Evangelizando as famílias em preparação do Natal

02 Novena de Natal 2014 1. Para facilitar a participação na novena é aconselhável pedir que todos levem a Bíblia para os encontros. 2. Preparar bem o ...

6 downloads 279 Views 3MB Size
Evangelizando as famílias em preparação do Natal “Pois todo aquele que faz a vontade do Pai...” (Mt 12, 50)

DIOCESE DE

ORIENTAÇÕES 1. Para facilitar a participação na novena é aconselhável pedir que todos levem a Bíblia para os encontros. 2. Preparar bem o ambiente com flores naturais criando um clima simples de acolhida e oração. 3. Preparar uma “guirlanda” grande (tipo coroa do advento) enfeitada para as nove velas que serão acesas no início do encontro de cada dia. 4. No centro do local, onde todos se encontram para a oração, preparar uma mesa com a guirlanda e as imagens da Sagrada Família do presépio. 5. No início da novena, a família que recebe o grupo reza a oração proposta de acolhida. O mesmo faz no fim da novena, entregando as imagens e enviando à próxima família onde será o próximo encontro da novena. 6. É importante observar que para todos os dias a Acolhida da Novena, o Rito da Luz, a Abertura e os Ritos Finais são comuns, iguais para todos os dias. 7. Propomos nove dias de encontros de oração nas casas, previamente marcados e preparados, o décimo dia será para o encontro de oração e uma celebração festiva de encerramento da novena a ser realizada na comunidade, reunindo todos os grupos de novena e as famílias que participaram e onde se dará a oferta do gesto concreto, como realizamos todos os anos, além da possibilidade de uma confraternização natalina de acordo com a possibilidade e sensibilidade das comunidades.

02

Novena de Natal 2014

RITOS INICIAIS (para todos os dias)

ACOLHIDA DA NOVENA A família que recebe a novena em sua casa reza: Jesus, Maria e José, na espera do Natal, vos acolhemos em nossa casa a fim de que se cumpra também a nós o que Deus prometeu. Fazemos do nosso lar o vosso lar, a fim de aprendermos também a acolher a luz do vosso e nosso Deus. Todos: Amém!

RITO DA LUZ (para todos os dias) Alguém da família acende a vela e diz: Bendito sejas, Deus de nossos pais, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, cujo brilho enche todo o universo e a quem esperamos com lâmpadas acesas. Todos: Amém!

ABERTURA (ao iniciar este canto, cada um traça sobre si o sinal da cruz) - Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar (bis) Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis) - Já chegou o tempo, o Senhor vem vindo (bis) Venham, pelo deserto, um caminho abrindo!(bis) - Em comunidade, vimos celebrar (bis) A grande promessa, enfim, se cumprirá! (bis) - O Senhor nos chama para a conversão (bis) A Ele preparemos nosso coração! (bis) - Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis) Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis) - De pé vigilantes, lâmpadas nas mãos! (bis) Ele está bem perto, nossa Salvação! (bis)

RITOS FINAIS (para todos os dias) Oração do Senhor (Pai Nosso) e a Ave Maria Oremos Ó Deus de bondade, olha teu povo reunido nesta novena de Natal. Teu amor maternal é a nossa esperança de salvação. Faze-nos viver neste Novena de Natal 2014

03

mundo com sabedoria, justiça e um coração filial, aguardando a manifestação da vinda de Jesus Cristo. Que Ele venha completar a obra que em nós começou. Atende-nos, ó Deus, em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém!

Oração de entrega para a próxima família A família que se despede, reza entregando a Sagrada Família à próxima família que acolherá a novena: Jesus, Maria e José, que viestes visitar nosso lar com a vossa paz e inundar nossa casa com a bênção do Deus Salvador, acompanhe esta nova casa, que vos apresentamos, com seu olhar e brilhe também para eles a luz da salvação. Amém!

Bênção Presidente: O Deus da esperança, da alegria e da paz † permaneça com todos nós agora e para sempre. Todos: Amém! - Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

04

Novena de Natal 2014

1º DIA: “Aí está o teu coração” SITUAÇÕES DAS FAMÍLIAS NO MUNDO DE HOJE Mateus 6,19-24 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da vida: Paulo era de uma família de origem muito humilde, vivam com muitas dificuldades tentando sobreviver aos desafios do dia a dia. Na sua juventude conheceu Francisca, se apaixonaram e depois de um período em que se conheceram melhor, fizeram um enxoval, compraram uma casa e resolveram casar, conforme haviam planejado. Era uma felicidade só que dava gosto ao casal, à família e aos amigos. Eles moravam numa casa ampla, muito bonita e se dedicavam um ao outro. Francisca sempre muito dedicada no relacionamento, não media esforços para agradar e fazer feliz seu esposo. Depois de algum tempo de casados, veio a gravidez e o nascimento de uma linda criança e a vida seguia seu ritmo normal. Passados alguns anos, Paulo, através das redes sociais, começou a fazer contato mais estreito com uma mulher chamada Tânia, e deixou-se influenciar por palavras e imagens amáveis, até pensou estar apaixonado por ela. Após conhecê-la pessoalmente teve a certeza de que era esta a direção certa para sua vida. Foi quando decidiu abrir mão da família, da sua casa, de tudo e dar um novo rumo a sua vida. Depois da decisão tomada foi ao encontro da Tânia e na realidade do dia a dia, descobriu que ela não era nada daquilo que estava no espaço virtual. Pessoalmente, ela não era equilibrada, não queria nada de compromisso nem ele e nem nada, além de ser incoerente e muito agressiva. Paulo viu que foi um grande engano, tentou resgatar sua família, seus bens, mas não foi possível. Não formou outra família, vive só e tem a experiência de que a influência dos meios de comunicação podem afetar a realidade que vivemos. E que às vezes o preço para se viver o virtual tem consequências reais que podem modificar significativamente a vida de muitas pessoas. Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- O depoimento dado acima parece com algum que conheça? O que achou? É comum ou raro de acontecer? Novena de Natal 2014

05

2- Os meios virtuais de hoje ajudam e atrapalham a vida familiar, como podemos utilizá-los melhor? 3- Como esse testemunho pode nos ajudar na preparação do Natal do Senhor?

5. Hino Senhor vem salvar teu povo. pág. 27

6. Leitura Bíblica Mateus 6,19-24 7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: Em nossa preparação para o Natal do Senhor, o texto de nossa partilha de hoje nos dá orientações preciosas para a nossa vida cristã. Neste evangelho, Mateus nos mostra quais os valores que devemos buscar e como devem orientar as nossas escolhas. Somos convidados a verificar onde estamos investindo nossos dons e em que temos gasto a nossa vida. Acolhamos esta Palavra de Jesus que nos indica o Caminho, a celebração da vida no seu nascimento. Vamos observar com cautela as instruções e anotá-las em nosso coração para melhor viver e entender a proposta do Reino dos Céus. 2- Canto de acolhida da Palavra: à escolha do grupo 3- Leitura lenta e atenta do texto: Mt 6,19-24 4- Perguntas para ajudar na partilha: 1- O que mais lhe chamou atenção no texto? 2- Para você quais são os tesouros que devemos buscar? 3- Como o dinheiro pode nos afastar de Deus? 4- Como este texto questiona nossa realidade e nossas famílias neste tempo advento?

