Gestão integrada - GRSA

* Escopo: 81 unidades operacionais Ano 6Ano 6 || Nº 16 Nº 16 | 2º Semestre de 20102º Semestre de 2010 em foco ões emotas Gestão integrada GRSA é a pri...

5 downloads 657 Views 5MB Size
Ano 6 | Nº 16 | 2º Semestre de 2010

Gestão integrada

* Escopo: 81 unidades operacionais

em

foc

N pa ova ra m re op arc m er a ot aç ES as õe S s

o

GRSA é a primeira empresa do setor a ter seu Sistema de Gestão certificado simultaneamente nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001*

editorial Qualidade reconhecida Cada número da revista GRSA tem um sabor especial, mas a edição que você tem agora nas mãos nos dá ainda mais satisfação em servir. Afinal, desta vez tivemos o orgulho de estampar em nossa capa que somos a primeira empresa deste mercado a ter o Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente certificado simultaneamente nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. Essa conquista é prova de que estamos no rumo certo em direção à melhora constante da qualidade de serviços e processos, o que justifica o nosso crescimento. Além do reconhecimento por estes órgãos certificadores, tivemos ainda destaque por meio de prêmios promovidos por veículos de comunicação representativos no mundo dos negócios, o que nos deixa imensamente satisfeitos. Como não poderíamos deixar de fazer nesta época do ano, reunimos aqui também as principais conquistas de 2010 para os nossos negócios. A melhor parte foi avaliar e constatar que o ano teve inúmeros motivos de comemoração. Confira os melhores deles na página 10. Nosso foco é atender aos clientes, portanto nada mais justo que darmos espaço para que alguns deles relatem suas opiniões sobre nossos serviços. O canal de comunicação entre nós está constantemente aberto e, por esse motivo, temos entrevistas e depoimentos de clientes no decorrer da revista.

Atuando no mercado brasileiro há mais de 30 anos, a GRSA fornece soluções em alimentação e em serviços de suporte – como limpeza, portaria, manutenção, recepção, entre outros – para empresas, escolas, hospitais, aeroportos, terminais rodoviários e locais distantes de centros urbanos. Líder de mercado, a GRSA serve mais de 1 milhão de refeições por dia e conta com uma estrutura logística que atende cerca de 1800 unidades em 360 cidades. Atualmente possui 32 mil colaboradores, o que a posiciona em 15o lugar entre as maiores empregadoras do país (guia Exame 2010). A GRSA é uma empresa do Compass Group, líder mundial em serviços de alimentação e de suporte, com atuação em mais de 50 países.

A member of

CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES:

0800 771 5266 GRSA – Sede: +55 (11) 2135-3000 Divisão Empresas: +55 (11) 2135-3000 Divisão Educação: +55 (11) 2135-3000 Divisão Saúde: +55 (11) 2135-3000 Divisão Varejo: +55 (11) 2146-7199 Divisão Serviços: +55 (11) 2135-3000 ESCRITÓRIOS REGIONAIS Belo Horizonte (MG): +55 (31) 3506-5700 Campinas (SP): +55 (19) 2129-7000 Curitiba (PR): +55 (41) 2118-7200 Fortaleza (CE): +55 (85) 3268-1072 Manaus (AM): +55 (92) 2129-7700 Porto Alegre (RS): +55 (51) 2118-7600 Recife (PE): +55 (81) 2128-7501 Rio de Janeiro (RJ): +55 (21) 3511-7300 Salvador (BA): +55 (71) 2203-7400

A revista GRSA é uma publicação semestral da GRSA – Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte, dirigida a clientes e parceiros. Endereço para correspondência: Rua Manoel da Nóbrega, 676 Paraíso – São Paulo/SP CEP: 04001-002 – Tel.: (11) 2135-3083. email: [email protected] www.grsa.com.br Conselho Editorial: Eurico Varela, Lilian Del Buono Spina, Luyse Blanco, Rodrigo Ferrari. Supervisão: Lilian Del Buono Spina – Gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social

Outras notícias e curiosidades, como por exemplo o nosso know-how em atender lugares remotos ou os eventos que promovemos ao longo do ano, estão nas páginas a seguir.

Coordenação: Luyse Blanco – Coordenadora de Comunicação Corporativa

Esperamos que a leitura seja proveitosa e, como já é nosso costume, lembramos mais uma vez que estamos abertos a críticas e sugestões.

Direção de arte e diagramação: Adenize Luiza | Guidesigner (11 – 3763.7788)

Você que degusta o nosso cardápio todos os dias, deguste agora a leitura da nossa revista!

Eurico Varela Presidente-CEO da GRSA

2 | REVISTA GRSA

Produção fotográfica: Luyse Blanco. Fotos: Danilo Máximo e Arquivo GRSA Redação e Edição: Rodrigo Ferrari (Hill and Knowlton – MTB nº 42139/SP)

Revisão: Marisa Mazza Impressão: Gráfica Aquarela. Tiragem: 14 mil exemplares Colaboraram nesta edição: José Carlos Lucentini, Gustavo Varela, Antônio Carlos dos Reis, Roberta Pereira, Andrea Cristianne Martins, Jose Carlos de Oliveira, Ana Paula Ahualli Pires, Mara Cristina Baggio, Márcia Chilio, Maria Cristina Miranda, André Medeiros. Nossos agradecimentos ao apoiador desta edição:

índice

4

13

GRSA é a preferida das melhores empresas do País

capa Gestão integrada

6

8

cartas

em foco

em foco

em foco

11

palavra do cliente

12

palavra do cliente

17

responsabilidade corporativa

18

painel GRSA

20

fornecedores

21

GRSA indica

Logística de ponta e expertise internacional

em foco GRSA promove debates sobre nutrição

preocupação em nos oferecer alimentação “Acom segurança e em atender as sugestões e necessidades de cada Ser Serasa Experian proporciona condições para termos uma alimentação saudável e são pontos fortes na parceria com a GRSA.



» 2010: Ano das oportunidades

» Qualidade e eficiência pela saúde

» Alimentação é prioridade na Alumar

» Arsenal da Esperança

» Empresas » Saúde » Educação » Serviços » Varejo

» Parceria de grandes resultados

» Terrine de frutas » Alimentos próprios para o Verão

22

artigo » Liderança inovadora: uma questão de treino

GRSA é uma empresa parceira que oferece um serviço de “Aqualidade alinhado com as propostas de saúde e bem-estar que destacam a visão corporativa da Unilever. É um fornecedor que transcende uma simples venda de um bom serviço para algo próprio, personalizado, que compreende as necessidades e oportunidades de seu cliente. Essa proximidade só é possível por se tratar de uma companhia consistente e, principalmente, responsável.



Silvana Freitas Analista de Facilities – Serasa Experian

Bruna Gomes Gerente de Comunicação Interna – Unilever

nas operações da Alcoa em Juruti (PA), a “Aqui GRSA vem evoluindo a cada mês e conquistando mais respeito na prática das políticas de segurança do trabalho e, nesse sentido, os grandes vencedores são os seus colaboradores, pois esse esforço é em seu beneficio.



Antonio Carlos S. Oliveira Administrativo / Serviços – Alcoa

10

o empenho de cada um dos colaboradores da GRSA “Agradeço que contribuíram para o sucesso da 21 Dez Milhas Garoto, com a

certeza a melhor de todas as provas em termos de organização. A equipe da GRSA tem características fundamentais para isso: comprometimento, alegria e disposição.



