Exercícios de Biologia sobre Fisiologia Animal com Gabarito

Exercícios de Biologia sobre Fisiologia Animal com Gabarito 1) (UFSC-2003) ... (ENEM-2006) A partir desses dados, foram feitas as afirmações abaixo. I...

288 downloads 973 Views 435KB Size
Exercícios de Biologia sobre Fisiologia Animal com Gabarito 1) (UFSC-2003) A partir de fevereiro de 2002, começou a circular no Brasil a nova safra de maços de cigarros impressos de acordo com a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.(...) As sessenta marcas vendidas no país passaram a estampar, no verso da embalagem, uma entre nove imagens associadas aos malefícios do cigarro. (VEJA. São Paulo: Editora Abril, jan. 2002, p. 76). Em relação ao texto e aos prejuízos provocados pelo cigarro, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A nicotina é a droga do tabaco responsável pela dependência. 02. A oxigenação dos tecidos não é afetada pelo monóxido de carbono, produzido pelo cigarro. 04. A exposição prolongada à nicotina nos fumantes, ativos e passivos, leva à toxidade que contribui para a patologia de doenças como o diabetes e a cirrose hepática. 08. A nicotina aumenta a deposição de lipídios nos vasos sangüíneos, tornando maiores as chances de infarto do miocárdio. 16. Em mulheres grávidas, o fumo não acarreta nenhum prejuízo ao feto, mas pode trazer prejuízos à gestante. 32. Uma alta porcentagem dos casos de câncer de pulmão está associada ao consumo de fumo.

III. Doenças cardiovasculares podem ser desencadeadas pela obesidade decorrente das novas dietas alimentares. E correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

3) (Fuvest-1995)

O esquema a seguir apresenta o percurso do sangue no corpo humano. Assinale a alternativa que indica corretamente as regiões desse percurso onde se espera encontrar as maiores concentrações de oxigênio, glicose e uréia.

2) (ENEM-2006) a) b) c) d) e)

oxigênio I II II I II

oxigênio III III VII IV IV

oxigênio VI VII VI VII VI

4) (Fuvest-1995)

A partir desses dados, foram feitas as afirmações abaixo. I. As famílias brasileiras, em 30 anos, aumentaram muito o consumo de proteínas e grãos, que, por seu alto valor calórico, não são recomendáveis. II. O aumento do consumo de alimentos muito calóricos deve ser considerado indicador de alerta para a saúde, já que a obesidade pode reduzir a expectativa de vida humana.

O gráfico a seguir apresenta duas curvas que indicam o que acontece com o metabolismo de animais: uma para animais que mantêm constante a temperatura do corpo e outra para animais cuja temperatura do corpo é igual à do ambiente.

1 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Que animais têm curvas do tipo Y? a) Camundongo, canário e rã. b) Caranguejo, lula e pescada. c) Elefante, baleia e avestruz. d) Gaivota, pescada e jacaré. e) Baleia, tubarão e pescada.

5) (UFC-2006) A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o: a) lisossomo. b) retículo endoplasmático. c) sarcoplasma. d) sistema T. e) retículo sarcoplasmático.

6) (PUC-RS-2000) A característica que tem grande possibilidade de ser encontrada em um órgão que apresente um metabolismo alto é a) células desprovidas de núcleo. b) taxa de oxidação muito pequena. c) rede capilar abundante. d) ausência de rede arterial. e) espaços intercelulares com miofibrilas.

7) (UFBA-2006) A ilustração apresenta parte do sistema muscular humano, detalha níveis de organização e destaca um sarcômero.

(01) A célula muscular apresenta alto nível de diferenciação, traduzido em especificidade de função em organismos multicelulares. (02) A densidade superficial de carga elétrica em uma membrana de célula muscular que apresenta, em média, uma carga eletrônica de 1,6.1019C para cada quadrado de 2.108 m de lado é igual a 4.108C/m2. (04) O citosol que apresenta pH igual a 6,5 tem concentração de íons H3O+(aq) igual a 6,5mol/L. (08) A contração de fibras musculares estriadas é uma atividade caracterizada pela ausência de interação com os demais sistemas que compõem o organismo. (16) A riqueza em actina e miosina reflete a acentuada expressão seletiva de genes que integram um pequeno percentual do genoma humano. (32) A intensidade da força elétrica sobre um íon Ca 2+ que se encontra no interior de uma membrana celular é aproximadamente igual a 2,2.1012N, considerando-se a carga do elétron igual a 1,6.1019C e a membrana sendo um capacitor de placas paralelas de espessura 108m e potencial elétrico -70mV.

