FELIPE BAHIA 5 - blob.llimages.com

idealizador do Emagreça pela Mente. Mais do que isso, eu sou um ex-obeso, que tentou de quase tudo para emagrecer. Eu ... Comendo muito. Nossa, como o...

99 downloads 476 Views 2MB Size
FELIPE BAHIA

5

OS INIMIGOS DO EMAGRECIMENTO

© 2015 by Felipe Bahia OS 5 INIMIGOS DO EMAGRECIMENTO Projeto gráfico e diagramação: Fábio Pontes Capa: Paula Marques Revisão e supervisão editorial: Cláudia Abreu Dados para Catalogação: Bahia, Felipe OS 5 INIMIGOS DO EMAGRECIMENTO (versão Livro Digital) Vitória, ES Literatura Independente, 2015 53p Literatura Brasileira – Emagrecimento ® direitos reservados Obra protegida pela Lei de Direitos Autorais Texto revisado conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Aviso Legal As informações fornecidas por este Livro ou pela empresa não é um substituto para uma consulta cara a cara com o seu Coach, médico, nutricionista e professor de educação física e não deve ser interpretada como aconselhamento individual. Os depoimentos sobre este Programa são casos individuais e não garantem que você vai obter os mesmos resultados.

Este Livro é fornecido apenas para fins pessoais e informativos. Este site não deve ser interpretado como qualquer tentativa de prescrever ou substituir a prática de profissionais especializados. Não é o livro pelo qual deve ser entendido como qualquer cura para qualquer tipo de problema de saúde aguda ou crônica. Você deve sempre consultar com um profissional habilitado e competente, ao tomar qualquer decisão a respeito de sua saúde. Os proprietários deste Livro usarão esforços razoáveis para incluir atualizações e informações precisas sobre o conteúdo, mas não fazem representações ou garantias quanto à exatidão, atualidade ou integridade das informações fornecidas. Os proprietários deste livro não devem ser responsabilizados por quaisquer danos ou lesões resultantes, isto é por sua conta e risco.

Atenção Este material é protegido por leis de direitos autorais. Você não tem direitos de venda sobre este material, tampouco direitos de distribuição gratuita do mesmo.

Emagreça pela Mente, emagrecapelamente.com.br, como proprietário dos direitos sobre este conteúdo, dedica recursos e esforços constantes para buscar e punir legalmente os infratores.

Constituem-se infração de direitos autorais: • Compartilhar este material gratuitamente através de sites de compartilhamento de arquivos, fóruns de discussão, etc.; • Copiar ou plagiar trechos deste conteúdo e publicar de qualquer forma pública; • Revender este material. Se você não adquiriu este livro digital através do emagrecapelamente.com.br, denuncie enviando um e-mail para: [email protected]

site

Dedicatória

Dedico esse livro aos meus clientes, que me motivaram e me motivam a ser um profissional cada vez melhor e mais especializado em emagrecimento. Também dedico para a minha família que passou horas lendo relendo o livro, me ajudando e dando o suporte necessário para que você tenha uma leitura agradável.

Sumário Sumário ................................................................................ 7 Introdução ............................................................................ 8 Instruções ........................................................................... 18 1º Inimigo – Pessoas que nos Amam .................................. 19 2º Inimigo – Dietas e remédios .......................................... 26 3º Inimigo – Descontrole Motivacional .............................. 29 4º Inimigo - Palavras Destruidoras ..................................... 33 5º Inimigo – Mente Irracional............................................. 40 Conclusão ........................................................................... 51

Introdução Se você está insatisfeita com o seu peso atual, não gosta das roupas que tem no armário, acha difícil escolher roupa nova, se você se olha no espelho e não fica feliz com o que vê, fique comigo que neste livro. Você vai descobrir os principais fatores que te impedem de emagrecer definitivamente.

Antes de falar dos 5 inimigos do emagrecimento, eu gostaria de me apresentar: sou o Coach de Emagrecimento Felipe Bahia, idealizador do Emagreça pela Mente. Mais do que isso, eu sou um ex-obeso, que tentou de quase tudo para emagrecer. Eu senti na pele o que era a dificuldade de comprar roupas que caíssem bem no meu corpo, me achava feio, não me sentia confortável comigo mesmo e minha autoestima estava baixa por causa do meu sobrepeso. Por sorte, o Coaching apareceu na minha vida. Digo sorte porque eu não havia me planejado para isso. Apareceu uma oportunidade de fazer o curso e fui lá fazer, sem nem ao menos saber o que é Coaching.

Chegando lá, descobri que Coaching é uma metodologia que o profissional utiliza para fazer com que o cliente realize coisas incríveis em sua vida como, por exemplo, emagrecer definitivamente. No mundo corporativo, o Coach

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

já é utilizado para fazer com que profissionais utilizem o máximo do seu potencial para melhorar os resultados das empresas. Me formei, fiquei deslumbrado com o que aprendi no curso e resolvi aplicar na minha vida. Já que as técnicas que aprendi são tão poderosas para executivos e profissionais de sucesso, deveria ser bom para mim também. Então resolvi que iria utilizar as técnicas na área mais sensível no momento: meu corpo.

Antes de falar como eu emagreci, eu quero te falar um pouco da minha história, e como eu cheguei à obesidade, que muitos falavam que eram só uns quilinhos a mais.

Desde que eu me entendo por gente nunca me vi magro, pois sempre tive uma barriguinha que me incomodava, tanto que meus apelidos na família são “Barriga” e “Pança”.

Aos 14 anos, me matriculei na academia pela primeira vez - primeira de muitas - e disse ao professor que eu queria definir meu corpo e perder a barriga, porque não queria ser bombado. Grave essas palavras que eu me disse: “definir meu corpo e perder a barriga, porque não queria ser bombado”. Naquela época não imaginava como essa frase fosse tão sabotadora. Você irá entender como isso me atrapalhou no 4º Inimigo – Palavras Destruidoras e no 5º Inimigo - Mente Irracional.

9

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Em janeiro de 2006, quando eu tinha 16 anos, minha mãe faleceu e exatamente 1 ano e 9 dias depois minha família se mudou para Vitória - ES. Eu saí de Salvador, onde eu tinha vários amigos e parentes que me ajudavam e davam suporte, e me mudei para uma cidade da qual eu só conhecia a família de minha madrasta. 2007 foi um ano terrível para mim, pois era uma vida nova, cidade nova, escola nova, só que nada disso me fez bem.

Vim para Vitória no 3º ano do ensino médio, e fui estudar numa escola que tinha 90 alunos por sala. Meus colegas só queriam estudar, pois era ano de vestibular. Durante todo o ensino médio em Salvador eu planejava chegar ao terceiro ano, ter aula à tarde, sair pra beber depois da aula e jogar dominó. E aqui em Vitória o pessoal não fazia isso, e quando ia jogar alguma coisa era sinuca, no qual sou muito ruim, o que me deixava um pouco de fora.