Elza Vieira Nutricionista – Chocolates Garoto

Envie sua sugestão, crítica ou elogio para o e-mail [email protected] ou acesse o site www.grsa.com.br REVISTA GRSA | 3

em foco

GRSA é a preferida das melhores empresas do País

GRSA É DESTAQUE NAS PREMIAÇÕES DE GRANDES VEÍCULOS, COMO VOCÊ S.A., EXAME E VALOR ECONÔMICO

A

GRSA tem conquistado novos contratos e fortalecido sua liderança em soluções que se adaptam à realidade dos clientes. Em 2010, o compromisso de oferecer o melhor serviço garantiu novamente a presença da empresa em premiações de vários veículos consagrados, como Você S.A., revista Exame e Valor Econômico. Uma pesquisa feita com as empresas participantes do “Guia Você S.A. Exame 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” apontou a GRSA como a preferida na categoria alimentação coletiva entre essas empresas.



O guia “Maiores e Melhores”, da revista Exame, colocou a GRSA na 15a posição no ranking das maiores empregadoras de 2009 (hoje a empresa conta com 32 mil colaboradores). A GRSA também está entre as 500 Maiores em vendas em 2009 e conquistou a 4a posição entre as maiores empresas estrangeiras multinacionais inglesas da revista. No ranking “1000 Maiores Empresas do País” de 2010, do Valor Econômico, a GRSA subiu 47 posições em relação à edição anterior e atingiu a 206a posição. Na categoria serviços especializados, a GRSA está na 9a posição em receita líquida.

É GRATIFICANTE RECEBER UM RECONHECIMENTO DESTA MAGNITUDE. ISSO MOSTRA COMO É FUNDAMENTAL O BEM-ESTAR DOS COLABORADORES E COMO O SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO É PEÇA CHAVE NESTE CONTEXTO



Eurico Varela, Presidente-CEO da GRSA

4 | REVISTA GRSA

EXEMPLOS DAS MELHORES PRÁTICAS Muitos clientes da GRSA foram destaques nos rankings “150 Melhores Empresas para se Trabalhar” e “Great Place to Work”. Entre as práticas que mais valorizam os colaboradores está a qualidade das refeições. “Uma alimentação de boa qualidade é vital para manter nossos colaboradores saudáveis e bem dispostos para o trabalho”, disse Ivo Micchi Pereira, gerente de serviços da Alstom. Na ArvinMeritor do Brasil a comunicação clara e transparente com os colaboradores é o diferencial. “O colaborador sabe exatamente onde está pisando, os resultados obtidos, as metas perseguidas”, disse Rita Greco, gerente de Recursos Humanos da ArvinMeritor. A BASF segue estratégia similar de valorização dos colaboradores. “Os funcionários contribuem para a construção da melhor equipe na indústria, um dos nossos pilares estratégicos”, disse Juliana Justi, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da BASF.

Contribuindo com as Melhores Empresas para se Trabalhar A GRSA TEVE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE SEUS CLIENTES PUDESSEM ENTRAR NO GUIA MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR.



PARA SER EFETIVAMENTE UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR, É PRIMORDIAL CONTAR COM COMPANHIAS QUE COMPARTILHEM DA MESMA VISÃO. E, NESTE SENTIDO, A GRSA TEM SIDO UMA EXCELENTE



Muitos anos de parceria A GRSA DESENVOLVEU PARCERIAS DURADOURAS OFERECENDO SERVIÇOS DE QUALIDADE. CONFIRA ALGUMAS:

PARCEIRA DA VOLVO NESTA CAMINHADA. Carlos Morassuti, Diretor de RH da Volvo

LAURO OSVSIANY Gerente de RH da Spring, cliente há mais de 20 anos





A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO PELA GRSA E O COMPROMETIMENTO COM CADA CLIENTE QUE UTILIZA O RESTAURANTE DA SIEMENS COLABORARAM PARA QUE A SIEMENS FOSSE ELEITA UMA DAS MELHORES

O sucesso dessa longa parceria esta baseado em nosso trabalho conjunto, entendendo as dificuldades de ambos os lados, com equilíbrio no contrato e controle nos custos.





EMPRESAS PARA SE TRABALHAR.

Paula Spedaletti, Gerente da Área de Alimentação – Siemens

JOSÉ NELSON DA COSTA Gerente de RH da Seeber Fastplas, cliente há 23 anos



OS FUNCIONÁRIOS DA GRSA FAZEM TOTAL



DIFERENÇA NO ATENDIMENTO DIÁRIO, GARANTINDO QUALIDADE NOS ALIMENTOS, RAPIDEZ NO



ATENDIMENTO E MUITA EFICIÊNCIA NA ENTREGA.



Jefferson Silva, Coordenador de Serviços Administrativos/Recursos Humanos – Astrazeneca



A GRSA É UMA EMPRESA COMPROMETIDA EM ATENDER NÃO SOMENTE O CONTRATUAL, MAS TAMBÉM BUSCA SATISFAZER TODOS OS SEUS USUÁRIOS, OFERECENDO UM EXCELENTE ATENDIMENTO, CARDÁPIOS ELABORADOS, QUALIDADE, DIVERSIDADE DOS ALIMENTOS, CUIDADOS HIGIÊNICOS,



ALÉM DE ACOMPANHAMENTO COM NUTRICIONISTAS.

A GRSA vai além da expectativa comercial. É a certeza de uma refeição que cumpre o seu papel nutricional garantindo a saúde, o bem-estar e a motivação dos colaboradores.

MARCELO CENACCHI Diretor Geral da Sayerlack, cliente há 21 anos



Acreditamos que a flexibilidade na administração e o acompanhamento bem próximo do cliente é que fizeram a parceria durar todos estes anos.

Maurício João Pinheiro, Analista de Recursos Humanos da ArcelorMittal Piracicaba



GRSA na HSM Expo Management 2010 

Por mais um ano a GRSA participou do maior evento na área de gestão do Brasil, nos dias 08 a 10 de novembro, em São Paulo. Com o patrocínio do auditório principal, onde ocorreram diversas palestras internacionais, a GRSA contribuiu com a difusão do conhecimento e das melhores práticas em gestão. Promovido pela HSM, o evento tem 80% do público formado por Top Management. REVISTA GRSA | 5

em foco

Logística de ponta e expertise internacional GRSA OFERECE ESTRUTURA ESPECIALIZADA EM OPERAÇÕES EM REMOTE SITES, ONSHORE E OFFSHORE COMO MINERADORAS, HIDRELÉTRICAS, CANTEIRO DE OBRAS E PLATAFORMAS DE PETRÓLEO

A

GRSA abraçou há muitos anos o desafio de oferecer serviços de alimentação e atividades de suporte para locais remotos em todo o Brasil. São mais de duas décadas de atuação no segmento. Atualmente a empresa atende 19 operações em oito Estados no Brasil: Remote Sites (sites remotos), Onshore (terra firme – óleo e gás) e Offshore (em altomar, como plataformas de petróleo). Muito do know-how empregado vem da experiência do Grupo Compass, responsável por serviços nestes segmentos em 13 localidades, como: Alasca, Golfo do México, África,



Índia e Austrália, além do Brasil. Segundo Antônio Carlos Barbosa, diretor da Divisão D.O.R., o grande benefício para o cliente é ter um operador de expertise mundial podendo auxiliá-lo nos mais diferentes tipos de serviços. “Para atendermos as diferenças logísticas nos lugares remotos chegamos a criar até interfaces modais rodoviários, fluviais, marítimos e aéreos”, explica. No total, a GRSA serve cerca de 20 mil refeições ao dia em Remote sites, Onshore e Offshore, empregando cerca de 2.600 colaboradores nestas localidades.

ENTRE OS GRANDES DIFERENCIAIS DA GRSA ESTÁ O DOMÍNIO DAS PECULIARIDADES INERENTES ÀS OPERAÇÕES EM LOCAIS REMOTOS. É A ÚNICA COMPANHIA COM EQUIPE DE VENDAS E OPERAÇÕES ESPECIALIZADA,



FOCADA 100% DO TEMPO NESTA ATIVIDADE. Gustavo Varela, Diretor de Vendas D.O.R. (Defence – OffShore – Remote Site).

