Mecânica Geral 1 Rotação de corpos rígidos

HIBBELER, R. C. Dinâmica: Mecânica para Engenharia. 8.ed. Rio de Janeiro Prentice Hall Brasil, 2004. KRAIGE,L.G.;MERIAN,J.L. Mecânica: dinâmica...

54 downloads 460 Views 616KB Size
Mecânica Geral 1 – Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

Bibliografia Básica: BEER, F. P.; JOHNSTON JUNIOR, E. R. Mecânica vetorial para engenheiros: cinemática e dinâmica 5ª ed. 2v. São Paulo: Makron, 1994. HIBBELER, R. C. Dinâmica: Mecânica para Engenharia. 8.ed. Rio de Janeiro Prentice Hall Brasil, 2004. KRAIGE,L.G.;MERIAN,J.L. Mecânica: dinâmica. Rio de Janeiro: LTC,2004. FRANÇA, L.N.F.;MATSUMURA,A.Z. Mecânica Geral.Edgar Blucher, 2005. GERE, J. Mecânica dos materiais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 KAMINSKI, P.C. Mecânica geral para engenheiros. Edgar Blucher, 2000. SEARS,F.;YOUNG H. D. Física. vol.1, Mecânica. Addison Wesley, 2008. Cinemática dos Sólidos,Unip, Versão 2, 2009.

RESNICK, R; HALLIDAY D; WALKER, J. Fundamentos da Física, V 1 - Mecânica. LTC, 2009. TIPLER, Pl A; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. V 1. LTC, 2009. TIPLER, Pl A; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. V 2. LTC, 2009.

2. Uma força vertical de 100 lb é aplicada na extremidade de uma manivela fixada a um eixo em O. Determinar: (a) O momento da força de 100 lb em relação a O (b) a intensidade da força horizontal aplicada em A que produz o mesmo momento em relação a O. (c) a menor força aplicada em A que produz o mesmo momento em relação a O. (d) a distância a que uma força vertical de 120 lb deverá estar do eixo para gerar o mesmo momento em relação a O. (e) se alguma das forças obtidas nos itens anteriores é equivalente a força original.

3. Compare as forças exercidas sobre os pontos A e B do solo quando uma mulher de 120 lb utiliza um sapato normal e um sapato de salto alto.

1. Uma força de 30 lb atua na extremidade de uma alavanca de 3 ft, como ilustrado. Determinar o momento da força em relação a O.

2. Uma placa retangular é sustentada por suportes em A e em B e por um fio CD. Sabendo que a tração no cabo é de 200N, determine o momento da força exercida pelo fio na placa, em relação ao ponto A.

4. Determinar a tensão T no cabo de sustentação da barra da figura, de massa 95 kg.

1

Mecânica Geral 1 – Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

5. O centro de gravidade G do carro mostrado está indicado. A massa do carro vale 1400 kg. Determine as forças normais em cada ponto de contato.

2 

Dados: Estática do corpo rígido:

BA  A  B e nˆ  BA . BA BA

6. Determine as forças nos apoios A e B que a barra de 12 lb de peso faz sobre o carregador.

F  Fx  iˆ  Fy  ˆj  Fz  kˆ  F  Fx2  Fy2  Fz2  Fy   Fx  F    y  arccos     z  arccos  z   F F F 

 x  arccos 

Momento de uma força FB aplicada no ponto B de um sólido em relação ao ponto O:

 O  OB  FB

OB  B  O 7. A barra de 450 kg suporta o barril na posição indicada. Determine as forças nos apoios indicados.

8. Determine o momento da força de 200N aplicada no ponto C da dobradiça em relação ao ponto A.

9. Uma esfera homogênea de 50 kg e lisa repousa sobre a inclinação A e apoia-se contra a parede B. verticais lisas. Calcular as forças de contato em A e B.

FA = 566 N, FB = 283 N

10. O peso da bicicleta é 29 lb com o centro de gravidade em G. Determine as forças normais em A e B, quando a bicicleta está em equilíbrio.

Mecânica Geral 1 – Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

NA = 15.91 lb, NB = 13.09 lb

11. O feixe uniforme tem uma massa de 50 kg por metro de comprimento. Determinar as reacções nos apoios.

17. Determine, por integração direta, o centróide do arco de circunferência indicado.

3

Ay =1864 N, By = 2840 N

12. O feixe uniforme de 500 kg é submetido às três cargas externas mostrados. Calcule as reacções no ponto de apoio O. O plano xy é vertical.

18. Localize o baricentro da peça da figura. Os dois furos têm 25 mm de diâmetro.

Ox = 1500 N, Oy = 6100 N MO = 7560 N.m CCW

14. Ache o centro de massa da figura plana.

19. Uma viga suporta uma carga distribuída conforme o ilustrado. (a) Determinar a carga concentrada equivalente. (b) Determinar as reações nos apoios.

15. Uma barra semicircular e uniforme de peso P e raio r é vinculada por um pino em A e está apoiada contra uma superfície lisa em B. Determinar as reações em A e B. 16. Determine, por integração direta, o centróide da superfície da parábola:

Mecânica Geral 1 – Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

20. Em cada caso, encontrar as reações nos apoios RA e RB para a distribuição de carga dada. (a)

22. Uma haste circular uniforme de peso de 8 lb e raio de 10 in está ligada a um pino em C e ao cabo i. Determinar: (a) a tensão no cabo, (b) a reação em C....

4 (b)

23. Determinar, por integração, o centróide da figura de densidade homogênea: (a)

21. Localize a posição do centróide das figuras planas de densidade superficial uniforme: (a)

(b)

(b)

Mecânica Geral 1 – Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

Ae  4  R2 4 Ve    R3 3

Usando os teoremas de Pappus-Guldinus:

Teorema I de Pappus-Guldius: A área de uma superfície de revolução é igual ao comprimento da curva geradora pela distância percorrida pelo centróide da curva que gera a superfície.

25. A superfície de alumínio uisada para suporte de uma pequena lâmpada de alta intensidade apresentada tem uma espessura uniforme de 1 mm. Sabendo-se que a densidade de alumínio é de 2800 kg/m3, determinar a massa da superfície. Dado:

 Al 

m V

26. Encotre as reações os apoios C e B da viga de 9lb de peso sujeita aos carregamentos apresentados.

A  2  yCM  L Teorema II de Pappus-Guldius: O volume de um corpo de revolução é igual ao produto da área que gera o corpo pela rotação pela distância percorrida pelo centro de gravidade desta área enquanto o corpo está a ser gerado.

V  2  yCM  A 24. determinar (a) o centróide de uma área semicircular, (b) o centróide de um arco semicircular. Recordamos que a área e o volume da esfera são:

27. Encotre as reações os apoios A e B da viga de peso desprezível sujeita aos carregamentos apresentados.

5