8. Preces As nossas famílias de hoje passam por diversas situações que a questionam. Isso as leva a reverem a sua forma de viver e conviver. Portanto, que a Novena de Natal seja muito proveitosa para os que dela participam e para quem for tocado pelo testemunho dessa experiência. Rezemos: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! Senhor, ajudai-nos a buscar novos caminhos para nossas famílias. Rezemos Senhor, ajudai-nos a seguir seus passos no amor e na fraternidade. Rezemos. Senhor, queremos celebrar o seu Natal como proximidade daqueles e daquelas que necessitam de uma transformação social. Rezemos. (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03 .

10. Canto Final (à escolha) 06

Novena de Natal 2014

2º DIA: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” FAMÍLIA, ESPAÇO DE CONFIANÇA Lucas 6,35-38 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz. Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida Maria e João casaram, havia muito amor nessa união e tiveram quatro filhos. Após 15 anos de casados, João resolveu deixar Maria e foi viver com Joana. Eles tinham grandes atividades na comunidade eclesial. Com a separação, João deixou de frequentar a igreja católica, devido os comentários e olhares maldosos. Maria foi cuidar sozinha dos quatro filhos, sempre dando a orientação aos filhos que a separação foi entre ela e João, e não com os filhos. Favorecia sempre o encontro de João com os filhos. Recebendo ele sempre na sua casa para que a convivência com os filhos não fosse prejudicada. E ela continuou o seu trabalho na comunidade com algumas restrições, pois tinha receio dos comentários maldosos. Após alguns anos, os meninos já estavam na juventude fazendo faculdade, trabalhando e ajudando em casa quando receberam a notícia do falecimento da Joana, esposa do pai. Eles sabiam que a mãe ainda nutria o grande amor da juventude por João. Então, resolveram fazer com que o pai e a mãe pudessem se reconciliar. João e Joana não tiveram filhos, mas, assumiram uma filha de criação, que foi aceita no seio da família, ficando para Maria, em vez de quatro filhos, ficando com cinco filhos. Essa menina precisa de cuidados especiais e todos se ocupam dela com muito carinho, com quem sempre tivesse feito parte da família. João ainda tem vergonha e não voltou à comunidade eclesial. Porém, um dia João chega lá... Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- Como você vê a família de João e Maria? 2- A educação que Maria deu aos filhos confere com os dias de hoje? 3- O que entendemos por perdão no seio da família? Novena de Natal 2014

07

5. Hino Antes que te formasse. Pág. 27

6. Leitura Bíblica Lucas 6,35-38

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: No evangelho de hoje, Jesus nos fala como deve ser o modo de agir de todo cristão. Suas atitudes, ações, seus discursos e suas relações devem estar coerentes com esse ensinamento, por isso é tão importante para o discípulo (a) estar com os ouvidos e o coração abertos. Tornando-se, assim, um bem aventurado. Com isso devemos ser misericordiosos, assim como Deus é misericordioso; não julgarmos, para não sermos julgados; não condenarmos, para não sermos condenados; perdoarmos, para sermos perdoados; e se não dermos, também não receberemos. Tudo o que fizermos aos nossos irmãos necessitados é ao Pai que faremos. Portanto, façamos uma profunda reflexão sobre as atitudes do texto para que o nosso Natal seja mais presente nas famílias. 2- Canto de acolhida da Palavra: à escolha do grupo 3- Leitura lenta e atenta do texto: Lc 6,35-38 4- Perguntas para ajudar na partilha: 1- O que mais lhe chamou a atenção no texto? 2- Quais são as instruções de Jesus no texto? 3- Você tem agido conforme as instruções de Jesus? Sim ou não? Quais são as dificuldades em vivê-los? 4- Nesse tempo do advento, como as famílias devem viver esse caminho narrado por Jesus?

8. Preces O tempo do advento é o espaço concreto onde aprendemos que Jesus nasce na vida do outro. Em nossas comunidades devemos aprender que o outro não é descartável ou objeto de usufruto, mas sim o rosto divino do homem. Portanto, façamos desse tempo de preparação como sinal de transformação e acolhida aos mais necessitados. Para que possamos viver o amor fraterno que nos une. Rezemos ao Senhor. Todos: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! Que as famílias encontrem a luz da Esperança. Rezemos ao Senhor. Que nossas comunidades se esforcem para ser sinal de misericórdia. Rezemos ao Senhor. Que todos os menos favorecidos possam encontrar nas comunidades a luz do menino-Deus. Rezemos ao Senhor. (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

10. Canto Final (à escolha) 08

Novena de Natal 2014

3º DIA: “Mas aquele que escuta e prática...” FAMÍLIA E ESPIRITUALIDADE Mateus 7,21-27 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida No primeiro palpitar, a presença de Deus; no primeiro choro, a consagração à Virgem Santíssima; e no primeiro olhar, a minha família. Nestes três pilares já encontrei o sentido da vida, ou melhor, a Vida me encontrou. Nascido em berço católico, meus pais lapidaram suas virtudes em meu coração e combinaram com Deus a entrega de toda a minha vida. Com exemplos de busca da santidade dentro de casa, tive já minha primeira catequese fundamentada na Eucaristia e na Palavra de Deus. Fixada em meu coração com fórmula indissolúvel, vi a Igreja como um lugar de perdão, participação e festa que preencheu minha outra metade. Mas não teria conhecido se antes em casa não a tivessem me indicado. De espiritualidade comunitária e carismática, meus pais, meus irmãos, minha avó, meus tios e primos enfrentamos toda e qualquer muralha que precisasse ser derrubada. Revestimo-nos com a armadura do cristão (cf. Ef 6,10ss) e seguimos no tropeço, na aridez, no medo, nas fraquezas o principal objeto de desejo: a santidade. Com as orações, a liturgia, o jejum, a confissão e a devoção a Maria encontrei um particular atalho para Deus, onde hoje me encontro deslocado rumo a este caminho que é a vocação sacerdotal. Atualmente, longe e ao mesmo tempo próximo de minha família pela fé que professamos, quero, maravilhado pela alegria do Evangelho testemunhado em casa, me dispor ao chamado de Deus para que, mais que seguirem o exemplo e alegria de minha família, outras famílias e pessoas possam encontrar o exemplo da Sagrada Família. E imitando-a possam ser felizes e santos como Deus quer que sejamos. Novena de Natal 2014

09

Mediante os rastros deixados por Deus em minha trajetória existencial, hoje, jovem do Seminário Propedêutico da Diocese de Nova Iguaçu, deixo-me levar pelas brisas do Espírito Santo ao destino celestial. (testemunho de um seminarista propedeuta de nossa Diocese). Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- O que achou desse testemunho? O que ele pode iluminar em nossas vidas? 2- O que neste natal nossas famílias precisam para caminhar junto de Deus? 5. Hino As colinas vão ser abaixadas. Pág. 27 6. Leitura Bíblica Mateus 7,21-27

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: O texto de nossa leitura está inserido no sermão da montanha. Este sermão é um dos cinco “livrinhos”, presentes no evangelho de Mateus, onde se apresenta a nova Lei dada por Jesus. E essa não era uma novidade, mas uma releitura daquilo que os seus ouvintes já conheciam (cf. Mt 5,17). Daí é importante, para nós hoje, termos o mesmo Espírito que a comunidade de Mateus teve: estarmos atentos para o ensinamento do mestre (cf. Mt 5,1-2). Dentro de nossa reflexão de hoje, Jesus, nos apresenta algumas pérolas do seu ensinamento. A primeira é a prática da Palavra. Por ela poderemos estar mais coerentes com sua mensagem de vida. A segunda é da firmeza a nossa fé. Uma espiritualidade que seja baseada na certeza e não na dúvida. Isso significa que os discípulos devem ter certeza de caminhar com Jesus mesmo com as adversidades da vida. E por último, ter cuidado com aqueles que se dizem “próximos”, mas na verdade não ajudam em nada. Vamos ler o texto e observar com cautela o que Jesus que dizer ao nosso coração em preparação ao Natal. 2- Canto de acolhida da Palavra: a escolha do grupo 3- Perguntas para ajudar na partilha: 1- O que chamou mais sua atenção neste texto? Por quê? 2- O que quer dizer a casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia? 3- Como podemos alimentar as nossas famílias pela oração? 4- O que o texto nos ensina nessa preparação para o nascimento do menino-Deus?

