Simulado - uol.com.br

06. O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água do corpo humano, determinando aumento de reabsorção de água nos túbulos renais. Assim,...

4 downloads 717 Views 1MB Size
Simulado Biologia - Física - Geografia - História Inglês - Matemática - Português - Química S 31202 - 3.a Série - 22/03/2003

Instruções para o preenchimento da Folha de Respostas para provas tipo teste

A Folha de Respostas de provas tipo teste é normalmente interpretada por leituras ópticas que, de acordo com sua tecnologia, exigem determinados procedimentos quanto ao preenchimento. Tenha sempre cuidado de ler as instruções e segui-las para evitar que a sua Folha de Respostas seja rejeitada. Na leitora utilizada no Colégio Bandeirantes devem ser observados os seguintes procedimentos: 1. Preencha totalmente o círculo sem ultrapassar o contorno laranja. 2. Utilize apenas lápis preto n.o 2. 3. Não utilize caneta ou outro material qualquer para o preenchimento da Folha de Respostas. 4. Não perfure ou rasure a Folha de Respostas.

A Folha de Repostas já está com os dados preenchidos: nome do aluno, disciplina, turma, n.o de chamada, data e código da prova. Verifique se as informações estão corretas e assine na linha sobre o nome.

Índice Biologia................................................................................................ 1 Física .................................................................................................... 8 Geografia............................................................................................14 História................................................................................................22 Inglês...................................................................................................30 Matemática ........................................................................................34 Português ...........................................................................................37 Química...............................................................................................50

Biologia 01. Das afirmações abaixo, relacionadas com conceitos genéticos: I. II. III. IV. V.

Genes alelos são responsáveis pela determinação de um caráter e nem sempre ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. A segregação dos cromossomos homólogos na meiose resulta na separação dos alelos. O fenótipo reflete uma interação do genótipo com o meio ambiente. As características recessivas são expressas em heterozigose. As proporções fenotípicas mendelianas obtidas no cruzamento de heterozigotos (3 dominantes: 1 recessivo) são um resultado da permuta.

São corretas: a. b. c. d. e.

I, II, III, IV e V apenas I, III, IV e V. apenas II, III e V. apenas I, IV e V. apenas II e III.

02. A característica prognatismo mandibular (projeção da mandíbula para frente) foi analisada na família abaixo.

1

A probabilidade do casal II - 1 e II - 2 ter um descendente com o caráter em estudo é: a. zero

b. 50%

c. 25%

d. 75%

e. 100%

03. Nos vegetais, o gene para albinismo (ausência de clorofila) é autossômico, recessivo e letal, uma vez que limita o desenvolvimento da planta até o esgotamento do endosperma, quando então ela morre. Um botânico trabalha com clones de uma certa variedade de ervilhas normais e que apresenta autofecundação. O primeiro clone desenvolvido gerou sementes, que ao germinarem produziram plantas albinas. O segundo clone, teve uma produção de 120 sementes. O pesquisador deseja saber quantas dessas sementes aproximadamente irão desenvolver plantas que perpetuarão a característica albinismo. a. 120

b. 90

c. 80

d. 60

e. 30

04. Para se obter a ramificação do caule de uma planta, como a azaléia por exemplo, deve-se: a. aplicar adubo com alto teor de fosfato na planta, de modo a estimular a síntese de clorofila e a maior produção de ramos. b. aplicar hormônio auxina nas gemas laterais, de modo a estimular o seu desenvolvimento e conseqüente produção de ramos. c. manter a planta por algum tempo no escuro, de modo a estimular a produção do gás etileno, um indutor do crescimento caulinar. d. cortar as pontas das raízes, de modo a evitar seu desenvolvimento e permitir maior crescimento das outras partes da planta. e. cortar as pontas dos ramos, de modo a eliminar as gemas apicais que produzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemas laterais.

2

05. A análise dos diagramas a seguir mostra que a tendência evolutiva foi:

a. b. c. d. e.

predominância da fase gametofítica. a extinção da fase esporofítica. fases com duração aproximadamente igual. o desenvolvimento apenas da fase gametofítica. a predominância da fase esporofítica.

06. O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água do corpo humano, determinando aumento de reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se encontrar no sangue: a. b. c. d. e.

pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água. pouco ADH, o que aumenta a reabsorção de água. nenhum ADH, o que eleva, ao máximo, a reabsorção de água. muito ADH, o que reduz a reabsorção de água. muito ADH, o que aumenta a reabsorção de água.

3

07. Observe a figura que representa uma célula em divisão e assinale a alternativa correta.

a. A fase representada na figura é a anáfase II da meiose, caracterizada pela ocorrência de crossing-over. b. A separação dos cromossomos homólogos é um evento que somente ocorre na mitose, portanto, a fase representada é a metáfase mitótica. c. A metáfase I da meiose é caracterizada pelo posicionamento equatorial dos cromossomos homólogos, como apresentado acima. d. A metáfase II, representada no esquema, é precedida pela prófase II em uma divisão meiótica. e. Não é possível definirmos a fase da divisão celular que se encontra a célula acima, devido a pouca quantidade de informações que contém a figura. 08. As seqüelas de uma lesão na medula espinhal dependem da gravidade da lesão, ou seja, se há seção completa ou parcial das vias neurológicas da medula. Considere a seguinte situação: uma pessoa sofreu um acidente, com seção completa da medula espinhal na região torácica, mas sobreviveu. Caso seja aplicado um estímulo, como um toque em seus pés, pode-se esperar que: a. Ela sentirá o toque, mas não será capaz de mover a perna voluntariamente. b. Ela não sentirá o toque, mas será capaz de mover a perna voluntariamente. c. Ela sentirá o toque e será capaz de mover a perna voluntariamente. d. Ela não sentirá o toque e não será capaz de mover a perna voluntariamente. e. Ele deixará de apresentar atos reflexos.

4

09.

A agressão e o desacato do animal grandalhão ao pequenino Níquel Náusea provocou-lhe uma reação brusca do organismo que se constitui em incontinência urinária. A reação descrita na historinha traduz um ato fisiológico relacionado diretamente ao (I). Outras formas de reação orgânica relacionadas ao (I) diante de uma situação de risco seria (II). A alternativa que substitui corretamente (I) e (II) é: a. sistema nervoso autônomo; taquicardia e vasodilatação periférica. b. sistema nervoso periférico; contração da pupila e palidez. c. sistema nervoso autônomo; diminuição do peristaltismo intestinal e dilatação da pupila. d. sistema nervoso somático; aumento do peristaltismo intestinal e palidez. e. sistema nervoso central; taquicardia e tremor muscular.

5

10. O esquema a seguir representa o resultado de um experimento feito para demonstrar a existência de um fator responsável pelo movimento da seiva nos vegetais.

Através desse experimento pode-se demonstrar a: a. b. c. d. e.

sucção exercida pelas folhas, que garante o transporte da seiva bruta. força de sucção da raiz, que garante a absorção da seiva bruta. força de sucção da raiz, que garante o transporte da seiva elaborada. pressão positiva da raiz, que contribui para o transporte da seiva bruta. pressão positiva da raiz, que contribui para o movimento da seiva elaborada.

11. Leia a declaração abaixo, feita por um filósofo da ciência: "A razão humana não foi feita para conhecer a razão última das coisas. Com relação ao fogo, por exemplo, não podemos e não interessa conhecer suas propriedades físico - químicas fundamentais, mas saber que, dependendo de como manipulado, pode nos queimar ou ajudar a aquecer uma casa ou a preparar uma refeição."

6

Podemos afirmar que o critério para estabelecer a verdade, segundo a concepção filosófica do texto, é: a. Realista, ou seja, temos acesso ao conhecimento profundo das coisas tais como elas são em sua essência. b. Relativista, ou seja, a verdade é determinada pelo contexto histórico e social. c. Pragmatista, ou seja, o critério de verdade sobre o conhecimento das coisas baseia-se no conhecimento de sua utilidade ou aplicabilidade prática. d. Subjetivista, ou seja, a verdade sobre as coisas varia de pessoa para pessoa, de acordo com sua disposição subjetiva. e. Dogmático, ou seja, temos acesso imediato e inquestionável às verdades acerca do mundo. 12. Em um gene ocorreu uma mutação em que um nucleotídeo de um códon foi substituído por outro. Como consequência podemos afirmar que: a. Não haverá problema para a célula, pois a alteração de um único códon não afetará a expressão do gene. b. Haverá problema para a célula, pois a alteração de um códon sempre acarretará na produção de uma proteína anômala. c. Poderá haver problema ou não para a célula, dependendo da base que foi substituída e de que códon foi alterado, pois há vários aminoácidos que são codificados por mais de um códon. d. Haverá problema para esta célula pois a alteração de um códon sempre causa deficiência na expressão gênica. e. A alteração de um único códon poderá causar a troca de um aminoácido na proteína, o que não afetaria sua função, pois estas moléculas são grandes e formadas por muitos aminoácidos; a mudança de apenas um não teria efeito nocivo na atividade desta célula.

7

Física 13. (UNIFESP-2003) Uma ambulância desloca-se a 108 km/h num trecho plano de uma rodovia quando um carro, a 72 km/h, no mesmo sentido da ambulância, entra na sua frente a 100m de distância, mantendo sua velocidade constante. A mínima aceleração, em m/s2, que a ambulância deve imprimir para não se chocar com o carro é, em módulo, pouco maior que: a. b. c. d. e.