6 | REVISTA GRSA

Nova marca para operações Remote Sites, Onshore e Offshore é lançada no Brasil ■ A GRSA está trazendo ao Brasil uma nova solução para atender as necessidades de operações Remote Sites, Onshore e Offshore. Batizada de ESS, a novidade traz todo o know-how empregado pelo Grupo Compass em mais de 10 países e regiões como: Alasca, Golfo do México, África, Índia e Austrália. A ESS oferece tanto serviços de alimentação quanto de hotelaria marítima, que compreendem lavanderia, alojamento, limpeza, conservação e entretenimento, com funcionamento 24 horas por dia.

6

Operações Remote Sites e Onshore

7

13

Experiência consolidada ■ Nos atendimentos a Remote Sites e Onshore, a GRSA possui mais de 24 anos de experiência oferecendo diversos serviços para mineradoras, hidrelétricas e operações de óleo e gás. Atualmente são 13 operações em Remote Sites e uma Onshore em todo o Brasil, incluindo Pará, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, entre outros. Na Mineração Rio do Norte (MRN) em Porto Trombetas (PA), por exemplo, a GRSA oferece mais de 15 tipos de serviços, entre eles: alimentação, hotelaria, alojamen-

tos, lavanderia, manutenção, jardinagem, coleta de lixo e reciclagem, reflorestamento, etc. Outra parceria de destaque, com demanda de cerca de 12 mil refeições, é com a empresa Alcoa, uma das metalúrgicas mais admiradas do mundo, na Mina de Bauxita de Juruti, no Oeste do Pará. A empresa também investe muito em segurança. Nas operações em Barro Alto, Juruti, Mina de Bauxita da Mineração Rio do Norte – MRN, a GRSA chegou a atingir 3.000.000 de horas sem acidentes com afastamento.

2

10 12

9 3

4

8

1 1

Anglo American Barro Alto | Goiás

2

Alcoa Juruti | Pará

3

Consórcio Conest Ipojuca | Pernambuco

4

Odebrecht Petroquímica Suape Recife | Pernambuco

5

Odebrecht Cia. Textil Pernambuco Recife | Pernambuco

6

MRN Porto Trombetas | Pará

7

Petrobrás Urucu | Amazonas

8

Bunge Pedro Afonso | Tocantins

9

Cimpor Cimentos João Pessoa | Paraíba

11

10 1 0

Vale (Projeto Salobo) Marabá | Pará

11

JBS (Projeto Eldorado) Três Lagoas | Mato Grosso do Sul

12

AAndrade d d Gutierrez G ti ( Projeto TOM) Oriximiná | Pará

13

Andrade Gutierrez ( Projeto TOM) Manaus | Amazonas

14

Vitarella Recife | Pernambuco

Operações Offshore

Nova base em Macaé ■ Já em operações Offshore, o grande diferencial da GRSA fica por conta da estrutura logística (em alto-mar, como plataformas de petróleo), que é um dos pontoschave do negócio. A matéria-prima – como alimentos e materiais de limpeza – para

plataformas Offshore, em alguns casos, é enviada semanalmente em contêineres. Os alimentos seguem frescos, embalados a vácuo ou congelados em compartimentos de diferentes temperaturas controladas eletronicamente. A grande novidade é o investimento da GRSA, de R$ 1,5 milhão, em uma nova base de operações em Macaé (RJ), de 2.000 m2, que contempla um centro de armazenagem moderno, escritório e centro de treinamento para a equipe. Ela será inaugurada em janeiro para atender clientes da Bacia de Campos, Espírito Santo e Santos. “O pré-sal traz mais operadores do setor de Óleo & Gás para a região e ter uma base fixa otimiza nossas oportunidades”, diz o Presidente-CEO da GRSA, Eurico Varela.

Portfólio de se rviços ■ 19 operaçõe s no total: 13 Remote Site s, 1 onshore e 5 offshore ■ Cerca de 20 mil refeições/ dia no total ■ 2.600 colabo radores ■ Mais de 15 tipos de serviç os, entre eles: Alim entação, Limpeza – gera l, Controle de Acesso, Lava nderia, Alojamento, M anutenção, Zeladoria, Área de lazer, Portaria, Telefo nista, Recepção , Reflorestamen to, Estação de Tratamento de Efluentes, Coleta e Recicla gem de Lixo, Jardinagem, en tre outros.

REVISTA GRSA | 7

5 14

em foco

GRSA promove debates sobre nutrição ESPECIALISTAS APONTAM VANTAGENS PARA A TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM HOSPITAIS E ESCOLAS

N

os meses de agosto e outubro, a GRSA organizou dois eventos de sucesso em São Paulo: 10 Encontro de Líderes Hospitalares da GRSA, com foco em nutrição no setor da saúde, e 10 Encontro GRSA de Gestores de Instituições de Ensino, com foco em nutrição nas escolas e universidades. Para promover a discussão sobre a importância de refeições equilibradas nas escolas e hospitais e difundir o conceito e os diferenciais da terceirização em ambos os segmentos, a GRSA apresentou duas pesquisas encomendadas ao Ibope (Instituto Brasileiro



de Opinião Pública e Estatística) sobre a realidade da nutrição nestes ambientes. Os eventos contaram com presença de profissionais renomados e levantaram discussões sobre as melhores práticas na gestão da alimentação nos hospitais e sobre o presente e futuro das refeições nas escolas brasileiras. Cerca de 300 representantes-chave, gestores, executivos e especialistas nacionais e internacionais participaram dos encontros. “Como líderes de mercado, acredito que é nosso papel criar oportunidades de debate e reflexão sobre a gestão dos serviços de ali-

A GRSA CONSEGUIU UNIR NESSE EVENTO LÍDERES DOS GRANDES HOSPITAIS PARA APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE O SETOR. CONHECER O PERFIL DO CLIENTE É ESSENCIAL PARA



ATENDÊ-LO MELHOR.

O EVENTO FOI ÓTIMO ÓTIMO, DE BOM GOSTO, MUITO BEM ORGANIZADO. AS PROPOSTAS APRESENTADAS SÃO MUITO BOAS E ESPERAMOS LEVAR PARA OS ALUNOS TODA ESTA QUALIDADE.

Ariane Severine

Sérgio Américo Boggio



Gestora do serviço de alimentação do Hospital Sírio-Libanês

8 | REVISTA GRSA

mentação em hospitais e escolas. Para tanto, reunimos nestes eventos os principais líderes e especialistas dos setores e ficamos com uma visão mais clara das necessidades e expectativas do mercado”, afirmou Eurico Varela, Presidente-CEO da GRSA. As pesquisas foram apresentados por Nelsom Marangoni, CEO do Ibope Inteligência, e os participantes puderam degustar refeições especiais preparadas pelo chef Gustavo Torres, usando receitas servidas em hospitais e escolas dos clientes GRSA espalhados por todo o Brasil.



Diretor de Tecnologia Aplicada à Educação do Colégio Bandeirantes

pesquisa

10 Encontro de Líderes Hospitalares da GRSA Principais resultados ◗ A alimentação é prioridade para os gestores dos hospitais e para os pacientes, que desejam uma alimentação saudável e balanceada, pois a consideram relacionada ao processo de cura. ◗ Além de uma alimentação saudável, os pacientes desejam ter prazer na hora da alimentação: um sabor caseiro, boa apresentação dos pratos e variedade no cardápio.

