Exercícios - PROPRIEDADES COLIGATIVAS - 2012

2 5- (UFU) O estudo das propriedades coligativas das soluções permite-nos prever as alterações nas propriedades de seu solvente. A respeito das propri...

81 downloads 870 Views 294KB Size
Exercícios - PROPRIEDADES COLIGATIVAS - 2012 1- Ao se preparar uma salada de folhas de alface, utilizando sal e vinagre, devemos temperá-la e comê-la imediatamente, pois, ao ser deixada em repouso por alguns minutos, as folhas de alface murcham, dando à salada um aspecto indesejado. Considerando o exposto, é correto dizer que o fato pode ser explicado A) pelo efeito ácido do vinagre, que contém ácido acético, que é um ácido forte que “queima” as folhas do alface fazendo-as murchar. B) pelo efeito do calor liberado pela dissolução do sal no vinagre. C) pelo efeito osmótico, no qual ocorre um movimento da água contida nas folhas da alface para a solução resultante do tempero. D) pelo efeito de tonoscopia, no qual ocorre um abaixamento da pressão máxima de vapor da água contida nas folhas da alface. E) pelo aumento da pressão osmótica no interior das células da folha da alface, que aumentam de volume até se romperem, levando ao murchamento das folhas.

______________________________________________________________________________ 2- (UFTM) Três soluções aquosas de nitrato de sódio, nitrato de alumínio e glicose, com concentrações 0,5 mol/L, foram aquecidas em três béqueres, sob as mesmas condições ambientes, até a ebulição. As temperaturas das três soluções foram monitoradas com três termômetros devidamente calibrados. A solução que a 25 ºC apresenta maior pressão de vapor e a solução que apresenta maior temperatura de ebulição são, respectivamente, A) glicose e nitrato de alumínio. B) glicose e nitrato de sódio. C) nitrato de alumínio e glicose. D) nitrato de alumínio e nitrato de alumínio. E) nitrato de sódio e glicose.

______________________________________________________________________________ 3- (UFSC) Dois amigos, Carlos e Eduardo, viajam de carro da cidade de Urubici, localizada na serra catarinense a 927 metros de altitude em relação ao nível do mar, para a cidade de Florianópolis. Os rapazes estão se preparando para o vestibular e várias situações ocorrem durante a viagem, nas quais seus conhecimentos de Química são testados por eles mesmos, conforme se pode verificar na questão a seguir. Chegando ao apartamento dos pais em Florianópolis, Carlos resolve fazer um café. Coloca água para ferver e aguarda. Algum tempo depois comenta: “– Essa água parece que demora mais para ferver aqui do que em Urubici!”. Com base nas propriedades físicas das substвncias, é CORRETO afirmar que: 01) numa altitude menor a camada de ar sobre o local é maior, logo a temperatura de ebulição da água é maior. 02) a pressão de vapor de um líquido não é dependente da temperatura. 04) devido às forças intermoleculares, o ponto de ebulição da água é maior que o do H2S. 08) um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor é menor que a pressão atmosférica. 16) uma mistura de água com açúcar tem ponto de ebulição maior que água pura. 32) o Mar Morto, na Jordânia, localiza-se a uma altitude de –395 metros, assim, o ponto de ebulição da água neste local deve ser maior que 100 °C.

______________________________________________________________________________ 4- (ENEM) A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado). A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica. B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos. C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente. D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente. E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente. 1

5- (UFU) O estudo das propriedades coligativas das soluções permite-nos prever as alterações nas propriedades de seu solvente. A respeito das propriedades coligativas, assinale a alternativa correta. A) Se for colocada água com glutamato de monossódio dissolvido para congelar em uma geladeira, a temperatura de fusão da água na solução permanecerá a mesma que a da água pura. B) As propriedades coligativas independem do número de partículas do soluto na solução, da natureza das partículas e de sua volatilidade. C) Se forem preparadas duas soluções aquosas de mesma concentração, uma de glutamato de monossódio e outra de açúcar, a temperatura de ebulição da água na solução será maior que a da água na solução de açúcar. D) Em uma panela tampada, a pressão de vapor da solução aquosa de glutamato de monossódio é maior do que a pressão de vapor da água pura porque a presença do sal facilita a evaporação do solvente.