8. Preces A nossa oração é um caminho de encontro com Deus. E nesse encontro vamos aos poucos descobrindo o que Ele deseja para cada ser humano. Sendo assim, nossa vida de fé não é um cumprimento de normas religio10

Novena de Natal 2014

sas, mas uma verdadeira abertura para a ação do Reino de Deus em nossas vidas. Rezemos ao Pai para que nos confirme na caminhada do seu filho Jesus. 1. Pela Igreja, para que seja sempre fiel na opção preferencial pelos pobres, profetize com alegria, anunciando a Boa Nova e denunciando tudo que é contrário ao vosso Projeto de vida. Rezemos: Todos: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! 2. Para que sempre tenhamos os olhos abertos e o coração sensível para as necessidades do próximo. Rezemos: 3. Para que conheçamos melhor a nossa fé em vista de superar toda dor que nos afasta dele. Rezemos: 4- Para que os mais desesperados e os desanimados, encontrem nos nossos gestos de proximidade, a consolação que vem de Deus. Rezemos: (outras intenções) 9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03. 10. Canto Final (à escolha)

Novena de Natal 2014

11

4º DIA: “O Espírito do Senhor está sobre mim” FAMÍLIA, CAMINHO PARA A EVANGELIZAÇÃO Lucas 4,16-22 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03 4. Recordação da Vida Meu nome é Marcus e quero relatar aqui como foi a experiência mais sensacional da minha vida. Vou procurar em poucas palavras descrever este processo. Eu era praticamente um ateu zombador e desafiador das coisas de Deus como ainda vejo muitos por aí. Durante cinco anos comecei me aprofundar no estudo da bíblia e nos ensinamentos dela só para ter o prazer de debater com cristãos e adeptos de religiões com propriedade. Mal sabia que quando comecei a estudar a palavra meu processo de conversão havia iniciado. Não passava por problema algum em minha vida, não tinha dificuldades financeiras, nem mal algum deste mundo. Só que com o passar do tempo, o Espírito Santo foi me conduzindo em meus estudos e mostrando-me onde estava equivocado. E que desde o meu nascimento, Deus já operava grandiosamente em minha vida e da minha família sem que eu percebesse, foi algo inesquecível. Uma bela noite estava em casa. Já era tarde, e comecei a meditar no Livro de Romanos. Daí tudo se juntou em minha vida. Senti como se Jesus estivesse ao meu lado dizendo-me: “se entregue a mim, veja tudo o que está escrito ai... estou batendo a sua porta deixe-me entrar...”. Então me prostrei fechei os olhos e orei como nunca havia feito em minha vida. Terminei minha oração dizendo: “Senhor, minha vida é sua. Faça dela o que quiser, viverei para ti, louvarei, e amarei verdadeiramente somente a ti. Tu és o meu único e verdadeiro Deus”. Daí pra frente vieram inúmeras lutas, que às vezes pareciam invencíveis, mas com o SENHOR ao nosso lado, não há nada impossível. E graças a Deus eu o Louvo todos os dias por esta experiência que vivi. Hoje tenho a oportunidade de agradecer por me fazer recordar de um momento tão especial 12

Novena de Natal 2014

em minha vida. E poder ser um testemunho vivo de Evangelização na minha casa e fora dela! Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- O que achou deste depoimento? Acredita que muitas pessoas de nossas comunidades já passaram por essa situação? Partilhe. 2- O que precisamos viver em família para ter um Natal mais profundo?

5. Hino Quando o dia da paz renascer. Pág. 27

6. Leitura Bíblica Lucas 4,16-22

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: Este texto de Lucas nos apresenta Jesus na sinagoga de Nazaré anunciando o projeto do Reino. Ele se identifica com o texto de Is 61,1-2 que está lendo e afirma que esta Palavra estava se realizando em sua vida. Jesus se sente ungido pelo Espírito para realizar esta libertação anunciada por Isaías, a todos os marginalizados e oprimidos. Percebe que este é o projeto do Pai para todas as pessoas e assume esta missão. Como discípulos e discípulas, somos chamados neste natal a assumir este mesmo projeto pelo qual Jesus entregou sua vida. 2- Canto de acolhida da Palavra: a escolha do grupo. 3- Leitura lenta e atenta do texto: Lc 4,16-22 4- Perguntas para ajudar na reflexão: 1- O que mais lhe chamou a atenção no texto? Por quê? 2- Como você entende esta missão libertadora de Jesus? 3- Como a preparação para o natal pode nos ajudar a assumir este projeto de Jesus? 4- Como as nossas famílias podem contribuir para viver esta libertação anunciada por Jesus?

8. Preces O tempo do Advento é tempo de esperar. Esta espera não é estática, onde se observa as coisas acontecerem, mas uma ação evangelizadora em preparação para acolher o menino-Deus que vem ao nosso encontro nos trazer a sua salvação. Rezemos ao Pai que nos trouxe o Cristo, luz de nossas vidas, invoquemos confiantes: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! Para orientar os nossos caminhos! Rezemos: Para livrar-nos dos perigos! Rezemos: Para iluminar nossas decisões! Rezemos: Para abrir nossos olhos aos sofrimentos dos irmãos! Rezemos: (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

10. Canto Final (à escolha) Novena de Natal 2014

13

5º DIA: “Quem fizer a vontade de Deus...” FAMÍLIA, CAMINHO PARA O DISCIPULADO Marcos 3,31-35 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida Eulália, menina ainda, contraiu matrimônio com Sebastião. Criada numa família religiosa, com costumes tradicionais e sem experiência de vida para assumir o matrimônio. Na sua primeira gravidez, por falta de conhecimento do seu próprio corpo, a criança veio a falecer. Com isso, o relacionamento entre Eulália e Sebastião ficou difícil. O casamento se acaba e ela volta para a casa de seus pais. A família de Eulália não aceitava a separação de casais, por isso, obrigava Eulália a voltar para seu casamento, lembrando que o casamento é para sempre. Se houver sofrimento tem que sofrer calado, pois o marido tem todos os direitos. Ele é dono da esposa e dos filhos. Eulália não abandonava sua fé. Outros filhos vieram. Já mais orientada, educava-os na fé cristã mesmo não sendo aceita pelo marido. E o marido, dentro de suas fraquezas, aceitava que Eulália caminhasse com seus filhos na Igreja, para com a qual ela tem muito respeito. Hoje os filhos adultos e casados assumiram uma vida comunitária com grandes responsabilidades. E o pai já falecido não é esquecido, pois eles reconhecem o valor do pai. Esse reconhecimento se faz porque mesmo de longe, o Pai, de alguma maneira acompanhou-os. Olhando para a história familiar, reconhecem a importância do pai nessa caminhada e sentem-se muito felizes no seguimento cristão. Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- O que este depoimento ensina para nossas comunidades? 2- O que tem de Natal nesse relato? 14

