ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMA- FAMÍLIA LÍNGUA PORTUGUESA 03

TEXTO – REDAÇÃO INQUIETA Gustavo Krause No Brasil, tornaram-se comuns publicações de “besteiras da juventude”, colhidas nas redações de vestibular...

16 downloads 262 Views 172KB Size
ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO / SAÚDE DA FAMÍLIA

LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO – REDAÇÃO INQUIETA

03.

A) as provas mal preparadas de alguns vestibulares.

Gustavo Krause

No Brasil, tornaram-se comuns publicações de “besteiras da juventude”, colhidas nas redações de vestibular. Unem-se professores e jornalistas na crítica fácil à expressão, ou desexpressão (mistura de desespero com expressão), de uma geração calada – que, mesmo quando parece falar nessas redações, continua calada. Não pretendo começar por aí. Estes bestialógicos visam a mostrar como a juventude articula mal o pensamento – mas mostrar à própria juventude, para cada um dos seus elementos rir nervosamente de si mesmo, qual hiena inconsciente. Estes bestialógicos funcionam de cortina para encobrir outros agentes da desexpressão: a escola, os professores, a família, o Estado. A escola, que fragmentou o conhecimento em disciplinas estanques, fragmentando assim as frases e o raciocínio dos seus alunos. Os professores, mal pagos e pior estimulados, mal sabendo eles mesmos redigir um plano de curso, pondo-se como exemplos tristemente adequados de uma fala truncada. A família, que lê nada e escreve nada de nada, e depois reclama da juventude “que não lê”. O Estado, que encosta a educação no canto das verbas, censura as poucas palavras que escapolem das universidades e depois faz ironias sobre a geração da gíria. A desarticulação do pensamento adolescente vem sendo apresentada como doença em si, encobrindo males mais profundos. Por exemplo, encobrindo a questão do analfabetismo nacional. Se lemos, com cuidado e atenção, não apenas as redações escolares dos garotos, mas também os livros didáticos adotados, mais os editoriais dos grandes e dos pequenos jornais, mais os discursos dos pequenos e grandes políticos, mais a Constituição do país e as teses dos juízes e dos doutores, vamos entender que a preocupação ética com o discurso escrito está em falta no mercado geral das palavras: dos meios de comunicação ao Congresso Nacional, há muita sentença entortada. 01.

Na leitura do primeiro parágrafo do texto, constatamos que o autor faz a seguinte reflexão: A) os jovens parecem ter pouco a dizer.

B) um trabalho não tão útil de professores e jornalistas. C) os preconceitos dos mais velhos em relação aos jovens. D) a tendência de a imprensa só destacar aspectos negativos. E) a grande quantidade de “besteiras” produzidas pelos jovens. 04.

A razão de o texto apresentar o vocábulo “desexpressão” escrito em itálico (um tipo de letra diferente) é a de mostrar que esse vocábulo é: A) um barbarismo, ou seja, uma palavra escrita erradamente. B) um arcaísmo, ou seja, um vocábulo antigo que não se usa mais. C) um neologismo, ou seja, uma palavra criada pelo autor do texto. D) um estrangeirismo, ou seja, um vocábulo originário de outro idioma. E) um coloquialismo, ou seja, um vocábulo empregado no falar descuidado.

05.

“...mesmo quando parece falar nessas redações, continua calada”. Esse segmento do texto foi reescrito de forma inadequada – por não respeitar o seu sentido original – na seguinte alternativa: A) embora pareça falar nessas redações, continua calada. B) continua calada, enquanto parece falar nessas redações. C) apesar de parecer falar nessas redações, continua calada. D) continua calada, mesmo que pareça falar nessas redações. E) ainda quando parece falar nessas redações, continua calada.

06.

B) os professores estão desesperados pela atual escrita dos jovens.

“...mesmo quando parece falar nessas redações, continua calada”. Nesse segmento do texto, o autor cria intencionalmente uma aparente incoerência, que é construída pela seguinte estratégia:

C) a juventude, no Brasil, está desesperada por não saber escrever.

A) inverter a ordem lógica das orações no segmento.

D) a publicação das “besteiras” ajuda a ensinar a escrever aos jovens.

C) considerar toda uma geração como passível de erro.

B) utilizar o verbo “parecer” fora de seu significado. D) usar o verbo “falar”, quando se trata de “escrever”.

E) os professores criticam, mais que os jornalistas, a escrita dos jovens. 02.

