QUESTÕES DE CONCURSOS A - somarconcursos.com.br

b autocrática, as formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder. c liberal, o líder ...

103 downloads 608 Views 269KB Size
QUESTÕES DE CONCURSOS A - PROCESSO ADMINISTRATIVO/ORGANIZACIONAL 1 - O planejamento empresarial refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja definir o seu futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar a longo prazo, gerar compromisso e direcionar as atividades dos colaboradores. Existem três tipos de planejamento: estratégico, pelo qual a empresa pensa mais longe; tático, que planeja os meios para os fins, e operacional, que estabelece as ações do dia-a-dia. Analise as afirmações a seguir. I. O planejamento tático acontece antes do estratégico, uma vez que é ele que define a utilização eficiente dos recursos disponíveis. II. O operacional é o planejamento que estabelece o rumo a ser seguido pela empresa, identificando onde ela quer chegar. III. Os três tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) são interligados, o que possibilita o sucesso empresarial. IV. O planejamento estratégico é aquele que trabalha com o futuro, visualizando onde a empresa quer chegar ou estar num determinado tempo. V. Os planejamentos tático e operacional configuram-se pelos planos de ação eficientes e capazes de atingir as metas propostas pela empresa. São válidas as afirmações contidas em (A) II , somente. (B) III e IV, somente. (C) I, II e V, somente. (D) I, III, IV e V, somente. (E) I, II, III, IV e V.

2 - Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional, utilizados na gestão estratégica, assinale a opção correta. a No planejamento operacional, deve ser considerada a decomposição de objetivos, de estratégias e de políticas, com a finalidade de otimizar a organização como um todo. b O planejamento estratégico, dada a sua amplitude, pode ser executado em prazo ampliado, o que lhe confere menor risco em relação ao planejamento tático. c Planejar as metas, os prazos e os recursos para a implantação de um projeto ou o desenvolvimento de uma tarefa dentro de uma organização são funções definidas no planejamento tático. d Planejamentos mercadológico, financeiro e de produção são exemplos de planejamento tático. e Os planejamentos tático e estratégico são de responsabilidade exclusiva dos executivos dos níveis mais altos da organização. 3 - O nível de planejamento que tem como objetivo otimizar determinada área, e não a organização como um todo, é o

a setorial. b operacional. c estratégico. d departamental. e tático. 4 - O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los, servindo de base para as demais funções. Dessa forma, as organizações não trabalham na base da improvisação, quase tudo nelas é planejado antecipadamente. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta uma das características de um planejamento tático. a É projetado a longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente. b Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. c É projetado para o curto prazo, para o imediato. d Envolve a empresa como uma totalidade abrange todos os recursos e áreas de atividade e preocupa- se em atingir os objetivos em nível organizacional. e Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas. 5 - Considere: I. É o planejamento de curto prazo e refere-se geralmente à operação específica. II. Trata de objetivos globais e definidos no longo prazo. III. Traz, geralmente, objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas da organização. Referem-se respectivamente aos planejamentos Tático e Estratégico, o que consta em a III e I. b I e II. c I e III. d II e III. e III e II. 6 - Entre as opções abaixo selecione a mais correta. a No nível institucional o planejamento envolve a determinação de objetivos departamentais e operacionais. b No nível intermediário o planejamento é tático e trata da alocação de recursos. c No nível intermediário o planejamento desdobra estratégias em planos operacionais. d No nível operacional o planejamento desdobra planos operacionais em planos estratégicos. e No nível operacional o planejamento desdobra planos estratégicos em operacionais. 7 - Relação ao tempo de duração do desenvolvimento das ações, o planejamento tático é considerado de a curto prazo. b médio prazo. c longo prazo. d prazo indeterminado.

8 - Correlacione Etapa às suas respectivas Funções:

Está correta a correlação em: a A-III; B-II; C-I; D-IV. b A-II; B-I; C-IV; D-III. c A-II; B-IV; C-III; D-I. d A-III; B-IV; C-II; D-I. e A-II; B-III; C-IV; D-I. 9 - A interpretação das decisões estratégicas da organização em planos concretos ao nível departamental, se estendendo por médio prazo, constitui o planejamento tático, que é representado por a planos de marketing e procedimentos. b regulamentos e procedimentos. c planos financeiros e regulamentos. d procedimentos e orçamentos. e planos de produção e políticas de vendas.

10 - Na elaboração do planejamento estratégico, uma organização deve levar em conta os seguintes aspectos: I – O nível das mudanças ocorridas no ambiente. II – As operações de rotina desenvolvidas pelo nível operacional da organização. III – Os objetivos a serem alcançados pela organização. IV – As variáveis do mercado onde a organização está inserida. Quais desses aspectos estão corretos? a) b) c) d) e)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e IV. Apenas I e II. Apenas II, III e IV.

11 - O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.

B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços. C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização. D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização. E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados 12 - Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional. Nesse sentido, a eficácia organizacional A. é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo. B. é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual. C. é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica. D. depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados. E. visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas. 13 - No campo da Ciência da Administração, eficiência e eficácia são conceitos distintos. Quanto aos conceitos, assinale a alternativa correta. A. Eficácia é a capacidade de executar corretamente as tarefas. B. Eficácia preocupa-se com a redução dos custos operacionais. C. Eficiência liga-se ao cumprimento dos regulamentos internos. D. Eficiência é a ênfase nos objetivos e resultados da organização. E. Eficiência em Ciência da Administração e no Direito Administrativo apresentam o mesmo sentido. 14 - O alcance dos objetivos organizacionais de forma eficiente e eficaz significa fazer bem e corretamente as coisas com o respectivo atendimento dos fins e propósitos institucionais. Nesse contexto, é correto afirmar que o desempenho excepcional, com alcance dos resultados e satisfação das pessoas e clientes, ocorrerá sempre que A. os objetivos forem atingidos e os recursos não forem aproveitados. B. a produtividade for alta com baixo desempenho e qualidade. C. os recursos são bem aplicados e os objetivos apenas parcialmente alcançados. D. os recursos forem desperdiçados no processo e os objetivos parcialmente atingidos. E. os objetivos forem atingidos e os recursos bem utilizados. 15 - A liderança é vista como um processo em que se estabelecem

a) b) c) d) e)

relações de influência entre pessoas. interrelações entre homens e máquinas. espaços sociais autônomos. a cultura do poder e aspectos sociológicos. a razão e o cenário para manutenção da ordem.