Novena de Natal 2014

5. Hino Quando Jesus passar. Pág. 28

6. Leitura Bíblica Marcos 3,31-35

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: Neste texto, Jesus deixa claro que todos os que escutam e fazem a vontade de Deus formam sua família, sua comunidade. Pensando e agindo assim, Ele ampliava o conceito de família quando reuniu ao seu redor os seguidores que deveriam continuar sua missão. Essa reflexão do evangelista Marcos se insere nos primeiros questionamentos do Reino. O que acontece na verdade é que aqueles que se diziam “representantes” de Deus não estavam sendo coerentes. Ali havia mais opressão do que libertação. Mais exclusão do que inclusão. Daí que os gestos de Jesus não eram meros “milagres”, mas, sim, atitudes de transformação plena do ser humano. Vamos observar a sua exortação para que o nosso Natal seja a realização dos mistérios do Reino. 2- Canto de acolhida da Palavra: à escolha do grupo 3- Leitura lenta e atenta do texto: Mc 3,31-35 4- Perguntas para ajudar na reflexão: 1- Qual o versículo que mais lhe chamou atenção? Por quê? 2- Quais as exigências que Jesus estabelece para o discipulado? 3- O que nossas famílias, nesse advento, devem renunciar para ser a família de Jesus? 4- Como o texto de hoje pode nos ajudar a celebrar o Natal do Senhor?

8. Preces As nossas famílias podem ser comunidade de discípulos se entendermos a proposta do mestre. Por isso, neste advento não deixemos que ela se transforme em espaço de consumismo e, sim, vida em missão. Irmãos e irmãs, depositemos no Senhor a nossa esperança e, confiantes, digamos: T: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! Diante das dificuldades do mundo. Rezemos: Apesar de nós sermos pecadores. Rezemos: Quando o temor nos invade. Rezemos: Nos momentos de espera prolongada. Rezemos: (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

10. Canto Final (à escolha)

Novena de Natal 2014

15

6º DIA: “Quem não é contra nós, está a nosso favor” FAMÍLIA, ABERTURA AO DIFERENTE Marcos 9,38-41 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida Atualmente podemos dizer que a intolerância vem ganhando espaço nos corações. Mas ainda existem muitos corações livres que nos dão uma lição sobre o que é o verdadeiro amor. Um amor que derruba barreiras. É o caso de Angélica Maria, que participa da Igreja Assembleia de Deus e que nos últimos três anos têm ajudado no Retiro de Carnaval de nossa Diocese. O que ela faz? Trabalha na cozinha, ajudando a preparar a refeição para todos aqueles que servem no Retiro. Por quê? Porque entendeu que aquele que nos une, Jesus Cristo, é muito maior que a Doutrina que seguimos. E que o amor de Deus em nós nos faz irmãos! Vamos conversar sobre isso. 1- Quais são os desafios atuais que nossas famílias enfrentam em situações diferentes? 2- Como que o texto pode iluminar nossa preparação para o Natal?

5. Hino Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar. Pág. 28.

6. Leitura Bíblica Marcos 9,38-41

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: Neste texto Jesus orienta seus discípulos mostrando-lhes a necessidade de reconhecer que eles não são os 16

Novena de Natal 2014

únicos chamados a evangelizar. Os discípulos haviam proibido uma pessoa de agir em nome de Jesus só porque não era do grupo. Devem aprender a acolher a todos os que aceitam os ensinamentos de Jesus e colocam seus dons a serviço dos irmãos. Há hoje maneiras de viver os valores do evangelho, mesmo dentro das famílias. O importante é a busca de vivermos unidos como irmãos e irmãs. É este esforço de viver o amor que nos prepara para celebrar bem o Natal. 2- Canto de acolhida da Palavra: a escolha do grupo 3- Leitura lenta e atenta do texto: Mt 9,38-41 4- Perguntas para ajudar na reflexão: 1- O que mais lhe chamou a atenção no texto? Por quê? 2- O que levou os discípulos a quererem impedir que outra pessoa agisse em nome de Jesus? 3- Sabemos acolher aqueles que pensam diferente de nós? 4- Como a preparação para o Natal pode ajudar nossas famílias a crescer na vivência do Evangelho?

8. Preces Irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor que transforme nossa forma de pensar e de agir no mundo, para que preparemos os seus caminhos. E não nos esqueçamos de aquecer o nosso coração para acolher o diferente. Peçamos: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! Transforme o nosso coração e nossas atitudes de incredulidade. Rezemos: Ajudai-nos a acolher o diferente. Rezemos: Seja presença em nossa família para superar as dores do dia a dia. Rezemos: Ajude a nossa Igreja a ser presença no mundo. Rezemos: (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

10. Canto Final (à escolha)

Novena de Natal 2014

17

7º DIA: “Eles não tem mais vinho...” FAMÍLIA, ESPAÇO DE ALEGRIA João 2,1-11 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida Eis um artigo muito interessante para nossa recordação: D. António Moiteiro Ramos, a propósito da preparação do Sínodo da Família, fala à FAMÍLIA CRISTÃ sobre a alegria da família à luz da Evangelii gaudium (EG), os deveres dos pais na educação dos filhos e o que a Igreja deve fazer com os pais em situação difícil. É necessário um esforço paciente para aprender a apreciar as múltiplas alegrias humanas que o Criador coloca no nosso caminho: a alegria da existência e da vida; a alegria do amor honesto e santificado; a alegria tranquilizadora da natureza e do silêncio; a alegria, por vezes austera, do trabalho bem realizado; a alegria e a satisfação do dever cumprido; a alegria transparente de um coração puro, do serviço e do saber partilhar; a alegria exigente do sacrifício. O cristão poderá purificá-las, completá-las e sublimá-las. A alegria cristã supõe um homem (uma família) capaz de alegrias naturais. Frequentemente, foi a partir destas que Cristo anunciou o Reino dos Céus. Estas palavras da Exortação Apostólica Alegrai-vos no Senhor (Gaudete in Domino), do Papa Paulo VI, publicada no Ano Santo de 1975, estão na linha daquilo que o Papa Francisco escreveu recentemente: “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira dos que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertos do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.” (EG, nº 1). Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- Como as nossas famílias de hoje podem buscar caminhos de alegria? 2- O que o tempo do Natal nos ensina para vivermos uma alegria evangélica? 18

Novena de Natal 2014

5. Hino Virá o dia em que todos. Pág. 28

6. Leitura Bíblica João 2,1-11.

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: o texto de João apresenta o primeiro sinal de Jesus, que nos leva a refletir a novidade da missão e o anúncio do Reino. A abundância do vinho anuncia toda a gratuidade e a aliança de Deus com a humanidade, simbolizado no episódio do casamento. Outro elemento nesta passagem é o símbolo da água. Para os judeus é o rito de purificação. Um preceito religioso. Quando Jesus transforma a água em vinho revela a religião verdadeira que não se baseia no medo do pecado, nem com as normas que aprisionem. E por fim, os potes de pedras vazios lembram a dureza e frieza da antiga lei, incapaz de revelar o amor fraterno. Vamos ler o texto observando os gestos e exortação de Jesus que nos ensina uma nova alegria transmitida pela vida eterna. 2- Perguntas para a partilha da Palavra: 1- Qual o versículo que mais chamou sua atenção? Por quê? 2- Qual o significado da carência de vinho naquela festa? E qual o sentido de abundância de vinho depois do gesto de Jesus? 3- O que nos ensina o gesto de Maria? E a reação de Jesus? 4- O advento é a preparação para a chegada do menino Jesus. De que maneira podemos participar dessa alegria, na família e na comunidade?