8) (VUNESP-2007) A seguir estão listadas algumas drogas e os efeitos que causam nos seres humanos, a curto e longo prazo. Droga 1. Maconha 2. Cocaína 3. Álcool Efeitos I. Eliminação da ansiedade, visualização da realidade com mais intensidade, prejuízo para a memória. II. Estado de grande auto-confiança, tremores e convulsões, aumento dos batimentos cardíacos. III. Diminuição da coordenação motora e do equilíbrio, desinibição, cirrose hepática. A alternativa que relaciona corretamente a droga com o efeito que causa é: a) 1-I, 2-II e 3-III. b) 1-I, 2-III e 3-II. c) 1-II, 2-I e 3-III. d) 1-II, 2-III e 3-I. e) 1-III, 2-I e 3-II.

9) (Unicamp-2002) A taxa metabólica, definida como sendo o gasto energético total do organismo em suas atividades vitais (crescimento, reprodução, etc.), é medida pelo consumo de O2 por grama de massa corpórea. O gráfico abaixo apresenta as taxas metabólicas de vários animais.

Considerando-se aspectos associados à fisiologia celular, é correto afirmar:

2 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

a seiva, o esclerênquima e o xilema equivalem, nos animais, respectivamente, a a) sangue, glândulas e ossos. b) sangue, ossos e vasos sangüíneos. c) vasos sangüíneos, glândulas e sangue. d) vasos sangüíneos, sangue e ossos. e) sangue, vasos sangüíneos e glândulas.

a) Por que o consumo de O2 é usado como medida de taxa metabólica? b) Qual será a curva esperada para os animais da curva B, quando ocorrer uma diminuição da temperatura ambiente? Justifique. c) A curva C poderia corresponder aos peixes? Justifique.

10) (VUNESP-2006) Algumas espécies de aves e de mamíferos de climas temperados trocam a plumagem ou a pelagem de acordo com as estações do ano (variações sazonais). No verão, possuem cores escuras, que os confundem com a vegetação e, no inverno, tornam-se claros, ficando pouco visíveis sobre a neve. Essa alternância de fenótipos pode ser atribuída a a) mutações cíclicas que alteram o fenótipo dos indivíduos, tornando-os mais adaptados ao ambiente. b) uso e desuso de órgãos e estruturas, que se alteram geneticamente e são transmitidos à próxima geração. c) maior freqüência de indivíduos claros durante o inverno, uma vez que os indivíduos escuros são mais facilmente predados e diminuem em quantidade. d) aclimatação fisiológica dos organismos a diferentes condições ambientais. e) recombinação do material genético da geração de inverno, originando os genótipos para coloração escura nos indivíduos da geração de verão.

11) (UFC-2002) Algumas reações fragmentam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza: a) o anabolismo como o processo básico. b) o catabolismo como o processo básico. c) o catabolismo como síntese de moléculas variadas. d) a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas. e) a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples.

12) (PUC-RS-2001) Ao se fazer uma correlação funcional entre as estruturas vegetais e animais, é correto afirmar que

13) (Vunesp-2008) Com relação à regulação da temperatura corpórea, os animais são classificados como endotérmicos ou ectotérmicos. Considerando a temperatura ambiente, como esses animais mantêm a temperatura ótima necessária às atividades metabólicas de suas células e tecidos? 14) (FATEC-2006) Considere as seguintes características: I. O embrião desenvolve-se no interior de um ovo com casca calcária. II. As trocas gasosas ocorrem no ambiente aéreo, por meio de pulmões. III. O coração é formado por dois átrios e dois ventrículos. IV. O principal resíduo da excreção nitrogenada é o ácido úrico. Um pombo e um gato compartilham SOMENTE as características indicadas em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

15) (Mack-2002) Considere as seguintes situações. I. Uma célula da raiz de um vegetal absorvendo água do solo II. Uma célula da folha de uma alface, temperada com sal e vinagre III. Uma hemácia em um capilar do pulmão Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transporte que cada célula realiza, em cada caso. Situação I Situação II Situação III a) transporte ativo difusão difusão b) osmose difusão osmose c) osmose difusão transporte ativo d) osmose osmose difusão e) transporte ativo osmose osmose

16) (FGV - SP-2009) Considere o consumo de O2, medido em microlitros por grama de peso corpóreo, por hora, de um homem, um rato e um elefante, todos em repouso e à temperatura ambiente de 20 ºC. Pode-se dizer que, em ordem crescente de consumo, a seqüência é: a) rato, homem e elefante. b) rato, elefante e homem. c) elefante, homem e rato.

