1
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 1º ano do Ensino Médio – 1º Bimestre 2014 professores Mara e Cristiano Entregar manuscrito em folha de almaço dia 14 de março de 2014 1.(Ufc 1999) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na cartografia. A esse respeito, responda: a) O que são coordenadas geográficas? b) Qual a sua utilização no estudo do espaço geográfico?
2 (Pucrj 2007) Cuidado com o que se lê na Internet!!!! "Que espetáculo! Foto do amanhecer na Europa e África, num dia sem nuvens, vista de um satélite em órbita. Observem como as luzes ainda estão acesas em Paris e Barcelona, no entanto, em Londres, Lisboa e Madri é dia claro. (...)."
Com base na leitura do texto e na observação da imagem de satélite, IDENTIFIQUE E EXPLIQUE um erro relacionado à variação na luminosidade do planeta, utilizando seus conhecimentos acerca dos movimentos da Terra. 3. (Fuvest 1996) a) Identifique e relacione as figuras I, II e III às estações do ano no Hemisfério Sul. b) Explique as variações do período de iluminação para as cidades de São Paulo e Belém, relacionando-as com o "horário de verão".
4. (Unicamp 2008) A próxima Olimpíada ocorrerá em 2008 e será realizada na China, tendo como sede a cidade de Pequim. a) Tomando por base o mapa apresentado abaixo, qual será a diferença horária total entre a realização das competições e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimônia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horário correspondentes no horário oficial do Brasil? b) Sabendo-se que a diferença de horário entre as cidades de Brasília e Pequim decorre da existência de diferentes fusos horários, explique como são delimitados os fusos horários e indique qual a sua extensão padrão em graus de longitude.
2
5. . (Ufjf 2011) Leia a figura abaixo.
a) Por que se utiliza a expressão “deslocamento aparente do Sol”? b) Os equinócios e os solstícios determinam o início das:__________ c) Os trópicos de Câncer e Capricórnio são linhas imaginárias que passam a 23°27’ ao norte e ao sul da linha do Equador. Com base na figura, o que explica esse valor: 23°27’ N e S?
6. (Unicamp 2005) O sistema de projeção do mapa a seguir foi criado por Mercator em 1569 com o objetivo de facilitar as navegações marítimas. Observe o mapa e faça o que se pede:
Adaptado de Igor Moreira, "O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil", São Paulo: Editora Ática, 2002, p. 446.
3 a) Segundo a projeção de Mercator, em quais porções da Terra representadas no mapa não ocorre distorção e onde a distorção é mais acentuada? b) A projeção de Mercator é um exemplo do grande desenvolvimento da cartografia no século XVI. A que contexto histórico e econômico está associado esse desenvolvimento da cartografia? c) O mapa indica três possibilidades de rotas marítimas entre as cidades de Montevidéu (Uruguai) e Cidade do Cabo (África do Sul). Identifique qual das três rotas é a menor. Justifique sua resposta. 7.(Unicamp 2004) A representação adiante corresponde a uma porção de uma carta topográfica de escala 1: 50.000 e a distância entre as curvas de nível é de 20 metros. Baseado na carta, faça o que se pede:
Adaptado de IBGE. "Carta Topográfica" Folha SF. 22-Z-C-II-4, Folha Santo Antonio da Platina/PR, escala 1: 50.000. a) Considerando que a distância entre dois pontos hipotéticos (A e B) na carta é de 3,8 cm, qual a distância real em quilômetros entre esses dois pontos? b) Utilizando os pontos cardeais, indique o sentido do escoamento das águas do rio. c) Qual margem do rio é a mais indicada para culturas temporárias? Justifique. 8. (Fuvest 1991) Numa planta topográfica da cidade de São Paulo, na escala 1:8000, qual a extensão, em centímetros, da Avenida Paulista, cuja extensão real é 2600 metros? 9. . (Uerj 2007)
A escala cartográfica é utilizada para estabelecer uma correspondência entre as dimensões do terreno e as da representação. As figuras 1 e 2 apresentam, em diferentes escalas, recortes do espaço carioca. Indique a figura cuja escala cartográfica é maior e aquela na qual uma rua com 2 quilômetros de extensão seria representada com um tamanho de 4 centímetros, justificando cada indicação.