E se você é um pouco parecida comigo naquela época, você já deve imaginar o que eu fazia para aliviar minhas frustrações. Isso mesmo, eu comia. Eu que nunca fui fã de doce, mas acabei criando um hábito de comer pelo menos um bombom por dia para “alegrar o dia”.

Aquele ano não foi fácil, eu não tinha vontade de fazer nada, muito menos de estudar. 2007 foi tão difícil que todos ficaram surpresos quando passei para o primeiro semestre de Administração na Universidade Federal do Espírito Santo.

10

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Faculdade, vida nova, certo? Eu queria que fosse assim, mas eu me decepcionei muito com meu curso. Sempre fui capitalista e muito prático, entrei na faculdade para aprender a fazer dinheiro e chegando lá me deparei com muitos professores comunistas. Então resolvi abrir uma franquia com o dinheiro que minha mãe havia me deixado, R$25.000,00. Para você pode não ser muito, mas na época, com 21 anos, era tudo o que eu tinha e tudo o que minha mãe havia me deixado no seguro.

Abri uma franquia de mobile marketing, pois era o futuro, e era tão o futuro que em 1 ano faturamos algo em torno de R$1.500,00, nem preciso dizer como eu fiquei mal. Eu e minha sócia perdemos tudo o que investimos, e isso me deixou mais mal ainda. Eu não queria voltar como um derrotado para aquele lugar cheio de comunistas. Eu tinha vergonha de mim mesmo.

E como eu afogava minhas mágoas? Comendo muito. Nossa, como os doces e hambúrgueres me preenchiam e me davam conforto. Nessa época passei a beber muito mais. Não virei alcoólatra, mas bebia com força. Nesse meio tempo eu ainda tive depressão, o que só piorou tudo isso, o que me fez comer mais e mais.

Naquela época eu não entendia o que me levava a fazer isso, só sabia que isso me ajudava a ficar bem.

11

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

O tempo passou e eu voltei ao meu estado normal de felicidade, só que eu estava acima do peso. Eu sabia que estava gordinho, mas não sabia o quanto. Na verdade, eu não sabia que havia engordado muito até que um dia, quando eu estava na casa da minha ex-namorada, vi uma reportagem que dizia que homens com mais de 102 cm de barriga estavam na faixa de risco. Peguei uma fita métrica de 1m e faltou muito para fechar. Eu estava com cerca de 100 kg.

A essa altura, eu já havia tentado comer corretamente algumas vezes e tentado ir à academia algumas vezes, e adivinha o que eu tentei fazer? Academia todo dia e dieta. Adivinha o resultado? Não durou duas semanas. E isso que aconteceu comigo se repetiu de maneira parecida com todos os meus clientes, e é mais normal do que imaginamos. Por isso, existem 3 inimigos nesse livro só para falar disso: 1º Pessoas que Nos Amam, 2º Dietas e Remédios, e 3º Descontrole Motivacional.

Bom, cerca de 5 meses depois eu fui à uma cardiologista e ela fez aquela previsão tradicional: “Você não vai chegar na idade do seu pai”. Meu pai tinha uns 55 anos e eu 23, ela ainda complementou: “Você precisa emagrecer”. Saindo do consultório eu fui lá e ????? Me matriculei na academia falando que iria todo dia e comecei uma nova dieta. E dessa vez deu errado de novo. Devia ser obvio né? Como iria dar certo se eu estava fazendo tudo exatamente igual?

12

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Nesse período, entre sair de Salvador e ir à cardiologista, aconteceram algumas coisas que na época eu não percebi: eu já não tirava fotos e, quando tirava, dificilmente gostava do resultado, não gostava de ir à praia, não gostava de comprar roupa, pois nenhuma ficava boa ou demorava muito até escolher uma, e, principalmente, eu engordei muito e não percebia que isso estava acontecendo. Eram pequenos detalhes que eu não conseguia ver, que minha mente não me deixava ver.

“Tenho poucas fotos da minha época de gordo... E sempre que eu tirava fotos, eu me sentia feio e gordo”

E tudo isso só começou a mudar quando o Coaching apareceu na minha vida, em julho de 2013. Quando me debrucei sobre como eu poderia emagrecer utilizando o Coaching, eu comecei a entender que o problema estava na minha mente, e então resolvi emagrecer de uma maneira que eu não havia tentado antes: emagrecer mudando minha forma de pensar. Eu estava com 106 kg, IMC de 30.64, que é Obesidade 1. Meu peso ideal pelo IMC é de 64 a 86kg.

13

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal. O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.

Meu processo de emagrecimento não foi fácil, já havia tentado malhar ou fazer dietas, minha mente já estava condicionada a hábitos gordos e, quando comecei a aplicar as técnicas em mim mesmo, tive a certeza de que o problema estava na minha mente. A partir desse ponto, comecei a estudar muito as técnicas para fazer minha mente emagrecer, pois antes eu só me sabotava. Cheguei a conhecer umas nove academias, fazia um mês parava e ficava com vergonha de voltar.

Depois que comecei a emagrecer, fiquei empolgado e comecei a ler e estudar mais ainda tudo o que encontrava sobre Coaching, PNL, Comportamento Humano, Desenvolvimento Humano, Autosabotagem, Psicologia Positiva e Comportamental, e temas relacionados a ter uma mente magra. , Nessa minha caminhada, descobri que aqui no Brasil não havia muitos materiais que englobassem esses assuntos focados no emagrecimento. Então, resolvi ir passar uma temporada no Canadá para me aproximar do que estava sendo publicado de mais recente. Estudei muito e testei muitas coisas em mim. Resultado: mesmo morando lá fora e num frio que chegava a -20ºC, emagreci. Em 6 meses, emagreci 23 kg e cheguei ao meu peso ideal.

14

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Depois de aplicar em mim, comecei a aplicar em amigos e clientes, e os resultados só se repetiram. O João, um jovem solteiro, emagreceu 19 kg em quatro meses, e me confidenciou que só não emagreceu mais por conta dos feriados de abril, e me disse: “Nossa, esses feriados não prestaram (risos)”.

“Hoje, tenho muito mais fotos e roupas bonitas”

A Mirelle uma vez me mostrou suas unhas e eu não entendi. Até que ela me falou: “Olha, estão pintadas, eu nunca fui de cuidar de mim, agora minha autoestima está lá em cima”.

A Ludymila queria emagrecer para ter o segundo filho e para ser exemplo para o filho dela. Eu fiquei muito feliz quando ela me chamou e falou que todas suas taxas haviam baixado e que ela estava fora da faixa de risco.

