ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

2004 - Diretório da Pastoral. Familiar - Doc 79 CNBB. "Tal escolha nunca será fruto do acaso, mas, sim, de uma reflexão ponderada e de uma preparação ...

9 downloads 428 Views 2MB Size
www.cnpf.org.br

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

www.cnpf.org.br

NO MUNDO, a Pastoral Familiar é orientada pelo DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS, A FAMÍLIA E A VIDA, que tem como prefeito Dom Kevin Joseph Farrell

2

www.cnpf.org.br

NO BRASIL, a CNBB sugere uma estrutura de organização e ação para a Pastoral Familiar através da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família (CEPVF), um de seus serviços.

Dom João Bosco Barbosa de Souza Bispo Presidente

Dom João Carlos Petrini Bispo Conselheiro

Dom Wilson Tadeu Jönck Bispo Conselheiro

3

A CEPVF tem como assessor eclesiástico Pe. Jorge Alves Filho A

CEPVF acompanha, subsidia e articula algumas

www.cnpf.org.br

estruturas, entre elas a CNPF e o INAPAF.

CNPF - Comissão Nacional da Pastoral Familiar Vice Coordenadores: Luiz e Kathia !

Vice coordenadores : Roque e Verônica

4

Assessoria Pedagógica para a CNPF e INAPAF - Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar Cláudio e Maria do Rosário Diocese de Uberlândia !

Ronaldo e Tatiana Arquidiocese do Rio de Janeiro !

www.cnpf.org.b r

André e Karina Diocese de São João Del Rei

Formação de agentes da PF Revisão e elaboração de subsídios Outras funções determinadas pela Coordenação Executiva Nacional ou Assembleia Geral

André Parreira! Professor de Física, Mestre em Educação Tecnológica! Consultor em Tecnologia Educacional! Diocese de São João del-Rei - MG! Escritor de livros e colunista de veículos como o Zenit! Assessoria pedagógica Inapaf-CNPF-CNBB!

!

André e Karina [email protected]

Planejamento do trabalho •

A prep. para o Matr nos documentos dos últimos 50 anos!



Os 3 momentos da prep. resgatados na AL!



A prep. Próxima: uma urgência!



Proposta da CNPF para prep. em comunhão com a Igreja!



Ajuste de rota e breves turbulências

A PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO NOS DOCUMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS Parte 1

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

1968 - MEDELLIN! !

3. Recomendações / Sugestões particulares! !

B) A fim de que os sacramentos alimentem e fortaleçam a fé na situação atual da América Latina, aconselha-se o estabelecimento, planificação e intensificação de uma pastoral sacramental comunitária mediante preparações sérias, graduais e adequadas para o batismo (os pais e padrinhos) , confirmação, primeira eucaristia e matrimônio.! dar à pastoral familiar uma prioridade na planificação da pastoral de conjunto;

1978 - CNBB - Orientações pastorais sobre o Matrimônio! Documento 12 A preparação para o matrimônio e a vida familiar é um processo abrangente e globalizante. … não podendo reduzir-se apenas ao tempo que precede imediatamente à celebração do casamento…

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

esta formação deve atingir as pessoas em todas as faixas de idade, não podendo reduzir-se apenas ao tempo que precede imediatamente à celebração do casamento, e que, não obstante, há de ser um tempo forte e especial de preparação. Daí a necessidade de distinguir-se uma preparação remota e uma preparação próxima.

Primeiras indicações da estrutura PR-PP-PI confirmadas na FC

1979 - PUEBLA! !

Homilia/Encerramento! !

3 - Lembro-vos o valor que constitui para a família o que a Igreja faz agora na América Latina., por exemplo, para preparar os futuros esposos ao matrimônio!

1-Introdução 1.2-Situação da família na América Latina !

Urge um acendrado esforço pastoral para evitar os males provenientes da falta de educação no amor, da falta de preparação para o matrimônio, do descuido na evangelização da família e na formação dos esposos para a paternidade responsável! Pastoral familiar revela-se hoje ainda mais urgente, como elemento sobremaneira importante da evangelização”.

1981 - Familiaris Consortio! !

“A preparação dos jovens para o matrimônio e para a vida familiar é necessária hoje mais do que nunca” (66) …a Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimônio, a fim de eliminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e sobretudo para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimónios com êxito.

-

Estrutura da Pastoral Familiar! Estrutura da Preparação para o Matrimônio !