______________________________________________________________________________ 6- (IFSC) A origem da palavra coligar provém do latim “colligare”, que significa unir, ligar, juntar, juntar para um fim comum. Na química das soluções, constantemente imaginamos qual interação ocorre entre o soluto e o solvente. A correlação entre as propriedades físicas de soluções e a sua composição levou a um grande avanço no entendimento da química de soluções. Três cientistas, laureados com o prêmio Nobel de Química, contribuíram significativamente para esse desenvolvimento: Jacobus Henricus van't Hoff (1852-1911), Svante August Arrhenius (1859-1927) e Wilhelm Ostwald (1853-1932) laureado com o Nobel de Química, em 1909. Vários outros cientistas, não agraciados com a distinção, também colaboraram expressivamente para o atual estágio dessa área da FísicoQuímica, destacando-se entre esses, François-Marie Raoult (1830-1901) [...]. HIOKA, N; SANTOS, R.A; VIDOTTI, E.C. et al. Determinação da Massa mole por Crioscopia: Terc-Butanol, um solvente experimentalmente adequado. Química Nova. vol. 25 nº.5. São Paulo Oct. 2002. Com base no texto acima, assinale a alternativa correta. A) Sob as mesmas condições de temperatura, uma solução salina apresenta pressão de vapor maior, quando comparada à pressão de vapor da água pura, pois o sal intensifica o efeito da pressão de vapor em relação ao solvente puro. B) O abaixamento da pressão de vapor do solvente depende da natureza do soluto, em soluções moleculares com a mesma concentração o abaixamento observado será sempre o mesmo. C) A passagem das moléculas do solvente para fase gasosa requer ganho de energia para que as mesmas ultrapassem a pressão atmosférica. Numa cidade localizada acima do nível do mar a pressão de vapor de uma solução aquosa será maior quando comparada à outra localizada no nível do mar (ambas as cidades encontram-se a mesma temperatura e as soluções são formadas pelo mesmo soluto e mesma concentração molar). D) O fator Van’t Hoff (i) é importante, pois analisa o aumento da intensidade do efeito coligativo de uma solução iônica em relação a uma solução molecular, esta leva apenas o número de íons formado pelo soluto em solução. E) A temperatura de congelamento de uma solução iônica pode ser a mesma de uma solução molecular, porém o soluto iônico deve estar totalmente dissociado e ambas devem apresentar a mesma concentração molecular inicial.

______________________________________________________________________________ 7- (UECE) Entre as causas da diarreia estão a difícil absorção de carboidratos e a intolerância à lactose devido a ausência da enzima lactase no organismo. O soro caseiro é preparado dissolvendo-se duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão) e uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão) em um copo de água limpa. Ele pretende corrigir a desidratação atuando no organismo através de um mecanismo conhecido como A) osmose. B) hidrólise. C) catálise. D) neutralização.

______________________________________________________________________________ 8- (PUCSP) A pressão osmótica (π) de uma solução corresponde à pressão externa necessária para garantir o equilíbrio entre a solução e o solvente puro separados por uma membrana semipermeável. Considere as quatro soluções representadas a seguir:

Assinale a alternativa que melhor relaciona a pressão osmótica das quatro soluções. A) π1 < π2 < π3 < π4 B) π1 < π2 = π4 < π3 C) π2 < π1 = π4 < π3 D) π2 < π4 < π1 < π3 E) π1 < π4 < π3 < π2 2

