Sintomas: provoca perda de sangue, a pessoa sente-se cansada, fraca, desanimada, tem tonturas e dores musculares. Devido a perda de sangue a pessoa pode ficar anêmica. ⇒ Prevenção: fazer exames que identifiquem a presença de ovos nas fezes, andar calçado para evitar o contato direto com o solo contaminado. 2.6 Teníase e Cisticercose ⇒ Doença causada por um verme conhecido como tênia ou solitária. ⇒ Duas espécies mais comuns de tênia são: Taenia solium (presente em carne de porco) e Taenia saginata (presente em carne de boi).
⇒ É transmitida através de ovos que saem com as fezes da pessoa contaminada, caem no solo, podendo ser ingeridos pelo porco ou boi. Quando uma pessoa come carne de porco ou boi mal-cozida, a larva, agora dentro do ser humano, transforma-se na tênia adulta.
⇒ Sintomas: perda de peso e desarranjos intestinais. ⇒ Prevenção: usar instalações sanitárias adequadas, manter bons hábitos de higiene, evitar comer carne mal-cozida e cobrar a inspeção dos matadouros pelos órgãos encarregados da vigilância sanitária.
OBS: Quando o homem leva à boca as mãos sujas de terra contaminada com ovos da tênia (cisticercos) ele adquire a doença CISTICERCOSE, no qual os cisticercos podem se fixar na sua musculatura, nos olhos e no cérebro.
BONS ESTUDOS!!!!!!!!!!