A preparação para o matrimónio deve deve ver-se A preparação para o matrimónio ver-seee atuar-se atuar-se como um gradual processo e gradual e contínuo. como um processo contínuo. Compreende, Compreende, de fato, três momentos principais: de uma fato,preparação três momentos principais: uma preparação remota, outra próxima e uma remota, outra próxima e uma outra imediata. (FC) outra imediata. (FC) IMEDIATA

Preparação em 3 momentos

PRÓXIMA

REMOTA

1992 (11 de outubro) - Catecismo da Igreja Católica ! !

1632. Para que o «sim» dos esposos seja um ato livre e responsável, e para que a aliança matrimonial tenha bases humanas e cristãs sólidas e duradoiras, é de primordial importância a preparação para o matrimónio: André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

«Os jovens devem ser conveniente e oportunamente instruídos, sobretudo no seio da própria família, acerca da dignidade, missão e exercício do amor conjugal. Deste modo, educados na estima pela castidade, poderão passar, chegada a idade conveniente, de um noivado honesto para o matrimónio» (151).

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

1992 (10 de novembro) - Sto Domingo! ! !

222 - A pastoral familiar há de cuidar da formação dos futuros esposos e o acompanhamento dos cônjuges, sobretudo, nos primeiro anos de sua vida matrimonial. Como preparação imediata têm reconhecido valor os cursos para noivos antes da celebração sacramental.!

É necessário fazer da pastoral familiar uma prioridade básica, sentida, real e atuante

1996 - DOCUMENTO PREPARAÇÃO PARA ! O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO! Conselho Pontifício para a Família! !

"A preparação para o matrimónio, para a vida conjugal e familiar, é de importância relevante para o bem da Igreja” (parágrafo 1)! !

Premissa: 1 - 8! I - A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO CRISTÃO: 9 - 20! II - AS ETAPAS OU MOMENTOS DA PREPARAÇÃO - 21! ! A - PREPARAÇÃO REMOTA - 22 - 31! ! B - PREPARAÇÃO PRÓXIMA - 32 - 49! ! C - PREPARAÇÃO IMEDIATA - 50 - 59! III - A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO - 60 - 73!

2004 - Diretório da Pastoral Familiar - Doc 79 CNBB! ! ! !

"Tal escolha nunca será fruto do acaso, mas, sim, de uma reflexão ponderada e de uma preparação adequada." André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

2007 - APARECIDA! !

437. Para tutelar e apoiar a família, a pastoral familiar pode estimular, entre outras, as seguintes ações: ! c) Renovar a preparação remota e próxima para o sacramento do matrimônio e da vida familiar com itinerários pedagógicos de fé245.! i) Continuar oferecendo formação permanente, doutrinal e pedagógica para os agentes de pastoral familiar.

2010 - Bento XVI !

é desejável que se ofereça um percurso de catequese e de experiências vividas na comunidade cristã 2011 - Bento XVI! !

“deve ser dedicada atenção especial ao acompanhamento da preparação para o matrimónio, quer remota, quer próxima, quer imediata

2015 - Relatório do Sínodo Itinerários formativos que acompanhem a pessoa e o casal, de modo que a comunicação de conteúdos se una à experiência de vida (57) …seja aperfeiçoada a catequese prématrimonial, às vezes pobre de conteúdos… (57)

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

2016 - EXORTAÇÃO ! AMORIS LAETITIA! “empenhamento maior […] na preparação dos noivos para o matrimônio. "(parágrafo 206)

OS TRÊS MOMENTOS DA PREPARAÇÃO RESGATADOS NA AMORIS LAETITIA Parte 2

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

Parágrafos mais relevantes da AL:! !

205 - 207 : Contexto geral 208 - Preparação Remota 209 - Preparação Próxima 210 - Contexto geral 211 - Preparação Remota e Próxima 212 - Preparação Imediata (mesmo que tenha a palavra próxima)

213 - 214 - Preparação Imediata 215 - Preparação Próxima e Imediata 216 - Preparação Imediata

Estatísticas da AL •

Pastoral Familiar (ou da família) =13 vezes



Acompanhar ou acompanhamento = 35 vezes

1 - PREPARAÇÃO REMOTA

A preparação remota abraça a infância, a préadolescência e a adolescência, e desenrola-se sobretudo na família, e também na escola e nos grupos de formação. (PSM-22) Ver parágrafo 208 da AL PERGUNTA AOS PAIS: Se você fosse seu(sua) filho(a) adolescente, vivendo no ambiente que você cultiva hoje em seu lar, se sentiria encantado e motivado a se casar e  a constituir um lar cristão?