0,5 1,0 2,5 4,5 6,0

14. (Mack- 2003) O gráfico mostra o comprimento de duas hastes metálicas, A e B, em função da temperatura a que são submetidas. A relação æaA ö çç ÷÷ entre os coeficientes de dilatação linear do material da barra A e o a è B ø coeficiente de dilatação linear do material da arra B é: a. b. c. d. e.

8

0,75 0,80 0,90 1,00 1,25

15. (UNIFESP-2003) Uma técnica de laboratório colocou uma xícara com chá sobre uma balança eletrônica e leu a massa indicada. Em seguida, inseriu parcialmente uma colher no chá, segurando-a sem tocar nas laterais nem no fundo da xícara, observou e concluiu corretamente que: a. não houve alteração na indicação da balança, porque o peso da colher foi sustentado por sua mão. b. houve alteração na indicação da balança, equivalente ao peso da parte imersa da colher. c. houve alteração na indicação da balança, equivalente à massa da parte imersa da colher. d. houve alteração na indicação da balança, proporcional à densidade da colher. e. houve alteração na indicação da balança, proporcional ao volume da parte imersa da colher. 16. (UNIFESP-2003) O gráfico mostra a relação entre os ângulos de incidência e de refração entre dois materiais transparentes e homogêneos, quando um raio de luz incide sobre a superfície de separação entre esses meios, qualquer que seja o sentido do percurso.

Se esses materiais fossem utilizados para produzir a casca e o núcleo de fibras ópticas, deveria compor o núcleo da fibra o meio a. b. c. d. e.

A, por ser o mais refringente. B, por ser o menos refringente. A, por permitir ângulos de incidência maiores. B, porque nele a luz sofre maior desvio. A ou B, indiferentemente, porque nas fibras ópticas não ocorre refração. 9

17. (UNIFESP-2003) Numa sala, onde foram colocados espelhos planos em duas paredes opostas e no teto, um rapaz observa a imagem do desenho impresso nas costas da sua camisa. A figura 1 mostra a trajetória seguida por um raio de luz, do desenho ao rapaz, e a figura 2, o desenho impresso nas costas da camiseta.

10

18. (FATEC-2003) Um bloco de massa 5,0 kg se move sobre uma superfície horizontal e passa por um ponto A com velocidade de 10 m/s. Em seguida, atinge uma rampa, como mostra a figura, e sobe até o ponto B, que está a 2,0 m de altura. Dado: g =10 m/s2. A energia mecânica dissipada pelo atrito no percurso de A a B, em joules, foi de: a. b. c. d. e.

50 100 150 200 250

19. (MACK-2002) Joãozinho, seguindo as orientações de seu professor de Física, construiu uma nova escala termométrica. Ao nível do mar, ele atribuiu o valor - 20° J para a temperatura do gelo fundente e 130º J para a temperatura de ebulição da água. A medida, que nessa escala tem valor coincidente com o da escala Celsius, refere-se à temperatura: a. b. c. d. e.

20°J 30°J 40°J 50°J 60°J

20. (UFRN-2002) Na correção ortodôntica de uma arcada dentária, foi passado, num dos dentes caninos, um elástico. As extremidades desse elástico foram amarradas a dois molares, um de cada lado da arcada, conforme figura abaixo. A tensão no elástico é de 10,0 N e o ângulo formado pelas duas partes do elástico é de 90º. Nas figuras 1 e 2 estão representadas duas possibilidades para a direção e o sentido da força resultante FR, que está atuando sobre o referido dente canino.

11

Assinale a opção na qual se indica, corretamente, a figura que representa FR e o valor de sua intensidade. a. b. c. d. e.

figura 1 e 14,1 N figura 2 e 14,1 N figura 1 e 10,0 N figura 2 e 10,0 N em ambas as figuras e 10,0 N

21. (FUVEST-2000) Uma prancha rígida, de 8 m de comprimento, está apoiada no chão (em A) e em um suporte P, como na figura. Uma pessoa, que pesa metade do peso da prancha, começa a caminhar lentamente sobre ela, a partir de A. Pode-se afirmar que a prancha desencostará do chão (em A), quando os pés dessa pessoa estiverem à direita de P, e a uma distância desse ponto aproximadamente igual a a. b. c. d. e.

1,0 m 1,5 m 2,0 m 2,5 m 3,0 m

22. (FUVEST-2000) Um motociclista de motocross move-se com velocidade v = 10 m/s, sobre uma superfície plana, até atingir uma rampa (em A), inclinada de 45º com a horizontal, como indicado na figura.

12

A trajetória do motociclista deverá atingir novamente a rampa a uma distância horizontal D (D = H), do ponto A, aproximadamente igual a: a. b. c. d. e.

20 m 15 m 10 m 7,5 m 5m

23. (ITA-2001) Duas partículas têm massas iguais a m e cargas iguais a q. Devido à sua interação eletrostática, elas sofrem uma força F quando estão separadas de uma distância d. Em seguida, estas partículas são penduradas, a partir de um mesmo ponto, por fios de comprimento le ficam equilibradas quando a distância entre elas é d1. A cotangente do ângulo a que o fio forma com a vertical, em função de m, g, d, d1, F e l é: a. b. c. d. e.

m.g.d1 / (F.d) m.g. l .d1 / (F.d2) m.g.d12 /(F.d2) m.g.d2 /(F.d12) (F.d2) / (m.g.d12)

24. (FUVEST-97) Quatro cargas pontuais estão colocadas nos vértices de um quadrado. As duas cargas +Q e - Q têm mesmo valor absoluto e as outras duas, q1 e q2, são desconhecidas. A fim de determinar a natureza destas cargas, coloca-se uma carga de prova positiva no centro do quadrado e verifica-se que a força sobre ela é F, mostrada na figura. Podemos afirmar que: a. b. c. d. e.

q1 > q2 > 0 q2 > q 1 > 0 q1 + q 2 > 0 q1 + q2 < 0 q1 = q2 > 0

13

Geografia 25. (Casper Líbero-02) "Descrédito é a maior ameaça a Chávez". Folha da São Paulo, 16/12/2001. Leia as afirmações sobre o atual governo venezuelano. I.

O presidente Chávez conserva altos índices de popularidade, conquistados na época de sua posse. II. As 49 leis, recentemente aprovadas por decreto, fortalecem o livre mercado. III. O locaute, liderado pela Fedecámaras, foi um derrota para o presidente Chávez. IV. O governo mantém estreitas relações com regime de Fidel Castro. Estão corretas as afirmações, a. b. c. d. e.

I, II, III e IV. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. II e IV, apenas. III e IV, apenas.

26. (Casper Líbeo-02) "A guerra entre palestinos e isrealenses prosseguiu ontem com novas ações terroristas e represálias. À noite, caças-bombardeiros F-16 atacaram instalações do governo palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, em repressália a atentados em que dez israelenses morreram." Jornal da Tarde, 13/12/2001. Sobre o conflito entre israelenses e palestinos é correto afirmar que: a. o líder da autoridade palestina, Yasser Arafat, é o principal responsável, pois tem estimulado a ação de grupos terroristas, como o Hamas. b. a Organização para Libertação da Palestina (O.L.P) tem demonstrado capacidade de conter os grupos extremistas, evitando o avanço do terrorismo. c. os conflitos se agravaram em função das posições intransigentes do atual primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, que isolaram o líder palestino Yasser Arafat.

14

d. a O.N.U tem atuado decisivamente na região, fazendo valer a sua posição em prol da criação de um Estado palestino soberano e independente. e. os grupos radicais são impopulares, pois os palestinos, apesar do insucesso da política de paz patrocinada pela OLP, dão apoio integral a Yasser Arafat. 27. (Casper Líbero-03) "soldados do Exército colombiano resgataram ontem o bispo Jorge Henrique Jiménez, presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), que havia sido seqüestrado na segunda-feira, supostamente por guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)" Folha de S. Paulo 16/11/02 Sobre a situação colombiana é correto afirmar que: a. o Plano Colômbia consiste na tentativa de uma ação conjunta dos países sul-americanos que provoverão uma ofensiva militar para combater a guerrilha de formação moísta. Porém, o plano não saiu do papel, pois não há verbas (7 bilhões de dólares) para colocá-lo em prática. b. O atual presidente, Álvaro Uribe, adotou a política de pulso firme, sem dar tréguas para os guerrilheiros e os narcotraficantes. Dessa forma, implantou uma estratégia oposta a do presidente anterior, Andrés Pastrana qu procurou o diálogo e a pacificação nacional. c. Os narcotraficantes e os guerrilheiros são rivais históricos, pois as Farcs não admitem qualquer vinculação com o tráfico de drogas. Os diferentes grupos de guerrilha são financiados pelo "eixo do mal", isto é, o Irã, a Líbia, o Iraque e a Coréia do Norte. d. Os governos dos EUA e do Brasil defendem a ação dimplomática. Tanto o presidente George W Bush, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se ofereceram para mediar soluções que evitem o encontro direto entre o Exército colombiano e os narco-guerrilheiros. e. O narcotráfico é um fenômeno dos anos 90. O seu crescimento está diretamente ligado à crise do sistema partidário colombiano. Os partidos de esquerda romperam com os governos de conciliação nacional e se aliaram ao Cartel de Medellin, então liderado por Pablo Escobar.