Ao dizer que “Unem-se professores e jornalistas na crítica fácil à expressão”, o autor do texto pretende criticar:

O autor do texto colocou entre aspas a expressão “besteiras da juventude”; o emprego dessas aspas, nesse caso, se deve ao seguinte objetivo:

E) empregar uma oposição entre “falar” e “continua calada”. 07.

No primeiro parágrafo do texto, a função do emprego dos parênteses é a de: A) explicar o significado do termo anterior.

A) destacar um elemento muito importante do texto.

B) ironizar a expressão utilizada nas publicações.

B) indicar uma crítica à expressão escrita dos jovens.

C) justificar a ortografia do vocábulo desexpressão.

C) mostrar que a expressão contém um erro gramatical.

D) chamar a atenção para um erro comum em redações.

D) demonstrar que a expressão não está bem empregada.

E) corrigir uma possível ambiguidade de um termo empregado.

E) repetir exatamente a expressão presente nas publicações.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC

3

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO / SAÚDE DA FAMÍLIA

08.

Ao dizer, no início do segundo parágrafo, “Não pretendo começar por aí”, o autor do texto quer mostrar ao leitor que:

12.

“Estes bestialógicos funcionam de cortina para encobrir outros agentes da desexpressão: a escola, os professores, a família, o Estado”. Sobre esse segmento do texto, a única observação adequada aos seus componentes é: A) Os bestialógicos fazem com que o mais importante da questão seja esquecido. B) Os elementos da desexpressão estão citados do mais importante para o menos importante. C) Os elementos da desexpressão estão citados do menos importante para o mais importante. D) A expressão “funcionam de cortina” significa que os bestialógicos só apresentam o lado mais positivo do exame feito. E) O pronome demonstrativo “estes” deveria ser substituído por “aqueles”, já que o antecedente está bastante distante no texto.

13.

“A escola, que fragmentou o conhecimento em disciplinas estanques, fragmentando assim as frases e o raciocínio dos seus alunos”. Segundo o autor, o mal produzido pela escola é o de: A) separar os alunos em séries. B) não incentivar os alunos ao estudo em grupos. C) dedicar pouco tempo ao estudo de cada disciplina. D) estudar as disciplinas como conhecimentos separados. E) sobrecarregar o horário escolar com número excessivo de disciplinas.

14.

“Os professores, mal pagos e pior estimulados, mal sabendo eles mesmos redigir um plano de curso, pondo-se como exemplos tristemente adequados de uma fala truncada”. Segundo o autor, os professores apresentam muitos problemas entre os quais NÃO se inclui o de: A) ter péssima preparação profissional. B) receber péssima remuneração por seu trabalho. C) não ter como investir economicamente em si mesmo. D) não estarem preparados para o uso adequado da língua. E) não dispor de tempo para tratar das burocracias escolares.

15.

“A família, que lê nada e escreve nada de nada, e depois reclama da juventude ‘que não lê’”. O ditado popular que casa perfeitamente com a crítica feita à família pelo autor do texto é: A) Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. B) O livro é o melhor amigo do homem. C) Deus ajuda a quem cedo madruga. D) Quem dá o que tem a pedir vem. E) Nem tudo que reluz é ouro.

16.

“O Estado, que encosta a educação no canto das verbas, censura as poucas palavras que escapolem das universidades e depois faz ironias sobre a geração da gíria”. A crítica feita pelo autor só NÃO aborda: A) A crítica fácil dirigida aos mais jovens. B) O despreparo dos nossos cursos universitários. C) A falta de participação política dos professores. D) A crítica completamente desvinculada da realidade. E) A falta de apoio econômico do Estado à educação pública.

A) acha essa introdução uma forma adequada de começar o texto. B) pensa que a exploração negativa do tema é a mais indicada. C) contraria o caminho mais comum de começar-se um texto. D) considera que o tema deva ser tratado de outra forma. E) evita fazer algo diferente de professores e jornalistas. 09.

O autor do texto utiliza muitas comparações no texto; o fragmento abaixo que mostra uma dessas comparações é: A) “Unem-se professores e jornalistas na crítica fácil à expressão...”. B) “Estes bestialógicos visam a mostrar como a juventude articula mal o pensamento...”. C) “A família, que lê nada e escreve nada de nada, e depois reclama da juventude ‘que não lê’”. D) “...mostrar à própria juventude, para cada um dos seus elementos rir nervosamente de si mesmo, qual hiena inconsciente”. E) “Estes bestialógicos funcionam de cortina para encobrir outros agentes da desexpressão: a escola, os professores, a família, o Estado”.

