de Negócio Auxilio de Fazer o estudo - univap.br

O aluno, individualmente ou em dupla, deverá montar uma empresa fictícia, fazendo a análise de mercado, ... o Plano de Negócio será avaliado por uma...

81 downloads 327 Views 284KB Size
Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

PASSO A PASSO PARA PLANO DE NEGÓCIO

PLANO DE NEGÓCIO (TCC) O aluno, individualmente ou em dupla, deverá montar uma empresa fictícia, fazendo a análise de mercado, tipologia de negócio, estudo do público alvo, estudos financeiros, riscos e viabilidade de negócio. Este PLANO DE NEGÓCIO deve ser apresentado na forma escrita e oral, sendo que na forma escrita deverá seguir as normas da ABNT e as normas de confecção que estão apresentadas no explicativo de PLANO DE NEGÓCIO, e na forma oral deverá ser feito um estande onde ocorrerá a avaliação oral do trabalho. Este trabalho tem como auxilio as disciplinas: PROJETO INTERDISCIPLINAR I, PROJETO INTERDISCIPLINAR II e PROJETO INTERDISCIPLINAR III que são disciplinas que buscam interligar todas as disciplinas do curso.

Elaborar o negócio Fazer o estudo Auxilio de professores

Montar de acordo com o padrão ABNT e normas do Plano de Negócio

Entrega do material escrito e apresentação oral em forma de estande

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia NORMAS PARA APRENSENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO

Trabalho de Conclusão do Curso A matriz curricular 2013 contempla Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),

que resulta de

um conjunto de

atividades técnico-científicas

relacionadas à área do curso no qual o aluno está inserido. A matriz curricular 2014 não comtempla Trabalho de Conclusão de Curso, porém, o alunado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia deverá a desenvolver durante o curso 3 (três) projetos interdisciplinares. Os dois últimos projetos, resultará em um grande projeto – PLANO DE NEGÓCIO - que deverá ser apresentado para uma banca avaliadora na forma escrita, oral e em forma de Estande. O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, matriculado no quarto período do curso deverá apresentar um Plano de Negócio elaborado individualmente ou em grupo (de no máximo duas pessoas).

I – INTRODUÇÃO Ao final do curso (4º período), o Plano de Negócio será avaliado por uma banca de professores, composta pelo professor da disciplina Projeto Interdisciplinar III e mais dois professores do curso, que avaliarão o trabalho levando-se em consideração: 

Apresentação do trabalho em sua forma escrita de acordo com as normas da ABNT;



Apresentação oral; e



Apresentação do material em um estande, de acordo com a área do Negócio, a saber:

Plano de Negócio a) Apresentação da empresa (missão, visão, valores, marca, público alvo e concorrência); b) formatação de um receituário e respectivas fichas técnicas (que contenha as imagens das produções); c) Cardápio; d) Painel de ambiência; e) Decoração do estande adequada à temática do negócio; g) Pelo menos duas produções para degustação.

II- DOS REQUISITOS DO PLANO DE NEGÓCIO a) Obedecer as Normas ABNT. b) Obedecer aos itens exigidos para a confecção do Plano de Negócio.

Plano de negócio (empresa própria terceiros): 

Problemática.



Hipótese(s).



Objetivo(s).



Justificativa.



Metodologia:

- organograma - etapas do trabalho detalhadas - cronograma 

Definições de conceitos.



Histórico do produto.



Apresentação da empresa (missão, visão, valores).



Pesquisa de mercado: publico alvo.



Pesquisa de mercado: concorrência (direta e indireta).



Pesquisa de mercado: tendências.



Análise do mercado com o plano estratégico da empresa (baseado nos 4 P’s):

EMPRESA: abrangência de mercado a ser atingido; PRODUTO: diferencial + aplicação de novas tecnologias; PROMOÇÃO: elenco das estratégias de promoção; PRAÇA: proposta do(s) ponto(s) de venda; PREÇO: tabela de preços. 

Inspiração + cardápio + ambiência



Resultados esperados.



Bibliografia.

III- DA ORIENTAÇÃO Caberá ao professor da disciplina orientar aos alunos, porém os outros professores do curso poderão ser requisitados pelos alunos para breves orientações.

IV - DA BANCA AVALIADORA A) Será composta por 3 (três) membros. B) Serão admitidos como membros: 

professor da disciplina e outros dois professores do curso, definidos em reunião de colegiado;

C) Avaliará o Plano de Negócio final, nas suas formas escrita, oral e estande, levando em conta os critérios de excelência de um trabalho de mercadológico, tendo em vista à formação específica na área de Gastronomia. D) O Plano de Negócio deve ser entregue da seguinte forma: - 3 (três) vias encadernadas em espiral ao professor da disciplina de Projetos Interdisciplinares III, que encaminhará para a Banca de avaliação oral sendo: uma para cada avaliador. E) Cada integrante da Banca terá o prazo de, no mínimo, quinze dias, a contar da data de entrega do PLANO DE NEGÓCIO, para leitura e apreciação da parte escrita do trabalho. Que no caso será feita antes da banca. F) Comprovará a avaliação do pela apresentação da ficha de avaliação devidamente preenchida.

G) Cada elemento da banca atribuirá nota ao Plano de Negócio considerando a redação final, apresentação oral e avaliação do Estande. H) O professor que ficar encarregado da suplência às bancas deverá estar a disposição na FCSAC no dia designado para a mesma.

V – DA AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO A) Os quesitos a serem considerados na avaliação são: 

Relevância, originalidade, delimitação e aprofundamento do tema.



Atualidade.



Desenvolvimento e finalização do trabalho, fundamentação teórica, raciocínio lógico, sequência, metodologia e argumentação.



Clareza, objetividade, estrutura da linguagem.



Capacidade crítica.



Capacidade criativa.



Qualidade na apresentação de painéis e produtos.



Conclusões e considerações finais.



Tabelas, gráficos e anexos. (se possuir)



Bibliografia.

Obs.: Os membros da Banca ao lerem os trabalhos considerarão os quesitos acima para atribuição da nota, podendo esta ser alterada em função da complementação na apresentação oral e devido a esclarecimentos na defesa do projeto. B) A nota final do Trabalho de será obtida pela somatória e média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca. C) Para serem aprovados os alunos deverão obter nota mínima 5,0 (cinco). G) No caso do Trabalho aprovado com restrições, a nota final será atribuída após as alterações promovidas pelo aluno ou grupo. H) A Banca de Avaliação da apresentação oral do Plano de Negócio deverá se reunir no período determinado no cronograma de atividades em hora e local previamente estipulados. A convocação será por meio de carta entregue pessoalmente ao professor e protocolada pela Secretaria da Faculdade.

I) Os alunos, após apresentação do Trabalho e atribuição da nota pela banca, terão registrado em seus históricos escolares a nota alcançada na banca final.