◗ Um terço dos hospitais da amostra já terceiriza algum serviço de alimentação e têm uma atitude muito mais favorável do que aqueles que ainda não terceirizaram. ◗ As vantagens percebidas na terceirização estão relacionadas aos custos, à especialização e ao foco do hospital em seu core business. ◗ Os clientes GRSA reconhecem muito mais pontos positivos na terceirização do que o restante do mercado.

Tendências na Alimentação Hospitalar



PODEMOS DESTACAR O AUMENTO DA TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO PARA EMPRESAS ESPECIALIZADAS E O COMFORT-FOOD, CONCEITO DE OFERECER REFEIÇÕES COM SABOR CASEIRO, PROPORCIONANDO SENSAÇÕES DE SEGURANÇA, BEM-ESTAR E ACONCHEGO AO PACIENTE.



Regina Belelli Diretora da Divisão Saúde da GRSA

Soluções GRSA Pacientes ◗ Menus desenvolvidos por chefs e nutricionistas, com conceito de gastronomia hospitalar e comfort-food. ◗ Programa Catering to You alia diferenciais de gastronomia e um serviço impecável. ◗ Serviço especial para pediatria e maternidade e Gestão do Lactário. ◗ Orientações de alta desenvolvidas por nutricionistas.

pesquisa

◗ Implantação de processos para acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação e Joint Commission International.

10 Encontro GRSA de Gestores de Instituições de Ensino Principais Resultados ◗ A cantina é a estrutura mais comum oferecida pelas escolas. Devido à falta de profissionalização do mercado, todos os públicos avaliam como ruim a qualidade nutricional dos alimentos, variedade e preço. ◗ 70% dos alunos só se alimentam de produtos comprados na escola, não levando lanches de casa. No entanto eles desejam uma alimentação mais saudável e variada.

◗ Os pais confiam nas escolhas das instituições e delegam para elas a responsabilidade pela alimentação, o que abrange uma refeição saudável, higiene e qualidade dos produtos. ◗ A percepção dos gestores quanto à terceirização é altamente favorável, pois oferece agilidade, qualidade, organização, variedade de cardápio e inovação, além de permitir que a escola foque em seu core business. ◗ 66% dos alunos disseram que os serviços das empresas terceirizadas são mais organizados.

Corpo clínico, acompanhantes e visitantes ◗ Restaurantes e lanchonetes de marcas próprias ou franqueadas e operadas pela GRSA. ◗ Soluções para área de conforto médico, em parceria com marcas renomadas. ◗ Programas de conscientização nutricional, incentivando escolhas saudáveis. ◗ Room service, carrinhos de atendimento e frigobar.

Tendências na Alimentação em Instituições de Ensino



CERTAMENTE, O AUMENTO DAS TERCEIRIZAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PARA EMPRESAS ESPECIALIZADAS E O AUMENTO NA OFERTA DE PRODUTOS SAUDÁVEIS, VINCULADOS A PROGRAMAS DE ESTÍMULO E ORIENTAÇÃO AO ALUNO SÃO TENDÊNCIAS DESSE SETOR.

Celia Martins



Diretora da Divisão Educação da GRSA

Soluções GRSA Escolas

Universidades

◗ Marca internacional do Compass Group, com uma estrutura focada na geração de hábitos saudáveis – Comer, Aprender, Viver – que norteia desde o mix de produtos até diversas ações de conscientização para uma vida mais saudável e equilibrada.

◗ Conceito de Praça de Alimentação, com a presença de diversas marcas, próprias ou franqueadas e operadas pela GRSA.

REVISTA GRSA | 9

em foco

2010 Ano das oportunidades A GRSA APROVEITOU O AQUECIMENTO DA ECONOMIA E EM 2010 INVESTIU PESADO PARA CRESCER. CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS ESTE ANO:



MAIO ◗ Aquisição das empresas Clean Mall e FB Facility, fortalecendo as atividades de serviços de suporte, como manutenção predial, jardinagem, lavanderia, limpeza geral e hospitalar.

O ANO DE 2010 FICA MARCADO NA HISTÓRIA DA EMPRESA PELA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS E O ALCANCE DE GRANDES CONQUISTAS. PARA 2011 REAFIRMAMOS O NOSSO COMPROMISSO COM A QUALIDADE



E COM O CRESCIMENTO.

JUNHO

Eurico Varela

◗ Reunião do Board do Compass Group no Brasil, para alinhamento e definição de metas.

Presidente-CEO da GRSA

JULHO

SETEMBRO

NOVEMBRO

◗ GRSA conquista 150 lugar no ranking das maiores empregadoras do País promovido pela revista Exame.

◗ GRSA é a preferida das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com a revista Exame-Você S/A.

AGOSTO

OUTUBRO

◗ Conquista das certificações ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, única do setor com estes diferenciais.

◗ 10 Encontro de Lideres Hospitalares apresentou pesquisa do IBOPE sobre melhores práticas na alimentação em hospitais.

◗ Lançamento da solução Scolarest, no 10 Encontro GRSA de Gestores de Instituições de Ensino.

DEZEMBRO ◗ 250 novos contratos e 32 mil colaboradores. Este é o balanço do ano.

2011: Novos desafios e conquistas “ “

MEU COMBUSTÍVEL PROFISSIONAL SEMPRE FOI O DESAFIO. E, COMO RESULTADO, A SUPERAÇÃO ATRAVÉS DA INOVAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DE TIMES COMPROMETIDOS E CAPACITADOS PARA ENTREGAR

MOSTRAREMOS COMO CHEGAMOS À LIDERANÇA: CAPACITANDO A MELHOR EQUIPE PARA OFERECER O MELHOR SERVIÇO. ASSIM, FORTALECEMOS NOSSAS PARCERIAS, ATRAÍMOS MAIS CLIENTES E GERAMOS UM CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. Johnny Thomson



Diretor Nacional da Divisão Empresas

UM SERVIÇO DE ALTA QUALIDADE. Regina Belelli, Diretora da Divisão Saúde





ESTAR À FRENTE DA DIVISÃO D.O.R. É BASTANTE DESAFIADOR. PRETENDO FORTALECER O MODELO



DE GESTÃO COM RESULTADOS SUSTENTÁVEIS.

Antonio Carlos Barbosa dos Reis, Diretor da Divisão DOR



EM SERVIÇOS DE SUPORTE, PRETENDEMOS SER REFERÊNCIA NO MERCADO, COM AS MELHORES PRÁTICAS. EM RELAÇÃO AO VAREJO, VAMOS CONTINUAR COM



UM CRESCIMENTO EXPRESSIVO. Pierre Berenstein Diretor da Divisão de Serviços e Varejo

10 | REVISTA GRSA



EM EDUCAÇÃO TEMOS COMO PREMISSA O COMPROMISSO COM A QUALIDADE, OS RESULTADOS E A INOVAÇÃO. TODOS ELES ESTÃO FIRMADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA “COMER, APRENDER E VIVER”, QUE TEVE ADESÃO TOTAL DE NOSSOS CLIENTES. Célia Martins, Diretora da Divisão Educação



palavra do cliente

Qualidade e eficiência pela saúde

QUALIDADE, CONFIANÇA E EFICIÊNCIA SÃO CHAVES NA ALIMENTAÇÃO EM HOSPITAIS



A ALTA QUALIDADE DO ATENDIMENTO E SERVIÇOS PRESTADOS CONTRIBUI PARA GERAR UM MAIOR



BEM-ESTAR EM TODA A CADEIA CONSUMIDORA.

