REDAÇÃO APENAS UMA DELAS INSTRUÇÕES 20 30 linhas título

2 Passe a limpo sua dissertação na Folha de Redação, com letra legível, ... durante evento para apresentar a nova Campanha Nacional de Doação de Órgão...

3 downloads 190 Views 67KB Size
REDAÇÃO A seguir, são apresentadas duas propostas de temas para a sua Redação. Redija um texto dissertativo sobre APENAS UMA DELAS, manifestando, de forma explícita, seu posicionamento crítico, com a devida argumentação e de acordo com as orientações fornecidas. INSTRUÇÕES 1

Redija, primeiramente, o texto, que deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, e dê-lhe um título adequado, na Folha de Rascunho que estará à sua disposição.

2

Passe a limpo sua dissertação na Folha de Redação, com letra legível, sem rasuras e à caneta.

3

Use somente a caneta fornecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

4

NÃO coloque nenhum dado de identificação (nome, assinatura, rubrica) na Folha de Redação, que já vem pré-identificada.

5

NÃO faça inserções indevidas no texto ou em qualquer local da Folha de Redação.

PROPOSTA 1: Redução da Maioridade Penal Questão que sazonalmente aparece nos meios de comunicação e é matéria de discussão acalorada na sociedade civil diz respeito à redução da idade de imputabilidade penal (maioridade penal). A discussão, por sua importância, deve ser tratada com o devido grau de cientificidade que a sociedade merece, evitando-se a disseminação de argumentos de senso comum que, não raro, conduzem a incompreensões e, em nada, colaboram para um amadurecimento democrático sobre o assunto. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 13. (Parcial e adaptado)

Você é favorável à redução da maioridade penal? Por quê? PROPOSTA 2: Doação de Órgãos O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (25 de setembro de 2013) os dados do balanço de transplantes do primeiro semestre deste ano, durante evento para apresentar a nova Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Nos últimos dez anos, o Brasil dobrou o número de doadores, passando de 7.500 para 15.141 cirurgias. Apenas no primeiro semestre de 2013, foram realizados 11.569 procedimentos. [...] De acordo com o Ministério, mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder uma pessoa querida, são favoráveis à doação de órgãos. Em 2010, havia 59.728 na fila aguardando no Sistema Brasileiro de Transplantes. Eram pessoas que já estavam prontas para a cirurgia e em avaliação médica. Já em 2013, houve uma redução de 35% neste número, passando para 38.759 (até junho) pessoas em espera. Disponível em: Acesso em: 22 out. 13. (Parcial e adaptado)

Quem doa órgãos, salva vidas! Você concorda com isso? Por quê?