Preparação Remota Ativa -Valorização da vida familiar (datas comemorativas) -Semana da Família -Abordagem nas homilias sobre a beleza do Matrimônio como vocação -Apoio às gestantes -Envolvimento com a catequese de primeira comunhão, de crisma e de adultos (conquistar espaço) -Atividades com os pais dos catequizados -Trabalhos nas escolas (cada vez mais difícil!) -Encontros de Adolescentes/Namorados/Namorados Firmes -Educação para a sexualidade/Teologia do Corpo André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

3 - PREPARAÇÃO IMEDIATA

Esta preparação para o sacramento do Matrimônio deveria ser o remate de uma catequese que ajude os noivos cristãos a percorrer de novo, conscientemente, o seu itinerário sacramental. (PSM53) Ver parágrafos 213 e 214 da AL André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

Finalidades (PSM50) !

a) sintetizar o percurso do itinerário precedente, especialmente nos conteúdos doutrinais, morais e espirituais, preenchendo assim as eventuais carências da formação básica; !

b) realizar experiências de oração (retiros espirituais, exercícios para nubentes) em que o encontro com o Senhor possa fazer descobrir a profundidade e a beleza da vida sobrenatural; !

c) realizar uma conveniente preparação litúrgica que preveja mesmo a participação ativa dos nubentes, com cuidado especial no sacramento da Reconciliação; !

d) valorizar, por um conhecimento mais aprofundado de cada um, os colóquios canonicamente previstos com o pároco.” (PSM50).

2 - PREPARAÇÃO PRÓXIMA OBJETIVO: Sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do Matrimônio com adesão aos compromissos dele derivados. Mas também é objetivo geral levar os noivos a tomarem a decisão de adiar ou romper o relacionamento, caso concluam não estarem preparados ou não ser esta a vocação de um dos noivos ou mesmo do casal. Ver parágrafos 209 e 211 da AL Opinião pessoal: merece urgente atenção!

Desconhecimento ou confusão sobre os momentos Pesquisa realizada na diocese de SJDR em 2015 com várias perguntas sobre a Pastoral Familiar. !

172 pessoas com tempo médio de 8 anos nos "Encontros de Noivos”: !

Em qual etapa você colabora? 22% Preparação Remota 46% Preparação Próxima 32% Preparação Imediata

Festa

Casa

Certificado do Encontro de Noivos?

Convites Os NOIVOS e a PREPARAÇÃO

Vestido

Prep Próxima

CA

SA

m ( O T N E M

im r at

ôn

PM PM PARÓQUIA

) ? io

SOCIEDADE

FAMÍLIA

Convites

MATRIMÔNIO COMPROMISSO

Festa Vestido

Prep Imediata PM PARÓQUIA

Prep Próxima R T MA

Ô M I

O I N SOCIEDADE

Prep Remota FAMÍLIA

PM

A PREPARAÇÃO PRÓXIMA: UMA URGÊNCIA Parte 3

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

Recebi um e-mail de uma noiva: Há umas três semanas fiz o curso de noivos aqui em minha cidade: um curso em que a doutrina da Igreja pouco foi citada, muito se falou de divórcio e nulidade, pouco se ressaltou a indissolubilidade, aprendemos a usar todos os métodos anticonceptivos, etc.

Enfim, saí desse curso profundamente desanimada. Não com o matrimônio, mas com a forma que as paróquias tem tratado os noivos. A sacralidade, a profundidade e a beleza do mistério matrimonial estão sendo perdidas.

Pesquisa realizada na diocese de SJDR em 2015 com várias perguntas sobre a Pastoral Familiar.! !

172 pessoas com tempo médio de 8 anos nos "Encontros de Noivos”: Você acredita que os EN de sua paróquia atendem às orientações da Igreja quanto aos seus conteúdos? !

80% Sim

18% Não

!

Você se recorda de noivos que tenham desistido de se casarem após fazerem os EN em sua paróquia nos últimos 3 anos? 37% Sim

63% Não

Mesmo com tanta documentação ! e orientação, em muitos lugares:! !

-

não há Preparação Remota de forma consciente ! Preparação Próxima fora de época e tipo “Fast Food"! não há Preparação Imediata, apenas trâmites burocráticos

ORIENTACOES PAST. SOBRE O MATRIMÔNIO DOC 12 - CNBB - 1978 2.4. – O ideal é que essa preparação se estenda por um tempo razoável, acompanhando os períodos do namoro e principalmente do noivado, durante os quais se empreguem os múltiplos e variados meios para atender aos diversos aspectos que ela inclui. … Menos formal que o “curso de noivos”, esse catecumenato pode ser realizado nas casas, acompanhando cada casal de noivos ou agrupando vários

Alguns princípios para a Preparação Próxima •

Acompanhamento de casais exemplares de esposos cristãos, o diálogo de casal e de grupo e um clima de amizade e oração (Bento XVI-2010)