A

alimentação dentro dos hospitais é uma questão essencial para garantir a saúde e o bem-estar de pacientes, acompanhantes e dos funcionários. Desde 2005 a GRSA e o Grupo Meridional de Saúde trabalham juntos para servir 2.500 refeições por dia para colaboradores, pacientes e acompanhantes no Hospital Meridional. O hospital faz parte do Grupo Meridional de Saúde, localizado no Espírito Santo. O grupo surgiu em 2009 quando o Hospital Meridional, referência em procedimentos de alta complexidade, agregou os Hospitais São Francisco, em Cariacica, São Luiz e Praia da Costa, ambos em Vila Velha. O Dr. Antônio Alves Benjamim Neto, diretor Geral do Grupo Meridional de Saúde, explica que a confiança em um atendimento eficiente é essencial ao lidar com as refeições em hospitais.

Revista GRSA: Quais são as vantagens da terceirização da alimentação para o hospital? Dr. Antônio Alves: Com ela podemos nos

Dr. Antônio Alves Benjamim Neto, Diretor Geral do Grupo Meridional de Saúde

concentrar na nossa atividade-fim. Também aumentamos a produtividade, agilidade e eficiência no atendimento, com um controle de qualidade assegurado pelo fornecedor. Revista GRSA: O que levou o hospital a escolher a GRSA como parceira? Dr. Antônio Alves: Com a parceria, desvinculamos ações que pesavam no dia a dia do profissional de assistência. A GRSA pela sua experiência de mercado, pelo portfólio de serviço oferecido e pela expressão da marca foi a melhor escolha. Revista GRSA: Quais são as principais características e vantagens que você enxerga nos serviços da GRSA? Dr. Antônio Alves: O alto padrão e qualidade dos serviços da GRSA.

Revista GRSA: Qual é o papel de uma refeição balanceada na recuperação dos pacientes? Dr. Antônio Alves: Manter uma refeição balanceada e ao mesmo tempo saborosa é fundamental para a recuperação dos pacientes. Revista GRSA: Como a GRSA contribui para o bem-estar dos pacientes? Dr. Antônio Alves: A alta qualidade do atendimento e serviços prestados contribui para gerar um maior bem-estar em toda a cadeia consumidora. Revista GRSA: A que o hospital atribui o sucesso da parceria com a GRSA que já dura cinco anos? Dr. Antônio Alves: Nesses cinco anos a GRSA mostrou um serviço de confiança, com integração das atividades, possibilitando incrementos e melhorias nos resultados dos negócios para ambos os lados. Revista GRSA: Quais são as expectativas de crescimento e projetos futuros do Grupo Meridional para os próximos anos? Dr. Antônio Alves: Planejamos a construção de novas unidades de serviços, aumento da rede de atendimento com cobertura total e integrada para solução única na promoção da saúde e bem-estar, além de forte investimento em tecnologia e inovação.

REVISTA GRSA | 11

palavra do cliente

Alimentação

é prioridade na Alumar GRSA ELABORA CARDÁPIOS BALANCEADOS E PROMOVE MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO AOS COLABORADORES



MAIS QUE UM SERVIÇO, A ALIMENTAÇÃO É PARTE FUNDAMENTAL DA NOSSA ORGANIZAÇÃO. É O MOMENTO QUE O COLABORADOR POSSUI PARA UM INTERVALO AGRADÁVEL E DE DESCONTRAÇÃO, E TUDO ISSO ATRELADO A UMA REFEIÇÃO BALANCEADA. Luiz Burgardt



Gerente de Recursos Humanos da Alumar

O

» Da esquerda para a direita: Rildete, assistente Técnica GRSA; Lourdes Kreutz, RH Alumar; Shirley Serrador, GU e Luiz Burgardt, gerente RH Alumar.

» Assistentes Técnicos e Gerentes de Unidade GRSA na Alumar.

12 | REVISTA GRSA

Consórcio de Alumínio do Maranhão,

variado dos produtos. Também organiza-

Alumar, é um dos maiores complexos

mos eventos em datas comemorativas,

de produção de alumínio primário e alumi-

como a do dia 10 de outubro que celebrou

na do mundo. Formado pelas empresas Al-

mais um ano da parceria entre a GRSA e a

coa, RioTintoAlcan e BHP Billiton, sua

Alumar, que existe desde 2006, e participa-

produção bate recordes a cada ano. Em

mos da comemoração do dia 16 de outu-

2009, por exemplo, a área da Redução al-

bro, fornecendo o lanche da festa do Dia

cançou a marca de mais de 450.000 tonela-

das Crianças”, diz Shirley Serrador, gerente

das de alumínio.

de unidade GRSA na Alumar.

Desde 2006, a GRSA é responsável pelos

A Alumar estrutura o seu modelo de ne-

serviços de alimentação da Alumar. São ser-

gócios apoiada no conceito de sustentabili-

vidas 4.000 refeições por dia disponibiliza-

dade, incorporando ao seu dia a dia critérios

das em um restaurante central e outros

que asseguram o sucesso econômico, a ex-

cinco estabelecimentos distribuídos.

celência ambiental e a responsabilidade so-

“Mais que um serviço, a alimentação é

cial. Para controlar o desperdício, por exem-

parte fundamental da nossa organização. É

plo, a GRSA realiza ações como o Trim Trax,

o momento que o colaborador possui para

que é a medição dos resíduos com o objetivo

um intervalo agradável e de descontração,

de reduzir o impacto causado no meio am-

e tudo isso atrelado a uma refeição balan-

biente pelo desperdício de alimentos.

ceada e adequada oferecida pela GRSA”, diz

A segurança no trabalho e os cuidados

Luiz Burgardt, gerente de Recursos Huma-

com a saúde também são prioridades no co-

nos da Alumar. De acordo com o executivo,

tidiano dos funcionários da Alumar. Para agre-

a GRSA se adaptou perfeitamente às neces-

gar ainda mais a este pensamento, os colabo-

sidades da empresa.

radores da GRSA realizam treinamentos que

“Para a melhoria constante dos cardápios, procuramos oferecer sempre um mix

proporcionam mais conhecimento de técnicas de segurança dentro da cozinha.

capa

GRSA É A PRIMEIRA EMPRESA DE SOLUÇÕES EM ALIMENTAÇÃO A CONQUISTAR A CERTIFICAÇÃO INTEGRADA NAS NORMAS ISO 9001, ISO 14001 E OHSAS 18001

E

ste ano, a GRSA conquistou algo inédito em seu segmento: é a primeira empresa de serviços de alimentação a ter seu Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente certificado simultaneamente nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. Este sistema, denominado Gestão Integrada GRSA, foi certificado em 81 unidades operacionais com auditorias realizadas pelo Bureau Veritas Certification. Além disso, foi certificada também a Sede da GRSA na ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e os Escritórios Regionais, na ISO 9001:2008. Desde outubro de 2009, a empresa

vem adequando seus processos de acordo com os requisitos das normas. Os objetivos principais sintetizados na Política de Compromissos GRSA são: otimizar os processos do dia a dia, garantir a qualidade dos serviços oferecidos, aumentar a satisfação de clientes e consumidores, manter o ambiente seguro e saudável para os colaboradores, consumidores e parceiros e proteger o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável do negócio. “Estávamos confiantes no resultado dessa auditoria, mas o mais importante é que tivemos o apoio e a dedicação total dos colaboradores e clientes REVISTA GRSA | 13

capa “

ESTAMOS ORGULHOSOS DA CONQUISTA DA CERTIFICAÇÃO. ESTE MODELO DE GESTÃO É UMA PREMISSA ESTRATÉGICA PARA 100% DAS UNIDADES E VISA A MELHORIA CONTÍNUA DE NOSSOS



PROCESSOS E SERVIÇOS.

