O USO DO TWITTER NO CONTEXTO EDUCATIVO Teresa Avalos Pereira1, Rita Maria Lino Tarcia2, Daniel Sigulem3 1
Bibliotecária da Biblioteca Central da Universidade Federal de São Paulo, Mestranda do Programa de Pós-graduação de Gestão e Informática em Saúde do Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP, Professora Português/Inglês; 2 Professora Adjunta do DIS; 3 Professor Titular do DIS
Introdução Na Sociedade do Conhecimento em que vivemos, adotar as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é o grande desafio para os professores. Educação: intercâmbio de experiências por meio da comunicação e as redes sociais destacam-se como mais um recurso pedagógico a favor de um aprendizado crítico e participativo. Redes sociais tornaram-se comunidades de conhecimento, servindo ao propósito da inteligência coletiva (Levy). Alunos as usam no dia a dia, criam perfis, interagem e compartilham informações e interesses em comum.
Objetivo: Mostrar quais ferramentas TIC os docentes dos cursos superiores da Unifesp utilizam com seus alunos. Metodologia: estudo transversal; População: 191 professores; Instrumento de coleta de dados: questionário com perguntas fechadas.
Recorte: microblog Twitter e a importância que ele tem no contexto pedagógico.
Fonte: www.colegio-resgate.com.br
Web 2.0 mudança para uma internet como plataforma, é desenvolver aplicativos “que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva” (O’Reilly).
As atividades de ensino e aprendizagem não ocorrem exclusivamente em ambientes presenciais, a aula se expande e incorpora novos ambientes e espaços. (Kenski). Redes Sociais mais utilizadas no Brasil: Facebook, YouTube e Twitter. (Alexa)
Twitter • sete anos de existência, lançado em 21 de março de 2006 por Jack Dorsey , Biz Stone e Evan Willians; • de 2009 a 2012, o twitter venceu em primeiro lugar como a ferramenta preferida pelos profissionais da educação e tecnologia (C4LPT).
• O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Mundo, atrás dos EUA.
Fonte: http://c4lpt.co.uk/top100tools/
Características mensagem curta: tweet (140 caracteres);
mistura entre Blog (diário) e MSN (mensagem instantânea); símbolo: um pássaro por que a expressão tweet é o equivalente inglês para a palavra “piu”; facilidade em participar das categorias; usuários identificados por: @artesanatoedu;
assuntos categorizados por hashtag (#): clicando numa #, o usuário vê todas as outras mensagens enviadas sobre aquele assunto, como por exemplo: #PierreLévy;
Características acompanhar e discutir temas de seus interesses; rapidez com que as informações são indexadas, informa em tempo real, não existem filtros, qualquer coisa que acontece na sociedade, explode primeiro no Twitter; usuários escolhem “seguir” (following), mas podem ser “seguidos” (followers);
conta com 200 milhões de usuários em todo o mundo, enviando cerca de 400 milhões de mensagens.
Recursos pedagógicos Características: “a tônica da interação” e a “formação de laços sociais” baseadas em fluxos de ideias, o que faz do Twitter um espaço de dinâmicas sociais de inteligência coletiva” (Santaella e Lemos). Professores motivam seus alunos a interagirem nos laboratórios de informática ou em salas de aula, a postarem suas descobertas, a clicarem em links abrindo outras páginas de interesse, ampliando o conhecimento, num trabalho cooperativo.
Recursos pedagógicos O professor pode planejar atividades de todas as áreas do conhecimento, lançar perguntas e pedir respostas em tempo real, propor resumos em tuites. Trocar referências e selecionar categorias para postarem e receberem atualizações. Poderosa ferramenta de discussão acadêmica - formato atraente que agrada aos alunos e professores. Ideias aperfeiçoadas e compartilhadas - culminando num processo de aprendizagem muito mais rico.
Resultados Os resultados mostram que ainda não é uma prática comum entre os entrevistados a inserção de redes sociais como ferramenta pedagógica em suas aulas, pois uma das perguntas do questionário era se o professor “Utiliza as redes sociais com seus alunos” (Gráfico 1).
Gráfico 1. Utilização de Redes Sociais com os alunos
Considerações Finais As TIC trazem alterações significativas no processo educativo, mas precisam ser incorporadas pedagogicamente. Um olhar crítico sobre os recursos tecnológicos disponíveis no Twitter deve ser uma prática permanente. O mediador principal é o educador, utilizando essa rede social como fonte de pesquisa, para propagar informações; discutir suas aulas, divulgar congressos, notícias de jornais e revistas, descobertas em Ciências da Saúde, entre outras.
Considerações Finais É fundamental que o educador: • compreenda seu papel como facilitador e gestor desse novo contexto; • aproveite efetivamente os benefícios que as tecnologias nos trazem; • saiba a que fins elas estão servindo, as tendências e aplicações; • use as redes sociais como aliadas no ensino e aprendizagem; • reflitam sobre a sua prática de ensino, sua função docente, o objetivo das aulas e o espaço educativo.
Considerações Finais
A diferença no avanço dos países se faz com a qualificação das pessoas, encontrando na educação “novos caminhos de integração do ser humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético, do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas suas dimensões” (Moran).
Considerações Finais
A mudança do paradigma educacional é necessária perante os novos recursos didáticos e recentes tecnologias de informação. Os profissionais de hoje e amanhã devem estar preparados para participarem com sucesso e produtividade deste novo desafio. (Sigulem)
Referências LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2011. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
O’REILLY, Tim. What is Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. O’Reilly Media, 2005. Available in:
. Accessed in: 9 Apr. 2012. ALEXA, the Web Information Company. Top Sites in Brazil. San Francisco, CA: Alexa. Available in: . Accessed in: 27 May 2013. SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Editora Paulus, 2010. 137 p. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 174 p. SIGULEM, Daniel. Um novo paradigma de aprendizado na prática médica da UNIFESP/EPM. São Paulo: Unifesp, 1997. Apresentada como tese de livre-docência. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2011.
Obrigada,
Teresa Avalos Pereira [email protected] [email protected]
Agradecimento à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP – verba CAPES PROAP