TERAPIA FAMILIAR - terapiasdoser.com.br

hierarquia na família. ... Objetivo da Terapia Familiar : ... O terapeuta previa os acontecimentos e manipulava-o. Objetividade...

8 downloads 856 Views 5MB Size
TERAPIA FAMILIAR

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo?

Abordagens influentes do século XX Os problemas psicológicos provêm da interação doentia com os membros da família. Solução: Afastar os membros “problemáticos” do convívio familiar.

Família Real X Família Inconsciente Como funciona o Sistema Familiar:

A Estrutura Familiar: Rede de exigências funcionais que organizam a forma como interagem os membros da família, estabelecendo padrões de como, quando e com quem é permitido se relacionar.

A Estrutura Familiar:

Fronteiras: Limites e alianças que definem os subsistemas familiares. Tem a função de proteção e diferenciação dos subsistemas.

Hierarquias: Delimitam a função dos membros da família. Quando é disfuncional, o poder dos membros da família é controlado pelo sintoma.

O Sistema Homeostático desenvolve padrões sequenciais de comportamento repetitivo que garantem a organização familiar e permite a previsão de comportamentos dos seus membros.

Os comportamentos familiares são resistentes a mudança para manter os padrões de interação (homeostase).

Famílias são regidas por regras ocultas que, inconscientemente, definem direitos e deveres para garantir a Homeostase.

- Comandam as estruturas de hierarquia na família. -Constroem expectativas mútuas. - Definem Direitos e Deveres de seus membros.

Busca pela Homeostase - Regulação através da Retroalimentação.

Retroalimentação Positiva: Retroalimentação Negativa:

O sintoma é uma falha de interação no interior da própria família e um reflexo da estrutura do desenvolvimento do sistema familiar. Comunica a existência de um conflito entre continuidade e mudança, entre vínculos de pertencimento e necessidade de individuação.

Objetivo da Terapia Familiar : Provocar mudanças positivas na maneira como a família interage, de forma a eliminar o Sintoma. Buscar recursos para lidar com o que a Família acredita ser o problema.

Objetivo da Terapia Familiar não é mais a mudança de um indivíduo mas o modelo da relação entre os indivíduos.

A terapia Familiar é ao mesmo tempo: -Método e Orientação.

-Promove a consciência de si mesmo através do entendimento das relações.

Sistema fechado – Cibernética de 1ª Ordem

m

Simplicidade – Reducionismo: Dividir as partes para chegar ao elemento. A análise busca relações de causa e efeito. Estabilidade – Determinismo. Objetivava ver as disfunções, removê-las para voltar ao equilibrio. O terapeuta previa os acontecimentos e manipulava-o. Objetividade – Modelo perfeito de mundo, cabia ao terapeuta orientar o cliente para correção. Buscar a neutralidade.

Terapeuta influencia o meio como observador Complexidade Instabilidade Intersubjetividade

Os sistemas vivos são auto-reguladores, possuem uma estabilidade dinâmica, mantem a mesma estrutura apesar de modificações e substituições de seus componentes.

Propriedades:

Globalidade: Qualquer parte de um sistema

estar relacionada com as demais partes ,a mudança em uma delas afetará a mudança em todos os seus membros. A Família é considerada um circuito (Circularidade) de Retroalimentação onde o comportamento de um membro afeta e é afetado pelos demais. Equifinalidade –Lei de imprevisibilidade. Através do comportamento atual do sistema não se pode prever o futuro.

A Terapia familiar busca um pensamento Circular.

1º - A função de um indivíduo dependerá da conduta de outros com os quais mantém relação, o comportamento de um altera também os do demais.

2º - Os Indivíduos que mantém relações mais ou menos estáveis podem ser vistos como membros de uma família.

3º - Os membros de um sistema possuem um significado através de suas condutas. A interação e o comportamento são elementos determinados pelos significados que seus membros os atribui.

4º - As condutas de um Sistema se organizam em torno de dois eixos: Interdependência e Hierarquia.

5º - Existem duas tendências familiares: Uma favorece a mudança e outra a estabilidade.

Os padrões de comunicação revelam o equilíbrio familiar

Fatores que geram comunicação inadequada: -Duplo Vinculo: Padrões de falas confusa. -Segredos internos. -Regras expressas e não cumpridas pela hierarquia.

Os Cônjuges são os arquitetos da família. Um relacionamento conjugal tenso produz funções parentais e paternais disfuncionais. .