9- (UEL) Um béquer A contém 100 mL de água pura e um béquer B contém 100 mL de solução saturada de água e cloreto de sódio. Os béqueres são colocados sobre uma chapa de aquecimento e seus conteúdos entram em ebulição à pressão atmosférica. Em relação aos líquidos contidos nos fracos A e B durante a ebulição, é CORRETO afirmar. A) Os líquidos contidos nos béqueres A e B apresentam a mesma pressão de vapor, mas as temperaturas de ebulição são diferentes. B) Os líquidos contidos nos béqueres A e B apresentam a mesma pressão de vapor e a mesma temperatura de ebulição. C) Os líquidos contidos nos béqueres A e B apresentam a mesma temperatura de ebulição, mas as pressões de vapor são diferentes. D) Os líquidos contidos nos béqueres A e B apresentam temperatura de ebulição e pressão de vapor diferentes. E) A pressão de vapor do líquido contido no recipiente B depende da quantidade de sal dissolvido.

______________________________________________________________________________ °

10- (PUCMG) Considere as seguintes soluções aquosas a 25 C e a 1 atm: -1 X - 0,25 mol.L de glicose (C6H12O6) -1 Y - 0,50 mol.L de sulfato de potássio (K2SO4) -1 Z - 0,25 mol.L de ácido nítrico (HNO3) Sobre essas soluções, é INCORRETO afirmar que: A) a solução X apresenta maior temperatura de solidificação. B) a solução Y apresenta maior temperatura de ebulição. C) a ordem crescente de pressão de vapor é: X < Z < Y. D) as soluções X, Y e Z apresentam temperaturas de ebulição superiores à da água.

______________________________________________________________________________ °

11- (PUCMG) Considere as seguintes soluções aquosas a 25 C e a 1 atm: -1 X - 0,3 mol.L de sacarose ( C12H22O11 ) -1 Y - 0,5 mol.L de hidróxido de sódio ( NaOH ) -1 Z - 0,2 mol.L de sulfato de potássio ( K2SO4) Sobre essas soluções, é INCORRETO afirmar que: A) a solução X apresenta maior pressão de vapor. B) a solução Z apresenta menor temperatura de ebulição. C) a solução Y apresenta menor temperatura de solidificação. D) as soluções X, Y e Z têm temperatura de solidificação inferior à da água.

______________________________________________________________________________ 12- (UFPR) O processo de destilação é importante para a separação de misturas. Assinale a alternativa correta sobre o processo de destilação da água. A) Na passagem do líquido, ocorre a quebra das ligações covalentes entre os átomos de hidrogênio e de oxigênio. B) A temperatura de ebulição varia durante a destilação da água. C) A fase vapor é constituída por uma mistura dos gases hidrogênio e oxigênio. D) A temperatura de ebulição depende da pressão atmosférica local. E) A temperatura de ebulição depende do tipo de equipamento utilizado no processo.

______________________________________________________________________________ 13- (UEL) Na mesma condição de pressão foram preparadas as seguintes soluções. Em um béquer (béquer 1) foram adicionados 1 kg de água e 1 mol de sacarose (C12H22O11). A mistura foi agitada dando origem a uma solução 1. Em outro béquer (béquer 2) foram adicionados 1 kg de água e 1 mol de cloreto de sódio (NaCℓ). mistura foi agitada dando origem a uma solução 2. Em outro béquer (béquer 3) foram adicionados 1 kg de água e 1 mol de glicose (C6H12O6). A mistura foi agitada dando origem a uma solução 3. Com relação às soluções contidas nos béqueres 1, 2 e 3 é correto afirmar: A) A diminuição do ponto de congelamento do solvente na solução 1 é maior que na solução 3. B) O aumento do ponto de ebulição do solvente na solução 2 é menor que na solução 1. C) A diminuição da pressão de vapor do solvente da solução 2 é duas vezes maior que da solução 1. D) A diminuição da pressão de vapor do solvente da solução 2 é igual ao da solução 3. E) O aumento do ponto de ebulição do solvente da solução 1 é duas vezes maior que da solução 3.