16 - Os estudos sobre objetivos institucionais, organizacionais e pessoais, assim como a análise da influência entre as organizações e o ambiente no qual atuam, levaram alguns autores a formular teorias acerca da liderança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir. I. O enfoque situacional da liderança afirma que um líder que vai bem em determinadas condições pode não conseguir liderar um outro grupo sob outras condições ou em tarefas distintas. II. A liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera, das relações intergrupais em suas relações e da situação interna e externa. III. A troca interpessoal é um elemento de forte significado na consolidação da liderança e o grupo avalia a capacidade do líder em compreender seus objetivos como elemento de aceitação e manutenção de sua condição de liderança. Assinale: a se somente a afirmativa I estiver correta. b se somente a afirmativa II estiver correta. c se somente a afirmativa III estiver correta. d se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e se todas as afirmativas estiverem corretas. 17 - Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir. I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão. II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo. III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais. Assinale: a se somente a afirmativa I estiver correta. b se somente a afirmativa II estiver correta. c se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

18 - Um diretor de uma empresa que atua por projetos tem encontrado algumas dificuldades no relacionamento com suas equipes. Para resolver o problema e conseguir que os projetos sob sua responsabilidade fossem realizados dentro do tempo acordado e com a qualidade necessária, que é um dos diferenciais de sua empresa, contratou um consultor. O diagnóstico do consultor é que lhe falta liderança, fato identificado nas entrevistas realizadas com os seus funcionários. O diretor indagou, então, do consultor, quais seriam os tipos de liderança e as principais características de cada um deles, para que ele pudesse adequar-se ao estilo que considerasse mais apropriado ao seu perfil e ao seu trabalho. No estilo de liderança a democrática, as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e estímulo do líder.

b autocrática, as formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder. c liberal, o líder fixa as diretrizes, as formas de execução das tarefas e as atribuições de cada um no grupo. d participativa, o indivíduo está ligado ao líder como um meio de satisfazer suas necessidades ou de proteger seus interesses. e carismática, o líder informa sobre as decisões tomadas relativas às diretrizes estabelecidas e escuta atentamente as opiniões do grupo. 19 - A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo: ( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo. ( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados. ( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos. a F, F, V. b V, V, F. c V, V, V. d V, F, V. e F, V, F. 20 - O estilo de liderança em que o líder é focado apenas nas tarefas é conhecido como a liderança por ideal. b liderança autocrática. c liderança democrática. d liderança liberal. e liderança paternalista. 21 - Liderança I. é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação. II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões. III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões. IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer. É correto o que consta APENAS em a) I e IV. b) III e IV.

c) III e IV. d) I, II e III. e) I e II. 22 - A comunicação é um processo necessário dentro das organizações para o qual se deve estabelecer um canal efetivo e transparente afim de obter resultados positivos. Assinale a alternativa que indica a ordem correta dos elementos do processo de comunicação. a) Receptor, canal, emissor e ruído. b) Receptor, canal, mensagem e feedback. c) Emissor, canal, mensagem e redundância. d) Emissor, canal, mensagem e receptor. 23 - A comunicação e relação interpessoal são apresentadas como habilidade interpessoal e comunicação, também chamadas de habilidades humanas e são consideradas extremamente necessárias na vida de um administrador, em função de proporcionar a) trabalho com eficácia e esforços cooperativos na direção dos objetivos estabelecidos. b) visão sistêmica da organização com envolvimento das pessoas. c) trabalho com eficácia, empregabilidade e polivalência. d) visão sistêmica da organização e facilidade no uso de técnicas específicas. e) trabalho com eficácia e esforços individualizados na direção dos objetivos estabelecidos. 24 - No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor: a) ruído horizontal. b) racionalização. c) negação. d) feedback. e) ruído vertical. 25 - O processo de comunicação humana está sujeito à existência de barreiras obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas e males. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. a) As barreiras pessoais podem limitar ou distorcer as comunicações. Uma dessas barreiras é a distância física entre as pessoas. b) Um escritório sem isolamento acústico, sob efeito de forte ruído, produz uma barreira semântica, pois a mensagem, bloqueada, pode ser recebida com significado diferente daquele de sua emissão. c) Entre as barreiras físicas mais comuns em situações de trabalho, destacam-se a circulação contínua de pessoas e as interrupções frequentes provocadas por novas solicitações de serviços ou esclarecimentos. d) Ocorre distorção quando partes essenciais da comunicação deixam de ser transmitidas deliberadamente. e) Uma caixa de mensagens que atinja seu limite, deixando de receber as comunicações, constitui um tipo de barreira caracterizado como omissão. 26 - Uma adequada gestão de pessoas envolve uma cuidadosa seleção de canais de comunicação e relacionamento com colaboradores. Os canais de comunicação podem ser hierarquizados em função de sua capacidade quanto a

. lidar com múltiplos sinais, simultaneamente; . facilitar um feedback rápido de via dupla; . estabelecer um foco pessoal para a comunicação. O(s) canal(ais) de comunicação que atende(m) adequadamente às três capacidades de transmissão de informações é(são) a) conversa ao telefone. b) conversa face a face. c) e-mail e intranet. d) relatórios e boletins. e) memorandos e cartas. 27 - A percepção pode ser definida como o processo cognitivo, por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais (SOBRAL; PECI, 2008). Para minimizar a complexidade do mundo, as pessoas fazem uso de atalhos em seus sistemas de percepção que lhes permitem processar informações e julgar os outros. A percepção focaliza alguns estímulos e ignora outros, provocando distorções. Assinale a alternativa correta em relação aos principais tipos de distorções perceptivas. a) A Percepção Seletiva ocorre quando a pessoa separa certa informação que apóia ou reforça uma convicção anterior e filtra a informação que não confirma sua opinião. b) A Projeção se faz presente quando os gerentes formam uma opinião geral sobre uma pessoa, baseando-se apenas em uma característica, como a aparência, por exemplo. c) O Efeito de Halo é a tendência para julgar os outros com base nas características do grupo ao qual pertencem. d) Os estereótipos são tendências para reconhecer, nas outras pessoas, seus próprios sentimentos ou suas próprias características. e) A Percepção Seletiva ocorre quando os gerentes formam uma opinião geral sobre uma pessoa, baseando-se apenas em uma característica, como a aparência, por exemplo. 28 - Em relação às barreiras à comunicação em uma organização. I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação. II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes. III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização. IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas. V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.