3 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

d) elefante, rato e homem. e) homem, elefante e rato. 17) (Vunesp-1999) Considere os mecanismos relacionados com a manutenção da temperatura corporal do homem. I. II. III. IV. V.

Relaxamento dos músculos involuntários. Diminuição da taxa de metabolismo. Contrações musculares involuntárias Respiração ofegante. Aumento da taxa de metabolismo.

Os mecanismos que permitirão manter a temperatura corporal de um homem em uma sauna, submetida a uma temperatura acima de 40 °C são, apenas: a) III, IV e V. b) I, II e V. c) I, II e IV. d) I, IV e V. e) II, III e IV.

18) (VUNESP-2006) Considere os seguintes exemplos de orientação e comunicação em diferentes grupos de animais. I. Os machos de vagalumes, ativos durante a noite, são capazes de localizar suas fêmeas pousadas na vegetação por meio de flashes de luz emitidos por elas. II. Machos da mariposa do bicho-da-seda podem perceber a presença de uma fêmea que esteja emitindo feromônios a alguns quilômetros de distância e se orientar até ela. III. Peixes são capazes de perceber a aproximação de um outro organismo pelas vibrações que estes provocam no meio. IV. Cascavéis, também ativas durante a noite, possuem órgãos sensoriais altamente sensíveis ao calor emitido por um organismo endotérmico. V. Cascavéis projetam constantemente sua língua para fora e para dentro da boca. A língua entra em contato com um órgão situado no teto da boca e o animal obtém então informações sobre o ambiente. a) Identifique em cada exemplo se o estímulo percebido pelos diferentes animais, para sua orientação e comunicação, é de natureza física ou química. b) Que órgãos são responsáveis pela percepção do estímulo nos exemplos II, III e IV, respectivamente? Identifique pelo menos dois casos entre os cinco exemplos citados em que a percepção do estímulo pode estar relacionada com a captura de presas.

19) (UEPB-2006) Dentre as características básicas dos mamíferos podemos listar: I. presença de cinco dedos. II. dentes diferenciados ao longo da mandíbula. III. sistema circulatório fechado.

IV. coração com dois átrios e dois ventrículos bem definidos. Ao longo da história evolutiva do filo Chordata, estas características apareceram na seguinte ordem cronológica: a) IV, III, II, I b) I, III, II, IV c) III, I, IV, II d) I, II, III, IV e) III, IV, I, II

20) (UFla/ PAS-2000) Em laboratório, foram purificadas quatro substâncias diferentes, cujas características são dadas a seguir: - Polissacarídeo de reserva encontrado em grande quantidade no fígado de vaca. - Polissacarídeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais. - Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma. - Polímero de aminoácidos com alto poder catalítico. As substâncias A, B, C e D são, respectivamente: a) b) c) d) e)

glicogênio, celulose, RNA, proteína. amido, celulose, RNA, quitina. amido, pectina, RNA, proteína. glicogênio, hemicelulose, DNA, vitamina. glicogênio, celulose, DNA, vitamina.

21) (UECE-2001) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como: a) homeostase b) metabolismo c) irritabilidade d) nutrição 22) (Unifesp-2002) Leia os versos seguintes. “Uns tomam éter, outros cocaína Eu tomo alegria!” (Manuel Bandeira, Não sei dançar.) Éter e cocaína são drogas que agem, respectivamente, como depressora e estimulante do sistema nervoso central (SNC). Depressão e estimulação do SNC também podem ser efeitos do uso, respectivamente, de a) nicotina e maconha. b) ácido lisérgico (LSD) e álcool. c) crack e ecstasy. d) álcool e crack. e) maconha e LSD.