15

28. (PucRio-03) Do litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte até o médio São Francisco estende-se uma mancha semi-árida, dentro do domínio tropical, abrangendo quase 1 milhão de km2.

Fonte: http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2003/geog_o1.html

Em relação às características do clima e da vegetação desta área, analise as afirmativas a seguir: I.

as médias térmicas anuais elevadas e as ações dos ventos originam índices de evaporação maiores que os de precipitação; II. as médias pluviométricas inferiores a 600mm anuais dão origem a áreas secas bem marcadas com indícios de desertificação; III. a semi-aridez é percebida no quadro natural pela vegetação xerófila e pelo escoamento temporário dos rios. As afirmativas corretas são: a. b. c. d. e.

16

I; II; I e III; II e III; I, II e III.

29. (PucRio-03) Um rio, dependendo do seu débito e da velocidade do escoamento de suas águas, desgasta, transporta e deposita partículas sólidas. No momento em que o rio chega ao nível do mar ou desemboca em outro rio, isto é, atinge o seu nível de base, sua capacidade de transportar material sólido: a. b. c. d. e.

é igual a zero. aumenta para jusante. é maior que na nascente. mantém-se constante. tende a aumentar.

30. (UFF-03) O território em destaque no mapa - a Cashemira - tem sido alvo de disputas políticas e ações militares, envolvendo estados nacionais na Ásia Ocidental.

Fonte: Atlas Geográfico - MEC 1983.

Assinale a opção que faz referência a uma causa desses confrontos. a. O crescimento da religião budista na Cashemira potencializou um forte movimento que contesta o domínio hindu na região. Esse movimento recebe a solidariedade diplomática e a proteção do exército do Nepal. b. A Cashemira, de maioria hindu e bengali, reclama sua autonomia diante do controle territorial exercido pelo Paquistão, reivindicação que recebe o apoio político e militar da Índia.

17

c. A presença de grandes jazidas de carvão e de petróleo são os elementos principais que estabelecem a disputa pelo controle territorial da Cashemira entre a Índia e a China. d. Por tratar-se de uma região fronteiriça entre países com regimes políticos e religiões muito diferentes, a Cashemira tornou-se um palco permanente de tensões e confrontos entre o Paquistão e a China. e. O controle da Cashemira, historicamente exercido pela Índia, é contestado pela maioria muçulmana. Por outro lado, o Paquistão, ao apoiar os grupos islâmicos separatistas, reivindica a sua anexação territorial. 31. (UFMT-03) Sobre as águas continentais, assinale verdadeira V ou falsa F os itens abaixo: 1. São consideradas águas subterrâneas apenas aquelas que se infiltram no solo após as precipitações. 2. O regime fluvial consiste no ritmo de estiagens e cheias dos rios e não depende do clima da região onde o rio está localizado. 3. Bacia hidrográfica consiste no conjunto constituído por rio principal, afluentes e subafluentes e as partes mais baixas da bacia são denominadas divisores de águas. 4. A foz de um rio é considerada estuário, quando sua desembocadura é larga e profunda, e, delta, quando os sedimentos transportados são em grande quantidade e a desembocadura é obstruída parcialmente, formando pequenas ilhas que dividem a água em vários canais. a. b. c. d. e.

18

F, F, F, V V, V, F, F F, F, V, V F, F, V, F V, F, V, F

32. (CEFET-02/adaptada) Analise as afirmações abaixo sobre o processo dinâmico da atmosfera terrestre bem como suas conseqüências climáticas e assinale a alternativa incorreta. a. Na região da convergência dos alísios, a subida do ar mais quente e úmido tende a resultar em precipitações constantes e diárias: são as chuvas convectivas. b. Nas regiões equatoriais há zonas de calmarias. c. Nas regiões subtropicais da Terra surgem sistemas de baixa pressão de onde partem ventos planetários que alimentam a região equatorial de umidade: são os alísios de nordeste e sudeste. d. Nos pólos terrestres os sistemas de alta pressão tornam o ar mais seco e proporcionam a emissão de ventos que se dirigem para as baixas pressões adjacentes. e. O maior deserto da Terra situa-se em uma região emissora de ventos: o ar descendente parte de lá para as baixas pressões equatoriais. 33. Quanto à estrutura geológica do Brasil, podemos afirmar que: I.

as formações geológicas cristalinas, consolidadas ao longo do Pré-Cambriano, possuem importantes reservas de minerais metálicos; II. os derrames vulcânicos ocorridos na era mesozóica, no sul e sudeste do país, acabaram por originar solos de alta fertilidade conhecidos como terra roxa; III. as bacias sedimentares, formadas na era cenozóica, apresentam grandes reservas minerais de manganês e estanho. É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativas(s): a. b. c. d. e.

I apenas. I e II apenas. I e III apenas. II e III apenas. I, II e III.

19

34. (CEFET-02/adaptada) As representações da superfície esférica da Terra em um plano, os mapas, são as projeções cartográficas, elementos básicos da Geografia e seus princípios. A este respeito analise as afirmações abaixo: I.

Na projeção cilíndrica, feita como se projetasse paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente que depois é planificado, as linhas de coordenadas tornam-se retas e paralelas. II. Nesta projeção cilíndrica, apenas as terras situadas no Equador terão suas dimensões originais deformadas; as demais guardarão as medidas e proporções naturais. III. Na projeção cônica (que registra o globo terrestre sobre um cone), os meridianos apresentam-se de forma radial, com retas que se originam de um único ponto. IV. Paralelos em círculos concêntricos e meridianos em linhas retas caracterizam as projeções planas, ou azimutais, úteis em mapas náuticos ou aeronáuticos. Assinale: a. b. c. d. e.

caso somente as afirmações II e III forem incorretas. se somente a afirmação II estiver incorreta. caso somente as afirmações II e IV forem incorretas. se todas estiverem corretas. caso somente a afirmação IV esteja incorreta.

35. (CEFET-02) Analise as afirmações abaixo sobre a localização dos pontos extremos do Brasil: I. O ponto extremo setentrional situa-se ao norte do Equador e, nesta região, durante o solstício de verão do Hemisfério Sul, ao meio-dia, o Sol será visto ao Sul. II. Na foz do arroio Chuí, registra-se o fuso horário brasileiro mais atrasado em relação ao fuso de Greenwich. III. Se projetarmos uma linha a partir dos pontos extremos leste e oeste ao redor do mundo, para o ocidente encontraremos primeiro a África, depois a Oceania.

20

Assinale: a. b. c. d. e.

se todas as afirmações forem incorretas. se apenas a afirmaçao III for correta. se apenas a afirmação II for incorreta. se apenas a afirmação I for correta. se apenas as afirmações I e II forem corretas.

36. (CEFET-02/adaptada) A observação do teor do carbono radioativo, ou a desintegração de certos elementos como urânio, argônio e rubídio, servem para o homem determinar a idade de elementos fósseis ou a época de formação de determinadas rochas. Sobre o processo de evolução das rochas e respectivos ambientes da Terra, analise as afirmações: I.

As eras Arqueozóicas e Proterozóicas assistiram à formação dos primeiros núcleos emersos continentais, originados dos escudos cristalinos que viriam formar as serras do Mar e da Mantiqueira no Brasil. II. Os terrenos sedimentares paranaenses registram atividades orgânicas fósseis originárias de um continente antigo, a Pangéia; entre elas o carvão mineral, existente em uma lâmina rochosa que se estende na direção do planalto cristalino paulista. III. O início do processo de separação dos continentes, a partir da era Pré-Cambriana, resultou nos geossinclinais que originaram as maiores elevações vistas atualmente na Terra. IV. As bacias do Pantanal e Amazônica, mais a formação das ilhas vulcânicas marítimas brasileiras, foram contemporâneas das grandes glaciações que atingiram a Terra na era Paleozóica. Assinale: a. b. c. d. e.

se apenas as afirmações I e II forem corretas. caso somente as afirmações I e III estiverem corretas. caso somente a afirmação IV for incorreta. caso nenhuma das afirmações for correta. caso somente a afirmação I for correta.

21

História 37. Na Antiguidade Oriental desenvolveu-se uma grande civilização chamada egípcia. Também na América, bem mais tarde, desenvolveu-se uma outra civilização chamada incaica. Embora essas duas civilizações sejam distintas no tempo e no espaço, há características comuns entre elas, como a. b. c. d. e.

o rio como base de sua economia. sociedade de classes e escravidão. Estado forte e centralizado. teocentrismo e escravidão coletiva. política e religião dissociadas.

38. Leia o texto: " ... A cidade é, sem dúvida, 'um clube de homens'. No entanto, uma Romana é civis romana e gera um civis romanus. Mas aquilo de que as mulheres estão privadas, na política como nas relações intersubjectivas, é de exercer um serviço que transcenda a estreita esfera dos seus interesses próprios (...). Não é de admirar, por exemplo, que uma mulher possa testemunhar em justiça: a sua palavra não é menos digna de crédito que a de um homem. " Yan Thomas. A divisão dos sexos no direito romano. In História das Mulheres, p. 190.