Esses clientes me permitiram contar suas histórias para te encorajar a emagrecer de vez. E, assim como eles, diversas pessoas me procuram para

15

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

emagrecer de vez, mas infelizmente eu não tenho agenda para todos que me procuram.

Então fiquei me perguntando como poderia ajudar essas pessoas que, se não fosse por este livro, eu jamais poderia conhecer.

Cometei isso com alguns amigos e comecei a perguntar sobre o que eles sabiam sobre emagrecimento. Todos sabiam o que era preciso para emagrecer, só não faziam. E esse “não fazer” era o grande problema. Esse era o meu problema. e então, me aprofundei sobre como tirar as pedras do caminho para acelerar o processo.

Pesquisando e validando com meus clientes e amigos, cheguei aos 5 maiores e mais perigosos inimigos do emagrecimento. Eles são muito perigosos porque, em sua maioria, estão dentro da gente e geralmente atuam em conjunto, potencializando cada um deles. Lendo, você vai ver que eles estão diretamente ligados. Eu levei muito tempo estudando e pesquisando para conseguir separá-los, para criar estratégias de atuação direcionadas.

Em geral, são coisas simples que, por estarmos habituados a fazer, não identificamos como um inimigo. Neste livro, você terá a oportunidade de identificar diversas situações que acontecem na sua vida, e terá o poder de criar estratégias para caminhar para o seu objetivo.

16

Introdução – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Este livro só será útil se você se olhar e tomar iniciativa baseada no que está dentro de você. Este livro não é um “guia passo-a-passo”, como os livros de dietas tradicionais. Aqui eu aponto as pedras que podem te calejar, que podem te atrapalhar e que vão dificultar sua trajetória para o emagrecimento. A direção e o caminho são construídos por você e só para você.

17

Instruções Para que este livro seja uma poderosa ferramenta de emagrecimento, siga as seguintes instruções: 1) Procure relacionar o que está descrito com a sua vida, faça da leitura deste livro uma experiência pessoal. 2) Esteja aberta, encare esses pontos com um olhar de novidade. Este livro foi feito para pessoas iniciantes e avançadas, por isso antes de entrar no detalhe eu preciso explicar tudo bem direitinho. O sentimento de crítica só faz você se fechar e não absorver nada. 3) Preste atenção em tudo, desde o que você considera simples ao mais complexo, a sua resposta pode estar no detalhe. 4) Anote seus insights. Ao ler o livro anote tudo o que você acha interessante em um caderno e, ao anotar, se coloque nas situações. Troque exemplos e situações que eu menciono por experiências que já aconteceram com você.

O emagrecimento é um caminho só seu, e eu vou te ajudar a construir esse caminho.

Boa leitura.

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam Pode parecer estranho, mas as pessoas que mais amamos podem nos prejudicar e muito. Primeiro, quero que você entenda que as pessoas que nos amam são aquelas que estão mais perto da gente, como pais, maridos e amigos mais próximos.

Essas pessoas gostam tanto de você que querem o melhor para você, e é aí que mora o problema. Na visão delas “o melhor” é fazer o que elas fariam, só que isso não necessariamente é bom para você também, e muitas vezes não é.

Para você entender melhor o que é essa visão de ser “o melhor”, imaginese na seguinte situação: você não sabe se quer ser empresária ou se quer fazer concurso. Se você perguntar para um concursado de sucesso, a resposta dele é clara: concurso. Agora, se você perguntar a uma empresária, a resposta é simples: abra sua empresa.

No emagrecimento ainda é pior, pois parece que todos ficam vigiando sua vida. Algo que aconteceu comigo e que aconteceu com TODOS os meus clientes é a cobrança familiar. No meu caso, que moro em Vitória - ES mas minha família é de Salvador - BA, toda vez que eu ia visitá-los me enchiam o saco, falando que eu estava gordo e que precisava emagrecer, comer

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam

menos, malhar e blá blá blá... Era um porre, e eu tinha que aguentar pois eu sei que eram pessoas que queriam o meu bem. Só que não era fácil, não, ainda mais quando eu tentava e não conseguia. E quanto mais minha família falava para eu emagrecer, menos eu me esforçava para tal, pois eu já tinha tentado tudo o que me mandaram fazer, e nada.

Isso tudo me fez mal, a pressão da família, os olhares de julgamento, o meu sentimento de incapacidade por não conseguir fazer o que minha família me indicou. E sabe o que isso tudo provocava? O Ciclo da Obesidade, o qual irei abordar detalhadamente mais pra frente.

“Chega!!! Parem de querer se meter na minha vida. Se eu quiser comer o mundo, o problema é meu.”

“Todo mundo quer cuidar da minha vida e controlar o que eu como, isso é um saco.”

Vou te falar, o olhar crítico da família é o pior que tem. Depois de magro, uma vez fui num restaurante a quilo e meu prato ficou grande, como sempre, e um parente falou para eu ter cuidado para não engordar. Até depois de magro houve esses comentários, só que claro que a maioria era de como eu estava magro, e esses comentários são muito melhores.

20

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam

Isso tudo acontece porque eles querem que você faça o que é melhor, só que na visão deles. E aqui vai o grande ponto: se você é familiar de alguma gorda, nunca fale pra ela que ela precisa emagrecer, nem dê indireta. A decisão de emagrecer tem que vir da própria pessoa, repito, emagrecer é uma decisão pessoal.

E você deve estar se perguntando como abordar alguém que você ama, para ajuda-la a emagrecer, aqui vão os passos: 4 repetições com pergunta aberta e 1 recapitulação com sugestão espetacular. Primeiro você vai esperar a pessoa reclamar de alguma coisa em relação ao peso. Com essa pessoa reclamando, você vai criar uma conversa em relação a isso. Nessa conversa, você primeiro concorda com ela e termina fazendo uma pergunta aberta, isso por 4 vezes, e logo em seguida você recapitula tudo e faz uma sugestão espetacular, e repete o ciclo.

Vou te dar um exemplo:

Gabriela está acima do peso. No fundo, no fundo ela sabe disso e sabe que isso incomoda, só que irracionalmente ela prefere não ver. Num certo dia, ela vai ao shopping com sua amiga Marina, que está no peso ideal, e decide comprar uma roupa. Depois de certo tempo, Gabriela começa a desabafar.

Gabriela: Poxa, nenhuma roupa fica boa em mim.