10.

“Estes bestialógicos visam a mostrar como a juventude articula mal o pensamento – mas mostrar à própria juventude, para cada um dos seus elementos rir nervosamente de si mesmo, qual hiena inconsciente”. Nesse segmento do segundo parágrafo o autor pretende criticar os bestialógicos publicados; com esse objetivo, ele destaca uma característica dessas publicações, que é a de: A) desrespeitarem moralmente os candidatos de exames vestibulares. B) não focalizarem os aspectos realmente importantes na questão. C) destacarem as razões de a juventude escrever mal. D) priorizarem os problemas extraescolares. E) dirigirem-se especificamente aos jovens.

11.

“Estes bestialógicos funcionam de cortina para encobrir outros agentes da desexpressão: a escola, os professores, a família, o Estado. A escola, que fragmentou o conhecimento em disciplinas estanques, fragmentando assim as frases e o raciocínio dos seus alunos. Os professores, mal pagos e pior estimulados, mal sabendo eles mesmos redigir um plano de curso, pondo-se como exemplos tristemente adequados de uma fala truncada. A família, que lê nada e escreve nada de nada, e depois reclama da juventude “que não lê”. O Estado, que encosta a educação no canto das verbas, censura as poucas palavras que escapolem das universidades e depois faz ironias sobre a geração da gíria”. Esse segmento do segundo parágrafo mostra uma boa qualidade de um texto escrito; essa qualidade é a de: A) emprego de frases curtas. B) imparcialidade no tratamento do tema. C) utilização de vocábulos simples e populares. D) disposição sequencial dos elementos textuais. E) fundamentação científica das opiniões expressas.

4

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO / SAÚDE DA FAMÍLIA

17.

A alternativa abaixo em que as palavras destacadas NÃO pertencem à mesma classe gramatical ou NÃO possuem o mesmo significado é:

21.

Observe a charge abaixo:

A) “...mais os editoriais...” / “...mais a Constituição do país...”. B) “A família, que lê nada...” / “...reclama da juventude ‘que nada lê’” C) “...mistura de desespero com expressão” / “Se lemos, com cuidado e atenção...”. D) “...funcionam como cortina para encobrir...” / “...vem sendo apresentado como doença em si” E) “...funcionam como cortina para encobrir...” / “...mostrar à própria juventude, para cada um...” 18.

No último parágrafo do texto, o autor fala do “analfabetismo nacional”. Nesse caso, o “analfabetismo” significa: A) a incapacidade geral de ler e de escrever. B) a utilização da língua para atos desonestos. C) a incompetência de escrever, mas não de ler.

A crítica da charge se dirige principalmente:

D) a falta de capacidade em língua portuguesa.

A) ao atraso do ensino.

E) a impossibilidade de ler, mas não de escrever.

B) aos maus professores. C) à displicência dos alunos.

19.

“Se lemos, com cuidado e atenção, não apenas as redações escolares dos garotos, mas também os livros didáticos adotados,...”. A maneira de reescrever-se esse mesmo segmento do texto que altera o seu sentido original é:

D) às autoridades educacionais. E) ao péssimo estado dos prédios. 22.

A) Se lemos, com cuidado e atenção, as redações escolares dos garotos e os livros didáticos adotados...

A) “é” não tem mais acento gráfico. B)

B) Se lemos, cuidadosa e atentamente, as redações escolares dos garotos e os livros didáticos adotados...

“ensino público” passa a ter hífen.

C) “descaso” passa a ser grafado com Z. D) “público” não tem mais acento gráfico.

C) Se lemos, com cuidado e atenção, ora as redações escolares dos garotos, ora os livros didáticos adotados... D) Se lemos, cuidadosa e atentamente, tanto as redações escolares dos garotos quanto os livros didáticos adotados...

Considerando que a frase no quadro-negro se refere à reforma ortográfica do último acordo, a resposta que a professora pretendia que fosse dada seria:

E) “frequente” não apresenta mais o trema. 23.

Se colocássemos a frase do quadro-negro em ordem direta, a nova forma da frase seria: A) Com o ensino público é frequente o descaso. B) O descaso é frequente com o ensino público.

E) Se lemos, com cuidado e atenção, não só as redações escolares dos garotos como também os livros didáticos adotados...

C) O descaso com o ensino público é frequente. D) Com o ensino público, o descaso é frequente. E) É frequente, com o ensino público, o descaso.

20.