a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V. d) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. e) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V. 29 - Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar: a) O livre fluxo de informações informais gera redundância e sobrecarga de informação sem utilidade para a melhoria da gestão. b) Uma das consequências mais negativas do livre fluxo de informações dentro da organização é o surgimento de centrais de boatos que podem colocar em risco a credibilidade da direção. c) Quanto maior e mais centralizado o fluxo de informações formais da organização, menor a necessidade de uma rede informal de comunicação. d) O fluxo informal de informações não pode ser controlado dentro da organização e deve ser estimulado pela direção. e) Com o desenvolvimento de sistemas informatizados de comunicação, as redes informais de comunicação tendem a se formalizar, reduzindo a intensidade das críticas à direção. 30 - O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e a grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado. b facilidade de criação de novos produtos e renovação da gama atual. c potencial de aquisição de produtos pelos clientes/consumidores. d alta demanda de produtos e capacidade de entrega pelos fornecedores. e manutenção do grau de satisfação dos clientes/consumidores. 31 - Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como a liderança total em custos. b diferenciação. c foco. d desinvestimento. e diversificação. 32 - De acordo com a técnica de análise SWOT, constitui exemplo de ameaça. a o aumento da conscientização do cidadão sobre a necessidade de melhoria do gasto público b a capacitação de grande número de servidores com relação ao planejamento estratégico. c o baixo número de servidores comprometidos com a implementação do planejamento do órgão. d a dificuldade no processamento interno do sistema de gestão de documentos no órgão.

e a mudança frequente na legislação atinente ao controle externo. 33 - Na gestão estratégica de negócios é comum a utilização da análise SWOT. Essa análise avalia: a a missão, valores e a visão da organização. b os pontos fortes e pontos fracos, no ambiente externo c as oportunidades e ameaças, no ambiente interno. d a área de domínio da empresa, considerada como ponto forte. 34 - Considerando que, a partir dos dados obtidos por meio de uma análise SWOT, uma organização pública tenha obtido as informações listadas nas opções abaixo, assinale a opção cuja informação constitui um exemplo de oportunidade. a Disposição de outras fundações privadas em realizar parcerias. b Prêmio distribuído aos empregados, no ano anterior, em função dos resultados obtidos. c Pequeno número de servidores para realizar o atendimento ao cliente. d Falta de capacitação dos servidores responsáveis pela análise das solicitações de compras. e Grande disponibilidade orçamentária para gastos. 35 - A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada para a formulação de estratégias, permitindo-se identificar os objetivos da empresa. São características desta análise: a Planejar, Dirigir, Controlar e Organizar. b Preço, Propaganda e Praça. c Fornecedores, Clientes e Colaboradores. d Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. e Entrada, Processamento e Saídas de Informações

B - GESTÃO POR PROCESSOS 1 - Para os sistemas de gestão organizacional, um dos principais benefícios da adoção da Gestão de Processos consiste em a) constituir-se em instrumento eficaz na busca da satisfação dos clientes e do aperfeiçoamento contínuo da gestão da qualidade. b) permitir a maximização da lucratividade da empresa a partir do gerenciamento da aquisição, movimentação, armazenagem de materiais e produtos acabados. c) desenvolver condições organizacionais de satisfação do pessoal, alcançando os objetivos individuais. d) fazer com que as informações cheguem, de forma rápida e eficiente, às pessoas que necessitam delas para a tomada de decisão. e) propiciar a maximização de resultados, econômicos e financeiros, decorrentes das atividades operacionais. 2 - Para que as atividades de uma empresa sejam realizadas, é necessária a integração de diversos fatores, tais como humanos, capitais, tecnológicos e físicos, entre outros. Visando à excelência organizacional, as atividades inter-relacionadas devem ser compreendidas e gerenciadas numa abordagem de processos. Nessa abordagem, existe uma hierarquia que diferencia os processos de acordo com a complexidade de sua estrutura. Associe o nível de complexidade dos processos abaixo apresentados às suas respectivas características.

I - Macroprocesso II - Subprocesso III - Atividades P - Tem objetivos específicos, sendo organizado seguindo linhas funcionais. Q - Trabalho que se inicia e termina com o cliente externo. R - Trabalho tipicamente executado por um departamento ou uma pessoa. S - Envolve mais de uma função da organização, e sua operação tem impacto significativo nas demais funções da organização. As associações corretas são: a) I - P ; II - Q ; III - R b) I - Q ; II - R ; III - S c) I - R ; II - Q ; III - S d) I - R ; II - S ; III - P e) I - S ; II - P ; III - R 3 - A “Avaliação de Processo” é utilizada no acompanhamento e na análise de programas sociais, como o Programa Bolsa Família, atualmente coordenado pelo Governo Federal. Das alternativas abaixo não é um aspecto abordado quando se realiza a “Avaliação de Processo” de um programa de transferência direta de renda: a levantamento dos objetivos do programa b identificação do público-alvo c identificação das exigências para acesso ao programa d levantamento das mudanças produzidas nas vidas dos beneficiários e identificação da origem e do volume de recursos disponíveis 4 - Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como a principais, que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final. b gerenciais, que são os processos internos que geram entregas dentro da organização. c secundários, que são externos à organização. d macroprocessos, que consolidam as atividades de caráter gerencial. e tarefa, que diz respeito estritamente a uma atividade de apoio. 5 - Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e

expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere: a Processos secundários: são os processos que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, com um conjunto de procedimentos definidos que agregam valor ao processo. b Processos gerenciais: são os processos que geram apenas bens e serviços internos, mas que são indispensáveis para que os processos principais possam ser executados. c Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo. d Macroprocesso: conjunto de etapas de um processo, correspondentes a atividades que agregam valor às tarefas, as quais constituem a etapa operacional da cadeia. e Processo principal: é o processo ligado à estratégia e utilizado na tomada de decisões, no estabelecimento de metas, na coordenação dos demais processos e na avaliação dos resultados. 6 - Determinada instituição pública vem enfrentando dificuldades na gestão, gerando desperdício e insatisfação aos seus clientes. Decidiu, então, adotar a Gestão por Processos que a desenvolve nos empregados que realizam atividades constantes nos processos mapeados a visão ou pensamento sistêmico. b favorece o trabalho por especialidade, pois o foco é funcional. c tem como foco o cliente interno e usa a tecnologia da informação para gerar um downsizing, eliminando burocracias desnecessárias. d conta com 4 tipos de processos: os primários (ou de negócio); os administrativos; os de suporte; os gerenciais. e utiliza o organograma como uma ferramenta para demonstrar o mapeamento dos processos e com isso permitir a visualização de melhorias. 7 - Acerca da gestão de processos, assinale a opção correta. a Geração de pedidos e atendimento a clientes são exemplos de processos periféricos em uma organização. b Em uma secretaria de educação, as áreas de contabilidade e compras executam processos de apoio ao funcionamento da secretaria. c As áreas de desenvolvimento de projetos de uma organização da construção civil são consideradas áreas de apoio. d Na área de atendimento ao cliente, não se desenvolvem processos centrais das organizações. e A gestão de um processo deve ser executada por especialistas de uma área específica da organização. 8 - A Gestão por Processos otimiza os resultados das organizações públicas, uma vez que desmistifica a burocracia enraizada, melhorando os processos de atendimento e aumentando a eficácia. A gestão por processo exige das organizações

a a definição da cadeia de valor. b a redução de custos e de erros na execução das atividades. c o auxilio para implementação da estratégia organizacional. d a permissão para que as atividades sejam feitas de forma integrada, avaliadas e sempre com foco no resultado final. e o investimento em TI, pessoas e agregação de valor aos clientes. 9 - Considere as seguintes assertivas sobre gestão por processos na Administração pública: I. Os funcionários são parte importante dos problemas. Ao organizar-se por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas. II. Na organização pública, pode-se buscar um funcionário melhor. Na organização por processos, pode- se sempre melhorar o processo. III. Os processos têm o mérito de colocar o usuário, os serviços e o fluxo do trabalho na gestão da organização. Caberiam num relatório ou estudo sobre processos de um órgão da Administração pública federal o que consta em a I e II, apenas. b I e III, apenas. c I, II e III. d II e III, apenas. 10 - O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe a o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais. b uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos. c o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas. d avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas. e a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas. C - GESTÃO POR PROJETOS 1 - Sobre gerenciamento de projetos e gerenciamento de processos, é correto afirmar: ( ) projetos são esforços temporários e processos são esforços contínuos. ( ) o gerenciamento de um projeto inicia-se pela definição de um plano de aquisições de bens e serviços.

( ) os processos são conjuntos de atividades encadeadas, executadas por pessoas ou máquinas para atingir um ou mais objetivos. a) C - C - E b) C - E - C c) E - C - E d) C - C - C e) E - E – E 2 - A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos denomina-se: a) Gestão de Risco. b) Gestão do Conhecimento. c) Gerenciamento de Projetos. d) Gerenciamento Contábil Financeiro. 3 - _____________ é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. a) Produto. b) Serviço. c) Processo d) Projeto. 4 - No que se refere aos erros em projetos, assinale a opção correta. a) As maiores falhas de projetos ocorrem por erros de execução, sem relação com o escopo. b) O erro cometido na definição do escopo tem o mesmo valor que o cometido após a implementação do projeto. c) Erros de escopo são raros. d) Erros de escopo são os mais onerosos. e) Erros no escopo não são causas relevantes no custo da execução do projeto. 5 - Título: migração do sistema operacional Windows para o Linux; Meta: migrar 150 estações de trabalho que usam o Windows XP para o Linux Kernel 3.8, em 6 meses; Objetivos, justificativas, problemas, riscos, obstáculos, premissas, critérios: omitidos. A partir dessas informações, assinale a opção correta acerca dos objetivos relacionados à estrutura analítica do projeto (EAP). a) São objetivos da fase de execução do projeto: fazer upgrade do software, testar a compatibilidade do hardware com o novo software e obter aprovação da gerência.

b) Após a declaração do escopo do projeto, deve-se proceder à assinatura do termo de abertura do projeto. c) O lançamento do projeto deve ser feito na fase de planejamento. d) A simulação da execução de operação no novo sistema Linux deve ser feita na fase de planejamento do projeto. e) A instalação do hardware e do sistema operacional deve ser feita na fase de encerramento do projeto. 6 - Considerando a diferença entre projeto, programa e operações, no âmbito das organizações, assinale a opção correta. a) Projeto e operações são comparáveis, têm as mesmas características e objetivos, e produzem os mesmos resultados para a organização. b) A construção de determinado estádio para a Copa do Mundo de futebol é exemplo de realização de projeto. c) A Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos exemplificam melhor os projetos que os programas, pois seus objetivos se relacionam a um único evento. d) Eventos únicos correspondem, necessariamente, a programas. e) Diferentemente do programa, o projeto prescinde de gerenciamento coordenado, porque envolve poucas atividades. 7 - Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) Cada projeto cria produto, serviço ou resultado único. b) Na definição do projeto, estabelece-se o objetivo principal, relacionado à consecução de determinada(s) meta(s) e cuja execução pode ser indefinida no tempo. c) No projeto, a data de início é flexível; o importante é a obtenção de seus objetivos. d) Nenhum projeto deve ser encerrado sem que seus objetivos tenham sido alcançados por completo. e) A flexibilidade quanto aos fins a serem atingidos com a execução de um projeto contribui com o processo de tomada de decisão. 8 - Os projetos são usados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Assinale abaixo a alternativa que não contém uma consideração estratégica: a) Folha de Pagamento. b) Demanda de Mercado c) Oportunidade Estratégica de Negócios. d) Avanço Tecnológico. 9 - Em relação às diferentes partes envolvidas no projeto, tais como consultor e gerente de projeto, cliente, organização executora e patrocinador, assinale a opção correta.