______________________________________________________________________________ 14- (UECE) Os nossos ancestrais descobriram que a carne, quando era tratada com cloreto de sódio, ficava preservada do ataque bacteriano. Esse processo primitivo de conservação é usado até hoje e a conservação é por A) óxido-redução. B) anti-catálise. C) ação bactericida. D) osmose. 3

15- (CFTMG) As figuras a seguir representam dois sistemas A e B em aquecimento. Após iniciar a ebulição, um termômetro foi introduzido em cada recipiente e, depois de medidas, as temperaturas foram registradas como T A e TB. Continuando o aquecimento, as temperaturas foram medidas novamente como T A' e TB'.

Em relação aos sistemas observados, é correto afirmar que: A) TA = TA' e TB < TB' B) TA = TA' e TB = TB' C) TA > TA' e TB = TB' D) TA < TA' e TB > TB'

______________________________________________________________________________ 16- (PUCRS) A água do mar é rica em sais dissolvidos, nela predominando o cloreto de sódio. A concentração de sais varia em função da região, sendo que no Mar Morto se encontra a maior concentração salina conhecida, na ordem de 35 g/100 mL de solução. Sobre a água do mar, é correto afirmar que: ° A) entra em ebulição a uma temperatura abaixo de 100 C. B) é mais fácil de ser tratada, com vistas à sua potabilidade, do que a água dos rios (água doce). C) tem pH próximo de 0,0. D) evapora com mais facilidade do que a água pura. º E) congela a uma temperatura abaixo de 0 C.

______________________________________________________________________________ 17- (UFU) A respeito das propriedades das soluções, considere as afirmativas a seguir. I - A água do mar ferve a uma temperatura mais baixa que a água pura, ambas ao nível do mar. II - A água do mar congela a uma temperatura mais baixa que a água pura, ambas ao nível do mar. III - Uma solução aquosa de sacarose ferve a uma temperatura mais alta que a água pura, ambas ao nível do mar. IV - Uma solução aquosa de sacarose congela a uma temperatura mais alta que a água pura, ambas ao nível do mar. Dentre essas afirmações: A) Todas são incorretas. B) I e IV são corretas. C) I é correta e III é incorreta. D) II e III são corretas.

______________________________________________________________________________ 18- (PUCMG) Em um laboratório, um estudante recebeu três diferentes amostras (X, Y e Z). Cada uma de um líquido puro, para que fosse estudado o comportamento de suas pressões de vapor em função da temperatura. Realizado o experimento, obteve-se o seguinte gráfico da pressão de vapor em função da temperatura. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que: A) o liquido Z é aquele que apresenta maior volatilidade. B) o líquido X é o que apresenta maior temperatura de ebulição ao nível do mar. C) as forças de atração intermoleculares dos líquidos aumentam na ordem: X < Y < Z. ° D) a temperatura de ebulição do liquido Z, à pressão de 700 mmHg, é 80 C.

4

19- (UFMG) O oxigênio e o enxofre formam, com o hidrogênio, respectivamente, as substâncias H 2O e H2S. ° A 25 C e 1 atm de pressão, a água é líquida e o sulfeto de hidrogênio é gasoso. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, na situação descrita, a diferença de estado físico das duas substâncias está relacionada ao fato de A) a ligação covalente S-H ser mais forte que a O-H. B) a massa molar de H2S ser menor que a de H2O. C) a pressão de vapor de H2O ser menor que a de H2S. D) a temperatura de ebulição de H2S ser maior que a de H2O.

______________________________________________________________________________ 20- (UFMG) Um balão de vidro, que contém água, é aquecido até que essa entre em ebulição. Quando isso ocorre, - desliga-se o aquecimento e a água para de ferver; - fecha-se, imediatamente, o balão; e, em seguida, - molha-se o balão com água fria; então, - a água, no interior do balão, volta a ferver por alguns segundos. Assim sendo, é CORRETO afirmar que, imediatamente após o balão ter sido molhado, no interior dele, A) a pressão de vapor da água aumenta. B) a pressão permanece constante. C) a temperatura da água aumenta. D) a temperatura de ebulição da água diminui.