Quando os adjetivos são empregados, alguns deles mostram a opinião do enunciador do texto. A alternativa em que ocorre a presença de um adjetivo de caráter opinativo é: A) livros didáticos B) sentença entortada C) disciplinas estanques D) analfabetismo nacional

24.

Dentro do contexto da charge, a resposta do menino foi aí colocada com a intenção de: A) indicar a possibilidade de criticar o sistema educativo. B) demonstrar que o Novo Acordo ainda é desconhecido. C) mostrar o desconhecimento da escrita da língua. D) denunciar a falta de preparo dos professores. E) criticar a falta de educação de alguns alunos.

E) pensamento adolescente

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC

5

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO / SAÚDE DA FAMÍLIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 25.

29.

As infecções primárias de corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas à assistência à saúde. Algumas medidas são recomendadas para prevenir esse tipo de infecção, a exemplo do preparo cutâneo antes de fazer a punção venosa periférica. Este preparo prevê a fricção da pele com antissépticos como o gluconato de clorexidina 0,5 a 2%, o álcool 70% ou, ainda, a solução de: A) álcool 96º GL

A) posicionar a pessoa na parte posterior da balança com os pés no piso, com a barra da haste em repouso sobre a superfície da cabeça, sem deixar folga B) colocar a pessoa em posição ereta, de costas para a haste, com os pés unidos e centralizados no piso da balança

B) hipoclorito 1%

C) deslocar os pesos e a haste para a posição inicial com o nivelamento horizontal da régua graduada, antes da leitura

C) ácido acético 0,5%

D) pôr a haste na posição zero, travada, com o nivelamento do fiel na marca do calibrador

D) PVPI alcoólico 10% E) água oxigenada 10 volumes 26.

Um trabalhador foi imunizado contra a febre amarela, no dia 03/10/2013, por ter viajado a serviço da empresa para a cidade de Manaus/AM no dia 14/10. Como perdeu o registro da vacinação e considerando que deverá retornar àquela cidade periodicamente, procurou orientação no serviço de saúde da empresa quanto à próxima dose da vacina. A profissional de enfermagem que o atendeu consultou o prontuário dele e adotou a seguinte conduta:

E) manter a pessoa de frente na balança, sem sapatos e com o mínimo de roupas possível 30.

B) 40 bpm, 60 irpm, 160 mmHg C) 14 irpm, 90 bpm, 130/95 mmHg D) 120 bpm, 30 irpm, 140/85 mmHg E) 30 irpm, 100 bpm, 180/120 mmHg

B) informou-o sobre a dispensa de nova dose da vacina 31.

D) agendou a segunda dose para o dia 03/12/2013 E) administrou-lhe a segunda dose da vacina 27.

O hospital irá colaborar para a campanha nacional contra a influenza, imunizando os trabalhadores de saúde. De acordo com a Instrução Normativa referente ao calendário de vacinação da Secretaria de Vigilância Epidemiológica, a vacina influenza, fracionada e inativada, deve ser administrada nessa população na seguinte dose, em ml: A) 0,15 B) 0,3

B) o cateter lança o fluxo de oxigênio na nasofaringe C) o cateter requer a umidificação prévia do oxigênio D) o cateter pressiona o ar para o interior da laringe E) a cânula limita o fluxo de oxigênio a 3 litros por minuto 32.

D) 1,0

A) entre 0,2 e 0,5 mm B) entre 0,1 e 0,4 cm C) superior a 10 mm

6

Em consequência de uma queda no ambiente de trabalho, o funcionário sofreu uma lesão na face lateral do terço médio da perna esquerda. A ferida foi classificada em grau III por ter atingido a seguinte estrutura do corpo: A) epiderme

E) 1,5 Alguns cuidados básicos devem ser observados para manter em funcionamento adequado as geladeiras do tipo doméstico, utilizadas para a estocagem e conservação dos imunobiológicos na sala de vacinação. A limpeza e o degelo, por exemplo, devem ser realizados a cada 15 dias ou sempre que a camada de gelo estiver com a espessura na seguinte condição:

O oxigênio pode ser administrado aos clientes por equipamentos ou dispositivos distintos. A utilização do cateter nasal possibilita maior aproveitamento do oxigênio administrado, em relação ao uso da cânula nasal, pela seguinte razão, entre outras: A) a cânula causa aerofagia por reflexo de deglutição

C) 0,5

28.