21

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam

Marina: Nossa, que chato isso, nenhuma roupa ficar boa. Mas me conte o por quê de você achar isso. Gabriela: Não fazem roupas para quem está acima do peso, tudo culpa da ditadura da beleza. Marina: Verdade, só fazem roupas para quem é magra, né? E você já procurou em outras lojas? Gabriela: Já sim, mas nunca encontro. Sabe, já até chorei num provador de roupa. A vendedora só queria me empurrar roupa e nenhuma ficou boa em mim. Marina: Não acredito nisso, eu na sua situação também iria chorar com a vendedora me empurrando roupas que ficassem feias em mim. E você já passou por outras situações tipo essas assim? Gabriela: Nossa, uma vez estava na rua e um cara me chamou de gorda, me senti muito mal. Sabe, não gosto muito do meu corpo. Marina: Nossa, isso deve ser horrível, não poder escolher roupas bonitas, com vendedoras empurrando, e ainda por cima acontecer isso com você. Sabe, eu estava lendo um livro de um cara que teve clientes com histórias parecidas com a sua, que não conseguiam emagrecer porque não trabalhavam a mente. Gabriela: Ai, amiga, eu já tentei de tudo, isso não vai resolver. Já desisti de emagrecer. Marina: Eu vejo você aí falando que já tentou de tudo, e me pergunto se já fez de tudo mesmo, se você conhece todos os métodos. O que você já fez? Gabriela: Já fiz a dieta da lua, dieta do carboidrato, nutricionista e nada.

22

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam

Marina: Eu, no seu lugar, também estaria desmotivada, a final você já passou por vários processos e até hoje nada. E posso imaginar que você já fez academia, né? Gabriela: Academia, spinniig, musculação, o-d-e-i-o esteira. Marina: Eu via você toda motivada mesmo para ir à academia e tals, e depois de um tempo você realmente parou. Você já fez algo que você realmente gostasse e que te ajudasse a emagrecer? Gabriela: Tipo? Ah, eu não nasci para emagrecer. Marina: Depois de tudo isso, eu também iria me perguntar se Deus estava de birra comigo, que não me deixa emagrecer. Mas eu vejo em você uma guerreira que já conseguiu emagrecer várias vezes, agora o desafio é emagrecer e manter. Você lembra como era bom ser magra e tals? Gabriela: Pior que é, eu consigo mesmo. Quando eu me comprometo eu emagreço, o problema é o depois, que eu engordo até mais do que estava antes. Marina: Olha só o que você tá me dizendo, que você é capaz, só precisa emagrecer e se manter magra, não é verdade? Eu quero te convidar para conhecer uma metodologia de emagrecimento que vai te proporcionar isso, se manter magra. E, olha, você não tem nada a perder em conhecer.

Esse foi apenas um exemplo, e como o livro é meu eu puxei a sardinha para o meu lado, só que você pode usar essa técnica para guiar as pessoas traumatizadas com o assunto do emagrecimento para qualquer uma das técnicas do mercado. O diferencial dessa técnica é que você entende e

23

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam

valoriza a pessoa, entende as dores, os problemas, os traumas dela e não impõe nada. Depois de conversar muito sobre o assunto, você indica a porta, a pessoa com sobrepeso que tem que entrar.

No Emagreça pela Mente, entendo que cada pessoa é única e especial e ninguém é gorda, algumas pessoas estão gordas, o que é totalmente diferente. No momento você está em um lugar e temos que sair dele para um estado bacana, que pode ser de uma pessoa magra.

Sendo você única, o seu caminho para o emagrecimento é único. É importante saber as várias coisas que fazem você ser o que você é, como suas crenças, seus valores, sua família, sua situação social, seu nível de estudo, tudo, tudo mesmo. Não existe nem melhor nem pior, existem formas diferentes de interpretar o mundo. E você deve utilizar tudo isso a seu favor.

Um local interessante para você identificar isso é dentro das academias. Todos estão ali para malhar, e dentro desse grupo você encontra o pessoal do spinning, o pessoal que fica horas no aeróbico, o pessoal que fica ouvindo música, o pessoal que vai pra conversar. Todos possuem um fato em comum, frequentam a academia, mas cada um frequenta a academia de maneira diferente.

24

1º Inimigo – Pessoas que nos Amam

Você não precisa fazer academia para emagrecer, e se fizer, a sua maneira de fazer a academia vai ser única e só sua. Só que as pessoas que nos amam querem que você faça o que elas gostam e da maneira que elas gostam.

Uma frase que eu já ouvi: “Vai à academia e fica ouvindo música para o tempo passar mais rápido”. Eu tentei e não suportei. Eu nunca fui muito de ouvir música, porque na academia seria diferente?

Depois que eu me conheci, identifiquei meus pontos fortes e fracos, identifiquei e trabalhei os 5 ciclos do emagrecimento e consegui criar um projeto de emagrecimento que é só meu, e que dificilmente funcionaria com outra pessoa.

25

2º Inimigo – Dietas e remédios Tudo o que é temporário deixa a desejar. Dietas e remédios te mudam de estado por um tempo determinado. Esses processos não mudam você, mudam apenas as circunstâncias por um determinado tempo.

E é por isso que pesquisas apontam que 95% das pessoas que fazem dieta voltam a engordar e, pior que isso, 30% das pessoas que fazem dietas engordam e ficam mais gordas do que estavam quando começaram a fazer a dieta.

Mas por que isso acontece? O principal motivo é o stress. Eu não conheço nenhuma pessoa que adora ficar estressada, que fica triste quando falta stress na vida. O stress é ruim e dietas causam stress. Quando você declara que está em dieta, você passa a se policiar, sua família fica de olho em você e seus amigos também.

Além disso, você cria uma expectativa sobre os resultados, e geralmente você exagera nas expectativas, quem nunca? Então, sob pressão, fazendo algo que você não gosta - se você gostasse não seria dieta - todo mundo te vigiando, e ainda não atingindo os resultados esperados. Nessa situação, a maioria das pessoas tende a querer aliviar as dores, e o doce é uma ótima

2º Inimigo – Dietas e Remédios

forma de aliviar o stress, não é verdade? Esse é o começo do fim, comer engorda e afasta mais a chance da dieta dar certo.

Com o nível de stress alto, você vai lá e come, quando deveria fazer dieta, e isso provoca um sentimento muito ruim, um sentimento de culpa, que faz com que você se sinta mal, o que gera mais stress. Isso entra num ciclo vicioso que só piora, até um ponto que se torna insuportável e aí as pessoas chutam o balde e voltam à rotina anterior.

E seria bom se fosse só isso. Dietas muito radicais mandam a informação de que nossa mente está passando por uma crise de falta de alimentos e, como nosso corpo quer o nosso bem, então ele desacelera, assim como se você comer muito o seu corpo queima mais rápido. Só que tudo isso num curto espaço de tempo, pois nosso corpo tem uma consciência corporal. E ele vai se esforçar para te manter no seu peso.

O importante é a constância e um planejamento alimentar que te gere um bem estar. Eu sou contra qualquer tipo de dietas e remédios, pois eles criam uma situação que não é real. O que dá certo é um planejamento alimentar correto. Todos sabem como comer de forma certa, então comece comendo certo, simples assim. Se você quiser acelerar seu

27

2º Inimigo – Dietas e Remédios

processo de melhoria da qualidade alimentar, você deve contratar um nutricionista para esclarecer suas dúvidas sobre o que realmente te faz bem.