Ana Cecilia Barbosa do Amaral, Diretora HSEQ GRSA

envolvidos no processo”, diz Ana Cecilia Barbosa do Amaral, Diretora da área de HSEQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, na sigla em inglês – Health, Safety, Environment and Quality). “O que proporcionou esta conquista foi o comprometimento da alta direção, de toda a equipe técnica, áreas corporativas de suporte, operações GRSA e clientes”, finaliza Ana. Com a implantação da Gestão Integrada, a empresa pretende conquistar a Medalha de Prata na classificação dos negócios do Compass Group, acionista da GRSA. São três categorias ao todo: Medalha de Ouro, Prata e Bronze, de

14 | REVISTA GRSA

acordo com suas premissas de atuação. A GRSA já conquistou a “Medalha de Bronze” em 2009, após a implantação dos manuais “New Standards em Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente”. “A certificação nestas três normas é uma prova técnica do nível de serviços GRSA, que é sem igual no mercado. Somos a primeira empresa do segmento a obter esta certificação com este escopo”, afirma Eurico Varela, presidente da GRSA. “Cada pessoa que se alimentar em um dos restaurante

GRSA a partir de agora terá mais motivos para ter certeza de estar diante de uma equipe que segue rigorosamente o controle de qualidade, respeita o meio ambiente e também a saúde e bem-estar de cada um de seus colaboradores”, prossegue Varela. Todo o processo de certificação foi coordenado pela equipe de HSEQ da GRSA, com o apoio de um comitê com representantes de todas as áreas. Para o início da implantação, foram realizadas diversas ações, como o mapeamento dos processos e verificação da documentação de todas as áreas de suporte, revisão dos manuais de qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente e treinamento da operação, desde as equipes de unidades e suas lideranças até a alta direção, em todo o Brasil. A auditoria principal para certificação, conduzida pelo Bureau Veritas Certification, ocorreu entre os dias 14 e 22 de outubro. A equipe auditora destacou vários pontos fortes na GRSA, entre eles, a transparência e prontidão das informações; organização da documentação; comprometimento e envolvimento dos colaboradores; metodologia e análise crítica dos indicadores e a sistemática da pesquisa de satisfação dos consumidores e de clientes. A conquista da certificação reforça o compromisso da GRSA na busca pela melhoria contínua de seus processos e na manutenção do sistema de Gestão Integrada.

ISO 9001:2008

A ISO 9001 É UMA NORMA QUE ESTABELECE UM MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE CUJOS REQUISITOS TÊM FOCO NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES E CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A SERVIÇOS E PRODUTOS ADQUIRIDOS.

Benefícios para o Cliente: ◗ Identificação e tratamento das oportunidades de forma sistêmica ◗ Melhoria contínua do processo ◗ Controles rigorosos em Segurança Alimentar

Principais práticas GRSA: ◗ Pesquisa de satisfação: realizada por órgãos externos, com clientes e consumidores, gerando planos de ação. ◗ Programa de Segurança Alimentar “Farol”: ferramenta de monitoramento e avaliação dos procedimentos de segurança alimentar, que conta com a participação de todos os colaboradores, estimulando uma competição saudável entre a equipe.

ISO 14001:2004

◗ Manuais de boas práticas: visam à segurança alimentar em produtos e serviços de acordo com as premissas do Compass Group e da legislação sanitária brasileira.

◗ Painéis de Satisfação: consumidores podem registrar seu grau de satisfação com os serviços, diariamente. Possui um processo de estabelecimento de ações e de respostas. ◗ Programas de Treinamento e auditorias constantes. ◗ Ferramentas de comunicação que reforçam procedimentos no dia a dia. ◗ Atualização constante da legislação aplicável, por meio de software e empresa especializada, disponível para a gestão em todos os níveis.

A ISO 14001 É UMA NORMA QUE ESTABELECE REQUISITOS PARA A GESTÃO DO MEIO AMBIENTE. ADOTANDO ESSE MODELO, A ORGANIZAÇÃO VISA GERIR O NEGÓCIO, REDUZINDO O IMPACTO DE SUAS ATIVIDADES AO MEIO AMBIENTE.

Benefícios para o Planeta: ◗ Ações em prol do meio ambiente identificadas constantemente ◗ Controle da emissão de gases ◗ Diminuição do desperdício e da geração de resíduos sólidos ◗ Preservação dos recursos naturais

Principais práticas GRSA: OPERAÇÕES: ◗ Trim Trax: programa mundial do Compass focado na diminuição do desperdício de alimentos em todas as etapas da produção.

◗ Programas de Treinamento e auditorias constantes.

◗ Otimização do transporte de matéria-prima para as unidades centralizando as entregas em uma única plataforma logística.

◗ Atualização constante da legislação aplicável, por meio de software e empresa especializada, disponível para a gestão em todos os níveis.

◗ Destinação correta do óleo de cozinha. ◗ Manual de Meio Ambiente: orienta gestores sobre como realizar os controles de gestão de energia, água etc. e a desenvolver planos de ação para reduzir o desperdício.

◗ Ferramentas de comunicação que reforçam procedimentos no dia a dia.

ADMINISTRATIVOS: ◗ Gestão de resíduos, consumo de água e energia, coleta seletiva, utilização da impressora e ações de conscientização.

REVISTA GRSA | 15

OHSAS 18001:2007

capa A OHSAS 18001 É UMA NORMA QUE ESTABELECE REQUISITOS PARA A GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL. SUA IMPLEMENTAÇÃO BUSCA UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SAUDÁVEL.

Benefícios para as Pessoas: ◗ Condições de trabalho monitoradas constantemente ◗ Práticas para prevenção de acidentes ◗ Prev Prevenção de lesões e doenças

Principais práticas GRSA: Prin ◗ Reg Registro de incidentes: realizado pelos cola colaboradores durante suas rotinas diárias. A ge gerente da Unidade tem como meta solu solucionar estes incidentes. ◗ Ma Manual de Normas de Operação de Seg Segurança e Saúde Ocupacional: apresenta pro procedimentos para manter um ambiente de ttrabalho seguro e saudável para todos. ◗ Prog Programas de Treinamento e auditorias constantes. ◗ Ferramentas de comunicação que reforçam procedimentos no dia a dia.

Com a palavra: o cliente

◗ Atualização constante da legislação aplicável, por meio de software e empresa especializada, disponível para a gestão em todos os níveis.

Sanofi-Aventis

Hospital Modelo





Foi fundamental acompanhar os esforços da equipe da GRSA para conduzir os processos

Participar da auditoria junto à GRSA foi um aprendizado mútuo. A Intermédica e o

que levaram à conquista das certificações.

Hospital Modelo tem como objetivo, conquistar

Isso atesta que a parceria é acima de tudo

certificações e acreditações que buscam

preparada para atender nossa demanda

diferencial competitivo na área hospitalar.

com muita qualidade. Durante o processo,

Ter um parceiro que busca constantemente

recebemos da GRSA sugestões de melhorias

a excelência em seus serviços é uma prova de

que coincidiram com projetos de mudanças

que estamos no caminho certo.Como clientes

que vinham sendo estudados pela nossa

da GRSA, ficamos satisfeitos em fazer parte

equipe, como a frequência de manutenção da

deste processo. Também identificamos

caixa d’água, e outros setores, como a câmara

oportunidades de melhorias no nosso

fria e a sala de resíduos. Mais do que simples

próprio negócio a partir das metas e diretrizes

coincidência, foi uma constatação de que

estabelecidas pelas normas auditadas.

estamos em completa sintonia para oferecer

O maior beneficiado é o nosso cliente final,



o melhor serviço a nossos colaboradores.

que receberá um atendimento que alia

Diomiro Binda Coordenador de Serviços e Segurança Patrimonial Sanofi-Aventis

qualidade à segurança



Joel de Sousa Diretor Executivo da Intermédica Sistema de Saúde S.A. – Regional Sorocaba - SP

16 | REVISTA GRSA

responsabilidade corporativa

Arsenal da Esperança GRSA CONTRIBUI PARA PROFISSIONALIZAÇÃO DE ACOLHIDOS DA ENTIDADE

» Acima, homenagem ao fundador da entidade. Ao lado, equipe da GRSA prepara com todo cuidado as refeições para os moradores

A GRSA serve 2.700 refeições diárias en-

são comprometidos e bem treinados e

tre cafés da manhã, almoços e jantares. “É

a maioria está com eles desde o início da

uma parceria feliz que ocorre desde 2004

parceria. “Os serviços oferecidos pela GRSA,

entre a ASSINDES SERMIG e a GRSA”, diz a

assim como a dedicação e comprometi-

ASSOCIAÇÃO ASSINDES SERMIG, res-

mento da equipe, contribuem muito para o

A

executiva. Além deste trabalho, a GRSA mi-

ponsável pela obra social Arsenal da

nistra, há mais de dois anos, curso de Au-

desenvolvimento emocional e psicológico

Esperança Dom Luciano Pedro Mendes de

xiliar de Cozinha para muitos acolhidos no

dos moradores”, conclui.