Uma trabalhadora foi encaminhada ao serviço de saúde da empresa apresentando taquipneia, taquicardia e pressão arterial aumentada. O conjunto de dados que, respectivamente, representam esses sintomas são: A) 20 irpm, 80 bpm, 120 mmHg

A) orientou-o a tomar a dose de reforço no mesmo período no ano de 2023 C) encaminhou-o para marcação das próximas doses

Ao utilizar a balança antropométrica, o profissional de enfermagem deve estar atento a alguns cuidados para que possa obter as medidas mais fidedignas. Para aferir a estatura de uma pessoa adulta, o profissional deve adotar como conduta:

B) massa óssea C) vaso sanguíneo D) tecido muscular E) tecido subcutâneo 33.

Numa ferida com processo inflamatório, o acúmulo de líquido, células tissulares mortas e células do sangue, brancas e/ou vermelhas, constitui o que se denomina: A) exsudação B) maceração C) granulação

D) superior a 0,5 cm

D) maturação

E) inferior a 20 mm

E) epitelização

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO / SAÚDE DA FAMÍLIA

34.

Os medicamentos podem causar, de forma previsível, reações ou eventos secundários e indesejáveis não intencionais. Essas ocorrências são identificadas pela seguinte terminologia:

39.

A) intolerância ao medicamento

A) lavagem simples das mãos com água e sabão comum

B) interação medicamentosa

B) preparo pré-operatório do sítio cirúrgico com povidine degermante

C) reação de idiossincrasia

C) higienização antisséptica dos membros superiores com solução alcoólica

D) resposta terapêutica

35.

E) efeito colateral

D) antissepsia cirúrgica das mãos e antebraços com antisséptico degermante

Pequenas partículas com microrganismos, eliminados durante a respiração, tosse ou espirro, ressecam e permanecem horas suspensas no ar, podendo, portanto, infectar um indivíduo, o que caracteriza a transmissão por:

E) fricção antisséptica das mãos e braços com preparação alcoólica entre 60% e 70% 40.

A) fluidos B) contato C) gotículas D) aerossóis

Para controlar os dados fisiológicos do cliente e evitar complicações anestésicas, a sala de cirurgia deve conter vários equipamentos e materiais. Um deles é o aparelho que permite a monitorização constante da saturação de oxigênio do sangue arterial, indicando possíveis problemas na troca gasosa, e que se denomina: A) negatoscópio

E) suspensão 36.

Eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional, é a finalidade do seguinte procedimento:

B) monitor cardíaco C) oxímetro de pulso

Um medicamento, em pó ou líquido, que é colocado em um invólucro de gelatina de consistência dura, tem sua apresentação na forma de:

D) esfigmomanômetro E) respirador volumétrico

A) comprimido B) cápsula

41.

C) drágea D) pílula E) gel 37.

A) diazepan

O número de microrganismos presentes no tecido a ser operado determinará o potencial de contaminação da ferida cirúrgica e, por conseguinte, a classificação da cirurgia. As cirurgias realizadas em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de supuração local e sem contaminação significativa, como a redução de fratura exposta, são consideradas do tipo:

B) meperidina C) fenobarbital D) prometazina E) clorpromazina 42.

C) contaminadas

Caso o cirurgião utilize o bisturi elétrico no procedimento cirúrgico, faz-se necessário, para evitar queimaduras no paciente, observar, entre outros, o seguinte cuidado em relação à placa neutra:

D) relativamente limpas

A) aplicar gel condutor nela

E) potencialmente contaminadas

B) envolvê-la em atadura úmida

A) limpas B) infectadas

38.

Os medicamentos pré-anestésicos são prescritos pelo anestesista com objetivos variados. Entre esses medicamentos encontram-se os do grupo dos opiáceos, que provocam analgesia e sonolência, sendo normalmente prescritos para clientes que apresentam dor antes da cirurgia. O principal medicamento desse grupo é:

O nome de uma cirurgia é composto por um radical grego, que indica a parte do corpo envolvido no ato cirúrgico, e por um prefixo ou sufixo, que identifica o tipo de procedimento a ser realizado. Assim sendo, uma pessoa que irá fazer a correção de deformação do nariz será submetida à cirurgia denominada:

C) colocá-la distante da mesa cirúrgica D) manter o seu fio terra fixado no piso E) posicioná-la próxima a saliências ósseas 43.

O procedimento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) inicia-se com o seguinte cuidado:

A) otoplastia

A) desobstrução das vias aéreas

B) oroplastia

B) manobra de ventilação artificial

C) rinoplastia

C) administração dos medicamentos

D) sinuplastia

D) massagem de compressão torácica

E) nasoplastia

E) posicionamento do pescoço em hiperextensão

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC

7

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO / SAÚDE DA FAMÍLIA

44.