A respeito do texto, podemos concluir que a. as mulheres em Roma possuíam isonomia. b. a desigualdade entre homens e mulheres só ocorria no espaço doméstico. c. os depoimentos jurídicos das romanas não eram considerados como provas verídicas. d. a mulher não possuía mecanismos de representação de seus interesses. e. o trabalho feminino tinha o mesmo valor que o masculino.

22

39. Observe as duas figuras e responda ao teste que segue

Fachada Catedral de Burgos, Burgos (Gótico)

Fachada da Catedral de Santiago de Compostela (Barroco)

23

Apesar de expressarem igualmente o poderio da Igreja Católica, os estilos arquitetônicos representados acima são produtos de contextos históricos diferenciados marcados por suas contradições. Assim, é incorreto afirmar: a. a verticalidade do gótico revelava não só o teocentrismo medieval como também o poderio crescente dos reis que buscavam a centralização monárquica. b. o naturalismo gótico expressava uma nova sociedade em formação ligada à cultura urbana e ao nascimento da burguesia. c. a riqueza e a decoração do barroco suscitavam uma visão dos contrastes entre ciência e superstição num contexto marcado pelo declínio da religiosidade popular. d. a complexidade do barroco exprimia as contradições de um mundo marcado pelos efeitos da revolução copernicana e pelos horrores das inquisições ibéricas. e. o barroco soube captar o espírito propagandista da Contra-Reforma e do Absolutismo Monárquico transformando igrejas e palácios em grandes exibições. 40. " Pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política. O homem é um ser perfectível, pois a razão é capaz de evolução e progresso que se realiza nas civilizações, que vai da mais atrasada (selvagem) às mais adiantas e perfeitas (Europa Ocidental)". (Reale, M. História da Filosofia - Paulus 1989)

A citação acima refere-se à (ao): a. b. c. d. e.

24

Escolástica. Iluminismo. Patrística. Renascimento. Positivismo.

41.

Fonte: http://www.companheiros.hpg.ig.com.br/alca%201pequeno.jpg

A charge ilustra a posição dos Estados Unidos com relação a uma maior integração dos países latino americanos, em particular contra o MERCOSUL, impondo a ALCA como a melhor opção para o continente. A resistência a um pan-americanismo latino não é recente, e, para o contexto do processo de libertação das colônias espanholas, pode ser associada com a. o fracasso do Bolivarismo, que tentou unificar a América hispânica formando uma grande Confederação Republicana. b. o resultado do Congresso do Panamá, que defendeu a transformação das bases econômicas das nações libertas, atendendo aos interesses das oligarquias locais. c. a resposta norte-americana de combater a Santa Aliança e a Inglaterra, que ameaçavam intervir na independência, garantindo as determinações do Congresso de Viena. d. o fortalecimento do poder dos chefes locais, que, após libertarem suas regiões, enfrentaram a resistência britânica na intenção de concretizarem o ideal de Bolívar. e. a violenta ação européia contra a independência de São Domingos, que foi realizada pelos escravos negros sob a bandeira da solidariedade continental.

25

42. As Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII criaram os instrumentos institucionais e intelectuais que possibilitaram à burguesia, a partir do XIX, estabelecer a hegemonia capitalista. Seus principais legados foram, a conquista da liberdade civil e política (Revoluções Inglesas) e os conceitos de igualdade e justiça social (Revolução Francesa). Comparando os três momentos revolucionários, assinale a alternativa que apresente características específicas das insurreições burguesas do século XIX. a. O sucesso dos movimentos de 1820 na França e na Hungria, fortaleceram os princípios liberais, mas provocaram o recesso da exaltação nacionalista, bloqueando o nascimento das Repúblicas tardias da Itália e Alemanha. b. A burguesia, preocupada com os ideais de igualdade e democracia, procurou, sempre que foi interessante, aliar-se às forças sociais do Antigo Regime, evitando depender do apoio das bases sociais populares. c. A aliança entre a burguesia e as massas populares foi necessária para a vitória liberal, apesar da radicalização ideológica, que provocou fortes ondas de explosão social, como as dos levellers e a da Comuna de Paris. d. As Revoluções de 1830, estruturaram um novo padrão ideológico dualista (liberalismo e socialismo), que gerou, ao final do século, o imperialismo, o nacionalismo, a restauração e a ampliação de direitos trabalhistas e de voto. e. A "Primavera dos Povos", trouxe uma novidade para o panorama político europeu, pois pela primeira vez o regime republicano era instalado sob o patrocínio exclusivo da burguesia, visto que o proletariado abdicou da participação política.

26

43. A respeito da escravidão na Antigüidade Clássica e na América Colonial portuguesa, durante o Período Moderno, é incorreto afirmar que, em ambos os períodos, os escravos a. eram considerados mercadorias e eram obtidos mediante compra. b. eram privados de liberdade e considerados propriedade de outra pessoa. c. resistiram de variadas formas à escravidão. d. tornaram-se a base a partir da qual estruturaram-se atividades econômicas. e. eram escravos por dívidas e prisioneiros de guerra asiáticos, europeus e africanos. 44. A colonização da América tinha objetivos muito nítidos: devia, além de promover o engrandecimento da Monarquia, possibilitar extraordinários lucros. Para a administração local de suas colônias, Portugal e Espanha criaram, respectivamente, os seguintes órgãos a. b. c. d. e.

Vice-Reinos e Governo Geral. Capitanias Hereditárias e Governos Gerais. Conselho das Índias e Adelantados. Vice-Reinos e Audiências. Câmaras Municipais e Cabildos.

45. "A pintura de Eckhout envolve controvérsia (...). Outra interpretação sugere que as telas teriam como destino Amsterdã, Roterdã e outras cidades da República dos Países Baixos Unidos, atual Holanda, para estimular burgueses endinheirados a investir seus recursos nos projetos da Companhia das Índias Ocidentais." Victor Knoll, Folha de São Paulo, 08/02/03.

As obras do pintor holandês Albert Eckhout (séc. XVII), expostas na Pinacoteca de São Paulo no início desse ano, retratam tipos étnicos, plantas e frutas existentes no litoral nordestino. De acordo com o trecho, essas obras a. reforçariam os interesses mercantis que nortearam a invasão holandesa no Nordeste brasileiro. b. serviriam para documentar, com relativa fidelidade, riquezas da nova terra e aspectos do povo. c. mostrariam o caráter humanista de Maurício de Nassau, administrador do Brasil Holandês. 27

d. minimizariam os objetivos econômicos da Companhia das Índias Ocidentais (WIC) na América. e. denotariam atitudes etnocêntricas comuns aos cronistas portugueses que visitaram a colônia. 46. (Vunesp) A partir de 1750, com os Tratados de Limites, fixou-se a área territorial brasileira, com pequenas diferenças em relação a configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram: a. criação de gado no vale de São Francisco e desenvolvimento de uma sólida rede urbana. b. apresamento do indígena e constante procura de riquezas minerais. c. cultivo de cana-de-açúcar e expansão da pecuária no Nordeste. d. ação dos donatários das capitanias hereditárias e Guerra dos Emboabas. e. incremento da cultura do algodão e penetração dos jesuítas no Maranhão. 47. No período colonial, desenvolveram-se alguns tipos de sociedade em função de atividades econômicas existentes, das quais se destacam a açucareira, no século XVI, e a mineira, no século XVIII. Apesar de se desenvolverem no contexto da empresa colonial orientada pelas idéias mercantilistas, a sociedade mineira se diferenciava da açucareira em vários aspectos, dentre os quais podemos destacar: a. A possibilidade de ascensão social para os homens livres pobres, e a de alforria para os escravos. b. Um maior grau de independência em relação às posturas e às regras morais impostas pela Igreja católica no Brasil. c. A capacidade de se distanciar das instituições vindas da metrópole, como por exemplo, o Governo Geral, declaradamente sem autoridade nas regiões mineiras. d. O maior desenvolvimento cultural das regiões mineiras, contempladas com a fundação da Universidade de Vila Rica, em 1789. e. A mentalidade capitalista dos mineradores, o primeiro grupo social na América a investir seus lucros nas manufaturas de tecidos.

28

48. "Terra de alimentação incerta e vida difícil é o que foi o Brasil dos três séculos coloniais." Essa afirmação de Gilberto Freire, no clássico Casa-grande e Senzala, mostra que o ponto central do programa Fome Zero do atual governo não é novidade. No Brasil colonial, a fome era decorrência, entre outros fatores, a. da concentração fundiária e dos altos impostos, em produtos, cobrados aos colonos. b. do sistema de plantation e da alta lucratividade da produção de gêneros alimentícios. c. da importância da lavoura de subsistência e das dificuldades naturais da colonização. d. do interesse na monocultura de exportação e dos diferentes hábitos alimentares. e. da falta de capitais para o plantio de alimentos e do predomínio da escravidão.

