Título CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Proponente(s) Nome: Maria Marly de Oliveira Email:
[email protected] Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/9718244453537361 Ementa: Trajetória da Hermenêutica como aporte teórico da Metodologia Interativa e da Sequência Didática Interativa, na produção de conhecimentos no Ensino de Ciências. Objetivos: • Demonstrar o processo evolutivo da hermenêutica em sua concepção inicial até a sistematização em círculo hermenêutico-dialético (CHD). • Trabalhar os principais fundamentos do pensamento complexo segundo Morin e a dialogocidade de Freire. • Associar a teoria do CHD com a prática, fazendo a interface entre a Metodologia Interativa e a Sequência Didática Interativa (SDI).
Recursos a serem utilizados: Projetor de slides (Datashow)
Plano de curso 08 às 12h: Aula expositiva e dialogada sobre a evolução da hermenêutica como embasamento teórico da Metodologia Interativa e da Sequência didática interativa.
Metodologia interativa: conceito, importância e procedimento técnico, didático e metodológico para produção de conhecimentos relacionados ao processo de Formação Continuada de professores do Ensino de Ciências. Círculo hermenêutico-dialético (CHD) como carro chefe da Metodologia Interativa e da Sequência Didática Interativa (SDI). 14 às 18h – Sequência didática interativa: embasamento teórico na Didática Francesa Conceito e importância. Relato de algumas Dissertações e Teses já defendidas que utilizaram como procedimento metodológico o CHD e a SDI no processo da construção de conhecimentos no Ensino de Ciências Realização de uma Oficina para aplicação prática da SDI no contexto de sala de aula no Ensino de Ciências.
Referências bibliográficas ALMEIDA, Custódio Luis S. de. Hermenêutica e dialética: dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. HARBERMAS, J. Conhecimento e interesses. Pensadores. São Paulo: Edições Abril, 1980. MORIN, Edgar. Introduction à la pensée complexe. Paris: Esf, 1992. OLIVEIRA. M.M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5.ed. Petrópolis, 2013. ______. Sequencia Didática Interativa no processo de Formação de Professores. Petrópolis, 2013. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. VERNAUD, G. La théorie des champs conceptueles: recherche em didactique des mathématiques. Vol 10 [23}A.L., 1990.