Encontros frequentes, num clima de diálogo, de amizade, de oração, com a participação de pastores e de catequistas. (PSM37)



Tempo e os cuidados necessários (PSM48)



Não seja de tal modo breve que se reduzam a uma simples formalidade (PSM48)



Coordenado pelo organismo diocesano, que opere em nome do Bispo (PSM48)



Os conteúdos, sem esquecer aspectos vários da psicologia, da medicina e de outras ciências humanas, devem ser centrados sobre a doutrina natural e cristã do matrimónio. (PSM48)



Cuidado com os conteúdos (SR57)



Acompanhar com bom período de antecipação (AL209)



Uma pastoral de vínculo (AL211)

que pode ser resumido o em: Vínculo

Acompanhamento

Encontros frequentes Discernimento vocacional

Conteúdo

Partilha

Antecipação

Curso de Noivos? Encontros de Noivos? Escola de Noivos? Cursinho para o casamento? Escola matrimonial?

Familiaris Consortio: Catequese pré-matrimonial

feita através de encontros, sendo sugerido pela CNPF-CNBB o termo EPVM - Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial

49

Para pensar: !

A Igreja nos pede uma CATEQUESE PRÉ-MATRIMONIAL. !

Por quê os catequistas de Primeira Comunhão e de Crisma se encontram semanalmente com seus catequizandos e os Catequistas Matrimoniais fazem uma reunião e pronto?

“para um Sacramento que é para toda a vida, três, quatro palestras…” Papa Francisco, fevereiro de 2016

1967 - Preparação para o Matrimônio com duração de 1 ano - S. João Paulo II - Polônia ”...serão necessários encontros frequentes, num clima de diálogo, de amizade, de oração, com a participação de pastores e de catequistas.(PSM37)

Divorciados Outros*

45 31 686

Entre 36 e 45 Maior de 45

118 198 686

686

* Pessoas que afirmaram não se encaixarem em nenhuma das alternativas anteriores (ex. separados, com noivo ou namorado, fixo, etc)

Pesquisa da Pastoral Familiar feita na Praça Seca, Copacabana - RJ PERGUNTAS 1 E 2 (FASE REMOTA) – 266 entrevistados

1. As crianças de hoje, em geral, crescem com uma concepção positiva de família? Sim Não Depende

85 96 85 266

31,95% 36,09% 31,95% 100,00%

PERGUNTAS 3 E 4 (FASE IMEDIATA) – 268 entrevistados 3. Existe diferença entre morar junto e casar na Igreja?

Ainda vale a pena se casar na Igreja?! ! 4. Ainda vale a pena casar nos dias de hoje? Sim 191 71,27% Total de entrevistados: 268! Não 59 22,01% Depende 18 6,72% ! 268 100,00% Sim - 71,27%! PERGUNTAS 5 E 6 (FASE PRÓXIMA) – 152 entrevistados Não - 59 - 22,01%! Depende - 6,72% Sim Não Depende

147 101 20 268

54,85% 37,69% 7,46% 100,00%

Arquidiocese do Rio de Janeiro Pastoral Familiar 7 Casal arquidiocesano do Setor Pré-Matrimonial Ronaldo e Tatiana - 2012

Por quanto tempo uma pessoa que vai casar na Igreja deveria se preparar antes? - Com periodicidade de uma vez por semana, durante : 1 ano – 3 anos – 2 anos – 10 anos - De 1 mês a 5 anos (Média de 3 a 4 anos) – algumas dessas respostas foram de casais já casados - 3 dias para quem é religioso e 5 anos para quem não frequenta a Igreja - 1 fim de semana porque o dia-a-dia é muito corrido - Deveria haver uma catequese para os noivos durante um longo período, uma vez por mês - Para quem já é católico o tempo de namoro já seria uma preparação - A maioria respondeu dois meses, e no máximo 4 ano - As pessoas casadas deveriam passar por “reciclagens” periódicas - Uma jovem apontou que, se tivesse tido orientações, jamais teria ido morar junto com o namorado, num relacionamento que acabou em menos de uma ano. Hoje ela, mora de volta com a mãe e um filho que teve com o rapaz.

Há noivos que desejam algo mais profundo… Se não oferecemos, alguns buscam fora da Igreja.

Algumas realidades da ! Catequese Pré-Matrimonial no Brasil •

Paróquia Bom Pastor - Belém-PA



30.000 habitantes



formação de 20 casais/ano



preparação em 7 meses (1 reunião semanal) André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

Diocese de Montes Claros 1998

Proposta da CNPF! para a Preparação Próxima em comunhão com a Igreja Parte 4

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

que pode ser resumido o em: Vínculo

Acompanhamento

Encontros frequentes Discernimento vocacional

Conteúdo

Partilha

Antecipação

Subsídio sugerido pela CNPF - Reuniões de aprox. 1h30 - Sistema de leitura e partilha -Tarefas após cada encontro

Percorrer páginas do livro

Onde? •

Sugestões: ! •

- casas de agentes ! •



(não recomendado em casas de noivos!)!