Uma trabalhadora acidentou-se e apresentou hemorragia externa intensa na perna esquerda. A técnica de enfermagem que a socorreu adotou imediatamente a seguinte conduta para conter a hemorragia:

Um funcionário que se queixa de desconforto ao urinar realizou o exame de EAS, que constatou a presença de pus na urina. Essa anormalidade recebe o nome de: A) bacteriúria

A) providenciou um torniquete abaixo do ferimento pressionando a artéria por cinco minutos

B) hematúria

B) puncionou uma veia iniciando a administração venosa de medicação coagulante

D) colúria

C) deitou a trabalhadora elevando o membro afetado acima do nível do coração D) acomodou a vítima numa cadeira mantendo a perna ferida para baixo E) iniciou o cuidado pressionando a área da artéria braquial 45.

47.

Os carboidratos, ao serem digeridos, transformam-se em açúcares simples, glicose, os quais são transportados até as células. Porém, para chegar ao interior delas, a glicose precisa atravessar a membrana celular pela ação da insulina, que é um hormônio produzido pelas ilhotas de Langerhans. Essas ilhotas estão localizadas no órgão denominado: A) vesícula biliar

C) nictúria E) piúria 48.

A ocorrência de doenças transmitidas por vetores é bastante elevada no Brasil. Seu controle ainda é um desafio tanto para a Vigilância Epidemiológica como para as equipes de saúde das unidades assistenciais. Isto porque são muitos os determinantes envolvidos na sua incidência, em especial aqueles associados ao seguinte aspecto: A) alteração pluviométrica B) desequilíbrio ambiental C) distribuição populacional D) condição socioeconômica E) insuficiência de pesticida

B) estômago C) pâncreas D) fígado E) baço 46.

A metformina é um antidiabético oral cuja ação promove a diminuição da produção hepática de glicose, reduzindo a glicemia. Quando usada isoladamente, NÃO se observa a seguinte complicação: A) hipoglicemia B) anorexia C) diarreia D) vômito E) náusea

Anote aqui seu gabarito e destaque no pontilhado.

8

01

11

21

31

41

02

12

22

32

42

03

13

23

33

43

04

14

24

34

44

05

15

25

25

45

06

16

26

36

46

07

17

27

37

47

08

18

28

38

48

09

19

29

39

10

20

30

40 SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC

ATENÇÃO O caderno de questões contém 48(quarenta) questões de múltipla escolha, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A,B,C,D e E), organizadas da seguinte forma: de 01 a 24 - Língua Portuguesa; de 25 a 48 - Conhecimentos Específicos A duração da prova é de 4 (quatro) horas, considerando, inclusive, o tempo para a marcação da folha de respostas. Faça-a com tranquilidade, mas controle o seu tempo.

INSTRUÇÕES 1. Ao receber o caderno de questões, verifique, de imediato, na capa, se a prova corresponde ao tipo de seleção para a qual concorre - Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho e em Saúde da Família. 2. Ao ser dado o sinal de início da prova confira se a numeração das questões e a paginação estão corretas. 3. Verifique, na folha de respostas, se seu nome, número de inscrição, data de nascimento, curso e turno estão corretos. Caso observe alguma discordância ocorrida em um dos itens anteriores, comunique ao Fiscal da sala e solicite a presença do Coordenador do local. 4. Quaisquer anotações só serão permitidas se feitas no caderno de questões, mas somente as respostas assinaladas na folha de respostas serão objeto de correção. 5. Leia atentamente cada questão e assinale na folha de respostas a alternativa que responde corretamente a cada uma delas. 6. Observe as seguintes recomendações relativas a folha de respostas: • não haverá substituição por erro do candidato; • não deixe de assinar no campo próprio; • não pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas; • a maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada; • outras formas de marcação diferentes da que foi determinada acima implicarão a rejeição da folha de respostas; • não serão consideradas questões: • não assinaladas; • com falta de nitidez; • com mais de uma alternativa assinalada. 7. O Fiscal não está autorizado a alterar quaisquer dessas instruções bem como prestar esclarecimentos sobre o conteúdo da prova. 8. Você só poderá retirar-se da sala após 60 minutos do início da prova. 9. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue a folha de respostas. 10.Ao terminar a prova, entregue a folha de respostas. 11.Qualquer ocorrência diferente das relacionadas deve ser informada ao coordenador do local. Boa Prova