Nos próximos inimigos, vou abordar outros fatores que fazem que as dietas darem errado.

28

3º Inimigo – Descontrole Motivacional Você já se sentiu animada e muito empolgada para fazer exercícios? Posso apostar até que você comprou um tênis novo, roupas novas, quem sabe até comprou uma bicicleta e muito provavelmente se matriculou na academia.

E se você estava muitooooo empolgada mesmo, pagou a academia logo para o ano todo e ainda contratou um personal trainer.

E tudo isso aconteceu porque você estava muito motivada, e não há problema nenhum nisso, desde que não haja um descontrole motivacional, que faz com que toda aquela sua motivação inicial desapareça ao longo do tempo.

O Descontrole Motivacional acontece depois de uma série de acúmulos motivacionais, de maior ou menor intensidade, que acontecem ao longo de um determinado tempo, que culmina numa explosão motivacional, na qual você resolve que vai fazer tudo o que precisa, e de fato começa a fazer.

Muitos conhecem esse fenômeno comportamental como “fogo de palha”. Eu particularmente não gosto desse termo, prefiro usar Descontrole

º Inimigo – Descontrole Motivacional

Motivacional, pois entendo que isso é não saber dosar a motivação, muito em função do excesso acumulado.

Esses picos motivacionais descontrolados acontecem, geralmente, para situações que não são prazerosas, e é aí que mora o perigo.

Como a atividade que irá ser exercida é vista como dolorosa, uma motivaçãozinha qualquer não é suficiente para iniciá-la. E como você considera essa atividade dolorosa, você irá consumir a sua motivação muito mais rápido do que uma atividade prazerosa. Sem falar que a dor só consome a motivação, e não a recarrega.

Há casos em que o descontrole da motivação gera um impacto positivo na vida das pessoas? Sim, quando as pessoas descobrem prazer na atividade que antes era uma dor, mas isso não é regra.

A regra é esgotar a motivação, e essa é o perigo por dois fatores. O primeiro é que para recuperar um mínimo de motivação você leva tempo. A comparação ideal para esse esgotamento é quando você usa todas as funcionalidades de um carro, rádio, faróis e etc, com o carro desligado. Depois de certo tempo a bateria acaba, e para voltar só com esforço fora do comum, que no caso é fazendo uma chupeta.

30

º Inimigo – Descontrole Motivacional

O segundo perigo é a associação negativa. É natural do ser humano associar as coisas e, com os insucessos, a academia e os regimes passam a ser associados negativamente. Assim, da próxima vez que você for fazer, já estará na sua mente que vai dar errado. E quanto mais vezes você fizer isso, mais essa associação fica forte. Estas são as frases mais comuns de quem já associou negativamente depois de descontroles motivacionais: “Eu não gosto de academia, já tentei várias vezes”, “Estou matriculado na academia e eu não vou”, “Já fiz várias dietas”, “Eu já tentei de tudo e não consigo emagrecer”.

Eu sou claro: está no descontrole motivacional? Economiza, vai andar. Ou melhor, contrata um Coach, ele vai te ajudar a canalizar isso melhor.

Agora você deve estar se perguntando como lidar com o descontrole motivacional. Para trabalhá-lo, você precisa entender que essa atitude de descontrole é instintiva, irracional, é uma ação por impulso. E como toda reação por impulso, a solução é racionalizar esse comportamento.

Assim, quando você sentir uma necessidade descontrolada de fazer algo, para e reflita sobre seu histórico sobre a atividade. E definitivamente não comece no seu limite, comece muito devagar, vá se adaptando.

Logo que você começar a atividade dolorosa, a qual você precisou de muita motivação para começar, identifique os itens de prazer. Como você irá

31

º Inimigo – Descontrole Motivacional

começar em doses moderadas, isso te dará mais tempo para encontrar motivadores para recarregar suas baterias, e a dor que consome sua motivação será espaçada, assim você terá motivação por mais tempo.

No emagrecimento, a constância é muito mais importante do que picos motivacionais.

Abaixo descrevi o Ciclo do Descontrole Motivacional, geralmente esse ciclo dura um mês, mas também pode acontecer em alguns dias. O que faz isso variar é a dor proporcionada pela atividade e pela quantidade de motivação empregada.

CICLO DO DESCONTROLE MOTIVACIONAL 1ª Semana – A Empolgação

3ª Semana – Chutando o Balde

• Garra total, super animada • Começa uma dieta ultra rígida • Decide malhar todos os dias

• Você já se força a fazer o que queria • Tudo vida desculpa para você não cumprir o que prometeu

2ª Semana – Encarando a Realidade

4ª Semana – Blackout • Acabou a motivação, e você chutou o balde de vez • Capaz até de você esquecer qual era seu compromisso inicial.

• Começa e pensar duas vezes antes de fazer o que se propôs • A promessa inicial já começa a ter uma flexibilidade

32

4º Inimigo - Palavras Destruidoras Cada palavra possui uma associação a um comportamento e/ou a um sentimento. Algumas palavras disparam comportamentos, desejos, emoções e geralmente vêm acompanhadas de uma reação corporal condizente com a palavra.

Só que, como a maioria dos nossos comportamentos, a forma com que estruturamos as frases é inconsciente na maioria das situações. No dia a dia você não para, pensa, estrutura a frase da melhor forma, e finalmente pronuncia. Não, esse processo é automático, baseado nos seus hábitos e costumes.

Assim, sem perceber, acabamos falando Palavras Destruidoras de Emagrecimento. Existe a possibilidade de emagrecer falando essas palavras? Sim, só que se lembre que mais de 51% da população brasileira está com sobrepeso e só 3% faz exercícios com regularidade. Para somar a esses dados, 95% das pessoas que fazem dieta ganham peso após a dieta, sendo que desses, 30% ficam mais gordas do que estavam antes da dieta.

As palavras podem potencializar a dor e aumentar o consumo da motivação.

4º Inimigo – Palavras Destruidoras

Para checar a veracidade do que estou falando é muito simples: apenas observe as pessoas falando. Observe a linguagem corporal delas quando são palavras bonitas e quando são palavras de raiva. Quais são as palavras que você fala para você?

Nossa mente não entende quando estamos brincando ou falando sério, por isso é muito importante que você comece a estruturar sua forma de pensar e falar.

Como te expliquei, palavras possuem conexões emocionais, e podem te causar dor ou alegria, podem te motivar e te desmotivar. O que você fala para você antes dos momentos decisivos da sua vida, antes das refeições, antes das atividades físicas?