- salas da paróquia

IMPORTANTE: Não fazer rodízio de casais agentes em função dos temas!

Como? •

Todos os grupos em um mesmo dia (ex domingo) ou dias variados?



Semanal ou quinzenal (considerar aqueles que trabalham em turnos)



Agenda paroquial ou início por demanda dos noivos?



Começa e termina com missa?

- não se deve terceirizar os encontros com especialistas em direito, em psicologia, em saúde e equipes de métodos naturais. CRIAR VÍNCULO ! ! >> ACOMPANHAR! ! ! >> SER REFERÊNCIA! ! ! ! >> AMORIS LAETITIA

IMPORTANTE, para criar vínculo e acompanhar os casais, não usar como regra a realização de mais de um tema por encontro nem o rodízio de temas x casais CASOS ESPECIAIS

ENCAMINHADOS! PELO PÁROCO

CASAIS DE! PLANTÃO!

Vivência dos EPVM -

Igreja em missão - agentes disponíveis Porta aberta para entrada dos noivos na vida da Igreja - Simplicidade, não precisar de palestras - Conhecer o material que será trabalhado estudo prévio - Manter o sempre o mesmo grupo - Conhecer os casais (acompanhar - AL) - NInguém está pronto, ninguém sabe tudo. Ter contatos para encaminhamentos de dúvidas

64

O que fazer com a experiência de alguns palestrantes? É excelente que as paróquias promovam palestras sobre diversos temas e reúnam noivos em tardes ou noites. !

mas isto não dispensa a Catequese Matrimonial que significa acolher e acompanhar os noivos.

Beto e Valéria Casal Coordenador Pastoral Familiar Leste II

Comentários do Pe Luis Carlos Ferreira - Assessor PF Diocese de Mariana •

Uma experiência que deu certo.Em quase todas as paróquias de nossa Arquidiocese os encontros são feitos por acolhida. É uma oportunidade de casais com mais experiencia interagir e orientar aqueles que irão iniciar esta experiência. ………………………………



A maior mudança perceptível é a inserção de mais casais na vida das comunidades.



É preciosa preparar melhor os casais acolhedores. É uma missão extremamente necessária e com o tempo os frutos aparecem na Própria pastoral familiar. A partir dos encontros com os noivos muitos vem, no futuro, para a pastoral.

Comentários do casal Jorge e Sandra, PF sobre as arquidioceses de Curitiba, Maringá e Apucarana •

Iniciaram o acolhimento em 2007 com o DAp



Personalizado com 1 casal de noivos



Fazem 8 encontros nas casas



Comentário: os padres, no início, não queriam a mudança e depois que iniciou notaram o quanto os noivos estavam mais bem preparados durante a entrevista prévia.

Video comentário de Dom José Carlos - Divinópolis

Ajuste de rota: breves turbulências Parte 5

André Parreira

INAPAF-CNPF-CNBB

70

Isso tudo é muito bonito, mas na minha paróquia não dá porque… ● Os noivos não vão aceitar, eles sempre chegam fazem a preparação na última hora! ● Os noivos não têm tempo para isso, a vida é corrida! ● Não temos agentes que assumam dessa forma! A equipe é pequena! ● Os agentes não querem receber em casa para não perderem a privacidade! ● Os agentes não possuem preparo para falar de todos os temas.

Publicidade >> fazer parte da cultura Tal como a catequese de primeira comunhão e de Crisma, é necessário que a paróquia conheça amplamente o funcionamento da catequese prématrimonial.

Atenção, casais de namorados e noivos. !

Em nossa paróquia, a Preparação para o Matrimônio, também conhecida como Cursos de Noivos, tem duração de 3 meses, sendo uma reunião por semana. Não deixe para a última hora, pois a Preparação para o Matrimônio deve ser concluída o mínimo de 6 meses de antecedência ao casamento. !

Procure informações na secretaria paroquial

!

BOA COMUNICAÇÃO: !

-

PASCOM - Avisos nas missas - Pastorais, Grupos e movimentos Folhetos, cartazes INTERNET e Redes Sociais Começar e terminar na missa

Secretaria Paroquial •

Informações e material



Inscrição e entrega dos livros (Quanto R$?)



Informar telefone de agentes para mais informações



Validade do certificado?