8. Preces O sinal de Jesus é a abertura, apresentado por João, da nova vida dada por Deus a humanidade. Portanto, Irmãos e irmãs, rezemos ao Pai para que nos ilumine nessa nossa caminhada em preparação do Natal do seu Filho, Jesus. Rezemos: T: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus. Para que as nossas famílias aprendam com esse advento o valor do amor e da alegria. Rezemos: Para que nossa juventude saiba conviver uns com os outros no respeito e no amor-doação. Rezemos: Para que a nossa comunidade entenda que o Natal do Senhor é o momento de renovar as práticas de solidariedade. Rezemos: (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03.

10. Canto Final (à escolha)

Novena de Natal 2014

19

8º DIA: “Os que foram resgatados pelo Senhor” FAMÍLIA E SOLIDARIEDADE Isaías 35,1-10 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03.

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida Milla dos Santos nasceu no dia 24/02/2014 com apenas 25 semanas de gestação, menos de 1 Kg e vários problemas de saúde, entre eles meningite. Ainda no hospital, a mãe manifestou o desejo de que sua filha fosse para adoção, pois não tinha nenhum vínculo afetivo e nem tempo para cuidar dela devido a seu trabalho. Também não tinha nenhum vínculo com o pai da criança. Sendo assim, Milla foi encaminhada pela Assistente Social para o Abrigo Beija Flor para fazer parte da estatística de bebês para adoção. Depois de 102 dias internada na UTI do hospital foi dada sua alta sem muitas expectativas de sobrevivência, segundo os médicos. Milla foi levada ao abriCasa Abrigo Beija Flor go onde recebe todos os cuidados e grandes doses de amor. Parece inacreditável, mas ela não só sobrevive, contrariando os prognósticos médicos, mas recupera-se de forma milagrosa! Depois de dois meses, Milla pesa 3kg e tem um aspecto totalmente saudável. Segundo o médico que a revisou, só o amor recebido no Abrigo pode reverter de forma fenomenal a situação em que Milla foi entregue lá. Só o Amor e a Solidariedade podem realizar milagres impossíveis, desde o ponto de vista da medicina. Hoje Milla aguarda na lista de adoção a solidariedade e o amor de uma família que a acolha em sua Manjedoura. 1- Já escutou algum testemunho como esse? O que ele nos ensina? 2- O Natal é tempo de conversão. O que nossas famílias precisam mudar para ser mais solidárias? 20

Novena de Natal 2014

5. Hino O Senhor está pra chegar. Pág. 28

6. Leitura Bíblica Isaias 35,1-10

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: o texto do profeta Isaías nos introduz no tempo do Natal. A alegria, o esplendor, a beleza, a glória de Deus, a libertação e a salvação plena do ser humano nos aponta para a chegada do menino Deus no meio de nós. A descrição do texto de um novo mundo mostra o caminho que Deus propõe ao povo. Um caminho onde viver em família, a promoção humana, a solidariedade, a defesa a vida e o profundo desejo de conversão nos aponta para uma nova história. Uma história humana onde possa acolher, congregar e unir todos numa nova esperança. 2- Canto de acolhida à Palavra: à escolha do grupo. 3- Leitura lenta e atenta do texto: Is 35,1-10 4- Perguntas para ajudar na partilha: 1- Qual o versículo que mais chamou sua atenção? Por quê? 2- Quais as preocupações do profeta segundo o texto bíblico? 3- O que devemos fazer para que esses sinais transpareçam em nossos lares e nossas comunidades? 4- Quais são os sinais de esperança que o profeta indica em seu texto?

8. Preces A esperança é o que move nossas comunidades neste tempo do advento. Rezemos irmãos e irmãs, com Maria, aguardando vigilantes a manifestação do Filho de Deus que a todos quer salvar. Rezando: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus. Ó Cristo, fazei de nossa comunidade espaço onde todos se sintam acolhidos. Rezemos: Ó Cristo, ajudai-nos a ser para nossos irmãos mensageiros da sua palavra. Rezemos: Ó Cristo, iluminai nossos irmãos e irmãs para que sejam acolhedores com o diferente em vista de um mundo melhor. Rezemos: (outras intenções)

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03.

10. Canto Final (à escolha)

Novena de Natal 2014

21

9º DIA: “Esta era a luz verdadeira...” FAMÍLIA, SINAL DE SALVAÇÃO João 1,9-14 1. Acolhida da Novena Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

2. Rito da Luz Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

3. Abertura Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

4. Recordação da Vida Diz um ditado popular: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”. Nos dias atuais a nova cultura que está se gestando impede as famílias de encararem com serenidade os grandes desafios: a epidemia do relativismo, da separação fácil, o divórcio, o aborto, a infidelidade etc. São realidades que ameaçam destruir não somente a família, mas a própria humanidade. Neste tempo em que a Igreja nos chama a vivenciar o Natal do Senhor devemos estar com os olhos abertos enxergando o que está ao nosso redor. Pois, estaremos confirmando o papel da família que deve ser sinal de salvação para a humanidade, assim como foi a família de Nazaré. O tema central da “Hora da Família” deste ano foi “A espiritualidade cristã: um casamento que dá certo”. Pretendeu resgatar a prática da espiritualidade, da oração em família. Mediante esse tema, a Pastoral Familiar de Nova Iguaçu deseja partilhar um fato da vida para iluminar nossa caminhada. Marcelo e Letícia são casados há 17 anos e têm dois filhos: Lucas de 15 anos e Eduarda de 12. Eles, como família, não tinham o costume de frequentar a comunidade de fé. Compareciam apenas em eventos sociais e religiosos: batizados, casamentos e etc. A irmã de Letícia os convidou para participar de um encontro familiar na sua comunidade matriz. O encontro foi muito dinâmico e com uma profunda espiritualidade. Uma das palestras que falava sobre a importância da família caminhar junta na Igreja levou Marcelo e Letícia a meditarem sobre o assunto. No ano seguinte colocaram seus filhos na catequese e começaram a participar das missas e celebrações. Hoje Marcelo é Ministro da Palavra e Letícia, Ministra Extraordinária da Comunhão. 22

Novena de Natal 2014

Lucas está na Crisma e Eduarda participa da Perseverança. Vamos conversar um pouco sobre isso. 1- Como o depoimento pode iluminar nossas famílias de hoje? Qual é seu ensinamento? 2- Que sinais de salvação o testemunho ajuda-nos a perceber neste tempo de advento?