Veja se essas frases são comuns para você: “Ah... Não aguento mais essa dieta” “Salada de novo não” “Essa comida não tem gosto” “Estou indo para o sacrifício da academia” “Não suporto malhar” “Não consigo emagrecer”

34

4º Inimigo – Palavras Destruidoras

Essas frases e suas derivadas possuem uma carga de negatividade e pessimismo muito grande, e quando você traz à tona essas palavras, seu corpo todo se comporta igual. Só de falar ou pensar nisso antes de qualquer coisa, pode ter certeza que irá acontecer.

A parte boa disso tudo é que o oposto também é verdadeiro. Pensar positivo, e falar de maneira positiva, pode parecer muito banal, e muitas vezes parece até estúpido pensar em pensamento positivo, né?

Acontece que a maioria das pessoas só pensa em pensamentos positivos ou motivacionais em momentos difíceis e complicados.

A positividade das palavras deve ser uma constante, assim como o ciclo motivacional, e não apenas em picos.

A nossa vida é a média dos nossos resultados, não adianta falar positivo só durante uma semana e esquecer por duas, a constância é que vai fazer a diferença.

Antes de começar o processo de mudança de vocabulário é muito importante que você entenda que você cresceu dentro de uma sociedade que vive na mente automática, que se preocupa com muitas coisas, só que não prioriza a forma de pensar e de posicionar as palavras de maneira positiva. Mudar um comportamento que você repetiu durante a vida toda 35

4º Inimigo – Palavras Destruidoras

não é algo rápido, não é simplesmente apetar um botão, isso vai levar um tempo. A boa notícia é que dura cerca de 21 dias. Você perceberá que está nesse processo de mudança quando falar as palavras destruidoras e, logo em seguida, se lembrar das positivas. Não tem problema: reformule da forma correta.

Aqui estão algumas dicas para começar a mudar os hábitos: • TENTAR: a palavra tentar está associada ao erro, “tentativa e erro”, por isso quem tenta não está preocupado com o resultado. • Substitua o tentar por frases afirmativas, por exemplo: no lugar de “eu vou tentar o Emagreça pela Mente”, fale “Eu vou emagrecer com o Emagreça pela Mente”. Na segunda frase, o seu poder de realização está muito maior. • DIFÍCIL: Se você, antes de começar, já coloca algo como difícil, você já se sente desencorajada a fazer. • O que existe são coisas menos fáceis. Fica muito mais leve.

36

4º Inimigo – Palavras Destruidoras

• NÃO: existem dois tipos de não. O primeiro é o “não posso fazer”. Esse não se refere às suas capacidades, no qual você se julga incompetente, como na frase “Não consigo emagrecer”. Se você manda essa mensagem para a sua mente, realmente você não vai, você já entra derrotada, ainda mais quando ela vem acompanhada de frases para justificar, como “Eu já tentei de tudo, e não consigo emagrecer”. Você realmente já tentou de tudo? Até emagrecer pela mente? Você nunca conseguiu emagrecer nenhum grama? • Você pode ter passado pelo efeito sanfona, e ter tentado diversos métodos para emagrecer, que até hoje não te levaram aonde você quer, mas isso não significa que você não consegue. • Nesse caso, no lugar de “Eu não consigo”, utilize frases de encorajamento, do tipo “Eu estou cada vez mais perto do meu objetivo” ou “Estou procurando uma forma de fazer isso”, “Eu consigo, só que isso é menos fácil que outras coisas...”. O ponto é esse, sempre fale de maneira positiva que te empodere.

O segundo Não é aquele que faz você imaginar toda a ação, faz você desejar, faz você sentir e, só depois que você cria a ação, ele cancela. Para ficar mais claro, gostaria que você NÃO se imagine na praia com os amigos, NÃO se imagine comendo algo delicioso, de dar água na boca. Bom, aposto o que você quiser que, se seguiu as minhas instruções, você conseguiu se imaginar com os amigos e ainda ficou com água na boca, mesmo eu dando o comando para você não fazer isso. 37

4º Inimigo – Palavras Destruidoras

• Não existe não fazer algo, primeiro você tem fazer isso mentalmente e só depois cancelar. Parece simples fazer esse cancelamento, só que você já criou o desejo, e todo o seu corpo já quer aquilo que você desejou. • No emagrecimento, o NÃO imaginativo é uma palavra altamente destrutiva, pois ela potencializa a autos sabotagem. • Quantas vezes você olhou para um doce, ou para uma comida deliciosa, e falou o não imaginativo “Eu não posso comer esse bombom”? • Observe que, nesse caso, você tem capacidade para comer o bombom. Assim, você se imagina comendo o bombom, e fica até com água na boca. • Como comentei no começo deste capítulo, o processo de mudança é gradativo. Ao longo da sua infância você ouviu aproximadamente sete mil NÃOS, e tende a repetir isso no seu dia a dia. Para a nossa mente, repetir o que já foi estabelecido é muito mais fácil do que criar formas novas de se comunicar. • No começo você irá falar “Não posso comer isso”. Minha sugestão é que, aos poucos, você não fale nada, mas já é um passo mais avançado. O primeiro é olhar para a comida e falar: “Isso me afasta do meu objetivo”.

Já falei muito sobre as palavras destruidoras, agora que que você foque nas palavras que te aproximam do seu objetivo. Sempre procure afirmar e de

38

4º Inimigo – Palavras Destruidoras

maneira positiva. Mostre para sua mente no que ela realmente deve focar, no que é bom para você.

E quando você falar, seu corpo tem que falar junto, tudo numa sintonia. E quanto mais você repetir isso, mais o seu corpo reagirá positivamente.

Fale que está animada para ir à academia de forma realmente animada. Fale que uma comida é gostosa se deliciando por ela. O seu sucesso só depende de você.

39

5º Inimigo – Mente Irracional Engana-se quem acha que os seres humanos deveriam ser magros. Na verdade, nós devemos, além de qualquer coisa, sobreviver, explico melhor.

Antes de sermos humanos, nós somos animais e nosso comportamento natural é agir como tal. Ao longo da vida desenvolvemos algumas características que nos tornam racionais, só que nunca deixamos de ser irracionais.

Se você se esbarra em uma panela quente, seu corpo automaticamente reage para te proteger. O mesmo acontece quando você está dirigindo e o carro da frente pisa no freio e começa a desacelerar, você também freia automaticamente. Nos dois casos o nosso corpo reage automaticamente para nos proteger, pois até você parar, analisar as circunstâncias e verificar as possibilidades, o pior já aconteceu, você se queimou feio ou bateu o carro.

Abraham Maslow em 1943, no artigo "A Theory of Human Motivation”, descreveu as hierarquias das necessidades humanas. Essas hierarquias formam uma pirâmide, e a base são as nossas necessidades mais básicas e, quanto mais perto da base nós estamos, mais instintivamente reagimos.