a) Patrocinador é o indivíduo ou grupo responsável, no âmbito da organização executora, pelo planejamento e execução do projeto. b) Gerente de projeto é o indivíduo ou grupo que provê os recursos financeiros para o projeto. c) O consultor de projeto subordina-se hierarquicamente ao gerente de projeto. d) Cliente é o indivíduo ou a organização que se contrata para satisfazer às necessidades do projeto. e) A organização executora é a empresa diretamente envolvida na execução e na geração de recursos para o planejamento e a execução dos objetivos do projeto. 10 - Na proposta de projeto, o elemento que contém as informações relativas à estimativa de tempo necessário para a realização de cada atividade do projeto corresponde a) ao programa de trabalho. b) à oportunidade. c) ao orçamento. d) às condições de pagamento. e) ao cronograma. 11 - Existe uma tendência nas organizações de elas atuarem com gestão de projetos. Esse é o principal meio para lidar com as constantes mudanças de produtos, de serviços e de processos nas empresas. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo. I - Na gerência de projetos, são postas em prática as funções administrativas de processo de gestão (organizar, planejar, implementar e controlar). II - Os membros da equipe que atuam no projeto devem determinar as metas de tempo, de custo e de qualidade. III - Projeto é um empreendimento, cujo ciclo de vida tem um tempo determinado, com objetivos claros e específicos e planejamento para uma ação organizada e consistente, visando a satisfazer alguma necessidade. É correto o que se afirmar em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. 12 - A preparação de uma equipe brasileira para as Olimpíadas no Brasil em 2016 a) configura um projeto, pois envolve um investimento significativo de tempo e dinheiro, buscando um retorno sobre o investimento.

b) configura um projeto, pois o país está investindo continuamente em um aumento do número de medalhas conquistadas. c) configura um projeto, pois é um esforço temporário, com um resultado único, uma vez que esta equipe não será igual à de outra Olimpíada. d) não configura um projeto, pois há muitas pessoas com interesses diversos envolvidos (comerciais, esportivos, turísticos). e) não configura um projeto, pois é possível que, depois das Olimpíadas, as equipes sejam desmobilizadas e os estádios sejam utilizados para outros fins.

13 - O PMBOK 5ª edição abrange diversos processos que são agrupados nos chamados grupos de gerenciamento de processos. Sobre esses processos e seus grupos de gerenciamento, é correto afirmar que o processo a controlar a comunicação faz parte do grupo de processos de planejamento. b planejar o gerenciamento dos custos faz parte do grupo de processos de iniciação. c orientar e gerenciar o trabalho do projeto faz parte do grupo de processos de execução. d sequenciar as atividades faz parte do grupo de processos de monitoramento e controle. e validar o escopo faz parte do grupo de processos de encerramento.

14 - O Guia PMBOK® descreve a natureza dos processos de gerenciamento de projetos em termos da integração entre os processos, suas interações e seus objetivos. Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos). Relacione cada um dos grupos de processos de gerenciamento de projetos com as características apresentadas a seguir: 1. Grupo de processos de iniciação. 2. Grupo de processos de planejamento. 3. Grupo de processos de execução. 4. Grupo de processos de monitoramento e controle. 5. Grupo de processos de encerramento.

( ) processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado; ( ) processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto;

( ) processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes; ( ) processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase; ( ) processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

A relação correta, de cima para baixo, é: a 3, 2, 5, 1 e 4; b 2, 3, 4, 5 e 1; c 3, 2, 4, 1 e 5; d 2, 3, 5, 4 e 1; e 3, 2, 1, 5 e 4.

15 - Segundo o PMBOK, a a incerteza é constante ao longo da execução do projeto b o custo de mudanças cai ao longo de todo o projeto. c o custo de mudanças é constante ao longo de todo o projeto. d o risco de um projeto aumenta exponencialmente ao longo de sua execução. e o risco de um projeto cai ao longo de sua execução. 16 - No PMBoK, a área de conhecimento Gerenciamento do Escopo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contempla todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Dentre os processos dessa área de conhecimento, NÃO está incluído: a Desenvolver o cronograma. b Coletar os requisitos. c Definir o escopo. d Criar a EAP. e Controlar o escopo. 17 - Um evento é um incidente ou uma ocorrência gerada com base em fontes internas ou externas que afeta a realização dos objetivos. Os eventos podem causar impacto negativo, positivo ou ambos. Sendo assim _________________ é representado (a) pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos. a Oportunidade.

b Processo. c Risco d Probabilidade

18 - Os processos de um gerenciamento de projetos são os relacionados abaixo, exceto: a Planejamento. b Execução. c Monitoramento. d Construção

19 - Um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente denomina-se: a Planejamento. b Programa. c Gerenciamento. d Coordenação. 20 - Em conformidade com o PMBOK, guia de melhores práticas em gestão de projetos, a elaboração de termo de abertura de projeto (TAP) e a identificação de stakeholders (partes envolvidas) são atividades que pertencem ao grupo de processos intitulado a planejamento. b iniciação. c monitoramento e controle. d execução. e encerramento. 21 - Os cinco grupos de processos de Gerência de Projetos sugeridos pelo PMBOK são: a Processos de iniciação, processos de aquisição, processos de gestão de recursos, processos de planejamento e processos de encerramento. b Processos de definição de escopo, processos de planejamento, processos de gestão de recursos, processos de controle e processos de encerramento. c Processos orientados a produtos, processos de aquisição, processos de gestão de recursos, processos de planejamento e processos de encerramento. d Processos de iniciação, processos de planejamento, processos de execução, processos de controle e processos de encerramento.

e Processos orientados a produtos, processos de planejamento, processos de gestão de recursos, processos de controle e processos de encerramento. D - GESTÃO POR COMPETENCIAS 1 - O conceito de competência é explicado pela teoria administrativa como o (a): a Capacidade de gerar lucro. b Conjunto de conhecimentos. c Conjunto de fatores que fazem parte da personalidade. d Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes e Forte apego para a competitividade e motivação.

2 - Um dos objetivos que integram o planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais é o de implementar a política de gestão de pessoas com foco em meritocracia. Sobre Gestão por Competências, considere: I. Pode ser analisada sob o prisma da “competência técnica" e da “competência interpessoal", onde somente a primeira assegura um desempenho adequado e de qualidade, uma vez que pode ser desenvolvida por meio de treinamentos específicos. II. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito. III. Passou a compreender a relevância dos seus estudos às organizações a partir do entendimento das transformações de natureza produtiva e social que afetaram as economias em desenvolvimento durante a década de 1990, com a intensificação do fenômeno da Globalização. IV. Em se tratando de estratégia, refere-se à habilidade de uma organização em sustentar uma coordenação de recursos e capacidades de forma a alcançar suas metas. Está correto o que consta APENAS em a I e II. b I e III. c III e IV. d II e IV. e I e IV.