5. Hino Nova Geração. Pág. 29

6. Leitura Bíblica João 1,9-14

7. Meditação, Partilha da Palavra 1- Introdução à leitura do texto: este texto de João nos fala da presença amorosa de nosso Deus que se fez um de nós na pessoa de Jesus de Nazaré. Ele é esta luz verdadeira que é capaz de nos transformar e nos indicar o caminho da vida. É por esta iniciativa de nosso Deus que celebramos todo ano o Natal. Somos convidados (as) a acolhê-lo, abrindo nosso coração para que ele nos conduza. 2- Canto de acolhida da Palavra: à escolha do grupo. 3- Pergunta para ajudar na partilha: 1- Qual o versículo que mais lhe chamou a atenção? Por quê? 2- Como a celebração do Natal pode manifestar esta presença de Deus entre nós? 3- Como nossas famílias podem se tornar a casa de Deus? 4- Como podemos celebrar o Natal de Jesus em comunidade sendo evangelizadores?

8. Preces A salvação de Deus se tornou carne, ser humano em Jesus. Nós, seus discípulos e discípulas, devemos apontar para as nações a luz que é Cristo. Irmãos e Irmãs, na alegria das festas que se aproximam, elevemos a Deus as nossas súplicas. E, confiantes, peçamos: Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus! Ouve, Deus de amor, o clamor dos pobres, que lutam por sobrevivência e dignidade. Rezemos: Ouve, Deus de amor, o clamor de filhos abandonados, que têm o direito à vida. Rezemos: Ouve, Deus de amor, o clamor de tantas mães, que sofrem para educar e sustentar seus filhos. Rezemos:

9. Ritos Finais Comum a todos os dias, conforme indicado, pág. 03

10. Canto Final (à escolha)

Novena de Natal 2014

23

CELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO "Vimos a sua estrela no Oriente" Juventude e o Menino Deus 1. Acolhida da Sagrada Família Alguém da comunidade entroniza a Sagrada Família, que acompanhou a novena pelas casas, no presépio, enquanto se canta:

Oração pela Família. Pág. 29 2. Rito da Luz Alguém da comunidade acende a vela (a mesma utilizada nos nove dias) dizendo: Bendito sejais, Deus de nossos pais, porque iluminais as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, cujo brilho enche todo o universo e a quem esperamos com lâmpadas acesas. Todos: Amém!

3. Abertura - Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar (bis) - Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis) - Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis) - Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis) - Aleluia, irmãos, aleluia irmãs! (bis) - Como os três Magos, vimos adorar! - De pé vigilantes, juntos na oração! (bis) - Vimos ao encontro da nossa Salvação! (bis)

4. Recordação da Vida Tantas coisas partilhamos e vivenciamos ao longo desses nove dias! Quanta riqueza e quanta beleza! Chegamos aqui hoje não somente para encerrar, mas para, como os magos que seguiram a estrela e encontraram o Senhor recém nascido, também nos encontrar com nosso Deus. Queremos prestar nossa homenagem a Ele que nos acompanha sempre no nosso dia a dia e, o contemplando aqui, em sua casa, relembrar sua presença nas pessoas que encontramos nesses nove dias, sua presença nos acontecimentos que partilhamos, tudo o que Ele fez, faz por nós e tudo o que Ele é para nós. Recordemos a vida de nossas comunidades que tivemos esse ano. A Assembleia Diocesana na sua preparação com o tema: “Paróquia Missionária”. Essa mesma teve como motivação o documento aprovado pela CNBB neste ano: Comunidades de comunidades, Uma nova Paróquia. Recordemos, também, o Sínodo dos Bispos, em Roma, que tratou das 24

Novena de Natal 2014

questões das novas famílias em seu contexto de evangelização. A Igreja no mundo está sendo desafiada a rever a sua forma de falar sobre família. As realidades são inúmeras e desafiadoras, por isso, para nós, povo de Deus, é necessário termos a consciência da realidade e anunciar o Evangelho do Amor.

5. Hino Deus infinito. Pág. 29

6. Salmo Sl 98 (97). Pág. 30

7. Aclamação Aleluia! No princípio era a Palavra. Pág. 30

8. Leitura Bíblica Mt 2, 1-12

9. Meditação, Partilha da Palavra Os magos seguem a estrela e, enfim, chegam ao lugar onde estava o Menino. Também nós somos chamados a seguir a sua luz: luz que traz paz, luz que resgata a dignidade, luz que gera luz. Enfim, somos chamados a ser luz na vida dos outros, a sermos presença de Cristo na vida dos irmãos e irmãs através da concórdia, perdão, partilha, paz... - O que temos feito ou de que forma temos colaborado para que nossa comunidade enxergue esta luz? Será que temos sido luz na vida dela, ou somos mais trevas? - Em nossa comunidade, será que nos dispomos através do perdão a sermos luz para o mundo, ou nosso egoísmo, comodismo e inveja nos atrapalham a viver isso? - Qual é o compromisso que devemos assumir para celebrar dignamente o Natal do Senhor?

8. Momento de Louvor Neste momento de louvor, o presidente pode motivar a comunidade a fazer a oferta do gesto concreto, tal qual já vinha sido anunciado durante a novena, enquanto se canta: Virá o dia em que todos. Pág. 28

9. Preces Invoquemos o Cristo Jesus, esperança e alegria dos pobres de todos os tempos, dizendo: Maranathá! Vem, Senhor Jesus! - Senhor, vem fortalecer as mãos cansadas e os pés vacilantes; enche de esperança os corações abatidos... - Faze-nos corajosos em assumir nossa vocação de profetas, anunciando e preparando os caminhos do teu Reino nesta Baixada querida... Novena de Natal 2014

25

CELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO "Vimos a sua estrela no Oriente" Juventude e o Menino Deus 1. Acolhida da Sagrada Família Alguém da comunidade entroniza a Sagrada Família, que acompanhou a novena pelas casas, no presépio, enquanto se canta:

Oração pela Família. Pág. 29 2. Rito da Luz Alguém da comunidade acende a vela (a mesma utilizada nos nove dias) dizendo: Bendito sejais, Deus de nossos pais, porque iluminais as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, cujo brilho enche todo o universo e a quem esperamos com lâmpadas acesas. Todos: Amém!

3. Abertura - Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar (bis) - Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis) - Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis) - Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis) - Aleluia, irmãos, aleluia irmãs! (bis) - Como os três Magos, vimos adorar!

O Salvador veio ao mundo para nos libertar de toda e qualquer exploração, seja física, moral e social. Que o Espírito de Natal nos fortaleça na conscientização que o crime de tráfico humano existe, e isso tem que acabar. Nossas orações a todos e todas que sofrem ou sofreram com esta prática. Feliz e abençoado Natal! 26

Novena de Natal 2014

CANTOS 1- Senhor vem salvar teu povo 1. Senhor vem salvar teu povo das trevas da escravidão. Só tu és nossa esperança, és nossa libertação. Vem, Senhor! Vem nos salvar. Com teu povo, vem caminhar! 2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor; da rocha brota água viva, da treva nasce esplendor. 3. Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz. Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus!

2- Antes que te formasse 1. Antes que te formasse dentro do ventre de tua mãe. Antes de tu nasceres, te conhecia e te consagrei. Para ser meu profeta dentre as nações eu te escolhi. Irás onde eu te envio e o que Eu te mando proclamarás. Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço! Como escapar de Ti? Como calar se Tua voz me queima dentro? Tenho de andar, tenho de lutar, ai de mim se não o faço! Como escapar de Ti? Como calar? Se Tua voz me queima dentro. 2. Não temas arriscar-te por que contigo eu estarei. Não temas anunciar-me, porque em tua boca eu falarei. Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar; para edificar, destruirás e plantarás. 3. Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe, deixa a tua casa porque a terra gritando está. Nada tragas contigo, porque a teu lado Eu estarei. É hora de lutar porque meu povo sofrendo está.