29

Inglês Two men create bridge over Nigeria's troubled waters In a conflict zone between the Muslim north and the Christian south, two former enemies find common ground and share a peacemaking mission. By Mike Crawley | Special to The Christian Science Monitor, February 28, 2003 Kaduna, Nigeria - James Wuye was once a self-described militant Christian youth, and Muhammad Ashafa a radical Muslim activist - unlikely partners in efforts to bring peace to Kaduna, the ground zero of religious conflict in Nigeria. But instead of battling when violence breaks out, Reverend Wuye, a Pentecostal preacher, and Imam Ashafa, who leads a local mosque, go to the frontlines to try to calm tempers and find solutions. Some of the worst communal clashes since democracy returned to Nigeria four years ago have taken place in Kaduna. The city marks the ostensible border between the Muslim north and the Christian south and is home to migrants from all over the country. With religion expected to be a key issue when Nigeria holds national elections in April, the flash point of Kaduna is under close watch. "Kaduna is like dynamite, and everybody is treading carefully, because conflict of any form can have a devastating effect on both communities," says Wuye. An estimated 2,500 people died in violence triggered when Kaduna state introduced sharia, a strict form of Islamic law, in early 2000. The city made headlines internationally last November, when protests over a newspaper article linking the prophet Muhammed to the Miss World beauty pageant sparked clashes. But in August 2002, Wuye and Ashafa had persuaded 10 senior religious leaders from each faith in Kaduna to sign a peace declaration that mitigated the Miss World violence, says Judith Asuni, director of Academic Associates PeaceWorks, a think tank and mediation center in Abuja, the capital. "If the peace declaration had not been done before, it would have been a lot worse," she says. "James and Ashafa have done some good work on the ground. They need government to kick in and do its part."

30

49. James Wuye and Muhammad Ashafa a. b. c. d. e.

are engineers whose specialty is bridge construction. are in dispute over a conflict zone. are foes. used to be peacemakers. are striving as partners to bring peace to the ground zero of religious conflicts in Nigeria.

50. By reading the text, one can infer that a. Kaduna has been the stage of political conflicts led by radical activists who are determined to make the country a Christian nation. b. Nigeria faced a dictatorial regime until late nineties. c. religion is of paramount importance in any process of bordering and welcoming migrants. d. Sharia is a severe form of Islamic law. e. James Wuye and Ashafa have contributed to the turmoil which has devastated Nigeria for years. 51. A communal clash must be a. b. c. d. e.

a conflict shared by a group of people. an agreement between two religious groups. a peace declaration. a devastating effect of a decision. a group of people who work as a mediators.

52. The text says that a. Even though it is full of dynamites, Kaduna offers many job opportunities and thus attracts people from all the continent. b. The living conditions of Nigerian people have been worsened by religious conflicts between Pentecostals and Muslims. c. Kaduna appeared in newspapers abroad last year due to an incident during the Miss World contest. d. there were general elections in Nigeria in April. e. Pentecostal preachers and Muslim leaders have been involved in violent battles in Nigeria owing to their conflicting religious preaching.

31

53. Nigeria's troubled waters is a reference to a. b. c. d. e.

rough seas. water pollution. environmental problems at large. religious conflicts. border and migration problems.

E-mail warned of descent disaster risk Thursday, February 13, 2003 Posted: 2:12 PM EST (19:12 GMT) Johnson Space Center, Texas (CNN) - An e-mail passed between NASA engineers two days before the fatal breakup of the space shuttle Columbia discussed worst-case scenarios involving tiles on the orbiter's underbelly that may have been damaged shortly after liftoff, specifically dealing with failures during descent. Communications such as this are common between engineers, whose jobs involve developing such scenarios and solutions. Robert Daugherty, an engineer, outlined several scenarios in his e-mail to David Lechner, who worked with the shuttle's mechanical systems. They were based on possible outcomes of tile damage the orbiter may have suffered only 80 seconds after it lifted off from Kennedy Space Center January 16. When they analyzed the video of the liftoff a day later, NASA officials noticed what they believe was a piece of foam breaking off the external tank and glancing off the underside of the shuttle's left wing. The team ultimately decided that any possible damage from the foam was not serious. As the shuttle streaked across the sky February 1 toward its landing site in Florida, controllers at Johnson Space Center in Houston remarked that sensors inside the wheel well showed higher temperature readings. Other sensors were shutting down, one by one. Minutes later, the shuttle broke up, killing all seven crew members.

32

NASA Administrator Sean O'Keefe, testifying before a joint committee of Congress earlier Wednesday, said that nothing during the mission hinted at the impending disaster. "During the 16-day STS-107 mission, we had no indication that would suggest a compromise in flight safety," he told lawmakers. 54. According to the text, a. on scrutinizing the video of the liftoff a few problems were spotted but regarded as not likely to cause a disaster. b. an investigation board is analyzing the debris of the shuttle to determine exactly what caused it to be brought down. c. it's standard procedure between Nasa engineers to anticipate several horrific scenarios during liftoff, but they are not in the position to make decisions to correct these failures. d. a gas leak in the external tank caused the fatal breakup of the Space Shuttle Columbia. e. the Columbia disaster could have been avoided if engineers had been more careful. 55. The article does not provide readers with all the following BUT: a. what time the space shuttle exploded. b. who is in charge of the investigation to ascertain the truth about what happened that day. c. how long the seven crew members stayed in orbit. d. when the crew members lost contact with John Space Center during descent. e. who or what is to be blamed for the accident. 56. In the 2nd paragraph you read that "Robert Daugherty, an engineer, outlined several scenarios in his e-mail to David Lechner." If in passive voice, you would say: a. Several scenarios have been outlined by an engineer whose name is Robert Daugherty. b. Several scenarios had been outlined by engineer Robert Daugherty. c. Several scenarios are usually outlined by engineers. d. There was an outline of several scenarios in the e-mail sent by David Lechner. e. Several scenarios were outlined by Robert Daugherty, an engineer.

33

Matemática 57. Os valores reais de x que satisfazem a inequação a. x ³

2 , x ¹ 1 7

d.

b. x £

2 ou x > 1 7

e. x < 1

c. x < 1 , x ¹

2 + 3x ³ 4 são tais que 1- x

2 £x<1 7

2 7

58. Os pontos A, B, e C são não colineares. A distância de A até B é 6, a de B até C é 8 e a de A até C é 6. Qual a distância de A até a reta que passa por B e C? b. 3 2

a. 2 5 59. Se

(a + b) 2 a

2

2

-b

=

c. 2 3

d. 4,5

3 , a > b > 0, então log a é sempre igual a: 2

a. log b2

d. 2 + 3 log b

b. 5 log b

e. log 5 + log b

c.

e. 5,2

1 log b 5

60. Um tanque subterrâneo, que tem a forma de um cilindro circular reto na posição vertical, está completamente cheio com 30 m3 de água e 42 m3 de petróleo. Se a altura do tanque é 12 metros, a altura, em metros, da camada de petróleo é a. 2p.

34

b. 7.

c.

7p 3

d. 8.

e.

8p 3

61. Na figura ao lado, tem-se o ponto P, afixo do número complexo z, no plano de Argand-Gauss. Se z é o complexo conjugado de z, então: a. z = - 2 + 2 3 i b. z = - 2 + 2 3 i c. z = - 2 + 3 i 2 3 d. z = - 2 + i 3 3 e. z = - 2 + i 3

62. Os vértices de um triângulo ABC, no plano cartesiano, são A = (1,0) , B = (0,1) e C = (0, 3). Então, o ângulo BÂC mede: a. 60º

b. 45º

c. 30º

d. 18º

e. 15º

élog0,01 0 ù 2ù é 3 63. Sejam as matrizes A = ê ú ú e B=ê - 3ûú êë 4 ëlog0,1 5û O elemento d12 da matriz D = (B - A)-1 é a. -

4 25

b. -

1 10

c.

1 10

d.

4 25

e.

1 25

64. No hemocentro de um certo hospital, o número de doações de sangue tem variado periodicamente. Admita que, neste hospital, no ano de 2001, este número, de janeiro (t = 0) a dezembro (t = 11), seja dado, é (t - 1)p ù aproximadamente, pela expressão S(t) = l - cos ê ú com l uma ë 6 û constante positiva, S(t) em milhares e t em meses, 0 £ t £ 11. No mês de fevereiro houve 2 mil doações de sangue. Um dos meses onde houve 3 mil doações de sangue foi a. agosto

b. setembro

c. novembro

d. julho

e. outubro.

35

65. A circunferência de equação (x - 4)2 + (y - 3)2 = 25 encontra o eixo x nos pontos A e B. Se P é o ponto médio do segmento AB, a abscissa de P é a. 4

b. 2

c. 3

d. 5

e. 1

66. O corpo clínico da pediatria de um certo hospital é composto por 12 profissionais, dos quais 3 são capacitados para atuação junto a crianças que apresentam necessidades educacionais especiais. Para fins de assessoria, deverá ser criada uma comissão de 3 profissionais, de tal maneira que 1 deles, pelo menos, tenha a capacitação referida. Quantas comissões distintas podem ser formadas nestas condições? a. 108

b. 136

c. 369

d. 494

e. 792

67. Os termos da seqüência: 1, 3, 6, 10, 15, ... são chamados de números triangulares. Geometricamente podem ser representados como na figura abaixo:

O 25.o elemento desta seqüência é: a. 253

b. 276

c. 300

d. 325

e. 351

pö 1 æ 68. Se sen ç 2 x + ÷ = , então cos x pode ser: 2ø 8 è a.