23) (VUNESP-2008) LEITE MAIS CARO NAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO PAÍS. As donas de casa estão reclamando do preço do leite na entressafra. Segundo os pecuaristas, no período entre o final

4 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

do outono e começo do inverno a produção de leite pelos rebanhos mantidos no pasto tende a ser menor, assim como é maior o custo da produção, o que justificaria a alta do preço para o consumidor. Em função do contido na notícia, e com argumentos de base biológica, explique por que os rebanhos mantidos no pasto produzem menos leite nessa época do ano. 24) (UNICAMP-2009) Na Olimpíada de Pequim ocorreram competições de tiro ao alvo e de arco-e-flecha. O desempenho dos atletas nessas modalidades esportivas requer extrema acuidade visual, além de outros mecanismos fisiológicos. a) A constituição do olho humano permite ao atleta focar de maneira precisa o objeto alvo. Como a imagem é formada? Quais componentes do olho participam dessa formação? b) Os defeitos mais comuns na acomodação visual são miopia e hipermetropia. Por que as imagens não são nítidas no olho de uma pessoa míope e de uma pessoa hipermétrope? Como os óculos podem corrigir esses dois problemas? 25) (ENEM-2008) O índice de massa corpórea (IMC) é uma medida que permite aos médicos fazer uma avaliação preliminar das condições físicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenças, conforme mostra a tabela abaixo. IMC

classificação

risco de doença

menos de 18,5

magreza

elevado

entre 18,5 e 24,9

normalidade

baixo

entre 25 e 29,9

sobrepeso

elevado

entre 30 e 39,9

obesidade

muito elevado

40 ou mais

obesidade grave

muitíssimo elevado

26) (UFSC-2006) O Brasil está entre os cinco maiores importadores mundiais de drogas controladas, como o femproporex e a anfepramona (medicamentos utilizados para emagrecer). Juntamente com a Espanha, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, o país importa 78% de remédios anorexígenos produzidos no planeta. Segundo dados da Escola Paulista de Medicina e da Junta Internacional para o Controle de Narcóticos das Nações Unidas, de 80 a 90% dos consumidores deste tipo de medicamento estão com o peso ideal ou um pouco acima dele, e nove entre dez são mulheres. Texto adaptado de: http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/geral/ult491u142.htm . Acesso em: 22/09/2005.

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. O elevado consumo de drogas anorexígenas devese à necessidade real do seu uso para a manutenção da saúde corporal. 02. Para alcançar o peso tido como ideal com o uso de drogas anorexígenas, o consumidor delas corre o risco de sofrer efeitos colaterais como irritação, nervosismo, insônia, taquicardia e hipertensão, entre outros. 04. As referidas substâncias não são consumidas via automedicação, sendo seus usuários sempre atendidos por especialistas. 08. O femproporex e a anfepramona, como são drogas lícitas, raramente levam à dependência.

27) (FUVEST-2006) O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana.

Internet: www.somatematica.com.br Considere as seguintes informações a respeito de João, Maria, Cristina, Antônio e Sérgio. nome peso (kg) altura (m) IMC João

113,4

1,80

35

Maria

45

1,50

20

Cristina

48,6

1,80

15

Antônio

63

1,50

28

Sérgio 115,2 1,60 45 Os dados das tabelas indicam que a) Cristina está dentro dos padrões de normalidade. b) Maria está magra, mas não corre risco de desenvolver doenças. c) João está obeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado. d) Antônio está com sobrepeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado. e) Sérgio está com sobrepeso, mas não corre risco de desenvolver doenças.

O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de a) audição. b) equilíbrio. c) olfato. d) paladar. e) visão.

5 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

28) (Vunesp-2005) O esquema seguinte representa a produção de compostos nitrogenados a partir do metabolismo de um composto orgânico em diferentes grupos animais.

Os números de 1 a 4 podem, nessa ordem, ser corretamente substituídos por a) proteínas, amônia, mamíferos, ácido úrico. b) carboidratos, ácido úrico, mamíferos, amônia. c) carboidratos, amônia, répteis, ácido úrico. d) proteínas, ácido úrico, invertebrados aquáticos, amônia. e) lipídios, amônia, invertebrados terrestres, ácido úrico.