Almeida, é uma entidade de caráter filan-

Arsenal da Esperança. Até o momento, fo-

O Arsenal da Esperança foi fundado sob

trópico e beneficente, sem fins econômi-

ram mais de 200 pessoas beneficiadas com

inspiração de Ernesto Olivero e Dom Lucia-

cos, que acolhe diariamente 1.200 pessoas

este programa. “São cursos de capacitação

no Pedro Mendes de Almeida em 1996. Nos

com algum tipo de necessidade.

para ajudantes de cozinha, que têm por ob-

mais de 14 anos de funcionamento, a Casa

“Como um dos principais serviços presta-

jetivo oferecer aos acolhidos a possibilida-

já hospedou 35.524 pessoas, às quais ofere-

dos pela casa é o de alimentação, só poderia

de de terem uma profissão, contribuindo,

ceu, até agosto de 2010, 5.071.518 atendi-

ser contratada uma empresa de ponta para

assim, para o resgate da autoestima e da

mentos diários acumulados. O Arsenal fica

estas atividades, a GRSA”, diz Judith Feitosa

dignidade, além de ampliar as chances de

próximo à estação do metrô Bresser Mooca,

de Lacerda, coordenadora de Administra-

empregabilidade”, explica Judith.

na rua Dr. Almeida Lima, 900. Mais informa-

ção e Finanças do Arsenal da Esperança.

Segundo ela, os colaboradores da GRSA

ções: www.arsenaldaesperanca.org.br



OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA GRSA, COM A DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA EQUIPE, CONTRIBUEM MUITO PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E PSICOLÓGICO DOS MORADORES Judith Lacerda



Diretora do Arsenal da Esperança

» Equipes da GRSA e do Arsenal da Esperança unidos: um time para promover a dignidade

REVISTA GRSA | 17

painel GRSA

Segmentos de atuação GRSA Principais soluções GRSA Marcas franqueadas operadas pela GRSA

| Atuação em todo o Brasil | 1.800 unidades | Mais de 1 milhão de refeições/dia | 32 mil colaboradores | 1,5 milhão de atendimentos/mês no varejo | 7 mil leitos hospitalares atendidos/mês | 32,5 toneladas de produtos consumidos/mês

Inaugurações ATTA Recentemente quatro unidades foram inauguradas com o produto Premium ATTA: Coca-Cola, Philips, Givaudan, BrasilPrev e EBPARK. Ao todo serão 2.400 refeições todos os dias. Esses novos contratos são a prova de que a ATTA permite uma variedade de formatos capaz de suprir as necessidades de cada cliente, seja com ilhas multiprodutos ou com restaurantes self services. A Philips terá também uma Paneria, marca da GRSA que oferece artigos de padaria, como pães, lanches, brioches e bolos.

Festa de inauguração na Medlog Logística A unidade da Medlog Logística (braço de transporte de carga do grupo MSC) localizada em Vilha Velha (ES) é o novo cliente da regional Rio de Janeiro da GRSA. Desde novembro, são servidas diariamente cerca de 100 refeições (entre almoço e jantar) e 90 desjejuns. A inauguração contou com uma festa para os colaboradores para comemorar a nova parceria.

Medirest inaugura unidades em todo o Brasil Desde outubro, a Divisão Saúde da GRSA já inaugurou 10 unidades em hospitais de todo o Brasil, oferecendo refeições para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Alguns destes hospitais são: Hospital Subúrbio de Salvador, Hospital São Joaquim e Hospital do Rio. Estão previstas para os próximos meses inaugurações em São Paulo, Florianópolis, Cuiabá e Brasília, totalizando 14 novos contratos.

18 | REVISTA GRSA

GRSA assina protocolo de parceria com UNIESP No último mês de novembro, a GRSA

» Eurico Varela, Presidente-CEO da GRSA, e Fernando Costa, Presidente da UNIESP.

assinou um acordo com a UNIESP – União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – para oferta de refeições balanceadas e de alto padrão nas escolas do Grupo. “Pretendemos investir forte nos colégios do grupo com foco especial na educação em período integral”, diz o presidente da UNIESP, Fernando Costa. Executivos dos dois grupos iniciarão uma série de visitas visando à escolha de duas escolas onde esse novo modelo será implantado, já a partir do próximo período letivo.

nas escolas A GRSA deu início à implantação do conceito Scolarest, incluindo toda a comunicação visual, nas escolas atendidas pela GRSA. O conceito compreende os pilares Comer, Aprender e Viver, que abrange desde o mix de produtos oferecidos até programas específicos para as necessidades de cada escola. Além disso, acaba de implantar treinamento voltado aos colaboradores, melhorias na forma de pagamento e está proporcionando palestras para os pais.

Faça Uso Sem Abuso Sempre ciente da importância de preservar o ambiente em que vivemos, a GRSA promove constantemente campanhas de conscientização. A mais nova delas foi implantada na unidade de Porto Trombetas (PA). Em novembro os colaboradores receberam informações sobre como evitar o desperdício de produtos descartáveis, como copos, guardanapos e outros materiais.

Mais opções aos viajantes A GRSA amplia ainda mais sua atuação em inúmeras localidades no 1o trimestre do próximo ano, como a abertura de uma bomboniere no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim, um Bar Brahma localizado dentro do Aeroporto Internacional do Recife e uma unidade do Subway no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Além disso, também haverá reforma em várias lojas da Rodoviária do Tietê, com o intuito de modernizar os ambientes, proporcionar mais conforto aos consumidores e garantir a total qualidade nos atendimentos. REVISTA GRSA | 19

fornecedores

Parceria de grandes resultados UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO PAÍS, A SADIA ATENDE TODAS AS UNIDADES DA GRSA

F

undada em 1944, a Sadia é uma das principais empresas de alimentos e fornece mais de 650 itens ao mercado, sendo referência no setor. Hoje, a empresa é uma das principais fornecedoras da GRSA e se orgulha de fazer parte do cardápio dos clientes espalhados por todo o País. A grande variedade de produtos da companhia é utilizada pelas mais de 1.800 unidades GRSA no Brasil. A cada mês são entregues, seguindo uma distribuição ponto a ponto, em média 250 toneladas de alimentos, que vão desde produtos in natura, como frango e suíno, até alimentos industrializados, como almôndegas, presunto e empanados de frango etc. A parceria ainda distribui 170 toneladas de alimentos por mês pela plataforma GRSA, sediada em São Paulo. Para conseguir atender todas as unidades da GRSA, a Sadia usa uma logística própria, desenvolvida graças a sua presença nacional. “As negociações são centralizadas na sede, em São Paulo, e com os pedidos fechados enviamos solicitações as nossas filiais espalhadas pelo Brasil. Elas fazem a



IMPORTANTE PARA A SADIA POR ATUAR EM DIVERSAS FRENTES E POSSUIR UM PERFIL DE NEGOCIAÇÃO E SERVIÇOS



DIFERENCIADOS.