36

3 8

b. -

1 8

c.

3 4

d. -

1 4

e.

5 8

Português Para responder aos testes 69 a 71, leia o texto que segue. Considerai, Deus meu - e perdoai-me se falo inconsideradamente - considerai a quem tirais as terras do Brasil e a quem as dais. Tirais estas terras aos portugueses, a quem no princípio as destes; e bastava dizer a quem as destes, para perigar o crédito de vosso nome, que não podem dar nome de liberal mercês com arrependimento. Para que nos disse São Paulo, que vós, Senhor, "quando dais não vos arrependeis": Sine paenitentia enim sunt dona Dei? Mas deixado isso à parte: tirais estas terras àqueles mesmos portugueses a quem escolhestes entre todas as nações do Mundo para conquistadores da vossa Fé, e a quem destes por armas como insígnia e divisa singular vossas próprias chagas. E será bem, Supremo Senhor e Governador do Universo, que às sagradas quinas de Portugal e às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas listas de Holanda, rebeldes a seu rei e a Deus? Será bem que estas se vejam tremular ao vento vitoriosas, e aquelas abatidas, arrastadas e ignominiosamente rendidas? (...) Padre Antônio Vieira, "Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda"

69. Leia as afirmações a respeito do texto de Padre Vieira. I.

Em seu sermão, o Padre Antônio Vieira rende tributos a Portugal, terra que, segundo ele, fora escolhida por Deus para defender Seus desígnios. II. O Padre Antônio Vieira clama ao povo de Portugal que, em nome de Deus, defenda as terras que lhe foram dadas por Deus. III. No sermão transcrito, Vieira enaltece Portugal e deprecia Holanda, denominando-a como "herética". IV. Vieira usa de um jogo lógico para, num "diálogo" com Deus, convencê-lo a não tirar as terras brasileiras de Portugal. Sobre o trecho do sermão do Padre Vieira, está correto o que se afirma: a. apenas em I, II e III b. apenas em I, III e IV c. apenas em II e III

d. apenas em II e IV e. em I, II, III e IV

37

70. A frase que não exprime um argumento empregado por Vieira para defender sua tese central é: a. "perdoai-me se falo inconsideradamente" b. "quando dais não vos arrependeis" c. "tirais estas terras àqueles mesmos portugueses a quem escolhestes entre todas as nações do Mundo para conquistadores da vossa Fé" d. "E será bem (...) que às sagradas quinas de Portugal e às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas listas de Holanda, rebeldes a seu rei e a Deus?" e. "Será bem que estas se vejam tremular ao vento vitoriosas, e aquelas abatidas, arrastadas e ignominiosamente rendidas?" 71. Assinale a alternativa incorreta sobre o fragmento de Vieira. a. Os verbos, conjugados na 2.a pessoa do plural, indicam respeito, reverência ao interlocutor. b. Na frase "Tirais estas terras aos portugueses, a quem no princípio as destes", o primeiro termo grifado refere-se a "terras" e o segundo, a "portugueses". c. O jogo de palavras presente na frase "Considerai, Deus meu - e perdoai-me se falo inconsideradamente - considerai a quem tirais as terras do Brasil e a quem as dais" demonstra conhecimento do fato de que o interlocutor é mais ponderado e lúcido que o emissor da mensagem. d. Na frase "às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas listas de Holanda", o verbo grifado pode ser substituído por "sigam-se". e. Na pergunta "Será bem que estas se vejam tremular ao vento vitoriosas, e aquelas abatidas, arrastadas e ignominiosamente rendidas?", o primeiro termo grifado refere-se a "listas de Holanda" e o segundo a "quinas de Portugal".

38

Para responder às questões 72 e 73, observe as figuras abaixo.

Dois trens numa plataforma ferroviária, em Church Gate, Bombaim, com uma multidão em volta; foto de Sebastião Salgado, in: Êxodos, www.terra.com.br/sebastiaosalgado

Rio poluído, com prédios ao fundo e duas garças em primeiro plano; foto publicada na revista Terra, maio de 2001.

39

72. Assinale a alternativa que apresente o tema e a respectiva delimitação de tema comuns às imagens acima. a. b. c. d. e.

Centros urbanos e poluição Ocupação humana e desigualdades Centros urbanos e luta pela sobrevivência Centros urbanos e desequilíbrio de ambientes Transformação de paisagem e sofrimento

73. Leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I.

Embora as duas cenas das fotos sejam fruto de uma má ocupação humana do espaço físico, percebe-se em ambas a falta de preocupação dos protagonistas com os problemas decorrentes dela. II. Surpreendentemente, a intervenção do homem para melhor proveito da natureza limitou e degradou não só o habitat de vários animais, mas também o seu próprio ambiente. III. Na vida das grandes cidades, há uma inversão entre as naturezas humana e animal. As afirmações coerentes com as imagens são: a. b. c. d. e.

I e II. apenas a II. II e III. I e III. I, II e III. Leia o texto que segue para responder aos testes 74 e 75.

Meryl Streep entra na sala e, em cinco segundos, conquista irremediavelmente a atenção de todos os homens. Aos 53 anos, a loira da cidade de Summit (Estado de Nova Jersey, EUA), não é particularmente bonita - reparando bem, inclusive, seu nariz é torto para o lado esquerdo. Mas há algo nela que atrai os olhares e faz querer saber o que ela fará a seguir. E olhe que a atriz tem feito muitas coisas. Só no último ano, aparece em dois dos melhores filmes norte-americanos da safra, pelos quais pode ser indicada ao Oscar 2003 e assim acabar entrando para o livro de recordes. (...)

40

"Sou muito dura comigo quando estou trabalhando, mas depois que está feito em geral gosto. Sou uma ótima platéia. Em parte porque esqueço completamente a história do filme que acabei de fazer, então vou ao cinema assisti-lo depois de pronto e penso: 'Isso é muito interessante!' (risos). É esquisito, mas acontece de verdade. Claro que gosto quando alguém me diz que ficou emocionado com uma performance minha, mas adoro, amo mesmo quando alguém diz que gostou muito de um filme que eu fiz. Não gosto de parecer maior que o filme, me interesso em servir a uma história." 74. A expressão "E olhe que" é marca de linguagem oral, incorporada ao texto do jornalista. Essa expressão indica: a. ceticismo; b. advertência; c. incredulidade; d. admiração; e. retificação. 75. Assinale a alternativa em que ocorre erro de regência verbal. a. "aparece em dois dos melhores filmes norte-americanos da safra, pelos quais pode ser indicada ao Oscar 2003" b. "Em parte porque esqueço completamente a história do filme" c. "então vou ao cinema assisti-lo depois de pronto" d. "amo mesmo quando alguém diz que gostou muito de um filme que eu fiz" e. "me interesso em servir a uma história" 76. "Verdade é que cada um sabe de si; Deus é que sabe de todos. Contudo, uma promessa de tantos anos..." Assinale a alternativa em que a oração substantiva exerce a mesma função sintática que a oração destacada no período acima: a. "Fico imóvel e finjo-me de morto à espera de que o sono passe." b. "D. Paula perguntou-lhe se o escritório era ainda o mesmo, e disse-lhe que descansasse." c. Quero uma última coisa de você: que me deixe sozinha para viver. d. "Sebastião está deitado numa cama de hospital, e percebe-se que ele está magro e muito cansado." e. "A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela."

41

77. Leia os três fragmentos e em seguida responda ao que se pede. "Se a moça jogou a margarida no chão do cemitério ou no chão da rua, quando voltou para casa, também ignoro." II. "Toda essa gente se engana ou então finge que não vê que eu nasci para ser o superbacana." III. "Saí sem olhar para trás, com receio de que os fantasmas da saudade me detivessem ali, para sempre." I.

Nos períodos acima, todas as orações destacadas são subordinadas substantivas e classificam-se, respectivamente, como: a. b. c. d. e.

subjetiva- objetiva direta- objetiva indireta; objetiva direta- objetiva direta- completiva nominal; objetiva direta- subjetiva- objetiva indireta; subjetiva- subjetiva- completiva nominal; predicativa- objetiva direta- objetiva indireta.

78. Assinale a alternativa em que o verbo poderia ser empregado também no singular, obedecendo às regras de concordância verbal: a. Do alto, observavam-se as ruas e as casas; viam-se também, nas praças, frondosas árvores. b. Iam dar cinco horas quando os convidados chegaram. c. A felicidade ou a desdita residem no espírito de cada um. d. A maioria dos detentos obtiveram indulto de Natal. e. Mais de um aniversariante se abraçaram na festa. Leia o texto que segue, transcrito de um anúncio da rede de supermercados Barateiro, para responder ao teste 79: CompreBem é levar tudo fresquinho e ainda ajudar quem precisa. Só o Barateiro é CompreBem, fazendo o Bem. Vem!

