Projeto Brincadeiras tradicionais - Parceiros da Educação

Foco Possibilitar que todos os nossos alunos se tornem leitores e escritores competentes, comprometo-nos com a construção de uma escola inclusiva, que...

209 downloads 240 Views 7MB Size
Projeto Brincadeiras tradicionais E. E. Dr Luis Arrôbas Martins Sala 4 - 1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es):

Cristiane Moreno Nascimento Tatiane Cecília da Silva Nardi

Realização:

Foco Possibilitar que todos os nossos alunos se tornem leitores e escritores competentes, comprometonos com a construção de uma escola inclusiva, que promova a aprendizagem de todos os alunos.

Contexto de Aplicação • Característica da escola: a unidade atende a alunos dos anos iniciais, sendo que 80% reside longe da escola; as famílias contratam transporte escolar em busca de um ensino diferenciado. As famílias são em sua maioria da classe média trabalhadora. • Condição socioeconômica do bairro: classe média

• Público alvo: alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental • Ano/mês de aplicação: de março a junho/2015, sendo que o trabalho realizou-se duas vezes por semana.

Justificativa É comum associarmos a infância ao brincar, como se brincar fosse uma consequência imediata dessa etapa da vida. Crianças brincam e, hoje sabemos, é saudável que o façam por inúmeros motivos. No entanto, vivemos um momento em que o brincar, tal como era concebido, tem sofrido transformações relacionadas às mudanças sociais.

Justificativa Propor um projeto que resgate o repertório de brincadeiras tradicionais de nossa cultura é possibilitar que as crianças experimentem benefícios decorrentes do brincar. Ao reconhecer a escola como espaço possível para essa atividade, permite-se a construção de um repertório de brincadeiras, pois os mesmos jogos aprendidos em classe podem se tornar alternativas para a hora do recreio, momento em que os alunos terão possibilidade de se organizarem autonomamente.

Objetivo •

Construir um repertório de brincadeiras que contribua para o enriquecimento cultural e amplie as possibilidades de interação entre os alunos. • Participar de situações de leitura de textos instrucionais, mesmo antes de ser capaz de ler convencionalmente. • Escrever, a partir dos conhecimentos já construídos, ou seja, segundo suas hipóteses, avançando na compreensão do funcionamento do sistema de escrita. • Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando perguntas, fazendo comentários sobre o tema e planejando sua fala, considerando diferentes contextos e interlocutores.

Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 1 – Apresentação do projeto e do produto final. Atividade 1A – Roda de conversa sobre as brincadeiras de hoje e de antigamente e elaboração de lista de título de brincadeira preferida.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 1B – Elaboração de ficha para realização de pesquisa sobre as brincadeiras da infância a ser feita com os familiares. Atividade 1C – Apresentação da ficha de pesquisa para os alunos.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 1D - Produção coletiva de um bilhete, informando aos pais sobre o projeto e a pesquisa.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 1E – Socialização das brincadeiras pesquisadas e elaboração de um cartaz.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 1F – Seleção das brincadeiras menos conhecidas pelo grupo de alunos e socialização do produto final.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 1G – Ler para familiares uma lista de brincadeiras.

Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 2 – Aprender brincadeiras a partir dos relatos de convidados. Atividade 2A – Seleção, entre as sete brincadeiras menos conhecidas pelo grupo, de duas para serem explicadas/ ensinadas/compartilhadas pelos familiares. Atividade 2B – Encontro com os convidados.

Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 3 – Aprender brincadeiras a partir da leitura de textos instrucionais pelo professor. Atividade 3A – Pesquisa de regras de brincadeiras em livros e textos. Atividade 3B – Leitura compartilhada da regra de uma brincadeira selecionada em um dos livros para os alunos brincarem.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 3C – Produzir ficha informativa da brincadeira realizada.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 3D – Selecionar imagens de situações de brincadeiras em livros, revistas e internet para deixar expostas na sala e observar algumas imagens de pintores e escultores famosos que retrataram brincadeiras em suas produções.

Desenvolvimento/ Metodologia Atividade 3E – Escrita pelos alunos de títulos de brincadeiras, a partir da leitura de texto informativo.

Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 4- Planejando o evento Atividade 4A – planejar o evento: definir quantas brincadeiras, local, apresentação na Festa Junina. Atividade 4B – leitura em duplas da canção “Canção das Brincadeiras II” para selecionar as brincadeiras que serão encenadas no evento.

Desenvolvimento/ Metodologia Canção Das Brincadeiras II Rubinho do Vale Quem quer brincar de roda Jogar peteca ou dançar quadrilha Brincar de pique, pega-pega, escondeEsconde Amarelinha é uma maravilha Agora me diga quem foi que bolou O diabolô, biboquê e iô-iô Tem cobra cega e gata pintada Forninho de bolo, futebol e queimada Quem quer brincar de esconder De rebolar com bambolê Eu vou tirar na sorte o capitão Depois vou pular corda e jogar pião Bolinha de gude é tão bom jogar Tá quente tá frio, ninguém vai achar Guarda meu anelinho bem guardadinho Chicotinho queimado não vai bater "ni mim"

Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 5 - Organização do produto final Atividade 5A – Organização do mural com as fichas informativas sobre as brincadeiras aprendidas pelas crianças.

Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 5 - Organização do produto final Atividade 5B – Apresentação aos pais e a comunidade escolar da “Dança das Brincadeiras”.

Recursos Utilizados • Materiais necessários: lápis, papel, letras móveis, textos com regras de brincadeira, livros de regras de brincadeiras tradicionais, material para desenho.

Resultados • Os alunos construíram um repertório de brincadeiras e ampliaram as interações entre os mesmos. • Participaram de situações de leitura de textos instrucionais mesmo antes de ser capaz de ler convencionalmente, sendo que, uma grande porcentagem das crianças se tornaram leitores durante o projeto.

Resultados • Avanço significativo na compreensão do funcionamento do sistema de escrita, comparando com a sondagem inicial (61 alunos, no total). A – inicial - 13 final do semestre- 45 SA - inicial -02 final do semestre- 10 SCV - inicial -09 final do semestre- 04 SSV - inicial -10 final do semestre- 02 PS-- inicial -25 final do semestre- 00 • Maior participação das crianças em situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando perguntas, fazendo comentários sobre o tema e planejando sua fala, considerando diferentes contextos e interlocutores.

Conclusões • Desenvolvimento da oralidade e da produção textual. • Comportamento autônomo na construção do trabalho em equipe. • Festa junina como currículo significativo.