______________________________________________________________________________ 21- (UNIFESP) No final de junho de 2006, na capital paulista, um acidente na avenida marginal ao rio Pinheiros causou um vazamento de gás, deixando a população preocupada. O forte odor do gás foi perceptível em vários bairros próximos ao local. Tratava-se da substância química butilmercaptana, que é um líquido inflamável e mais volátil que a água, utilizado para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP). A substância tem como sinônimos químicos butanotiol e álcool tiobutílico. Sobre a butilmercaptana, são feitas as seguintes afirmações: I. Apresenta massa molar igual a 90,2 g/mol. II. Apresenta maior pressão de vapor do que a água, nas mesmas condições. III. É menos densa que o ar, nas mesmas condições. São corretas as afirmações contidas em A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, apenas.

______________________________________________________________________________ 22- (UEL) A adição de um soluto não volátil a um solvente dificulta sua ebulição e seu congelamento. Isto pode ser útil na prática quando, por exemplo, se pretende cozinhar um ovo mais rápido ou então quando é necessário evitar o congelamento da água do radiador de carros em países muito frios. Considere as duas soluções aquosas de NaCℓ, conforme o quadro, e analise as afirmativas a seguir.

I. A solução B tem pressão de vapor menor que a da solução A, na mesma temperatura. II. As soluções A e B apresentam pontos de ebulição menores que o da água pura. III. Independentemente da quantidade de soluto, as duas soluções apresentam o mesmo ponto de ebulição. IV. A solução B entra em ebulição a uma temperatura mais alta que a solução A. Estão corretas apenas as afirmativas: A) I e IV. B) II e IV. C) II e III. D) I, II e III. E) I, III e IV.

______________________________________________________________________________ 23- (UFU) O gráfico a seguir relaciona as pressões máximas de vapor e a temperatura para o éter etílico, álcool etílico e água. Em nível do mar, onde a pressão atmosférica é igual a 760 mmHg, sabe-se que os pontos de ebulição 5

°

°

°

para o éter etílico, álcool etílico e água são 34,6 C; 78,3 C e 100 C, respectivamente.

Em relação a esse assunto, é INCORRETO afirmar que: ° A) o álcool etílico encontra-se no estado líquido sob pressão de 760 mmHg e sob temperaturas menores que 78,3 C. B) o aumento da temperatura acarreta um aumento na pressão de vapor para os líquidos exemplificados. C) o éter é o mais volátil dessas substâncias, pois apresenta maior pressão máxima de vapor devido a suas interações intermoleculares serem mais fortes. D) a pressão máxima de vapor de uma substância, em uma mesma temperatura, não depende do volume dessa substância.

______________________________________________________________________________ 24- (UEL) Analise a imagem a seguir.

Com base na tira e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A sensação de secura na língua do personagem se deve à evaporação da água contida na saliva, em função da exposição da língua ao ar por longo tempo. II. Sob as mesmas condições de temperatura e pressão, a água evapora mais lentamente que um líquido com menor pressão de vapor. ° III. Caso o personagem estivesse em um local com temperatura de -10 C, a água contida na saliva congelaria se exposta ao ar. IV. Se o personagem tentasse uma nova experiência, derramando acetona na pele, teria uma sensação de frio, como resultado da absorção de energia pelo solvente para a evaporação do mesmo. Estão corretas apenas as afirmativas: A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) I, III e IV. E) II, III e IV.

______________________________________________________________________________ 25- (FGV) Um estudante, utilizando um equipamento específico, aqueceu dois líquidos, A e B, nas mesmas condições experimentais, monitorou a temperatura e descreveu, de forma gráfica, a relação da temperatura com o 6

tempo decorrido no experimento.