5º Inimigo – Mente Irracional

Além disso, para chegar aos níveis mais altos da pirâmide, temos que estar bem com a parte de baixo da pirâmide. Tudo isso seria lindo e fácil se nossa mente agisse de maneira equilibrada, o que não acontece.

Agora você deve estar me perguntando como isso se aplica ao emagrecimento. Como já te disse, a nossa mente é irracional e esse lado irracional, instintivo, é o mesmo desde a época dos homens das cavernas.

41

5º Inimigo – Mente Irracional

Para esse homem da caverna preservar a base da pirâmide dele, precisou estocar comida, porque ir caçar ameaçava a segurança dele e o tirava do conforto. Caçar naquela época não era fácil, alguns homens e mulheres não voltavam. Por isso, eles caçavam o mínimo possível e nosso corpo, sabendo disso, estocava energia em forma de gordura, o que também é uma excelente proteção natural.

O tempo passou, a sociedade evoluiu, mas a nossa mente irracional se manteve a mesma, querendo sempre nos proteger, só que ela não sabe que existem supermercados. Assim, ela continua comendo, para evitar que você vá caçar.

Somado a isso, o exercício é relacionado ao ato de caçar, e como já te disse, a sua mente quer te proteger, porque ir caçar é algo perigoso - um leão pode te devorar, uma cobra pode te atacar. “Você já tem muita energia, fica em casa, no conforto do seu lar”.

Esse também é um dos fatores que fazem os magros terem mais disposição para o exercício. Quero deixar claro que são diversos e esse é apenas um importante. Quem é magro, coitado, tem que ir caçar, e como continua comendo pouco e de maneira saudável, continua magro e continua tendo que ir caçar.

42

5º Inimigo – Mente Irracional

Na primeira vez que vi isso fiquei assustado, mas na prática funciona muito bem. Esse é um dos fatores que faz as pessoas ficarem viciadas em exercício.

Antes de finalizar sobre a Pirâmide de Maslow, eu quero mencionar um caso muito específico, o das casadas. Na base da pirâmide também está o Sexo/Reprodução, e o terceiro ponto é o relacionamento familiar, a intimidade sexual. Esse ponto é importantíssimo, pois assim que você casa, não precisa mais conquistar o seu parceiro, você precisa viver.

Na conquista, o corpo é algo importantíssimo. Você tem que mostrar que tem a capacidade de alimentar sua família, que é saudável e cheia de energia. No momento em que você se casa, ou entra numa relação estável, sua mente entende que você é importante para a família, e que você tem que protegê-los, e você faz isso provendo muita comida e se arriscando pouco. Em outras palavras, quem casa tende a engordar.

Sabendo disso tudo, você deve estar se perguntando como aplicar isso na prática, e de fato é simples, basta utilizar os conhecimentos do capítulo anterior: Palavras Positivas. Mande a informação para o seu cérebro que a atividade física é importante para se manter vivo, que você precisa conquistar seu marido ou sua esposa todos os dias. Que você precisa estar bem consigo mesmo. Além disso, foque em atividades que você gosta, que te dão prazer, que vai além da simples atividade física, atividades que são feitas para você. 43

5º Inimigo – Mente Irracional

Na alimentação o comando é bem simples, informe para a sua mente que você tem comida suficiente, que vai comer aos poucos.

Enganar a nossa mente, para fazer o que ela quer, é mais fácil quando você sabe o que fazer.

O Segundo tópico da nossa mente irracional é a fome, lembre-se disso, você deve estar sempre saciada, porque a fome prejudica o seu lado racional. A fome ataca a base da pirâmide e, para ela não desmoronar a sua mente, quer energia rápida. E tudo aquilo que é energia rápida engorda, você deve conhecer isso. É o caso de doces, açúcares e carboidratos.

Você já experimentou a sensação de estar com fome e encher o seu prato de comida, e nesse prato você colocou tudo aquilo que te afasta do seu objetivo, encheu o prato de carboidratos e, além disso, comeu muito rápido? Bom, se você está lendo esse livro é provável que isso aconteça com você. Eu não conheço ninguém que está morrendo de fome e enche o prato de salada. Isso acontece porque agimos de maneira irracional, automática, para nos proteger, para não ficarmos sem saúde e energia.

Comer de 3h em 3h é meio lenda e meio verdade. A lenda é que não precisa ser exatamente 3h, a verdade é que se você ficar muito tempo sem comer a sua fome vai aparecer e vai aumentar, e quanto maior a sua fome, maior

44

5º Inimigo – Mente Irracional

será o controle da sua mente irracional sobre o seu lado racional. E o que acontece quando a mente irracional assume? Você fez coisas das quais não se orgulha muito, tipo comer em excesso.

Falando em comer muito, quero te falar um pouco da fome emocional. Ela acontece quando você não está com fome e mesmo assim come muito, em geral doces. Sabe quando você sente algo vazio dentro de você, ou quando você está triste, se sentindo pra baixo, parece que o mundo não te entende, e só a comida te dá um pouco de alívio? Essa é a fome emocional.

Isso acontece por dois fatores extremamente relevantes: o primeiro é o fato de que o doce, a glicose, libera substâncias no seu corpo que te dão prazer, um prazer momentâneo. Como a comida não cura a dor, o sofrimento, é apenas algo momentâneo. Além disso, isso pode gerar o ciclo da obesidade, que acontece quando você foge da dor e come, só que se sente culpada por ter comido ou por estar acima do peso, e come mais ainda. E isso não para, pois você ganha peso, come para esquecer, só que comendo você ganha mais peso ainda.

Isso parece tão óbvio, mas é o que impede que a maioria das pessoas consiga algo simples: hábito.

Para te explicar um pouco desses hábitos, eu quero te convidar para fazer um passeio pelas suas memórias. Na sua infância, onde você comemorava

45

5º Inimigo – Mente Irracional

as coisas boas? As festas e momentos felizes eram repletos de comidas e doces gostosos?

Muitas pessoas, como você, cresceram associando os momentos bons da vida a comida, somados ao fato de que açúcares liberam dopamina, que te dão uma sensação de prazer. Assim, você tem na sua memória um prazer duplo.

A comida, em especial os doces, te lembra dos momentos bons e, ainda, libera substâncias no seu corpo que te proporcionam muito prazer. Por isso, quando você está se sentindo mal, e quer desesperadoramente algo que te traga a felicidade, sua mente busca esse prazer duplo. E de tanto repetir isso, acaba virando automático - pronto, você instalou um hábito na sua mente, e como repetiu com frequência, ele já está bem forte.