29) (Fatec-2008) O gráfico a seguir mostra a taxa de consumo de gás oxigênio de certo animal em diferentes temperaturas do ambiente.

de 30,0 a 34,9

Obesidade Grau 1

de 35,0 a 39,9

Obesidade Grau 2

a partir de 40,0 Obesidade Grau 3 Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações: I. Um indivíduo adulto de 1,70m e 100kg apresenta Obesidade Grau 1. II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos. III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública. Está correto o que se afirma somente em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. 31) (Mack-2006) O quadro abaixo mostra algumas características (indicadas por A, B, C, D, E, F, G e H), referentes aos sistemas circulatório, excretor e respiratório, encontradas em animais invertebrados. Sistema Circulatório A - aberto B - fechado

Baseando-se nas informações do gráfico é possível afirmarse que: a) O animal é obrigatoriamente endotérmico, pois a baixas temperaturas seu metabolismo aumenta a fim de manter sua temperatura interna estável. b) O animal é obrigatoriamente ectotérmico, pois seu metabolismo varia de acordo com a temperatura do ambiente. c) O animal é obrigatoriamente endotérmico, pois seu metabolismo não varia com a flutuação da temperatura. d) O animal é obrigatoriamente ectotérmico, pois seu metabolismo é afetado em temperaturas abaixo de 20 oC. e) O animal é ectotérmico em temperaturas superiores a 20oC, e endotérmico em temperaturas inferiores a 20 oC. 30) (FUVEST-2010) O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo. IMC Classificação até 18,4

Abaixo do peso

de 18,5 a 24,9

Peso normal

de 25,0 a 29,9

Sobrepeso

Sistema Excretor C - protonefrídio D - metanefrídio E - túbulos de Malpighi

Sistema Respiratório F - traqueal G - cutânea H - branquial

A respeito das características acima, são feitas as seguintes afirmações: I. Insetos possuem A, E e F. II. Anelídeos possuem B, D, G e H. III. Moluscos possuem A, B, D e H. Assinale: a) se somente I estiver correta. b) se somente I e II estiverem corretas. c) se somente II e III estiverem corretas. d) se todas estiverem corretas. e) se todas estiverem incorretas.

32) (UFPB-2006) Os dois exemplos abaixo referem-se a anomalias orgânicas que ocorrem em seres humanos e que estão relacionadas à constituição das membranas citoplasmáticas. Exemplo I: “Os indivíduos com diabetes tipo II possuem, nas membranas citoplasmáticas de suas células, poucos receptores para o hormônio insulina, o que acarreta um acúmulo de glicose no sangue”. Exemplo II: “A fibrose cística é uma doença caracterizada pela secreção de muco muito viscoso e de difícil fluxo pelos

6 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

ductos glandulares. Esse problema é desencadeado pela alteração molecular que inativa os elementos bombeadores do cloro através das membranas citoplasmáticas das células”.

c) A-II B-I C-III D-IV. d) A-IV B-III C-I D-II. e) A-IV B-I C-III D-II.

Nos exemplos I e II, os constituintes das membranas destacados em negrito correspondem a

36) (PUC-RS-1999) Quando uma dada célula engloba uma partícula alimentar, verificam-se no seu citoplasma uma série de eventos, tais como 1. o fenômeno denominado clasmocitose. 2. enzimas digestivas que passam à fase ativa. 3. a fusão do lisossomo com o fagossomo. 4. a formação de um tipo de vacúolo dito fagossomo. A seqüência correta do aparecimento desses eventos é a) 1 - 4 - 2 - 3 b) 3 - 2 - 1 - 4 c) 2 - 3 - 4 - 1 d) 4 - 3 - 2 - 1 e) 2 - 4 - 1 - 3

a) carboidratos, no exemplo I, e a proteínas, no exemplo II. b) proteínas, no exemplo I, e a lipídios, no exemplo II. c) proteínas, no exemplo I, e a carboidratos, no exemplo II. d) proteínas, nos dois exemplos. e) carboidratos, nos dois exemplos.

33) (PUC - RJ-2007) Os peixes são animais pecilotérmicos. Essa afirmativa é: a) correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente. b) incorreta e significa dizer que esses animais possuem respiração pulmonar. c) correta e significa dizer que esses animais apresentam respiração branquial. d) correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal não varia em relação ao ambiente. e) incorreta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente.

37) (Mack-2002) Um animal que vive em ambiente terrestre úmido deve apresentar respiração 1 e excretar 2 As lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas correta e respectivamente por: a) branquial e amônia. b) pulmonar e ácido úrico. c) cutânea e ácido úrico. d) pulmonar e amônia. e) cutânea e uréia.