Ele concluiu sua pesquisa fazendo as seguintes afirmações: I. O líquido B tem pressão de vapor mais baixa que a do líquido A. II. O líquido A permanece no estado líquido por um intervalo de temperatura maior. III. Somente o líquido B pode ser uma substância pura. Das conclusões do estudante, é correto o que ele afirmou apenas em A) I. B) II. C) I e II. D) I e III. E) II e III.

______________________________________________________________________________ °

26- (PUCMG) As temperaturas normais de ebulição da água, do etanol e do éter etílico são, respectivamente, 100 C, ° ° 78 C e 35 C. Observe as curvas no gráfico da variação de pressão de vapor do líquido (Pv ) em função da temperatura ( T ). As curvas I, II e III correspondem, respectivamente, aos compostos: A) água, etanol e éter etílico. B) éter etílico, etanol e água. C) éter etílico, água e etanol. D) água, éter etílico e etanol.

______________________________________________________________________________ 27- (UNIFESP) Na figura são apresentadas duas curvas que expressam a relação entre a pressão de vapor de dois líquidos, A e B, e a temperatura. Um deles é uma solução aquosa de sacarose 1,0 mol/L e o outro, água destilada. Considerando-se o comportamento da pressão de vapor em relação à temperatura de um terceiro líquido, C, uma solução aquosa de nitrato de alumínio, Aℓ(NO3)3, 0,5 mol/L e das curvas A e B, são feitas as seguintes afirmações: I. A curva da solução C deve se posicionar à esquerda da curva A. II. A temperatura de ebulição do líquido A é menor que a temperatura de ebulição do líquido B. III. A solução C dever apresentar maior pressão de vapor que o líquido B. IV. O líquido A é água destilada.

É correto apenas o que se afirma em A) I e III. B) III e IV.

C) II e III.

D) II e IV.

E) I e IV.

______________________________________________________________________________ 7

°

28- (PUCMG) Considere as seguintes soluções aquosas, a 25 C e 1 atm: X - 0,20 mol/L de sacarose (C12H22O11) Y - 0,50 mol/L de cloreto potássio (KCℓ) Z - 0,50 mol/L de sulfato de sódio (Na2SO4) Considerando-se as propriedades coligativas de tais soluções, é INCORRETO afirmar que: A) a solução X é a de maior pressão de vapor. B) a solução Y tem uma temperatura de congelamento menor do que a solução Z. ° C) as três soluções apresentam temperatura de ebulição superior a 100 C. D) a ordem crescente de temperatura de ebulição dessas soluções é: X < Y < Z.

______________________________________________________________________________ 29- (PUCMG) Sejam dadas as seguintes soluções aquosas: I. 0,1 mol/L de cloreto de potássio (KCℓ) II. 0,3 mol/L de glicose (C6H12O6) III. 0,1 mol/L de sacarose (C12H22O11) IV. 0,3 mol/L de sulfato de sódio (Na2SO4) Assinale a alternativa que apresenta as soluções em ordem decrescente de temperatura de ebulição. A) III > I > II > IV B) IV > II > I > III C) IV > II > III > I D) III > II > I > IV

______________________________________________________________________________ 30- (UFU) Considere três soluções diferentes, A, B e C, contendo cada uma delas 100,0 g de água e, respectivamente, 34,2 g de sacarose, 4,6 g de etanol e 4,0 g de hidróxido de sódio.

É correto afirmar que A) as três soluções têm os mesmos pontos de congelamento. B) as soluções A e C têm o mesmo ponto de ebulição, mas a solução B tem o mais baixo. C) a solução C tem o mais baixo ponto de congelamento do grupo de soluções. D) o ponto de ebulição da solução C é mais baixo do que o das soluções A ou B.