Também quero te apresentar, caso você não conheça, dois dados que são de extrema importância para o seu emagrecimento relacionados ao doce. A primeira informação é sobre a curva de glicemia no sangue. Essa curva se for desregulada impacta no seu dia, pois significa que sua mente dará o comando da fome, mesmo estando alimentado. Resumidamente, funciona da seguinte forma: muito açúcar no sangue faz com o que o seu corpo libere muita insulina, e insulina em excesso faz com que o seu índice de açúcar abaixe muito rápido, e isso provoca a fome, mesmo que seu corpo ainda esteja digerindo a sua refeição anterior. E nós já sabemos o que acontece quando estamos com fome, tendemos a comer além do necessário. Se você

46

5º Inimigo – Mente Irracional

tiver interesse em saber mais sobre como o açúcar pode provocar fome, recomendo que procure um Nutricionista ou um Endocrinologista da sua confiança. Simulação da Curva de Glicêmica

47

5º Inimigo – Mente Irracional

Ou seja, sua mente cria uma necessidade de comer, sem precisar.

O outro ponto é o vício em doce. Hoje ele já está associado a drogas como cocaína e heroína, e faz tão mal quanto, pois tem o poder de acabar com sua autoestima, e isso é muito ruim.

Até agora te apresentei informações sobre como nossa mente interpreta a comida e os exercícios físicos, só que nossa mente ainda é um pouquinho mais complexa, mas isso é o que faz sermos diferentes e isso é vital para o nosso autoconhecimento. Se conhecer é bom para se desenvolver pessoal e profissionalmente, e para emagrecer.

Nós somos guiados por crenças e valores, e isso é excelente, pois define nossa maneira de ver o mundo. Só que algumas vezes temos algumas crenças limitantes. Já ouvi de vários homens as seguintes frases: “Esses caras bombados são viados”, “Quem malha muito tem pau pequeno”, “É bombado mas não dá conta”. Olha quantos absurdos, malhar e ser forte não está associado a nenhum desses fatores. De mulheres eu já ouvi: “Essas mulheres de academia não têm nada na cabeça”, “Prefiro ser inteligente que bonita”, “Essas mulheres fruta são muito fúteis”. Olha quantos absurdos são falados por homens e mulheres. E quando nós falamos isso, mandamos uma mensagem para nosso cérebro do que queremos e do que não queremos.

48

5º Inimigo – Mente Irracional

Se você fala que mulher gostosona não tem nada na cabeça e você valoriza ser inteligente, você não vai malhar, pelo contrário, vai ter horror de academia. Se você acha que caras bombados são ruins de cama, e você quer ser o garanhão, irá passar longe de academias, pois ir à academia representa se tornar o que você não quer.

Pode parecer besteira isso, mas eu quero que você se avalie, e veja se você já falou algo do tipo, algo que crie preconceitos e te coloque em um limite. Coloque essa situação em uma frase, e depois crie uma frase de confronto, que mostre que você pode realizar o que você quer. Exemplo: se você acredita que “Prefiro ser bem-sucedida do que magra”, crie uma frase de confronto do tipo: “Ser linda e inteligente é destino de toda mulher de sucesso” ou “Toda mulher de sucesso deve cuidar do corpo e da alma”.

Com essa frase criada, repita até você sentir que é verdade. A dica aqui é você identificar alguém que representa essa frase nova e se inspirar nela.

49

5º Inimigo – Mente Irracional

E por último, e de extrema importância, quero te lembrar de que seu corpo não consegue identificar as pequenas variações do dia a dia, e engordar e emagrecer só será percebido comparado com resultados muito diferentes.

Quando engodamos o nosso corpo nos protege e não deixa a gente acreditar que engordou. Se você engordou nos últimos tempos sabe que, com frequência, você pedia o número inferior da roupa na loja, às vezes até na esperança de ter emagrecido. Se você engordar 2 kg por ano, sua mente não vai perceber que você está engordando, só depois de 5 anos, tendo engordado 10 kg, você irá perceber a diferença. Então me diga, como que você estava há 5 anos atrás?

Quando estamos emagrecendo acontece o mesmo. Não percebemos a diferença, só que todo novo processo de emagrecimento gera muita ansiedade e queremos ver o resultado logo. Só que muitas vezes num processo de emagrecimento há ganho de massa muscular e redução de gordura, o que faz o seu peso variar pouco.

Então muita gente começa a emagrecer sem que o principal indicador, o peso, mude, e como nossa mente não consegue identificar as variações do corpo, muitas se desmotivam com facilidade. Sabendo disso, uma super dica é mensurar com frequência o seu corpo, porque gordura ocupa mais espaço no corpo do que músculo.

50

Conclusão Veja se você já passou por uma situação assim: alguém, que te ama, indica uma dieta milagrosa e você fica muito empolgada e decide que essa dieta é a que vai fazer você perder peso, porque você precisa comer menos e quer isso logo e decide ir a fundo. Só que você está feliz, você pergunta ao seu marido se você precisa emagrecer e ele fala que não.

Bom, o resto você já sabe. Isso é mais comum do que você imagina, a responsabilidade pelo nosso processo de emagrecimento é só nosso, não está na dieta nem na academia, está dentro da gente.

A fórmula do emagrecimento é muito simples: Mente*Alimentação + Exercícios*Mente = Peso

Se sua mente não quiser emagrecer, se o seu eu interior não estiver numa espiral positiva, tudo vai dar errado, por isso que pessoas vivem no efeito sanfona, e até pessoas que fazem a cirurgia de redução do estômago voltam a engordar.

Conclusão – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Você tem que ser magra, fazer o que uma pessoa magra faz, e só depois você terá o resultado, um corpo definitivamente magro.

E se você realmente está comprometida com seu emagrecimento, saiba que você já deu o primeiro passo para o seu emagrecimento definitivo. Entender esses inimigos vai fazer você acelerar e manter o ritmo no emagrecimento. Mas este livro é apenas o básico, o primeiro passo.

Muitas pessoas possuem experiências e podem utilizar este livro para emagrecer de vez; outras pessoas sentiram dificuldades para isso. Se você sente que se encontra no segundo grupo, parabéns! Isso significa que você está num seleto grupo que entendeu o real poder da sua mente para o seu emagrecimento.

No meu blog você encontra mais informações sobe o emagrecimento pela mente.

E se você quiser acelerar o seu processo ao máximo, e criar um caminho só seu para que você emagreça definitivamente, eu te convido a me mandar um e-mail, dizendo o que você achou deste livro, quais suas dúvidas, e vamos conversando sobre como eu posso te ajudar a emagrecer e entrar nas roupas que você sempre quis.

52

Conclusão – Os 5 Inimigos do Emagrecimento

Quero saber dos seus resultados, quero saber um pouco mais de você. Entre em contato comigo e me siga nas redes sociais.

+55 (27) 9 9975 2317

www.facebook.com/EmagecaPelaMente

[email protected]

www.youtube.com/emagrecapelamentebr

www.emagrecapelamente.com.br

www.instagram.com/emagrecapelamente

Abs, e espero falar com você em breve.

Felipe Bahia Coach de Emagrecimento

53