3- As colinas vão ser abaixadas 1. As colinas vão ser abaixadas, os caminhos vão ter mais fulgor. O Senhor quer as vidas ornadas, para a festa da vida e do amor. Vem Senhor! Vem salvar teu povo, Deus conosco Emanuel neste pão, um mundo novo quer teu povo, Deus fiel! 2. Vão brotar em desertos mil fontes, que canteiros de paz vão regar. Também vidas sem luz de horizontes, na luz viva do céu vão brilhar. 3. Nosso Deus vem plantar a justiça, neste mundo de sonhos tão vãos. E banir para sempre a cobiça, que destrói sempre a vida de irmãos. 4. A chegada de Deus aguardando, eis um povo em caminho de luz! E com ele o Senhor caminhando, para a casa do Pai o conduz.

4- Quando o dia da paz renascer 1. Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir e a roseira de novo florir, eu vou cantar. Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins, destruídos então os jasmins, vão perfumar. Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada, de novo. No olhar da gente a certeza do irmão. Reinado, do povo. 2. Quando as armas da destruição, destruídas em cada nação, eu vou sonhar. E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, vai triunfar. Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim, tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim. Novena de Natal 2014

27

5- Quando Jesus passar Quando Jesus passar. (2x) Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar. 1. No meu telônio ou jogando a rede, sob a figueira ou a caminhar, buscando água pra minha sede, querendo ver meu Senhor passar. 2. No meu trabalho e na minha casa, no meu estudo e no meu lazer, no compromisso e no meu descanso, no meu direito e no meu dever. 3. Nos meus projetos olhando em frente, no meu sucesso e na decepção. No sofrimento que fere a gente, sonhando o sonho de um mundo irmão. 4. Com meus amigos, com minha gente, com quem da vida já se cansou. A semear e a espalhar sementes na terra onde meu Deus andou.

6- Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar Vem ó Senhor com o teu povo caminhar, teu corpo e sangue, vida e força vem nos dar. (bis) 1. A Boa Nova proclamai com alegria. Deus vem a nós, ele nos salva e nos recria, e o deserto vai florir e se alegrar: da terra seca, flores, frutos vão brotar. (bis) 2. Eis nosso Deus, e ele vem para salvar: com sua força vamos juntos caminhar, e construir um mundo novo libertado do egoísmo, da injustiça e do pecado. (bis) 3. Uma voz clama no deserto com vigor: “preparai hoje os caminhos do Senhor!” Tirai do mundo a violência e a ambição que não nos deixa ver no outro o nosso irmão. (bis) 4. Distribuí os vossos bens com igualdade. Fazei na terra germinar fraternidade. O Deus da vida marchará com o seu povo e homens novos viverão um mundo novo. (bis) 5. Vem ó Senhor, ouve o clamor da tua gente que luta e sofre, porém crê que estás presente! Não abandones o teu povo Deus fiel, porque teu nome é Deus conosco, Emanuel. (bis)

7- O Senhor está pra chegar 1. O Senhor está pra chegar, já se cumpre a profecia; e o seu Reino então será liberdade e alegria. E as nações, enfim, recebem salvação a cada dia. Das alturas orvalhem os céus, e das nuvens, que chova a justiça. Que a Terra se abra ao amor e germine o Deus Salvador! (bis) 2. Vem de novo restaurar-nos. De que lado estará? Indignado contra nós? E a vida, não darás? Salvação e alegria, outra vez não trarás? 3. Escutemos sua Palavra: é de paz que vai falar. Paz ao povo e aos seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a alegria vai voltar.

8- Virá o dia em que todos Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade. (bis) 1. Minh'alma engrandece o Deus libertador, se alegra o meu espírito em Deus, meu Salvador. Pois Ele se lembrou do seu povo oprimido e fez de sua serva a mãe dos esquecidos. 2. Imenso é seu amor, sem fim sua bondade, a todos que na terra o seguem na humildade! Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço, espalha os soberbos, destrói todos os males. 28

Novena de Natal 2014

3. Derruba os poderosos dos seus tronos erguidos, com sangue e o suor do seu povo oprimido! E farta os famintos, levanta os humilhados, arrasa os opressores, os ricos e os malvados. 4. Protege o seu povo com todo o carinho! Fiel é seu amor em todo o caminho! Assim é o Deus vivo que marcha na história bem junto do seu povo em busca da vitória. 5. Louvemos o nosso Pai, Deus da libertação, que acaba com a injustiça, miséria e opressão! Louvemos nos irmãos que lutam com valia fermentando a História pra ver o grande dia.

9- Nova Geração 1. Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo lugar. Estrada da vida percorro levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte, eu cruzo montanhas e vou aprender. O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver. No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus! 2. Eu sei que eu não tenho a idade da maturidade de quem já viveu, mas sei que eu já tenho a idade de ver a verdade, o que eu quero é seu eu. O mundo ferido e cansado de um negro passado de guerras sem fim, tem medo da bomba que fez, a fé que desfez, mas aponta pra mim. 3. Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender. Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente a viver. Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz. Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.

10- Oração pela Família Que nenhuma família comece em qualquer de repente. Que nenhuma família termine por falta de amor. Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente, e que nada no mundo separe um casal sonhador! Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois! Que a família comece e termine sabendo onde vai, e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. E que os filhos conheçam a força que brota do amor! Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também (bis) Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida. Que a família celebre a partilha do abraço e do pão! Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos! Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois! Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho, seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

11- Deus Infinito 1. Deus infinito nós te louvamos e nos submetemos ao teu poder. As criaturas no seu mistério mostram a grandeza de quem lhes deu o ser. Todos os povos sonham e vivem nesta esperança de encontrar a paz. Suas histórias todas apontam para o mesmo rumo, onde Tu estás. Santo, santo, santo! Santo, santo, santo! Terna compaixão é o nosso Deus! (bis) Novena de Natal 2014

29

2. Senhor Jesus Cristo, nós te louvamos e te agradecemos teu imenso amor! Teu nascimento, teu sofrimento trouxe vida nova, onde existe a dor. Nós te adoramos e acreditamos que és o Filho Santo do nosso Criador! E professamos tua verdade que na humanidade plantou tamanho amor. 3. Deus infinito, teu Santo Espírito renova o mundo sem jamais cessar. Nossa esperança, nossos projetos só se realizam quando Ele falar. Todo poderoso, somos o teu povo que na esperança vive a caminhar. Dá que sejamos teu povo santo que fará do mundo teu trono e teu altar!

12- Sl 98 (97) Nasceu-nos hoje um menino e um Filho nos foi dado! Grande é este pequenino: Rei da Paz será chamado. Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis) 1. Cantai, cantai ao Senhor, um canto novo, um louvor! Por maravilha tão grande, um canto novo, um louvor! Por tal vitória e poder, um canto novo, um louvor! Por um amor tão fiel, um canto novo, um louvor! 2. A salvação resplendeu, um canto novo, um louvor! Justiça, apareceu, um canto novo, um louvor! Toda a terra contemplou, um canto novo, um louvor! Com alegria aplaudi, um canto novo, um louvor! 3. Clarins, violões tocai, um canto novo, um louvor! Ao Rei Senhor aclamai, um canto novo, um louvor! O mar e todo o universo, um canto novo, um louvor! Perante nosso Senhor, um canto novo, um louvor! 4. Ao justo juiz que vem, um canto novo, um louvor! Por todo sempre, amém, um canto novo, um louvor! Glória ao Pai por seu filho, um canto novo, um louvor! A quem no Espírito vem, um canto novo, um louvor!