3 - Quanto à gestão de pessoas por competências, considere:

I. Uma pessoa, com base em sua competência e estimulada pelas necessidades da organização, ampliará seu espaço ocupacional. Portanto, necessariamente, ela mudará de cargo ou posição na empresa. II. A remuneração por competências é parte variável do total de remuneração recebido pelos empregados. III. “Compreender as rotinas de trabalho” não descreve uma competência. IV. “Redigir parecer, observando normas do manual de redação da organização”, descreve competência. Está correto o que consta APENAS em a I, II e III. b II e IV. c II e III. d I e IV. e IV.

4 - No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO: a Solucionar problemas matemáticos, sem utilizar calculadoras. b Organizar processos, de acordo com o fluxograma definido pela empresa. c Digitar textos, utilizando o aplicativo Word. d Conhecer os produtos e serviços da organização. e Redigir parecer, observando normas do manual de redação da organização. 4 - Uma organização que deseja desenvolver uma visão inovadora e dinâmica da sua missão, valoriza em seus colaboradores, sobretudo, a competência interpessoal orientada para: a aplicar novas tecnologias, ferramentas e equipamentos em seus processos. b compreender os sistemas tecnológicos centrais para o desenvolvimento da organização. c obter, organizar e interpretar as informações necessárias ao desenvolvimento das atividades da organização. d planejar e alocar recursos humanos e tecnológicos adequados às metas de modernização da organização. e trabalhar em equipe e compartilhar novos conhecimentos e habilidades. 5 - A competência de uma pessoa é decorrente da aplicação conjunta, no trabalho, de conhecimentos, habilidades e atitudes, que representam os três recursos ou dimensões da competência.

Considerando o exposto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I COLUNA II 1. Conhecimentos 2. Habilidades 3. Atitudes ( ) Saber como fazer ( ) Saber o que fazer ( ) Querer fazer ( ) Saber por que fazer Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA. a (2) (1) (1) (3) b (3) (3) (2) (1) c (1) (1) (2) (3) d (2) (1) (3) (1) 6 - “Uma empresa pode ter gestão de competências sem ter gestão por competências, mas o inverso não é verdadeiro” (Bruno Rocha Fernandes, 2013). Com base nessa afirmação, a gestão por competências refere-se a a atividade informal, que pode ser executada por qualquer gestor no exercício de seu trabalho, por meio da atribuição de desafios, leituras, conversas de coaching e feedback constante. b empresas que definem e formalizam um conjunto de competências, que esperam de seus colaboradores e as utilizam sistematicamente como parâmetro para trabalhar suas pessoas. c empresas que promovem ações de treinamento pontuais ou realizam outras ações de desenvolvimento, com base nas solicitações de seus gestores e de seus colaboradores. d um conjunto de ações que gestores e/ou empresas realizam com vistas ao desenvolvimento de competências de seus profissionais, quando não há competências formalizadas. e planos de desenvolvimento individuais estabelecidos entre o gestor e seus colaboradores, com foco no aprimoramento de capacidades intelectuais, que permitam elevar resultados. Selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada. I. O conceito de competência distingue-se do conceito de qualificação, entre outras características, pelo foco nos resultados e a alta aprendizagem do contexto do primeiro. II. O processo de escolha utilizado na captação de pessoas em uma abordagem por competências é a observação e a adequação para um cargo específico.

III. Na gestão de pessoas por competências, a pessoa é desenvolvida para uma determinada trajetória dentro da organização. aE-E-C bC-E-E cC-C-E dC-E-C eE-C-E 7 - Segundo a noção de competência, um vendedor competente não é aquele que apenas sabe fazer uma negociação, mas também aquele que sabe ser um bom negociador. Isso aconteceu porque a a competência favorece a iniciativa e a responsabilidade do indivíduo diante de situações profissionais com as quais ele depara para modificar algo que existe e introduzir algo novo. b a competência implica não só conhecimentos técnicos como também crenças, valores, características e traços de personalidade, que delineiam os “comos”, os “quês” e os “porquês” da atitude e do desempenho profissional. c o desenvolvimento de competências é uma condição imprescindível ao alcance dos resultados organizacionais, e a qualificação é composta de características humanas relacionadas com a eficácia e a eficiência profissional. d os saberes componentes das competências têm conteúdo subjetivo, individual e são desenvolvidos, construídos e aprendidos ao longo da trajetória da vida do profissional. e é necessário, para que seja possível desenvolver competências precisas, o desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas, ou seja, competências que permitam aos profissionais aprender a aprender. 8 - A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que: a é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização. b consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização. c consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia. d identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado. e corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização. 9 - A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo

a elevar os indicadores de clima, diminuindo o estresse gerado pela falta de habilidades para a função. b promover o desenvolvimento das equipes de trabalho e a contribuição social da empresa. c melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários. d contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe de colaboradores. e oferecer ferramentas para que os líderes possam gerenciar a equipe através de uma metodologia participativa. 10 - Considerando a gestão por competências e as tendências relacionadas à gestão de pessoas no setor público, assinale a opção correta. a O alinhamento entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do profissional é resultado da convergência entre estratégia organizacional e desempenho humano no trabalho. b As transferências do tipo horizontal e do tipo vertical das competências representam os processos de inovação radical e incremental da gestão de pessoas nas organizações públicas. c Há, no Poder Executivo, uma tendência à gestão de pessoas mediante subprocessos, orientados ao desenvolvimento de competências, à avaliação e à gestão do desempenho humano, e recebimento de remuneração variável pelos servidores. d O mapeamento e a modelagem de competências têm base na definição dos níveis de proficiência esperados para a expressão de competências no desempenho do trabalho. e A gestão por competência no setor público brasileiro é norteada pelos aspectos teóricos da abordagem francesa da competência, segundo a qual uma pessoa é competente quando demonstra suas qualificações no exercício de suas responsabilidades. 11 - A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade a para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade. b individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente. c de executar com excelência as atribuições do cargo. d de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente. e de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção. 12 - As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas a consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável. b identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.

c necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno d que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado. e que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados. 13 - Assinale a opção correta com referência à gestão por competência. a As competências técnicas representam as competências estabelecidas de acordo com a amplitude e complexidade dos papéis ocupacionais nas organizações b Na gestão por competências, as políticas e práticas de gestão de pessoas são baseadas nos princípios de controle, simplicidade e carreira. c Ao se mapear as competências em uma organização, deve-se atentar para os erros de descrição de competências, tais como ambiguidade, duplicidade, validação semântica e estatística. d Descrições de competências em frases longas e com mais de dois verbos de ação facilitam a representação das atividades e responsabilidades dos cargos das organizações. e Um dos objetivos da gestão por competências é a identificação de lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à consecução dos objetivos organizacionais, conforme as formulações estratégicas das organizações. 14 - A definição de Competência está baseada em três dimensões chamadas de CHA, letras que têm, respectivamente, a seguinte correspondência: a conhecimento, habilidade e atitude b conhecimento, hábito de segurança e apresentação pessoal c criatividade, habilidade e atitude d criatividade, hábito de segurança e apresentação pessoal e criatividade, hábito de segurança e atitude 15 - Sobre a gestão por competências no setor público, assinale a alternativa INCORRETA. a O conhecimento é o saber. b A habilidade é o saber fazer. c A atitude é o querer fazer (saber agir). d Quando utilizadas em instrumentos de avaliação do desempenho no trabalho, as competências são descritas sob a forma de comportamentos passíveis de observação (referenciais de desempenho), para que o avaliador possa mensurar o desempenho do avaliado valendo-se dos comportamentos que ele adota no trabalho. e Quando utilizadas na formulação de ações de capacitação, é necessário descrever apenas os comportamentos desejados (referenciais de desempenho), os quais constituirão os objetivos instrucionais da referida capacitação.

16 - A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública a procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda equipe de servidores públicos, a partir de perfis correlatos. b delimita seus objetivos, metas, missão e visão de futuro, qualificando o seu pessoal com foco nas tendências burocráticas organizacionais. c qualifica as equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente. d identifica com precisão as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos, com foco nos resultados e no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos. e delimita seus objetivos, metas, missão e visão organizacional com foco na avaliação de desempenho. E - GESTÃO DA QUALIDADE 1 - Cada indivíduo tem sua definição de qualidade. Se a qualidade for definida como conformidade e especificações, fica estabelecida uma base para um entendimento comum sobre qualidade. De acordo com os princípios gerais para a Gestão de Qualidade, é verdadeiro afirmar que: a um sistema só será gerador da qualidade se for voltado à prevenção, ou seja, à eliminação dos erros antes de seu acontecimento. b o padrão de qualidade consiste em buscar constantemente erros no processo e buscar as soluções. c o tempo gasto para reparos no processo de produção não deve ser levado em conta na Gestão de Qualidade. d o custo de perdas com falta de qualidade não é contabilizado para equacionar a qualidade de um produto ou serviço. e a Gestão de Qualidade é muito mais importante para os produtos do que para os serviços, uma vez que o serviço prestado independe da qualidade do produto confeccionado. 2 - Considerando a gestão da qualidade, assinale a alternativa que apresenta uma vantagem que pode decorrer da implementação do gerenciamento da qualidade nas organizações. a Os produtos da organização tornam-se menos vendáveis. b O aumento da insatisfação dos clientes. c A redução da competitividade empresarial. d Os resultados operacionais ficam abaixo das expectativas. e A eliminação de defeitos e desperdícios.

3 - Diversas organizações adotam a visão estratégica da qualidade, que parte do princípio de que a qualidade é um elemento crítico para a sobrevivência da empresa. Quanto aos princípios referentes à qualidade nas organizações, assinale a alternativa correta. a A implementação de uma estratégia de qualidade dispensa qualquer forma de avaliação da qualidade. b A qualidade é muito onerosa. Dessa forma, não deve ser considerada como uma preocupação das organizações. c A qualidade deve ter como foco apenas os objetivos de curto prazo. d A qualidade exige uma visão ampla e de conjunto, requerendo a contribuição de todas as partes da empresa. e A qualidade é implementada de forma periódica nas organizações, por isso não depende de um processo planejado. 4 - Quanto à gestão da qualidade dentro das organizações, assinale a alternativa correta. a É preciso identificar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle de processos sejam eficazes. b É suficiente identificar somente os macroprocessos da organização, pois eles são os principais c Devem-se eliminar as auditorias internas, uma vez que o sistema de gestão de qualidade já foi implantado. d As ferramentas de qualidade ajudam no processo de identificação e eliminação de custos de conformidade. e O manual da qualidade indica o detalhamento e a comprovação do que é feito na organização.

5 - Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos clientes. Sobre indicadores da qualidade considere: I. São instrumentos de gestão, utilizados para medir um processo ou seus resultados. II. São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os processos da organização. III. Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade. IV. Tempo de atendimento pode ser uma característica relevante de um serviço, que se traduz facilmente em um indicador mensurável. Está correto o que se afirma APENAS em a I, III e IV. b I e II. c I e III. d III e IV. e I, II e IV.