42

79. Leia as afirmações abaixo sobre o texto transcrito. I.

Em "CompreBem" e "fazendo o Bem", a palavra "bem" exerce a mesma função sintática, já que, nos dois casos, relaciona-se a um verbo transitivo direto. II. O bem mencionado no anúncio refere-se tanto ao ato de ajudar as pessoas quanto à idéia de fazer uma boa compra. III. Considerando que o texto é do gênero publicitário, a palavra "bem" pode indicar tanto a circunstância de modo quanto a de intensidade em "CompreBem". Assinale a alternativa que indica as análises corretas: a. b. c. d. e.

apenas a I. apenas a II. apenas a III. apenas I e II. apenas II e III. Leia a notícia que segue para responder aos testes 80 e 81.

Grupo acha mutação comum em centenários Pesquisadores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) identificaram uma mutação que aparece em pessoas com mais de cem anos de idade. A modificação está presente no DNA das mitocôndrias (as usinas de energia das células) e é cinco vezes mais comum em centenários. O estudo de Giuseppe Attardi, pesquisador de biologia molecular do Caltech, envolveu 52 italianos com mais de cem anos. Destes, 17% tinham a mutação, que pode ser herdada dos pais ou aparecer ao longo da vida. "A seleção dessa mutação sugere que ela possa promover a sobrevivência", diz Attardi. Folha Ciência, 14-02-2003.

80. Assinale a alternativa incorreta sobre o título da notícia. a. A leitura isolada do título da notícia gera dúvidas quanto ao significado do verbo "achar". b. O sentido adequado do título esclarece-se no contexto por meio do verbo "identificaram", entre outros índices. c. Se o verbo "achar" fosse equivalente a "considerar", a palavra "comum" funcionaria como predicativo do objeto. 43

d. Uma reelaboração possível seria substituir "achar" por "descobrir", situação em que a palavra "comum" seria um adjunto adnominal. e. A ambigüidade seria eliminada se após o verbo "achar" houvesse uma oração subordinada substantiva objetiva direta como "que a mutação é comum em centenários". 81. Em "... 17% tinham a mutação, que pode ser herdada dos pais ou aparecer ao longo da vida", as expressões grifadas podem ser substituídas, respectivamente, por: a. b. c. d. e.

hereditária e fortuita eventual e genética paterna e eventual hereditária e provável adquirida e etária

O texto a seguir, transcrito de Os sertões, de Euclides da Cunha, é base para responder à questão 82. "Vestido de couro curtido, das alparcatas sólidas ao desgracioso chapéu de abas largas e afeiçoado aos arriscados lances da vida pastoril, o jagunço traiçoeiro e ousado, rompe-os [sertões] atravessa-os, entretanto, em todos os sentidos, facilmente, zombando dos espinhos que não lhe rasgam sequer a vestimenta rústica, vingando célere como um acrobata as mais altas árvores, destramando, destro, o emaranhado dos cipós. Não há como persegui-lo no seio de uma natureza que o criou à sua imagem - bárbaro, impetuoso, abrupto." 82. Leia as afirmações a respeito do texto de Euclides da Cunha. I.

A descrição objetiva, imparcial e minuciosa que destaca a força e destreza do jagunço constitui um recurso de estilo que colabora para a defesa da idéia determinista de que o homem é reflexo do meio. II. Ainda que a figura do jagunço seja composta por meio de uma descrição objetiva, que lhe destaca os traços típicos e característicos, o ponto de vista subjetivo do narrador revela-se de modo indisfarçável, criando uma imagem um tanto idealizada do sertanejo. III. A descrição detalhista do jagunço ressalta não só os seus atributos físicos, mas especialmente os comportamentais, com a intenção de expressar o vigor e a coragem do sertanejo.

44

Em relação ao texto, esta correto o que se afirma: a. b. c. d. e.

somente em I. somente em II. somente em I e II. somente em II e III. em I, II e III.

83. O regionalismo de Monteiro Lobato é tido não só como inovador, mas como responsável por liqüidar definitivamente com o tipo de literatura regionalista precedente. Esse caráter inovador se deve: a. à sua análise crítica de origem naturalista, que tinha a capacidade de detectar, por exemplo, as doenças que acometiam os caipiras paulistas. b. ao gênio revolucionário de Monteiro Lobato, que soube avaliar as causas da miséria dos caboclos do Vale do Paraíba, por meio de uma visão cientificista. c. à habilidade de descrever com profundo realismo, comedimento e solenidade verbal as profundas discrepâncias entre as favoráveis condições de vida das cidades litorâneas e as mazelas do interior de São Paulo. d. à sua intenção de criticar a preguiça, a indolência e o conformismo do homem do interior, costumeiramente alheio aos seus direitos como cidadão brasileiro. e. ao seu estilo claro, contundente, muitas vezes áspero, de denunciar a precariedade da vida dos caboclos paulistas, vítimas de um sistema econômico, político e social injustos. 84. Leia as afirmações a respeito da representação da realidade sob um ponto de vista realista e impressionista. I.

A valorização dos efeitos tonais, das formas difusas e da sugestão de climas emocionais é um valor da pintura impressionista. II. O gosto dos simbolistas pelos ambientes nebulosos, pelas imagens difusas e cambiantes os aproxima dos valores do Impressionismo. III. A representação da realidade sob o ponto de vista impressionista consiste basicamente na tentativa de apreender o real de maneira minuciosa, cuidadosa, de modo a oferecer claramente ao espectador a imagem vista pelo artista.

45

Está correto o que se afirma somente em: a. b. c. d. e.

I. II. III. I e II. II e III O texto a seguir refere-se ao teste 85.

"É um rolo misterioso e profundo que vem dum mar desconhecido. E a chuva começa (...) Primeiro a terra embebe-se e incha. E, depois de cheia, a torrente jorra até polir as pedras; ara, põe raízes à mostra, arrasta na aluvião o húmus as folhas secas das árvores, os cadáveres dos bichos, os detritos desagregados das rochas, que rolam juntos, dispersa e reúne, atira, entre a baba da água, para um destino ignoto". 85. O trecho apresenta _____________________ , um recurso expressivo que produz um efeito imitativo __________ e colabora não só para _____________________ a violência do movimento das águas, mas também para dar _____________________ à cena narrada. Trata-se de um texto em prosa-poética, por incorporar na prosa elementos típicos da poesia. Assinale a alternativa que completa as lacunas do comentário do texto de Raul Brandão. a. b. c. d. e.

46

aliterações - sonoro - descrever- tensão. assonâncias - metonímico - descrever - dramaticidade. aliterações - sonoro - sugerir- dramaticidade. apelo auditivo - visual - sugerir - clímax apelo auditivo - sonoro - revelar - tensão

Leia o comentário a seguir para responder ao teste 86. "O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Isso significa que (...) a poesia simbolista prega e busca efetuar o retorno à atitude do espírito assumida pelos românticos (...). Mas o individualismo simbolista não vai repetir pura e simplesmente a idêntica propensão romântica (...)." (Massaud Moisés) 86. Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma justificativa para as afirmações apresentadas. a. Como o Romantismo, o Simbolismo voltou-se para a expressão do indivíduo, no que esses movimentos podem ser caracterizados como predominantemente subjetivos. b. O Simbolismo decorre de uma atitude de descontentamento frente ao materialismo que norteou a concepção de mundo presente na literatura realista/naturalista. c. A poesia simbolista promove um retorno aos domínios da subjetividade, mas vai além do individualismo romântico, uma vez que procura investigar camadas mais profundas da psique humana. d. Romantismo e Simbolismo podem ser aproximados na medida em que ambos, por valorizarem a expressão da subjetividade, constituíram uma reação à mentalidade cientificista e determinista que caracterizou a segunda metade do século XIX. e. Pela origem remota romântica e pelo desejo de expressar as idéias por meio de uma linguagem intensamente metafórica, o simbolismo tende a expressar-se mais freqüentemente na poesia do que em gêneros em prosa. 87. Associe os trechos de poemas simbolistas às características apresentadas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. I

"Em meu peito reinava a fria indiferença; Tinha descarrilado o vagão dos meus sonhos" (Eugênio de Castro)

II

"Uma tristeza ociosa (...) Como ave torva e sem rumo, Ondula, vagueia, oscila E sobe em nuvens de fumo E na minh'alma se asila." (Cruz e Sousa)

47

III

"E sons soturnos, suspiradas mágoas, Mágoas amargas e melancolias" (Cruz e Sousa)

IV

"Cansei-me de tentar o teu segredo: No teu olhar sem cor - frio escalpelo, O meu olhar quebrei, a debatê-lo, Como a onda na crista dum rochedo." (Camilo Pessanha)

1. ( ) Valorização formal, especialmente no que se refere aos jogos sonoros e à elaboração de sinestesias. 2. ( ) Atmosfera diáfana, envolta em sensações difusas, melancolia de causas pouco definidas. 3. ( ) Aceitação de que a realidade não pode ser completamente decifrada, de que a razão não apreende toda a verdade dos seres. 4. ( ) Tom desiludido frente à existência, sentimento de derrota. a. b. c. d. e.

1(III); 2(II); 3(IV); 4(I). 1(III); 2(IV); 3(I); 4(II). 1(II); 2(I); 3(III); 4(IV). 1(IV); 2(I); 3(II); 4(III). 1(I); 2(II); 3(IV); 4(III).