13- Aleluia! No princípio era a Palavra Aleluia! Aleluia! (bis) No Princípio era a Palavra e a Palavra se encarnou. E nós vimos sua glória, seu amor nos libertou!

14- Noite Feliz! 1. Noite feliz! Noite feliz! O Senhor, Deus de amor. Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem, dorme em paz, ó Jesus! Dorme em paz, ó Jesus! 2. Noite feliz! Noite feliz! Eis que no ar vem cantar aos pastores, os anjos dos céus. Anunciando a chegada de Deus, de Jesus Salvador. De Jesus Salvador! 3. Noite feliz! Noite feliz! Ó Jesus, Deus da luz! Quão afável é teu coração, que quiseste nascer nosso irmão e a nós todos salvar! E a nós todos salvar!

15- A escolhida 1. Uma entre todas foi a escolhida: foste tu, Maria, a serva preferida! Mãe do meu Senhor, mãe do meu Salvador! Maria cheia de graça e consolo: venha caminhar com teu povo, nossa mãe sempre serás! (bis) 2. Roga pelos pecadores desta Terra, roga pelo povo que em seu Deus espera. Mãe do meu Senhor, mãe do meu salvador! 16- Da cepa brotou a rama Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria, o Salvador! (bis) 1. O Espírito de Deus sobre ele pousará. De saber, de entendimento este Espírito será. De conselho e fortaleza, de ciência e de temor achará sua alegria no temor 30

Novena de Natal 2014

do seu Senhor. 2. Não será pela ilusão do olhar, do “ouvir falar” que Ele irá julgar os homens como é praxe acontecer. Mas os pobres desta terra com justiça julgará e dos fracos o direito Ele é quem defenderá! 3. Neste dia, neste dia o Senhor estenderá sua mão libertadora, pra seu povo resgatar. Estandarte para os povos o Senhor levantará, a seu povo, à sua Igreja toda a terra acorrerá. 4. A inveja, a opressão entre irmãos se acabará. E a comunhão de todos o inimigo vencerá. Poderosa mão de Deus fez no Egito o mar secar. Para o resto do seu povo um caminho abrirá.

17- Imaculada Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus! Imaculada Maria do povo, Mãe dos aflitos que estão junto à cruz! 1. Um coração que era “sim” para a vida, um coração que era “sim” para o irmão, um coração que era “sim” para Deus: Reino de Deus renovando este chão! 2. Olhos abertos pra sede do povo, passo bem firme que o medo desterra, mãos estendidas que os tronos renegam: Reino de Deus que renova esta terra! 3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade, que os nossos passos se tornem memória do Amor fiel que Maria gerou: Reino de Deus atuando na história!

18- Como o sol nasce da aurora Como o sol nasce da aurora de Maria nascerá, aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá! Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo vem! 1. Ouve, ó Pastor do teu povo! Vem, do alto céu onde estás! Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo vem! 2. Vem, teu rebanho salvar! Mostra o amor que lhe tens. Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo vem! 3. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou! Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem! 19- Do céu vai descer o Cordeiro 1. Do céu vai descer o cordeiro. É dom, puro dom salvação! No altar do penhor verdadeiro também vamos ser oblação! Eis, Senhor, a tua vinha! Frutos mil te traz Senhor. Mas, teu povo que caminha, mais que fruto, é dom de amor! 2. Na terra já brota a esperança e a graça de Deus vem dizer, que o povo da nova Aliança também oferenda vai ser. 3. Irmãos na fé viva, exultantes partilham o pão sempre mais. E campos jamais verdejantes também já se tornam trigais!

20- Preparai o caminho 1. Ouço uma voz vindo da montanha! Ouço cada dia melhor. Ouço uma voz vindo da montanha! E eis uma voz a clamar: Preparai o caminho (bis) Preparai o caminho do Senhor! 2. Vejo um Rei sobre a montanha! Vejo cada dia melhor. Vejo um Rei sobre a montanha! E eis uma voz a clamar:

Novena de Natal 2014

31

Nosso “Gesto Concreto” Aproxima-se o NATAL, festa do Nascimento de Jesus Neste Natal de 2014, nossa Novena nos propõe não ficarmos no romantismo de um belo presépio com um Menino Jesus de gesso. Deve ser um tempo forte em nossas Comunidades para “Evangelizar as famílias em preparação de Natal”. Não se trata somente de “nossas” famílias (nas casas onde faremos a Novena). Nossa evangelização deve também atingir muitas outras famílias, talvez não somente com uma visita do grupo de Novena e a imagem do Menino Jesus, mas deixando muitas famílias sofridas e pobres sentirem o amor de Jesus num “gesto concreto”. Há mais ou menos 14 anos somos testemunhas de um bonito gesto concreto das Novenas de Natal. As nossas Paróquias e Comunidades colaboram com a “Campanha de leite em pó”. Celebramos assim a Vida das crianças, em especial às crianças recém-nascidas de Mães soropositivas. A doação das Comunidades e grupos de Novena nos permitiu durante todo o ano 2013, atender aproximadamente 250 crianças cujas mães são portadoras do vírus HIV, por isso elas não podem amamentar seus filhos para não correrem o risco de transmitir-lhes a doença. Graças ao gesto de solidariedade das comunidades de nossa Diocese, essas crianças não foram contaminadas. Assistimos também muitas outras crianças, com Leite Ninho. Trata-se de crianças como as portadoras de leucemia e as que regressam às suas famílias após internação no Hospital da Posse. Elas recebem nosso sinal de que “Deus que está conosco”. Graças ao grande número de doações, conseguimos igualmente atender outros pedidos, como o Serviço Social da Maternidade Mariana Bulhões (ligado ao Hospital da Posse), a Ong “RECRIAR”, algumas creches, e a Pastoral da Criança de algumas comunidades na fabricação do famoso “leite forte”. Alegramos-nos em ver que a resposta à Campanha de Leite (Nestogeno 1 e Ninho) tem aumentado anualmente. Se no Natal 2007 recolhemos 5.709 latas, no ano passado (Natal 2013) chegamos a 11.036 latas de leite (Nestogeno 1 e, sobretudo, Ninho). Além disso, em 2013, várias paróquias colaboraram também com uma coleta em dinheiro. O total destas coletas foi de R$ 21.927,85. Esta importância ficou depositada na Conta bancária da Mitra e está sendo utilizada na hora que falta Leite especial (Nestogeno) no depósito. Apesar do sentido muito profundo de trazer sua latinha de leite na hora do Ofertório das celebrações, a coleta em dinheiro tem facilitado muito nosso trabalho. Contorna um dos maiores problemas que é a “data de validade” das latas de leite. No Natal passado recebemos umas 40 latas que entraram em nosso depósito já com a data vencida. Por isso insistimos que, ao comprar sua lata de leite em pó, observe bem a data de validade (que deverá ser de mais ou menos 6 meses à frente). Nossa campanha encerra oficialmente no dia 28 de fevereiro 2015. Em nome destas centenas de crianças e famílias, agradecemos sua colaboração. FELIZ NATAL Diác. João Vieira, Pe. Fernando e Equipe de Voluntários do depósito

+

=