Danielli Gianfratti, Key Account da Sadia

» Chef José Renato e Danielli Gianfratti distribuição conforme a necessidade de cada região, podendo ser de uma a três vezes por semana”, explicou Danielli Gianfratti, Key Account da Sadia. Além do atendimento logístico e do variado portfólio de produtos, a Sadia possui uma atuação consciente quanto ao meioambiente, que são ações que harmonizam com o conceito “Tripé” (Cliente, Fornecedor, Consumidor final) adotado pela GRSA, em que cada parte é importante para o sustento das operações. “A Sadia tem preenchido estes conceitos e valores que a GRSA tem adotado e estamos avançando mais na

» Treinamentos de produtos da Sadia para colaboradores GRSA

20 | REVISTA GRSA

A GRSA É UM CLIENTE MUITO

relação entre cliente e fornecedor, para podermos atender melhor nossos clientes finais”, disse Kleber Vicente, gerente de Suprimentos da GRSA. Nos últimos dois anos, as empresas têm estreitado suas relações. O volume de negociações aumentou assim como a presença da empresa na GRSA. Dentro desse novo contexto, a Sadia organizou treinamentos para colaboradores GRSA das divisões de Educação e Saúde, conduzidos por seus próprios consultores. “Realizamos esses treinamentos para apresentar nossa linha de sobremesas, especialmente tortas e cremes, mostrando as fichas técnicas dos alimentos, o custo, apresentação, aplicabilidade e preparação”, detalhou Danielli. Hoje, o trabalho com a GRSA é visto como uma parceria. A Sadia está presente em todos os segmentos de atuação da GRSA, garantindo uma relação estável e duradoura. “A GRSA é um cliente muito importante para a Sadia por atuar em diversas frentes e possuir um perfil de negociação e serviços diferenciados”, concluiu Danielli.

GRSA indica

Terrine de frutas PENSANDO NO VERÃO, A NOSSA NUTRICIONISTA MARIANA ALVES INDICA UMA SOBREMESA LEVE, REFRESCANTE E MUITO SIMPLES DE FAZER

Ingredientes:

Modo de preparo:

» 1 abacaxi

» Cozinhe o abacaxi cortado em cubos com 1 litro de água e 0,5 kg de açúcar refinado.

» 1 melão

» Após cozido, acrescente o restante das frutas em cubos (exceto o kiwi) e misture.

» 3 mangas » 4 bananas nanica » 6 kiwis – para decorar. » 30 g de gelatina sem sabor » 0,5 kg de açúcar

» Dissolva 30g de gelatina sem sabor e acrescente à salada de frutas. » Leve a Terrine para gelar e acrescente o kiwi para decorar.

dicas

» Como opção, podemos acrescentar a polpa de três maracujás doces para decorar.

Alimentos próprios para o Verão COM A CHEGADA DAS FÉRIAS E DO VERÃO É INDISPENSÁVEL MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA APROVEITAR O MELHOR DA ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO. EXISTEM ALGUNS ALIMENTOS QUE DEVEM SER PRIVILEGIADOS COMO AS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, POIS SÃO ÓTIMAS FONTES DE VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS, ALÉM DE SEREM ALIMENTOS REFRESCANTES QUE COMBINAM COM A ALTA TEMPERATURA DESTA ÉPOCA DO ANO. CASTANHAS Fontes de selênio e vitamina E, as castanhas são indispensáveis no cardápio de quem quer ter uma pele bonita. Com propriedades antioxidantes, essas substâncias previnem e retardam o envelhecimento da pele, contribuindo para manter sua elasticidade natural. SOJA Rica em isoflavonas (hormônio vegetal), semelhante ao estrógeno, a soja é recomendada por dermatologistas como um alimento imprescindível para a beleza da pele. Estudos mostram que a pele possui receptores para as isoflavonas que são decisivas para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade.

BRÓCOLIS: São ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, melhorando as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que ficam mais irrigadas e oxigenadas. Também previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.

LARANJAS: São ricas em vitaminas C, E e carotenóides, apresentando ação antioxidante capaz de neutralizar danos causados à pele ao longo da vida. A vitamina C, além da função antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, a proteína que mantém a pele saudável e bonita. A ingestão de líquidos deve ser privilegiada, especialmente água, sucos, chás e água de coco uma vez que é essencial nos dias de calor manter o organismo hidratado.

Fonte: Mara Baggio Nutricionista | CRN 5231

REVISTA GRSA | 21

artigo

Liderança inovadora: uma questão de treino N

a palestra que encerrou o Fórum HSM de

muito melhor quando a pessoa escolhe uma deter-

Gestão e Liderança 2010, em abril, o indiano

minada área e põe todos seus esforços e focos para

Ram Charan mostrou sua visão de como se cons-

ser o melhor naquela habilidade específica.

trói e mantém uma liderança. Durante sua sessão,

Um exemplo foi Sam Walton, fundador do Wal-

discorreu sobre as características necessárias para

mart que, sem a escola formal, tornou-se estudioso

um líder em diversas esferas e propôs atividades de

do varejo e do comportamento do consumidor por

interação com o público. Seu objetivo foi demons-

meio de livros e transformou a empresa em um im-

trar exercícios para o desenvolvimento dos líderes

pério dentro e fora dos EUA.

e comprovar que: “nenhum atleta transforma-se em campeão sem treinar. É o mesmo com a liderança.”

Sobre o aumento do poder aquisitivo das camadas mais baixas da população mundial, fez a se-

Para o consultor, mesmo com o mundo em cons-

guinte análise: “Antigamente os agricultores tinham

tante mudança, algumas características e habilida-

o preço da colheita definidos pelos intermediários e

des dos líderes são atemporais. “O líder inspira os ou-

hoje podem até definir isso direto com o consumi-

tros a cada momento. É uma pessoa que está sem-

dor, por celular e Internet”.

pre aprendendo, nunca torna sua mente obsoleta,

O mundo está constantemente em reinvenção e

que não tem medo de passar isso para os outros, de

eventos como os que geraram a última crise econô-

fazê-los crescer, de ter um sucessor”, resumiu.

mica vão se repetir. “Há uma competição por mer-

De acordo com Charan, há outras maneiras de se

cados, recursos, reservas, o Hemisfério Sul está mais

obter conhecimento e crescimento além da escola,

poderoso, o consumo está diferente. O líder atua

o que põe de lado desculpas de falta de tempo. O

como arquiteto de uma estratégia que deve traba-

Google e a Internet são uma das ferramentas pos-

lhar a partir do consumidor. Você precisa treinar e

síveis para essa atualização profissional. Funciona

educar os outros para a inovação e para a produtividade”. Ao concluir sua apresentação, Charan fez uma comparação entre o esporte e a gestão: “Tudo é uma corrida, pratique.” Fonte: HSM http://www.hsm.com.br/artigos/lideranca-inovadora-uma-questao-de-treino Ram Charan, reconhecido consultor de negócios e autor de 13 best-sellers, tem sido responsável pelo coaching dos mais bem-sucedidos CEOs do mundo, incluindo Jack Welch. Durante 35 anos, desempenhou – por trás dos bastidores – papel importante em renomadas empresas. Seus livros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. Apesar de ter iniciado sua carreira ainda bem jovem, trabalhando em uma empresa familiar na Índia, Charan não mediu esforços para graduar-se em Engenharia. Mais tarde obteve o MBA e o título de doutor pela Harvard Business School, onde também foi professor.

22 | REVISTA GRSA

REVISTA GRSA | 23

24 | REVISTA GRSA