Leia o trecho do conto "Corinthians (2) Vs Palestra (1)", de Antônio Alcântara Machado para responder ao teste 88. "Prrrrii! - Aí, Heitor! A bola foi parar na extrema esquerda. Melle desembestou com ela. A arquibancada pô-se em pé. Conteve a respiração. Suspirou: - Aaaah! Miquelina cravava as unhas no braço gordo da Iolanda. Em torno do trapézio verde a ânsia de vinte mil pessoas. De olhos ávidos. De nervos elétricos. De preto. De branco. De azul. De vermelho. Delírio futebolístico no Parque Antártica." 48

88. Em relação ao texto transcrito, somente não se pode afirmar que: a. Ainda que seja um recurso ingênuo, o emprego da onomatopéia colabora para criar síntese e dramaticidade à narrativa. b. O narrador de 3.a pessoa não só registra o que vê, mas também revela suas sensações, como se fosse contaminado pela tensão dos torcedores. c. A narrativa obedece a um ritmo ágil, fragmentado, especialmente pela postura do narrador, que varia os ângulos de observação, imitando as tomadas cinematográficas. d. As frases curtas e nominais não só abreviam a narrativa, mas têm a função de traduzir o comportamento da multidão de torcedores. e. A enumeração de locuções adjetivas sugere de modo fragmentado e breve a visão que o narrador tem da multidão de torcedores.

49

Química 89. O gráfico apresenta as curvas energia x caminho de reação de uma reação na presença e ausência de um catalisador.

As setas A, B e C indicam, respectivamente, a. energia do complexo ativado da reação sem catalisador, energia do complexo ativado da reação com catalisador e calor de reação. b. energia de ativação da reação sem catalisador, energia de ativação da reação com catalisador e calor de reação. c. energia de ativação da reação com catalisador, energia de ativação da reação sem catalisador e calor de reação. d. energia dos reagentes, energia máxima do complexo ativado e energia dos produtos. e. energia dos reagentes, energia de ativação da reação com catalisador e energia dos produtos.

50

90. O gráfico abaixo mostra a variação nos níveis de poluentes emitidos no ar por um motor de automóvel em função da proporção ar/gasolina.

São feitas as seguintes afirmativas: I.

Quanto maior for a quantidade de ar na queima da gasolina no motor, menor será o nível de hidrocarbonetos emitidos para o ar. II. Para uma quantidade em massa de ar quinze vezes maior que a de gasolina, a ordem relativa da quantidade dos poluentes emitidos será CO > HC > NOx. III. Quanto maior for a quantidade de ar na queima da gasolina no motor, menor será a quantidade relativa de óxidos de nitrogênio lançados no ar. IV. Os óxidos de nitrogênio lançados ao ar pelo motor provêm, em sua maioria, de reações entre nitrogênio e o oxigênio do ar dentro do motor. Estão corretas somente as afirmativas a. b. c. d. e.

I e III. II e IV. I, II e III. I e II. I e IV.

51

91. (PUC-SP) Os gases CO2, H2 reagem entre si formando CO e H2O segundo o equilíbrio: CO(g) + H2O(g) CO2(g) + H2(g) Foram realizados dois experimentos envolvendo esses gases em um recipiente fechado e, após atingido o equilíbrio, determinou-se a concentração de cada gás. A tabela abaixo resume os dados experimentais. temperatura (ºC) [CO2]

[H2]

[CO]

[H2O]

Experimento 1 400

0,1

0,1

0,02

0,04

Experimento 2 600

0,1

0,1

0,05

0,08

A análise desses dados permite afirmar que a. b. c. d. e.

a reação entre CO2 e H2 é um processo endotérmico. a reação entre CO2 e H2 apresenta Kc igual a 12,5 a 400ºC. a reação entre CO2 e H2 apresenta Kc igual a 2,5 a 600ºC. Kc da reação entre CO2 e H2 independe da temperatura. o Kc da reação entre CO2 e H2 depende do catalisador utilizado no sistema.

92. Uma mistura, contendo inicialmente 0,070 mol/L de HCl (g) e 0,035 mol/L de O2(g), reage, atingindo o equilíbrio a 480ºC, de acordo com a equação: 4 HCl (g) + O2(g)

2Cl2 (g) + 2 H2O(g)

No equilíbrio, a concentração de Cl2(g) é 0,030 mol/L. A constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc) é igual a a. b. c. d. e.

52

0,20 41,0 378,0 889,0 4050,0

93. (PUC-MG) A constante de equilíbrio (Kp) da decomposição do carbonato de cálcio CaCO3(s)

CaO(s) + CO2 (g)

vale 0,4 atm a 1100 K. Assinale o gráfico que representa corretamente a evolução da pressão quando é introduzida progressivamente, dentro de um reator vazio (Pressão = 0), mantida a 1100 K, uma certa quantidade de carbonato de cálcio.

94. A 25ºC, as substâncias A e B reagem atingindo um estado de equilíbrio. A equação que representa a reação é: A(g) + 3 B(g)

v1 v2

2C(g)

53

O diagrama abaixo representa o processo.

Feitas as afirmações 1. 2. 3. 4. 5.

A concentração de C, no equilíbrio, é 1,5 mol/l. A concentração inicial de B é 2 mol/l. No tempo t1, v1 > v2. No tempo t2, o sistema tende para o equilíbrio. A constante de equilíbrio para a reação é 4,0

São corretas: a. b. c. d. e.

nenhuma 1, 2 2, 3, 4 4, 5 1, 3, 5

95. Aditivos são substâncias adicionadas aos alimentos e bebidas industrializadas com o objetivo de mudar ou reforçar algumas características ou propriedades. A tolerância diária (IDA) para cada aditivo varia de pessoa para pessoa, em função do peso. O dióxido de enxofre, SO2, bastante usado em sucos e vinhos, pode ser consumido sem oferecer riscos à saúde na proporção de até 1,1 x 10-6 mol para cada quilograma corporal. Se uma garrafa de 300 mL de suco de uva contém 1,75 mg desse aditivo, então uma pessoa de 50 kg poderá consumir, aproximadamente, no máximo Dado: massa molar do SO2 = 64 g . mol-1

54

a. b. c. d. e.

meia garrafa. uma garrafa. uma garrafa e meia. duas garrafas. duas garrafas e meia.

96. Uma estação de tratamento de água (ETA) utiliza FeCl3 . 6 H2O como agente floculante que, em contato com Ca(OH)2, produz um precipitado gelatinoso de Fe (OH)3 que arrasta as partículas em suspensão (sujeira) presentes na água, promovendo sua limpeza. A reação que se processa é representada pela equação química: 2 FeCl3 . 6 H2O + 3 Ca (OH)2 ® 2 Fe (OH)3 + 3 CaCl2 + 6 H2O Sabendo-se que a ETA utiliza 45 mg de FeCl3 . 6 H2O por litro de água e que a mesma trata 50.000.000 de litros de água por dia, o consumo de Ca (OH)2, em kg, por dia é aproximadamente (dados: 1 mol de FeCl3 . 6 H2O = 270,5 g; 1 mol de Ca(OH)2 = 74 g): a. b. c. d. e.

923 kg 9.230 kg 92,3 kg 222 kg 5.483 kg

97. (FATEC) O craqueamento do petróleo é utilizado para obter quantidade maior de gasolina a partir do óleo bruto. Nesse processo, hidrocarbonetos de cadeias longas são aquecidos sob pressão e ausência de ar, sofrendo "quebra", com formação de alcanos e alcenos de cadeias menores. Por exemplo, o craqueamento de C14 H30 pode fornecer C7H16 e C7H14. Poder-se-ia também ter, como produto desse craqueamento, o seguinte conjunto de alcano e alceno: a. b. c. d. e.

C6H12 e C8H16. C6H14 e C8H16. C6H14 e C6H12. C5H12 e C8H18. C9H20 e C4H10.

55

98. (UNIFESP-2003) O rótulo de um frasco contendo um suplemento vitamínico informa que cada comprimido contém 6,0 x 10-6 gramas de vitamina B12 (cianocobalamina). Esta vitamina apresenta 1 mol de cobalto por mol de vitamina e sua porcentagem em peso é de aproximadamente 4%. Considerando a constante de Avogadro 6,0 x 1023 mol-1 e a massa molar de cobalto 60 g/mol, qual o número aproximado de átomos de cobalto que um indivíduo ingere quando toma 2 comprimidos? a. b. c. d. e.

4,8 x 1015. 2,4 x 1015. 4,8 x 1012. 2,4 x 1012. 4,8 x 107.

99. (Mackenzie-2003) Num recipiente calibrado contendo 485 mL de água (d = 1,00 g/cm3) colocou-se um objeto (feito de um único material) de massa igual a 117 g. Observou-se que o objeto imerge e que o nível da água no recipiente passa a ser de 500 mL. Com esses dados e consultando a tabela abaixo, pode-se afirmar que o objeto pode ser feito de:

Material

Densidade (g/cm3)

a. chumbo.

Chumbo

11,3

b. ferro.

Ferro

7,8

c. osso

Osso

2,0

d. cortiça

Cortiça

0,3

e. pedra.

Pedra

5,0

56

100. O nome oficial da cadeia a seguir é:

a. b. c. d. e.

2 - metil - 3 - propilpentano 2 - etil - 3 - propilpentano 4 - etil - 3 - metileptano 4 - etil - 3 - metilexano 3 - metil - 4 - propilexano.

57