______________________________________________________________________________ 31- (PUCMG) Certas propriedades físicas de um solvente, tais como temperatura de ebulição e de solidificação, são alteradas quando nele dissolvemos um soluto não-volátil. Para se verificar esse fato, quatro sais distintos foram dissolvidos em frascos contendo a mesma quantidade de água, formando as soluções I, II, III e IV, como indica o esquema a seguir:

Assinale a alternativa que apresenta soluções em ordem CRESCENTE de abaixamento da temperatura de solidificação. A) IV < I < II < III B) III < I < II < IV C) IV < II < I < III D) III < II < I < IV

______________________________________________________________________________ 32- (UFPR) Considere dois procedimentos distintos no cozimento de feijão. No procedimento A, foi usada uma panela de pressão contendo água e feijão, e no procedimento B foi usada uma panela de pressão contendo água, feijão e sal de cozinha. Com relação a esses procedimentos, é correto afirmar: A) O cozimento será mais rápido no procedimento A, devido ao aumento do ponto de ebulição da solução B. B) O cozimento será mais rápido no procedimento B, devido ao aumento do ponto de ebulição da solução B. C) O cozimento será mais rápido no procedimento A, devido à sublimação sofrida pelo sal de cozinha. D) O cozimento será mais rápido no procedimento B, devido à sublimação sofrida pelo sal de cozinha. E) O tempo de cozimento será o mesmo nos procedimentos A e B. 8

33- (UFMG) Dois recipientes abertos contêm: um, água pura (I) e, o outro, água salgada (II). Esses dois líquidos são aquecidos até a ebulição e, a partir desse momento, mede-se a temperatura do vapor desprendido. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo gráfico MELHOR representa o comportamento da temperatura em função do tempo durante a ebulição.

_________________________________________________________________________ 34- (CFTMG) De uma torneira foram coletados um copo (200 mL) e uma garrafa (2000 mL) de água. Considerandose os dois recipientes cheios, pode-se afirmar que o conteúdo presente nos dois frascos apresenta diferentes A) densidades. B) composições. C) temperaturas de ebulição. D) tempos para se chegar à ebulição.

______________________________________________________________________________ 35- (PUCSP) Osmose é a difusão do solvente através de uma membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. A pressão osmótica ( ð) de uma determinada solução é a pressão externa a qual essa solução deve ser submetida para garantir o equilíbrio osmótico com o solvente puro. A osmose é uma propriedade coligativa, ou seja, depende somente do número de partículas dispersas em solução e não da natureza do soluto. Preparou-se as seguintes soluções aquosas: Solução 1 - HCℓ(aq) 0,01 mol/L; Solução 2 - H3CCOOH(aq) 0,01 mol/L; Solução 3 - C12H22O11(aq) 0,01 mol/L; Solução 4 - MgCℓ2(aq) 0,01 mol/L. Considerando-se a natureza dessas soluções, pode-se concluir a respeito de suas pressões osmóticas que A) π3 < π1 = π2 < π4 B) π4 < π3 < π2< π1 C) π2 = π3 < π4 = π1 D) π1 = π2 = π3 < π4 E) π3 < π2 < π1 < π4

______________________________________________________________________________ 36- (UFSCar) As curvas de pressão de vapor, em função da temperatura, para um solvente puro, uma solução concentrada e uma solução diluída são apresentadas na figura a seguir. Considerando que as soluções foram preparadas com o mesmo soluto não volátil, pode-se afirmar que as curvas do solvente puro, da solução concentrada e da solução diluída são, respectivamente, A) I, II e III. B) I, III e II. C) II, III e I. D) II, I e III. E) III, II e I.

______________________________________________________________________________ 1-C 16-E 31-C

2-A 17-D 32-B

3-53 18-C 33-D

4-B 19-C 34-D

5-C 20-D 35-E

6-B 21-B 36-B

7-A 22-A

8-D 23-C

9-A 24-D

10-C 25-B

11-B 26-B

12-D 27-D

13-C 28-B

14-D 29-B

15-A 30-C

______________________________________________________________________________

9