6 - Existem diferentes abordagens sobre o conceito de gestão estratégica da qualidade. Assinale alternativa que define corretamente a relação entre a abordagem e o respectivo conceito. a A qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível segundo a abordagem da qualidade baseada em manufatura. b A abordagem da qualidade baseada no usuário demonstra preocupação não só com a conformidade a suas especificações, mas também com a adequação das especificações ao consumidor. c Fazer produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros que correspondem precisamente às especificações de projeto é definida como a abordagem da qualidade transcendental. d A abordagem da qualidade baseada no produto define qualidade em termos de custo e preço. e Na abordagem da qualidade baseada em valor, a qualidade é um conjunto mensurável e preciso de características, que são requeridas para satisfazer o consumidor. 7 - A ideia de qualidade está associada à ausência de deficiências e à capacidade do produto ou serviço de satisfazer as necessidades do consumidor. Assim, qualidade pode ser entendida como “adequação ao uso”. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta. a O aumento da qualidade do produto ou serviço implica no aumento dos “custos de falhas” internos e externos. b Os “custos de não qualidade” equivalem aos custos de prevenção e avaliação. c A ausência de deficiências implica em maiores “custos de falhas”. d A falta de adequação ao uso gera “custos de não qualidade”. e Melhor qualidade significa custos maiores. 8 - A competência que uma organização apresenta ao conceber e desenvolver produtos e processos de forma a alcançar a satisfação do cliente, com custos e prazos compatíveis, é o conceito de Qualidade de a Produto ou serviço. b Processo. c Projeto. d Pós-venda. e Atendimento. 9 - Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é a uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a um determinado efeito. b um método gerencial para a promoção contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo c um diagrama que auxilia na visualização da alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica.

d o desdobramento de dados, a partir de levantamento ocorrido, em categorias e grupos para determinar sua composição, objetivando a análise e pesquisa para o desenvolvimento de oportunidades de melhorias. e a representação gráfica que mostra a distribuição de dados por categorias. 10 - Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para a analisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas. b solucionar problemas causados por brainstormings. c analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas. d ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. e documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.

11 - Uma gestão pública voltada para a excelência deve a estar focada em resultados e orientada para o cidadão. b concentrar seus recursos nos serviços mais rentáveis. c priorizar, acima de tudo, a racionalização dos gastos. d se pautar apenas no cumprimento das regras formais. e enfatizar as demandas dos setores mais necessitados.

12 - A excelência nos serviços públicos envolve a auto avaliação e a melhoria contínua do sistema de gestão, amparada em fundamentos próprios da gestão por excelência contemporânea, dentre os quais: pensamento sistêmico, visão de futuro e orientação por processos e informações. É COMPATÍVEL com essa proposta o seguinte conceito: a A orientação por processos e informações relaciona-se à compreensão do conjunto das atividades, processos e informações da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base procedimentos padronizados, levando em consideração os regulamentos disponíveis. b A visão de futuro refere-se exclusivamente as relações de interdependência entre os diversos componentes internos de uma organização. c O pensamento sistêmico está relacionado à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado, que garanta coerência ao processo decisório e que permita à organização anteciparse às necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade. d O pensamento sistêmico refere-se ao entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

e A orientação por processos e informações está relacionada somente à compreensão dos fatores externos que afetam a organização. 13 - O pressuposto central da excelência no serviço público é a a garantia de um atendimento impessoal e padronizado a todos os cidadãos. b obrigação de participação direta dos cidadãos nas decisões em todos os âmbitos da administração pública. c atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários de serviços públicos. d publicação de toda a legislação e dos procedimentos que envolvem os atos da administração pública. e redução dos gastos e a racionalização dos serviços em todos os âmbitos da administração pública. 14 - O Decreto n. 7.478, de 12 de maio de 2011, criou a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade – CGDC, do Conselho de governo. É competência desta Câmara a implementar iniciativas no âmbito de políticas de gestão, desempenho e competitividade. b supervisionar e acompanhar a implementação das decisões adotadas pelos ministérios e governos estaduais. c estabelecer diretrizes estratégicas e planos para formulação e implementação de políticas de melhoria da gestão da administração pública estadual. d identificar processos finalísticos e órgãos secundários de atuação para fortalecer a gestão de resultados na administração pública. e prestar assessoramento ao Presidente da República na formulação e implementação de mecanismos de controle e avaliação da qualidade do gasto público. 15 - Dentre os meios utilizados pela Administração Pública para garantir a excelência nos serviços públicos está a elaboração de compromissos periódicos entre o Estado e órgãos públicos para a realização de metas por meio de a contratos de serviço. b auditorias contratuais. c termos de ajustamento de conduta. d pactos gerenciais. e contratos de gestão. 16 - O chamado Modelo de Excelência em Gestão Pública deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais da Administração Pública. Orientado por esses princípios constitucionais, integra a base de sustentação desse modelo: a o pensamento sistêmico, consistente no entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

b a autonomia dos órgãos públicos, tendo como objetivo precípuo gerar resultados para o interesse público secundário. c o controle social restrito, a fim de conferir maior eficiência aos projetos públicos e afastando suas características burocráticas como limites de competitividade. d a gestão não participativa, cujo estilo determina atitude gerencial mais independente e voltada a decisões mais céleres por parte do administrador. e a cultura da conservação de ideias, restringindo-se a experimentação e implementação de experiências gerenciais diferenciadas. 17 - A questão da excelência dos serviços públicos tem merecido destaque no debate contemporâneo a respeito do Estado e da Administração Pública. Os padrões superiores de excelência nos serviços públicos são adquiridos em decorrência, a basicamente, da observância do sistema de controle, independentemente das metas gerenciais estabelecidas. b principalmente, da adoção de novas filosofias gerenciais e organizacionais, da valorização dos recursos humanos e da incorporação, pelos servidores públicos, da perspectiva da cidadania. c especificamente de demonstrarem qualidade na medida em que atendem às expectativas dos contribuintes independentemente dos custos e da quantidade de recursos mobilizados. d essencialmente, da incorporação pelo servidor de uma nova postura ética e da generalização de um espírito fiscalizador no setor público. e basicamente da observância das normas que definem as atribuições e responsabilidades de servidores públicos e usuários. 18 - Acerca da evolução da gestão pública na busca da excelência dos serviços públicos, assinale a opção correta. a A excelência na gestão pública está centrada no modelo de administração pública patrimonialista, no qual a preservação do patrimônio público deve ser a finalidade precípua. b O modelo de administração pública burocrática apresenta, originalmente, como vantagem em relação a outros modelos, a busca do controle de abusos e do fim do nepotismo. c O modelo de administração pública gerencial, por se inspirar no modelo adotado na administração privada, é confundido com ele. d Uma das políticas formuladas na busca da excelência nos serviços públicos é o GesPública, elaborado com base na premissa de que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser excelente, mas não pode ser comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão, devido às especificidades de cada país. e A qualidade da gestão pública deve ser orientada para o Estado e desenvolver-se no âmbito de valores demarcados por princípios similares àqueles preconizados em empresas de classe mundial.