34) (Fuvest-2001) Para a ocorrência de osmose, é necessário que a) as concentrações de soluto dentro e fora da célula sejam iguais. b) as concentrações de soluto dentro e fora da célula sejam diferentes. c) haja ATP disponível na célula para fornecer energia ao transporte de água. d) haja um vacúolo no interior da célula no qual o excesso de água é acumulado. e) haja uma parede celulósica envolvendo a célula, o que evita sua ruptura.

35) (FUVEST-2006) Qual das alternativas relaciona corretamente cada um dos animais designados pelas letras de A a D com as características indicadas pelos números de I a IV? A. Água-viva (celenterado) de pseudoceloma B. Lombriga (nematelminto) circulatório fechado C. Mosquito (inseto) respiratório traqueal D. Sapo (anfíbio) digestório incompleto

I. Presença II. Sistema III. Sistema IV. Sistema

a) A-I B-IV C-II D-III. b) A-I B-II C-III D-IV.

7 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Gabarito

17) Alternativa: C

1) Corretas: 01, 08 e 32. Soma: 41.

18) a) Os organismos citados em I, III e IV respondem a estímulos de natureza física. Os citados em II e V são sensíveis a estímulos químicos. b) No caso II, os órgãos responsáveis pela percepção do estímulo são as antenas; no III, as linhas laterais; no IV, as fossetas loreais. A percepção dos estímulos descritos em III, IV e V pode estar relacionada com a captura de presas.

2) Alternativa: E 3) Alternativa: E 4) Alternativa: B 5) Alternativa: A 6) Alternativa: C 7) Resposta - 16 8) Alternativa: A 9) a) O O2 é utilizado como medida da taxa metabólica porque ele participa do metabolismo energético, ou seja, na oxidação dos carboidratos e outros combustíveis, para a produção de energia. b) À medida que a temperatura ambiental diminui, a taxa metabólica deve aumentar para que o animal produza mais calor para compensar a perda para o ambiente. Assim, a curva esperada seria a A. Isso é válido para animais homeotermos, aves e mamíferos. c) A curva C poderia corresponder aos peixes. Embora pecilotermos, os peixes seguem o padrão geral: quanto maior a massa corpórea, menor será a taxa metabólica. Nos pecilotermos (inclusive peixes), a taxa metabólica é menor quando comparada com a dos homeotermos.

10) Alternativa: D 11) Alternativa: B 12) Alternativa: B

19) Alternativa: C 20) Alternativa: A 21) Alternativa: A 22) Alternativa: E 23) Rebanhos mantidos no pasto no período mencionado, que coincide com a época de seca, dispõem de menor oferta de alimentos (vegetação), o que resulta na menor produção de leite. 24) a) A imagem nítida se forma em posição invertida na retina pelo fato de o cristalino ser uma lente biconvexa que torna o feixe de luz convergente. O feixe luminoso atravessa a córnea, o humor aquoso, o cristalino, o humor vítreo e chega na retina onde existem células fotorreceptoras que captam a luz e enviam o sinal nervoso ao córtex visual. b) No míope, que tem olho mais alongado, a imagem é formada antes da retina. O hipermétrope tem olho mais curto e portanto, em seu olho, a imagem é formada após a retina. Os óculos corrigem a miopia com lentes divergentes e a hipermetropia com lentes convergentes. 25) Alternativa: C 26) Resposta: 02 Alternativa Correta: 02

13) Os animais ectotérmicos mantêm a temperatura ótima realizando um ajuste comportamental, ou seja, deslocandose para regiões mais quentes ou mais frias. Os animais endotérmicos têm um controle fisiológico da temperatura corporal. No frio, observa-se um aumento da taxa metabólica, maior consumo de oxigênio e a utilização de alguns recursos metabólicos, como, por exemplo, o tremor. No calor, ocorre a diminuição da taxa metabólica, a vasodilatação periférica, a ofegação e a sudorese.

27) Alternativa: B

14) Alternativa: A

32) Alternativa: D

15) Alternativa: D

33) Alternativa: A

16) Alternativa: C

34) Alternativa: B

28) Alternativa: A 29) Alternativa: A 30) Alternativa: A 31) Alternativa: D

8 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Osmose é o movimento de solvente (água) através de uma membrana semipermeável, sem gasto energético. Trata-se de um exemplo de transporte passivo. Só depende da diferença de concentrações da solução dentro e fora da célula.

35) Alternativa: E 36) Alternativa: D 37) Alternativa: E

9 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br