RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
APOIOS Pontos de sustentação de qualquer estrutura.
APOIO MÓVEL Apoio em que se impede apenas a translação perpendicular ao plano de apoio. Na figura, a reação impede apenas a translação vertical. O sistema possui dois graus de liberdade, isto é, rotação e translação paralela à superfície de apoio. O sistema possui apenas uma reação cuja direção é perpendicular à superfície de apoio.
APOIO MÓVEL (REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA)
APOIO FIXO Apoio em que não se permite nenhum tipo de translação para a estrutura. Na figura, as reações horizontal e vertical impedem a translação horizontal e vertical, respectivamente. O apoio fixo permite o giro em torno do eixo ortogonal ao plano de R.H. e R.V.
APOIO FIXO (REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA)
ENGASTAMENTO MÓVEL
O engastamento móvel possui somente um grau de liberdade, ou seja, a translação paralela à superfície de apoio. Sua reação é definida por um momento, dito momento de engastamento, que impede a rotação, e uma reação perpendicular à superfície de apoio, que impede a translação na direção deste eixo.
ENGASTAMENTO MÓVEL (REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA)
ENGASTAMENTO FIXO O engastamento fixo impede qualquer movimento (translações ou rotações). A figura ilustra o engastamento de uma barra num plano. Nesse caso, reação horizontal impede a translação horizontal, reação vertical impede a translação vertical e momento de engastamento impede o giro em torno do ponto de engastamento.
ENGASTAMENTO FIXO (REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA)
ESTABILIDADE DAS ESTRUTURAS Uma das condições para que uma estrutura seja segura, é que as condições de apoio sejam estáveis. Entende-se por condição de apoio estável, como regra e portanto existindo exceções, ditos casos especiais, qualquer combinação de apoios que forneça três ou mais reações de apoio, a figura 01 apresenta alguns exemplos de condição de apoio estável.
FIG. 01 – EXEMPLOS DE CONDIÇÃO DE APOIO ESTÁVEL
Quanto a combinação de apoios, as estruturas podem ser: ESTRUTURAS HIPOSTÁTICAS são as estruturas nas quais a combinação de apoios é instável, portanto possuem em geral menos de três reações. Por terem combinação de apoio instável nunca devem ser utilizadas.
FIG. 02 – EXEMPLOS DE ESTRUTURAS HIPOSTÁTICAS
ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS ou ESTRUTURAS ESTATICAMENTE INDETERMINADAS, são estruturas que possuem uma combinação de apoios estável, porém com mais de três reações e portanto as três equações de equilíbrio não são suficientes para obtê-las, assim necessitam equações suplementares oriundas da compatibilidade de deslocamentos, para obter suas reações.
FIG. 03 – EXEMPLOS DE ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS
ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS ou ESTRUTURAS ESTATICAMENTE DETERMINADAS, são as estruturas cuja combinação de apoios é estável, entretanto possuem apenas três reações, as quais podem ser obtidas através das três equações de equilíbrio.
FIG. 04 – EXEMPLOS DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS