ATIVIDADE DE ESTUDO 1º PERÍODO: Sujeito Indeterminado

Esqueceram o livro na mesa do professor. b) A criança rasgou os jornais. Rasgaram os jornais. c) ... As crianças tocaram a campainha. a) Chamaram o pr...

16 downloads 639 Views 423KB Size
Ensino Fundamental Nível II – LÍNGUA PORTUGUESA NOME:

NÚMERO:

___/___/2012

GRAMÁTICA

F-8_______

ATIVIDADE DE ESTUDO 1º PERÍODO: Sujeito Indeterminado 1 – Leia os primeiros versos de um poema de Manuel Bandeira. A Mário de Andrade ausente Anunciaram que você morreu. Meus olhos, meus ouvidos testemunharam: A alma profunda, não. Por isso, não sinto agora a sua falta. (Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. RJ, José Olympio, 1986).

a) No primeiro verso, o poeta emprega anunciaram com a intenção de generalizar ou de individualizar o sujeito? Como se classifica esse sujeito? Com a intenção de generalizar. Sujeito indeterminado. b) Transcreva e classifique o sujeito do segundo verso. Sujeito composto: meus olhos, meus ouvidos. c) No terceiro verso, o verbo testemunhar está subentendido. Se ele for explicitado, ficará no singular ou no plural? Por quê? No singular (testemunha), porque o sujeito é singular: a alma profunda (não testemunha). d) Classifique o sujeito do quarto verso. Sujeito desinencial (oculto): eu. 2 – Muitas vezes, é o contexto – a situação de comunicação – que permite identificar a quem o falante está se referindo. Observe, por exemplo, esta parte de uma história em quadrinhos: a) Transcreva o sujeito da oração empregada pela personagem no segundo quadrinho. Meu novo bichinho de estimação. b) A que ser o menino estaria se referindo ao usar esse sujeito? Ele estaria se referindo ao ratinho que havia caído na armadilha.

3 – Observe os versos iniciais de um poema: Da vez primeira em que me assassinaram Perdi um jeito de sorrir que eu tinha... Depois, de cada vez que me mataram, Foram levando qualquer coisa minha... (Mário Quintana. Poesias. Porto Alegre/ RJ, Globo, 1983)

Ao ler o poema, sabemos quem “age” contra o eu lírico? Qual o sujeito relacionado aos verbos assassinaram, mataram e foram levando? Não sabemos quem age contra o eu lírico porque os verbos se encontram na 3ª pessoa do plura, por isso o sujeito é indeterminado.

4 – Leia, com atenção, o seguinte trecho, escrito de duas formas: Quando chegamos, encontramos tudo organizado. Sujaram a casa toda e lavaram alguns de nossos pertences. Os ladrões aproveitaram que viajamos: sujaram a casa toda e levaram alguns de nossos pertences. As orações destacadas apresentam o mesmo tipo de sujeito? Por quê? Não, porque a primeira não diz quem é o sujeito, e na segunda frase o sujeito é explicitado: ladrão. 5 – Reescreva as seguintes orações, transformando-as em orações com sujeito indeterminado. Modelo: Um gerente notou a presença de outros homens. Notaram a presença de outros homens. a) Um aluno esqueceu o livro na mesa do professor. Esqueceram o livro na mesa do professor. b) A criança rasgou os jornais. Rasgaram os jornais. c) Eles deixam recados para Estela. Deixaram recados para Estela. d) Um homem quebrou o espelho. Quebraram o espelho. 6 – Reescreva as seguintes orações, transformando-as em orações com sujeito determinado. Modelo: Tocaram a campainha. As crianças tocaram a campainha. a) b) c) d)

Chamaram o professor. Os alunos chamaram o professor. Ligaram a televisão. Os irmãos ligaram a televisão. Leram o livro. Beatriz e Laura leram o livro. Inventam lendas. Os povos antigos inventaram lendas.

7) Classifique o sujeito do verbo publicar nas frases a seguir. Justifique sua resposta. a) No dia seguinte, os jornais publicaram as fotos do acidente. Sujeito simples, os jornais. b) No dia seguinte, os jornais ignoraram o pedido dos familiares da vítima e publicaram as fotos do acidente. sujeito oculto, os jornais (identificável pelo contexto). c) No dia seguinte, publicaram-se as fotos do acidente. Sujeito simples, as fotos do acidente. Obs* na letra “c” o sujeito não é indeterminado porque permite a voz passiva: As fotos foram publicadas. Encare esta! A oração do segundo quadrinho apresenta sujeito ocultou ou indeterminado? Justifique. Apresenta sujeito oculto pelo contexto. Indeterminado se analisarmos apenas o segundo quadrinho.