VERA D’OREY SANTIAGO TÂNGER
O L I V R O B RA N C O do
CASAMENTO TUDO O QUE PRECISA SABER PA RA O R G A N I Z A R O S E U C A S A M E N T O E TORNÁ-LO INESQUECÍVEL
O F E R TA AGENDA do meu
CASAMENTO
Vera d'Orey Santiago Tânger
O LIVRO BRANCO DO CASAMENTO Tudo o que precisa saber para organizar o seu casamento e torná-lo inesquecível
Vera d'Orey Santiago Tânger
O LIVRO BRANCO DO CASAMENTO Tudo o que precisa saber para organizar o seu casamento e torná-lo inesquecível
Este livro foi escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico de 1990
Título: O livro branco do casamento Copyright © Vera Tânger e Publicações Dom Quixote, 2012 Revisão: Eda Lyra Capa: Maria Manuel Lacerda Paginação: Vera Tânger Ilustrações: André Trindade 1. a edição: maio de 2012 ISBN: 9789895559565 Reservados todos os direitos Livros d’Hoje Publicações Dom Quixote Uma editora do Grupo Leya Rua Cidade de Córdova, n.o 2 $OIUDJLGH3RUWXJDO www.livrosdhoje.pt www.leya.com
ÍNDICE
9
AGRADECIMENTOS
11
INTRODUÇÃO
13
O NOIVADO E O PEDIDO
17
GERIR O ORÇAMENTO
25
A IMPORTÂNCIA DA DATA
27
A IMPORTÂNCIA DO LOCAL DE RECEÇÃO
33
FAZER A LISTA DE CONVIDADOS
37
ESCOLHER AS EMENTAS E A EMPRESA DE CATERING
43
A ESCOLHA DO VESTIDO DE NOIVA
59
O NOIVO
63
AS MADRINHAS E OS PADRINHOS
65
PRESENTES PARA OS NOIVOS
69
A DECORAÇÃO
73
BELEZA A DOIS
75
MATERIAL IMPRESSO
87
OUTROS ASSUNTOS
99
DICAS PARA POUPAR
103
SENTAR OS CONVIDADOS
109
DESENROLAR DA CERIMÓNIA, PASSO A PASSO
119
SER CONVIDADO
AGRADECIMENTOS
À minha editora, Maria João Costa, a grande entusiasta deste tema desde a primeira hora; um especial obrigada à Maria João Vieira, que sendo multidisciplinar pessoal e profissionalmente deu um contributo importante; ao António Ribeiro de Matos, decorador e organizador de eventos, pela forma engraçada como relatou algumas situações profissionais e à Luísa Monjardino, organizadora de casamentos e eventos na Quinta do Pé da Serra, em Sintra, pela forma simpática como me esclareceu, e, aos meus filhos, Maria e Pedro, que por se casarem este ano, foram os primeiros leitores.
INTRODUÇÃO
Celebrado no mundo inteiro, o casamento é a festa de família mais antiga da história da humanidade e que tem sobrevivido através dos tempos. Celebrado civil ou religiosamente, é através do casamento que homem e mulher se unem e constituem família. Variando de cultura para cultura, de religião para religião, esta festa é celebrada com mais ou menos pompa, de acordo com as respetivas tradições, e pode durar até vários dias. Há países e culturas onde o casamento funciona como um contrato entre duas famílias e os nubentes são escolhidos e apenas se conhecem no dia do casamento. Outros há em que a oferta do dote é tema de grande importância, podendo atingir valores extraordinários. Entre nós, a festa do casamento tem-se adaptado aos tempos e modos de viver de hoje e, naturalmente, há algumas tradições que se perderam e outras que se ganharam. A idade dos noivos mudou, o namoro e o modo de vida antes do casamento também, e a organização e o pagamento da festa são cada vez mais controlados pelos noivos. Dentro do bom senso, da educação e sem ofender os convidados, «tudo» é permitido desde que bem feito.
12
O livro branco do casamento | Vera d’Orey Santiago Tânger
Para organizar um casamento necessita de: &RQKHFHUWRGRVRVSRUPHQRUHVQHFHVViULRV (ODERUDUDVOLVWDVGHWDUHIDVFRUUHVSRQGHQWHV &RQWDFWDUIRUQHFHGRUHV 7RPDUGHFLV}HVVHPKHVLWDU 7HUWHPSR 6HUGLVFLSOLQDGD Ter dinheiro para pagar tudo. Aprender a controlar o stresse. Este livro-guia-manual é dirigido às noivas, que são, na maior parte dos casos, as organizadoras deste evento, e responde, passo a passo, de forma prática, às questões mais frequentes que surgem durante a preparação da festa do casamento, no seu formato mais habitual. A Agenda do meu casamento, prática e pequena, para andar sempre consigo, tem espaço para tomar notas e escrever as suas ideias, anotar os contactos dos fornecedores, um planificador de despesas para controlar o orçamento, listas de tarefas, questionários para os fornecedores e o calendário de execução.
O NOIVADO E O PEDIDO
A paixão dá asas à imaginação, as ideias mais românticas surgem e o pedido de casamento acontece.
De joelhos sobre um coração recheado de pétalas de rosa... … Depois de um jantar a dois, naquele restaurante em que juraram amor eterno... E o anel? Lindo!
14
O livro branco do casamento | Vera d’Orey Santiago Tânger
E agora, o que faço? A quem vou contar em primeiro lugar? À minha mãe ou à minha melhor amiga? E como vai ser a festa de casamento? E tantas coisas para tratar!!!! Surge um turbilhão de ideias e imagens e, depois da excitação, da alegria e da felicidade, o stresse instala-se.
O livro branco do casamento | Vera d’Orey Santiago Tânger
O PEDIDO DE CASAMENTO
Longe vai o tempo em que, em privado e formalmente, o futuro noivo pedia a mão da amada ao pai dela e, caso fosse aceite, oferecia à noiva um anel de noivado como sinal de comprometimento. Os tempos mudaram e o pedido de casamento atualmente é mais íntimo e mais ou menos romântico consoante o estilo de cada um. Nesse momento a dois e em privado, o noivo oferece o anel de noivado e a noiva coloca-o na mão esquerda e usa-o até ao dia do casamento. Este momento é mais tarde formalizado por um jantar que a mãe da noiva organiza e para o qual convida a família próxima do noivo. Hoje em dia, as casas são mais pequenas ou não oferecem as condições necessárias para a realização deste jantar, pelo que já é comum realizá-lo num restaurante e, caso os pais sejam divorciados ou haja constrangimentos de outra ordem, esta solução é mais cómoda para todos. Depois de estabelecida uma data, a dona da casa convida todas as pessoas da lista de convidados para o jantar de pedido de casamento da sua filha. Convém saber se alguém tem alguma restrição alimentar para que se possa preparar uma ementa tendo em conta isso e evitar problemas mais tarde. Se o jantar for realizado num restaurante, para comodidade dos presentes, escolhe-se previamente uma ementa com opção de peixe ou carne, vinho tinto e vinho branco e um prato para as crianças, se for o caso. Em muitos casos é neste jantar que as duas famílias se veem pela primeira vez e se conhecem de facto. O principal tema de conversa é, naturalmente, a realização do casamento e todos os assuntos inerentes, nomeadamente a data, o local, o número de convidados e a decisão do tipo de casamento – civil ou religioso. Os noivos gostam de falar sobre as ideias para a decoração ou tema escolhido e depressa
15
16
O livro branco do casamento | Vera d’Orey Santiago Tânger
surgem opiniões e conselhos de quem, com mais experiência, passou pelas mesmas emoções. Dada a situação de muitas famílias em que os pais são divorciados ou vivem separados, os noivos têm de escolher, de forma clara e inequívoca, quem desejam que os leve ao altar e quem desejam ter por perto durante a organização do casamento, assim como quem querem que se sente na sua mesa no dia do casamento. São temas delicados e a gestão destes assuntos familiares tem de ser feita com muito bom senso e muita diplomacia, a contento de todos e sem ferir suscetibilidades. A lista de convidados 2VSDLVGRVQRLYRV; 2VSDGULQKRVGHEDWLVPRHUHVSHWLYRVF{QMXJHVVREUHWXGRVHR casamento for religioso); 2VLUPmRV 2VDYyV
GERIR O ORÇAMENTO
Ainda não há muito tempo eram os pais da noiva que pagavam a boda, os pais do noivo compravam o recheio para a casa e a madrinha da noiva oferecia o vestido. Hoje não é necessariamente assim e todas as hipóteses são viáveis. Na maior parte dos casos os noivos casam-se mais tarde, têm emprego e são independentes financeiramente, alguns já vivem juntos e já há bastantes casos em que VmRHOHVTXHSDJDPWRGDVDVGHVSHVDVRXTXDVHWRGDV LQHUHQWHVj organização da festa de casamento. No entanto, todas as ajudas são bem-vindas e aproveitadas. «Gostava de chegar à igreja numa carruagem puxada por quatro cavalos brancos, vestida de seda branca com aplicações de pérolas prateadas. Depois da cerimónia, desfilo, bonita e segura, de braço dado com o meu marido, pelos jardins do palácio e saúdo os convidados. Os pajens vestidos como príncipes cobrem o chão de pétalas de rosa à nossa passagem.» «Adorava chegar de helicóptero ao estádio de futebol do... onde o meu noivo me espera para casar. As mesas para o jantar estão decoradas com orquídeas roxas e aos convidados será servido um jantar gourmet. No momento de cortar o bolo inicia-se um espetáculo de som e luz seguido de um concerto ao vivo de Mickael Carreira.»
18
O livro branco do casamento | Vera d’Orey Santiago Tânger
$VLGHLDVVmRPXLWDVHRVVRQKRVDLQGDPDLVPDVDQWHVGHS{UD imaginação a trabalhar, será que tem meios para tudo isso? A primeira grande questão é saber de quanto dinheiro dispõe e, FRP EDVH QHVVH RUoDPHQWR GHFLGLU R HVWLOR GR FDVDPHQWR IRUPDO informal ou alternativo), escolher o local da receção, determinar o número de convidados possível, estabelecer um preço para o vestido de noiva e todos os outros pormenores sempre dentro do estabelecido. O casamento é, neste momento, a festa mais importante para si e para o seu noivo e é constrangedor ter de planear um evento tão importante com tantas limitações e condicionantes, mas tudo tem um preço. Mantenha os pés bem assentes na terra e seja realista! ,QLFLDURXFRQWLQXDU XPDYLGDDGRLVFRP XP HPSUpVWLPR SDUD SDJDUXPDIHVWDSRUTXHpGLVVRTXHVHWUDWD QmRpDFRQVHOKiYHO nem a solução correta. Despesas antes do casamento Convites, envelopes e selos; Roupas e acessórios para os noivos; Cabeleireiro/barbeiro e tratamentos de beleza; Alianças; Despedidas de solteiro; Documentação. Despesas com a cerimónia e receção Aluguer do local da receção; $OXJXHUGRPDWHULDOPHVDVFDGHLUDVHWF Catering; Bolo de noiva; Transporte; Fotógrafo; Flores e buquê;